mulher em uma loja analisando caixas com uma prancheta na mão
Gestão 18/10/2024

Prevenção de perdas no varejo: principais causas e estratégias

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Para resumir, o principal motivo para você implementar um programa de prevenção de perdas no varejo é parar de perder dinheiro.

Segundo uma pesquisa da Abrappe (Associação Brasileira de Prevenção de Perdas), o índice de perdas no varejo aumentou para 1,48% em 2022, sendo que, no ano anterior, foi de 1,21%. Esse percentual representa um prejuízo total de R$ 31,7 bilhões às lojas e franquias brasileiras.

Entre as principais causas, varejistas apontaram furtos externos e internos, erros de inventários e administrativos, fraudes de terceiros externos e internos e falhas no cadastro de produtos.

Portanto, existem vários motivos que aumentam as perdas da loja e, por isso, o varejista deve implementar um programa para mitigar os riscos. 

Aproveite este texto para tirar suas dúvidas e garantir a segurança financeira do seu negócio!

Principais aprendizados deste artigo:

  • A prevenção de perdas no varejo engloba processos e estratégias que visam reduzir desperdícios em vários aspectos da loja, como comerciais, produtivos, administrativos, financeiros e operacionais.
  • As principais causas de perdas em franquias são atraso na entrega do fornecedor, má gestão de estoque, falta de processos operacionais, erros em registros de produtos, roubos e furtos, fraudes em pagamentos e desperdício de tempo e recursos, como materiais de escritório e limpeza.
  • Para ter boas estratégias de prevenção, faça um controle de estoque de alto nível (recebimento, armazenagem, troca e devolução de produtos), tenha inspeções regulares, adote medidas de segurança, treine as equipes regularmente e use um sistema de gestão financeira.
  • As técnicas de prevenção de perdas são importantes para aumentar a rentabilidade da marca, a eficiência operacional, a satisfação dos clientes e sua vantagem competitiva no mercado.

O que é prevenção de perdas no varejo?

A prevenção de perdas no varejo se refere a um programa com ações e estratégias para evitar desperdícios que interferem negativamente nos resultados da marca. Esse conjunto de diretrizes ajuda a impedir, por exemplo:

  • roubo de cargas;
  • furto nas lojas físicas;
  • extravio de mercadorias;
  • perda de validade dos produtos;
  • danos em itens pela má condição de armazenamento ou transporte;
  • fraudes em pagamento;
  • avarias em equipamentos, materiais e espaço físico;
  • atraso na entrega de fornecedores;
  • erros operacionais e retrabalhos.

De modo geral, as perdas se dividem em duas categorias:

  1. conhecidas ou operacionais: são previsíveis, como erros em processos e perda da validade de produtos perecíveis;
  2. não identificadas: são imprevisíveis, como furtos, roubos, fraudes e desvios.

Portanto, ao entender o que é prevenção de perdas no varejo, percebe-se que é comum ter desperdícios em qualquer tipo de negócio. Por isso, é necessário desenhar estratégias para evitar e reduzir os danos, bem como elevar o lucro.

Qual a importância da prevenção de perdas no varejo?

A prevenção de perdas no varejo oferece vários benefícios às lojas, e o principal deles é o aumento do lucro pela redução de despesas. Ou seja, quanto menos desperdiçar, mais você economiza.

Além de maximizar a rentabilidade, existem outros motivos que comprovam a importância da prevenção de perdas no varejo, como:

  • melhorar a gestão de recursos financeiros e humanos;
  • aumentar a produtividade;
  • ter mais eficiência operacional;
  • elevar a experiência do cliente ao oferecer um bom atendimento;
  • aumentar a vantagem competitiva;
  • economizar para novos investimentos.

Destacamos, ainda, mais uma vantagem de implementar a prática: evitar o prejuízo duplo. Pois, quando a perda é de itens que você comprou, há duas vezes mais desperdício de dinheiro, pois, além de não vender, não cobre seus gastos.

Leia também: Controle de vendas: guia completo para alcançar eficiência!

Principais causas de desperdícios no varejo

Existem cinco categorias de causas de desperdícios no varejo: comerciais, administrativas, de produtividade, financeiras e operacionais.

Veja detalhes sobre cada uma.

1 – Perdas comerciais

    Acontecem quando o produto sofre algum tipo de avaria e não fica disponível para venda. As causas podem ser:

    • atraso na entrega do fornecedor;
    • más condições de armazenamento ou transporte;
    • falha na reposição do produto em determinada loja;
    • embalagens inadequadas.

    2 – Perdas administrativas

      Ocorrem por erros gerenciais nas operações das unidades, como:

      • precificação errada;
      • falha no cadastro de produtos;
      • desperdícios de recursos, como água, energia e materiais de escritório;
      • manutenções por mau uso de máquinas e equipamentos;
      • erro no planejamento de compras e estoque;
      • contratação excessiva ou alta rotatividade de colaboradores.

      3 – Perdas de produtividade

        Envolvem situações em que faltam processos bem-estruturados e padrões operacionais, como:

        • desperdício de tempo;
        • retrabalhos;
        • demora no atendimento ao cliente.

        4 – Perdas financeiras

          São resultados de roubos e furtos, tanto internos quanto externos, análise de crédito inadequada com alto índice de inadimplência dos clientes, deficiência nos meios de pagamento e fraudes em cartões.

          Saiba como prevenir golpes e fraudes com a conciliação de cartões automatizada.

          5 – Perdas operacionais 

            Referem-se às perdas durante a operação da loja, como:

            • erros no armazenamento, na exposição ou na movimentação de produtos;
            • falhas ao receber as mercadorias;
            • operações de vendas inadequadas.

            5 estratégias para prevenção de perdas no varejo

            Para evitar as cinco categorias de perdas no varejo, separamos estratégias simples e eficientes para colocar em prática e transformar seus resultados.

            1 – Controle de estoque

              O estoque envolve várias etapas operacionais de uma franquia: desde o planejamento de compras até a movimentação da mercadoria para a loja ou a casa do cliente. Logo, é uma área vulnerável a perdas conhecidas.

              Veja dicas para evitar prejuízos e melhorar seu controle de estoque:

              • recebimento: tenha um excelente processo de conferência e conciliação de quantidades por tipos de mercadorias entregues pelo fornecedor. Confira os itens fora do local de armazenamento e libere sua movimentação apenas com a presença de colaboradores da loja;
              • armazenagem: registre adequadamente todos os produtos no sistema de gestão e deixe o espaço de armazenagem limpo, organizado e iluminado. Se vender produtos perecíveis, deixe na frente os itens com prazo de validade menor.
              • trocas e devoluções: cadastre todos os itens que retornam por trocas e devoluções e coloque-os novamente no estoque se estiverem em perfeitas condições de venda.
              • inventário: o inventário é a contagem de produtos no estoque, que são ativos da loja, ou seja, convertidos rapidamente em dinheiro. Para evitar prejuízos, acompanhe de perto a movimentação de mercadorias para evitar perdas e furtos.

              Aprenda mais: Controle de estoque: o que você precisa melhorar no seu? Veja!

              2 – Tenha uma rotina de inspeções

                Além de acompanhar a frequência e o valor das compras de materiais para uso interno da loja, como de escritório e limpeza, verifique regularmente os produtos armazenados e expostos na loja.

                Fique atento a embalagens furadas, rasgadas ou sujas, caixas empilhadas acima do limite permitido que amassam as mercadorias, produtos no chão ou sob o sol ou chuva e mistura inadequada de itens.

                3 – Implemente medidas de segurança

                  Existem vários dispositivos que impedem roubos e furtos nas lojas, como câmeras e etiquetas de vigilância eletrônica, conhecidas como etiquetas antifurto, que acionam um alarme na porta caso o cliente saia com a mercadoria escondida.

                  Quando fizer grandes promoções, aumente o quadro de seguranças para prevenir crimes, principalmente se você vende produtos pequenos e de alto valor.

                  4 – Treine as equipes

                    Mais uma estratégia para prevenção de perdas no varejo é o treinamento de equipes. O objetivo é mostrar a importância de seguir os processos operacionais e alinhar as metas de uso de recursos da loja.

                    Além disso, planeje programas de capacitação para ensinar os colaboradores a mexerem nos sistemas e tecnologias e evitarem erros de cadastros.

                    5 – Use um sistema de gestão financeira

                      Além de ter um software de controle de estoque, conte com o sistema de gestão financeira para gerenciar todas as entradas e saídas de produtos e dinheiro da franquia.

                      Por meio de integrações entre plataformas e automações de processos, o varejista tem a visão completa das movimentações que acontecem na loja. Se houver inconsistências que representam qualquer tipo de prejuízo, será possível identificá-las e fazer melhorias.

                      O F360 Finanças é excelente para o franqueado acompanhar de perto todos os dados relevantes para transformar a gestão e reduzir perdas e danos, como:

                      • integração com mais de 500 PDVs e 150 adquirentes;
                      • conciliação bancária, de cartões e de vouchers (setor food);
                      • gestão do fluxo de caixa;
                      • controle das contas a pagar/receber;
                      • emissão e gerenciamento de notas fiscais de fornecedores;
                      • planejamento de despesas e receitas.

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                      FAQ – Perguntas frequentes sobre prevenção de perdas no varejo

                      O que é prevenção de perdas no varejo?

                      A prevenção de perdas no varejo é um conjunto de ações e estratégias para evitar ou reduzir desperdícios comerciais, administrativos, de produtividade, financeiros e operacionais de uma loja ou franquia. A finalidade é aumentar o faturamento e a rentabilidade ao diminuir despesas desnecessárias e excessivas.

                      Quais são as principais causas de perdas no varejo?

                      As principais causas de perdas no varejo são: roubos, furtos, condições ruins de armazenamento, movimentação inadequada de produtos, erros no registro de mercadorias, gastos excessivos de recursos, mau uso de máquinas e equipamentos, oferta de crédito facilitada demais e perda de validade de itens perecíveis.

                      Quais estratégias podem ser usadas para prevenir perdas no varejo?

                      Para prevenir perdas no varejo, faça um bom controle de estoque (recebimento e armazenamento de produtos, trocas e devoluções e registro no inventário); tenha uma rotina de inspeções de itens na loja; implemente medidas de segurança contra furtos e roubos e use um sistema de gestão financeira para acompanhar os resultados.

                      Quais ferramentas ajudam na prevenção de perdas no varejo?

                      Existem várias ferramentas e tecnologias que permitem identificar riscos e melhorias para prevenir perdas e danos. Uma opção é o software de controle de estoque integrado ao de gestão financeira para centralizar dados referentes às vendas em todas as lojas e marcas, além das plataformas de segurança física e virtual.

                      Como a prevenção de perdas impacta a rentabilidade do negócio?

                      A rentabilidade do negócio aumenta conforme as perdas e os desperdícios diminuem. Isso porque as ações de prevenção promovem a melhora do aproveitamento dos recursos físicos e financeiros, da produtividade da equipe e da satisfação dos clientes, que recebem atendimento eficaz que estimula a fidelização e mais compras com a marca.

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                      Escrito por:

                      Maurício Galhardo

                      Head e curador do F360 Educa, apaixonado por finanças, autor de três livros de negócios e gestão financeira, com ampla experiência em treinamentos e palestras. Já treinou mais de 20 mil pessoas no varejo!

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