Para resumir, o principal motivo para você implementar um programa de prevenção de perdas no varejo é parar de perder dinheiro.
Segundo uma pesquisa da Abrappe (Associação Brasileira de Prevenção de Perdas), o índice de perdas no varejo aumentou para 1,48% em 2022, sendo que, no ano anterior, foi de 1,21%. Esse percentual representa um prejuízo total de R$ 31,7 bilhões às lojas e franquias brasileiras.
Entre as principais causas, varejistas apontaram furtos externos e internos, erros de inventários e administrativos, fraudes de terceiros externos e internos e falhas no cadastro de produtos.
Portanto, existem vários motivos que aumentam as perdas da loja e, por isso, o varejista deve implementar um programa para mitigar os riscos.
Aproveite este texto para tirar suas dúvidas e garantir a segurança financeira do seu negócio!
Principais aprendizados deste artigo:
- A prevenção de perdas no varejo engloba processos e estratégias que visam reduzir desperdícios em vários aspectos da loja, como comerciais, produtivos, administrativos, financeiros e operacionais.
- As principais causas de perdas em franquias são atraso na entrega do fornecedor, má gestão de estoque, falta de processos operacionais, erros em registros de produtos, roubos e furtos, fraudes em pagamentos e desperdício de tempo e recursos, como materiais de escritório e limpeza.
- Para ter boas estratégias de prevenção, faça um controle de estoque de alto nível (recebimento, armazenagem, troca e devolução de produtos), tenha inspeções regulares, adote medidas de segurança, treine as equipes regularmente e use um sistema de gestão financeira.
- As técnicas de prevenção de perdas são importantes para aumentar a rentabilidade da marca, a eficiência operacional, a satisfação dos clientes e sua vantagem competitiva no mercado.
O que é prevenção de perdas no varejo?
A prevenção de perdas no varejo se refere a um programa com ações e estratégias para evitar desperdícios que interferem negativamente nos resultados da marca. Esse conjunto de diretrizes ajuda a impedir, por exemplo:
- roubo de cargas;
- furto nas lojas físicas;
- extravio de mercadorias;
- perda de validade dos produtos;
- danos em itens pela má condição de armazenamento ou transporte;
- fraudes em pagamento;
- avarias em equipamentos, materiais e espaço físico;
- atraso na entrega de fornecedores;
- erros operacionais e retrabalhos.
De modo geral, as perdas se dividem em duas categorias:
- conhecidas ou operacionais: são previsíveis, como erros em processos e perda da validade de produtos perecíveis;
- não identificadas: são imprevisíveis, como furtos, roubos, fraudes e desvios.
Portanto, ao entender o que é prevenção de perdas no varejo, percebe-se que é comum ter desperdícios em qualquer tipo de negócio. Por isso, é necessário desenhar estratégias para evitar e reduzir os danos, bem como elevar o lucro.
Qual a importância da prevenção de perdas no varejo?
A prevenção de perdas no varejo oferece vários benefícios às lojas, e o principal deles é o aumento do lucro pela redução de despesas. Ou seja, quanto menos desperdiçar, mais você economiza.
Além de maximizar a rentabilidade, existem outros motivos que comprovam a importância da prevenção de perdas no varejo, como:
- melhorar a gestão de recursos financeiros e humanos;
- aumentar a produtividade;
- ter mais eficiência operacional;
- elevar a experiência do cliente ao oferecer um bom atendimento;
- aumentar a vantagem competitiva;
- economizar para novos investimentos.
Destacamos, ainda, mais uma vantagem de implementar a prática: evitar o prejuízo duplo. Pois, quando a perda é de itens que você comprou, há duas vezes mais desperdício de dinheiro, pois, além de não vender, não cobre seus gastos.
Leia também: Controle de vendas: guia completo para alcançar eficiência!
Principais causas de desperdícios no varejo
Existem cinco categorias de causas de desperdícios no varejo: comerciais, administrativas, de produtividade, financeiras e operacionais.
Veja detalhes sobre cada uma.
1 – Perdas comerciais
Acontecem quando o produto sofre algum tipo de avaria e não fica disponível para venda. As causas podem ser:
- atraso na entrega do fornecedor;
- más condições de armazenamento ou transporte;
- falha na reposição do produto em determinada loja;
- embalagens inadequadas.
2 – Perdas administrativas
Ocorrem por erros gerenciais nas operações das unidades, como:
- precificação errada;
- falha no cadastro de produtos;
- desperdícios de recursos, como água, energia e materiais de escritório;
- manutenções por mau uso de máquinas e equipamentos;
- erro no planejamento de compras e estoque;
- contratação excessiva ou alta rotatividade de colaboradores.
3 – Perdas de produtividade
Envolvem situações em que faltam processos bem-estruturados e padrões operacionais, como:
- desperdício de tempo;
- retrabalhos;
- demora no atendimento ao cliente.
4 – Perdas financeiras
São resultados de roubos e furtos, tanto internos quanto externos, análise de crédito inadequada com alto índice de inadimplência dos clientes, deficiência nos meios de pagamento e fraudes em cartões.
Saiba como prevenir golpes e fraudes com a conciliação de cartões automatizada.
5 – Perdas operacionais
Referem-se às perdas durante a operação da loja, como:
- erros no armazenamento, na exposição ou na movimentação de produtos;
- falhas ao receber as mercadorias;
- operações de vendas inadequadas.
5 estratégias para prevenção de perdas no varejo
Para evitar as cinco categorias de perdas no varejo, separamos estratégias simples e eficientes para colocar em prática e transformar seus resultados.
1 – Controle de estoque
O estoque envolve várias etapas operacionais de uma franquia: desde o planejamento de compras até a movimentação da mercadoria para a loja ou a casa do cliente. Logo, é uma área vulnerável a perdas conhecidas.
Veja dicas para evitar prejuízos e melhorar seu controle de estoque:
- recebimento: tenha um excelente processo de conferência e conciliação de quantidades por tipos de mercadorias entregues pelo fornecedor. Confira os itens fora do local de armazenamento e libere sua movimentação apenas com a presença de colaboradores da loja;
- armazenagem: registre adequadamente todos os produtos no sistema de gestão e deixe o espaço de armazenagem limpo, organizado e iluminado. Se vender produtos perecíveis, deixe na frente os itens com prazo de validade menor.
- trocas e devoluções: cadastre todos os itens que retornam por trocas e devoluções e coloque-os novamente no estoque se estiverem em perfeitas condições de venda.
- inventário: o inventário é a contagem de produtos no estoque, que são ativos da loja, ou seja, convertidos rapidamente em dinheiro. Para evitar prejuízos, acompanhe de perto a movimentação de mercadorias para evitar perdas e furtos.
Aprenda mais: Controle de estoque: o que você precisa melhorar no seu? Veja!
2 – Tenha uma rotina de inspeções
Além de acompanhar a frequência e o valor das compras de materiais para uso interno da loja, como de escritório e limpeza, verifique regularmente os produtos armazenados e expostos na loja.
Fique atento a embalagens furadas, rasgadas ou sujas, caixas empilhadas acima do limite permitido que amassam as mercadorias, produtos no chão ou sob o sol ou chuva e mistura inadequada de itens.
3 – Implemente medidas de segurança
Existem vários dispositivos que impedem roubos e furtos nas lojas, como câmeras e etiquetas de vigilância eletrônica, conhecidas como etiquetas antifurto, que acionam um alarme na porta caso o cliente saia com a mercadoria escondida.
Quando fizer grandes promoções, aumente o quadro de seguranças para prevenir crimes, principalmente se você vende produtos pequenos e de alto valor.
4 – Treine as equipes
Mais uma estratégia para prevenção de perdas no varejo é o treinamento de equipes. O objetivo é mostrar a importância de seguir os processos operacionais e alinhar as metas de uso de recursos da loja.
Além disso, planeje programas de capacitação para ensinar os colaboradores a mexerem nos sistemas e tecnologias e evitarem erros de cadastros.
5 – Use um sistema de gestão financeira
Além de ter um software de controle de estoque, conte com o sistema de gestão financeira para gerenciar todas as entradas e saídas de produtos e dinheiro da franquia.
Por meio de integrações entre plataformas e automações de processos, o varejista tem a visão completa das movimentações que acontecem na loja. Se houver inconsistências que representam qualquer tipo de prejuízo, será possível identificá-las e fazer melhorias.
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- conciliação bancária, de cartões e de vouchers (setor food);
- gestão do fluxo de caixa;
- controle das contas a pagar/receber;
- emissão e gerenciamento de notas fiscais de fornecedores;
- planejamento de despesas e receitas.
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FAQ – Perguntas frequentes sobre prevenção de perdas no varejo
O que é prevenção de perdas no varejo?
A prevenção de perdas no varejo é um conjunto de ações e estratégias para evitar ou reduzir desperdícios comerciais, administrativos, de produtividade, financeiros e operacionais de uma loja ou franquia. A finalidade é aumentar o faturamento e a rentabilidade ao diminuir despesas desnecessárias e excessivas.
Quais são as principais causas de perdas no varejo?
As principais causas de perdas no varejo são: roubos, furtos, condições ruins de armazenamento, movimentação inadequada de produtos, erros no registro de mercadorias, gastos excessivos de recursos, mau uso de máquinas e equipamentos, oferta de crédito facilitada demais e perda de validade de itens perecíveis.
Quais estratégias podem ser usadas para prevenir perdas no varejo?
Para prevenir perdas no varejo, faça um bom controle de estoque (recebimento e armazenamento de produtos, trocas e devoluções e registro no inventário); tenha uma rotina de inspeções de itens na loja; implemente medidas de segurança contra furtos e roubos e use um sistema de gestão financeira para acompanhar os resultados.
Quais ferramentas ajudam na prevenção de perdas no varejo?
Existem várias ferramentas e tecnologias que permitem identificar riscos e melhorias para prevenir perdas e danos. Uma opção é o software de controle de estoque integrado ao de gestão financeira para centralizar dados referentes às vendas em todas as lojas e marcas, além das plataformas de segurança física e virtual.
Como a prevenção de perdas impacta a rentabilidade do negócio?
A rentabilidade do negócio aumenta conforme as perdas e os desperdícios diminuem. Isso porque as ações de prevenção promovem a melhora do aproveitamento dos recursos físicos e financeiros, da produtividade da equipe e da satisfação dos clientes, que recebem atendimento eficaz que estimula a fidelização e mais compras com a marca.