dono de loja sorrindo com um tablet nas mãos
Gestão 06/03/2025

Gestão de loja: 7 dicas para melhorar seus resultados!

Compartilhar Array

A gestão de uma loja é uma tarefa que exige comprometimento total e dedicação constante. Afinal, não envolve apenas olhar dados na tela de um computador, mas sim uma abordagem mais prática do dia a dia do empreendimento. 

Por exemplo, você precisa cuidar de diferentes setores a fim de garantir que funcionem de maneira conectada, como estoque e vendas, e ainda pensar no bem-estar dos colaboradores. 

E aí, quer aprender como administrar uma loja física com sucesso? Então, continue a leitura, pois nas próximas linhas apresentamos um guia completo com sete dicas práticas para melhorar os resultados do seu negócio!

Principais aprendizados deste artigo:

  • Gestão de loja é o conjunto de procedimentos e estratégias cujo foco é otimizar o funcionamento de um comércio e, assim, garantir melhores resultados ao longo do prazo. 
  • As áreas mais importantes para um bom gerenciamento são as que envolvem o controle de pessoas (tanto colaboradores quanto clientes), vendas, estoque e das finanças. 
  • Para alcançar bons resultados, você pode (e deve) adotar diferentes ferramentas de gestão, como plataformas de gerenciamento do relacionamento com o cliente, softwares financeiros e sistemas de controle de estoque. 
  • Ao gerenciar sua loja, certifique-se também de ter um bom plano de ação, estabelecer metas realistas, oferecer treinamentos para sua equipe e sempre monitorar os resultados para garantir que está no caminho certo. 

O que significa gestão de loja?

Fazer a gestão de uma loja significa adotar diferentes práticas e processos a fim de controlar, por completo, as operações de um empreendimento e, assim, melhorar seus resultados. A prática envolve a administração de diversos setores que devem atuar de maneira integrada. 

O principal objetivo é melhorar a eficiência operacional a fim de garantir uma boa margem de lucros para o comércio. Por esse motivo, a gestão de lojas funciona a partir da implementação de procedimentos mais assertivos durante a execução de tarefas rotineiras. 

No decorrer deste artigo, você encontra dicas de como otimizar sua empresa, mas antes, vamos conhecer um pouco sobre as áreas mais importantes no controle de operações no varejo?

Quais as principais áreas de uma loja que precisam de gestão?

As áreas mais importantes para garantir uma boa administração no varejo são as de: estoque, pessoas, vendas e finanças. Entenda melhor os motivos a seguir!

1- Estoque

    Uma das áreas mais importantes de uma loja é o seu estoque. Até porque ter um armazém bem gerenciado é vital para uma operação de negócios mais fluida e efetiva, já que garante o acesso rápido às mercadorias. 

    O controle de estoque afeta todo o funcionamento do negócio e, inclusive, influencia outros setores, como o financeiro e o de gestão de pessoas (que apresentamos a seguir). 

    A administração desse departamento também incide sobre a compra de mercadorias para a venda, uma vez que o ritmo de reposição depende diretamente da quantidade armazenada, e sobre o serviço prestado ao consumidor, que precisa deseja ter acesso aos itens desejados rapidamente.

    A propósito, temos um artigo que explica tudo o que você precisa saber sobre as diferentes metodologias de gestão de estoque. Aproveite para conferir!

    2- Pessoas

      Outro setor de destaque é o de gestão de pessoas. Aqui, você deve incluir tanto o cliente interno (os colaboradores) quanto o externo (as pessoas que compram na sua loja). 

      O processo envolve desde estratégias para identificação de público-alvo e definição das melhores táticas de abordagem, até a capacitação e o monitoramento do desempenho dos colaboradores. 

      A ideia é garantir que as pessoas importantes para o funcionamento do negócio sejam bem cuidadas e mantenham um relacionamento com a sua loja. 

      3- Vendas

        O setor de vendas também entra na gestão de loja. Afinal, é o que costuma ser o carro-chefe do empreendimento. Por esse motivo, precisa funcionar como uma máquina bem oleada.

        4- Finanças

          Por fim, temos o setor de finanças e é claro que uma boa gestão é o que garante a saúde financeira de qualquer negócio, o que inclui um bom fluxo de caixa e capital de giro o suficiente para funcionar, concorda?

          Qual a importância da gestão de loja para o sucesso do negócio?

          A administração de varejo é essencial para o sucesso financeiro de qualquer empreendimento, não importa seu porte ou nicho de atuação. Entenda melhor os motivos a seguir!

          1- Garante a eficiência operacional 

            Aprender como administrar uma loja física (ou virtual) é o caminho mais curto para alcançar a melhora da eficiência operacional do negócio. Isso porque o gerenciamento correto garante a boa execução das tarefas diárias. 

            Dessa maneira, sua equipe produz mais e comete menos erros, o que faz com sua loja tenha uma produção diária mais consistente ao longo do tempo. 

            2- Controla os custos 

              Ao gerenciar sua loja corretamente, você também obtém uma redução dos custos operacionais, que são as despesas essenciais para o funcionamento do negócio. Isso porque ganha uma otimização dos processos.

              Em outras palavras, as tarefas diárias não utilizam tantos recursos e você ainda experimenta menos perdas (como deixar um produto vencer no estoque), o que ajuda a economizar no final do mês.

              3- Melhora a qualidade do serviço prestado aos clientes 

                Vale mencionar ainda que cuidar do gerenciamento da sua loja assegura que você consiga entregar o melhor serviço aos seus clientes, com um atendimento de qualidade e produtos alinhados com seus desejos e necessidades.

                4- Promove o crescimento do negócio

                  O conjunto de todos os benefícios que você viu até aqui é apenas um: o crescimento da sua loja, que consegue reter e fidelizar não apenas os clientes, mas também manter os talentos no seu quadro de funcionários. 

                  7 dicas para gestão de loja que você precisa conhecer

                  As sete melhores dicas para gestão de loja são:

                  1. tenha um plano de negócios; 
                  2. não descuide das finanças; 
                  3. estabeleça metas realistas;
                  4. capacite sua equipe;
                  5. saiba delegar tarefas;
                  6. monitore os resultados;
                  7. adote as ferramentas certas. 

                   Veja como colocar cada uma dessas dicas em prática logo abaixo!

                  1- Tenha um plano de negócios

                    O planejamento estratégico é essencial para uma boa gestão de loja. Na prática, envolve a criação de um plano de negócios, um documento que detalha tudo o que é necessário para o funcionamento da empresa.

                    Por exemplo, ao montar seu planejamento você deve apresentar uma análise do mercado de atuação (e dos concorrentes), seus objetivos (tanto em curto quanto em longo prazo), as métricas mais importantes e até o orçamento disponível para o período. 

                    Um plano completo conta ainda com as estratégias de marketing e vendas mais adequadas para cada situação e até mesmo o mecanismo de precificação das mercadorias. Percebe por que é indispensável?

                    banner contendo uma chamada para baixar nossa planilha gratuita de fluxo de caixa

                    Ensinamos você a elaborar um plano de negócios do zero no nosso blog. Não deixe de conferir!

                    2- Não descuide das finanças

                      Lembra que falamos que um dos setores mais importantes na gestão de lojas é o financeiro? Por esse motivo, você não deve descuidar das suas finanças, e o primeiro passo é separar o que é do comércio do que é pessoal para evitar o descontrole. 

                      Em seguida, certifique-se de registrar todas as operações (por menor que seja) a fim de manter o controle das entradas e saídas de dinheiro e garantir o monitoramento do fluxo de caixa. 

                      3- Estabeleça metas realistas 

                        Quando apresentamos a dica do plano de ação, falamos sobre a necessidade de estabelecer metas e, aqui, vamos além: a ideia é determinar objetivos realistas. 

                        Quando dito de outra maneira, você precisa pensar onde quer chegar, mas com consciência do que é capaz de alcançar com o tempo e recursos disponíveis. 

                        Não adianta pensar alto demais, se sua loja não consegue bater as metas. Aliás, essa é uma forma de desanimar a equipe, já que os colaboradores percebem que não conseguirão entregar o que foi pedido.

                        Uma dica para conseguir estabelecer objetivos mais concretos é usar a técnica SMART, que dita que todas as metas devem ser: 

                        • specific (específicas, apresentem detalhes o suficiente para serem entendidas por todos);
                        • measurable (mensuráveis, que possam ser medidas por meio do uso de indicadores de desempenho);
                        • attainable (atingíveis, que possam ser alcançadas no período estabelecido); 
                        • relevant (relevantes, que traz resultados reais para o empreendimento);
                        • time based (temporais ou com prazo para começar e terminar). 

                        4- Capacite sua equipe

                          É praticamente impossível que uma loja tenha sucesso nos negócios sem um bom time de apoio. Porém, uma equipe capacitada não cai no seu colo do dia para noite. Na verdade, esse é um processo que demanda um cuidado constante por parte da gerência. Ou seja, você!

                          Para alcançar esse resultado, é necessário investir em capacitações constantes para os colaboradores. 

                          Crie programas de onboarding (integração, em português) para apresentar os procedimentos padrões aos novos funcionários. Ao mesmo tempo, ofereça treinamentos em hard e soft skills (habilidades técnicas e comportamentais, respectivamente). 

                          Dessa maneira, você cria uma força de trabalho alinhada aos objetivos organizacionais e preparada para lidar com as demandas da sua loja. 

                          5- Saiba delegar tarefas

                            Um dos motivos para investir no preparo da sua equipe é poder delegar tarefas sem medo e, inclusive, essa é a nossa quinta dica de gestão de lojas: saber quando pedir para outra pessoa, mais capacitada, tomar conta de determinada atividade. 

                            Desse modo, você não se sobrecarrega, mostra que confia no seu time e ainda fica com mais tempo disponível para se dedicar a outras ações. 

                            6- Monitore os resultados 

                              Além de implementar todas as dicas que trouxemos neste tópico, você precisa acompanhar os resultados da gestão. Até mesmo para garantir o cumprimento das metas e a eficácia dos seus treinamentos. 

                              Para isso, estabeleça indicadores para acompanhar, como retorno sobre o investimento (ROI), faturamento ou ticket médio, por exemplo. 

                              7- Adote as ferramentas certas

                                Por último, adotar as ferramentas certas potencializa os resultados da sua gestão, uma vez que a tecnologia permite acompanhar de forma centralizada todos os setores da sua loja. Assim, você tem uma visão mais abrangente do cenário e toma decisões mais assertivas. 

                                Quais as melhores ferramentas para gestão de loja?

                                No último tópico, falamos sobre a necessidade de escolher ferramentas para a gestão de loja e, aqui, apresentamos quatro tipos de plataformas essenciais para qualquer gestor. Vamos conhecer um pouco sobre cada um?

                                1- Software de gestão de relacionamento com os clientes

                                  Uma das ferramentas para gestão de loja que você precisa adotar é um software de gestão de relacionamento com o cliente, o CRM. 

                                  Esse tipo de plataforma serve para controlar o contato com os consumidores, desde a prospecção dos leads (clientes em potencial) até fazer a gestão das vendas.

                                  Logo, permite que você acompanhe dois processos de um só lugar, o que facilita bastante a rotina. 

                                  2- Sistema de gestão de estoque

                                    O sistema de gestão de estoque é indispensável. O ideal é que o software se conecte com as outras ferramentas da sua loja, como o CRM e o ponto de venda (PDV), para garantir a acurácia dos registros de vendas. 

                                    3- Software de gestão financeira

                                      Por fim, temos o software de gestão financeira, que serve para controlar as finanças de forma centralizada. A solução da F360, por exemplo, o F360 Finanças é uma plataforma com painel de controle personalizável e diversos recursos que você precisa para o seu negócio, como:

                                      • controle de fluxo de caixa; 
                                      • emissão de demonstrativo do resultado do exercício (DRE); 
                                      • monitoramento de contas a pagar e receber; 
                                      • conciliação bancária e de cartões; 
                                      • criação do planejamento orçamentário. 

                                      Que tal adotar hoje mesmo? Agende uma demonstração gratuita e veja como o F360 Finanças facilita a gestão da sua loja!

                                      FAQ:

                                      O que é gestão de loja?

                                      Gestão de loja é a prática que engloba o conjunto de tarefas e processos necessários para garantir o bom funcionamento de um empreendimento, o que inclui a administração correta de setores como estoque, financeiro, vendas e de pessoas. 

                                      Por que a gestão de loja é importante?

                                      A gestão de uma loja é importante, pois promove a melhora da eficiência operacional do negócio. Assim, é possível aumentar sua produtividade e qualidade dos serviços prestados, o que resulta no crescimento do estabelecimento de maneira sustentável. 

                                      Quais são os principais desafios na gestão de loja?

                                      Os principais desafios na gestão de loja são integrar os diferentes departamentos de modo que os setores funcionem em conjunto, além de garantir a boa comunicação entre as equipes e manter as finanças em ordem. 

                                      Como a tecnologia pode ajudar na gestão de loja?

                                      A tecnologia pode ajudar na gestão de loja por oferecer ferramentas que permitem controlar o relacionamento com os clientes, as vendas, o estoque e a saúde financeira de forma centralizada e automatizada. 

                                      Quais são as melhores práticas de gestão de loja?

                                      As melhores práticas para gerenciar uma loja incluem criar um plano de ação, definir metas realistas, capacitar a equipe, monitorar resultados e controlar as finanças.

                                      Compartilhar Array
                                      Escrito por:

                                      Maurício Galhardo

                                      Head e curador do F360 Educa, apaixonado por finanças, autor de três livros de negócios e gestão financeira, com ampla experiência em treinamentos e palestras. Já treinou mais de 20 mil pessoas no varejo!

                                      imagem de um dedo clicando o botão ilustrado de envio de newsletter

                                      Assine nossa newsletter

                                      Receba novidades da F360, conteúdos sobre gestão financeira, varejo e franquias!

                                      Assine nossa newsletter

                                      Simplifique sua gestão financeira e impulsione as vendas com nossas dicas