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Gestão 07/06/2024

Sistema de gestão de vendas: como funciona e como escolher?

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Um sistema de gestão de vendas é uma ferramenta que auxilia gestores e vendedores em diversas etapas do fluxo comercial, indo da captação de clientes em potencial, passando pelo histórico de interações com os compradores, chegando ao gerenciamento de pedidos e muito mais.

Sabe aquelas tarefas repetitivas, como elaborar orçamentos ou criar relatórios? Pois essas, e muitas outras, podem ser realizadas facilmente com um bom software de gestão para varejo voltado para vendas.

Além de diminuir o tempo necessário para a execução das atividades, esse tipo de recurso aumenta a produtividade dos times, reduz erros e ajuda a encontrar boas oportunidades de negócio em menos tempo.

Como pode ver, as vantagens são muitas e inquestionáveis. Porém, o que muitos empreendedores têm dúvidas é sobre como escolher um sistema de gestão de vendas para suas lojas. Explicaremos os critérios que não podem ficar de fora neste post. Confira!

O que é e como funciona um sistema de gestão de vendas?

Trata-se de um software de gestão para varejo voltado especificamente para o gerenciamento das vendas. Geralmente, esse sistema inclui desde a captação de leads e prospects, até o acompanhamento do relacionamento com os clientes conquistados, passando pela emissão de pedidos, verificação de estoque, entre outras atividades relacionadas.

Aqui, precisamos deixar um detalhe bem claro: essas funcionalidades são apenas exemplos do que pode ter com uma solução desse tipo. 

Essa variação depende do que é oferecido pela empresa desenvolvedora do programa e do que você precisa para a sua loja, pois alguns softwares podem ser modulares, permitindo adquirir apenas a ferramenta que seu negócio necessita.

Inclusive, as tendências em sistemas de gestão para o varejo são diretamente impactadas com a chegada de novas tecnologias, e isso muda as ofertas de recursos. Quer um exemplo? 

Segundo uma reportagem da SBVC, Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, a Inteligência Artificial (IA) facilitará a análise de dados, e esses poderão ser usados para aperfeiçoar estratégias de marketing e de venda.

Com softwares mais preparados para coletar, armazenar e analisar as informações dos clientes atuais e futuros por meio da IA, fica muito mais fácil criar ofertas personalizadas e entregar experiências únicas aos consumidores. Um dos resultados esperados é o incentivo às compras, o que contribui para o aumento do faturamento da loja.

Dica de leitura: “7 estratégias de vendas on-line para sua franquia

7 vantagens do sistema de gestão de vendas para franquias

São muitos os pontos positivos de usar uma solução como essa no setor de franchising. Entre os que mais se destacam, estão:

  1. acompanhamento mais preciso do volume vendido: incluindo a possibilidade de visualizar os resultados de várias unidades franqueadas ao mesmo tempo;
  2. identificação mais rápida de novas oportunidades de negócio: principalmente devido ao acompanhamento da evolução dos leads e prospects no funil de vendas;
  3. aumento da produtividade e eficiência dos processos: ao eliminar do dia a dia dos profissionais tarefas repetitivas;
  4. melhora na comunicação com outros setores: a exemplo da área de marketing e estoque, gerando um alinhamento entre departamentos que se complementam e evitando que boas oportunidades sejam perdidas;
  5. otimização do atendimento ao cliente: com sistemas de vendas é possível identificar e responder mais rápido as necessidades dos consumidores, melhorando a relação entre eles e a sua marca;
  6. aumento da segurança nas tomadas de decisão: que passam a ser baseadas nos dados gerados pelo software de gestão de vendas e não mais em achismos ou suposições;
  7. conquista de um importante diferencial competitivo: já que você terá uma visão completa da jornada de compra dos seus clientes, o que ajuda a se antecipar a tendências e, com isso, sair na frente dos concorrentes.

Leia também: “Clusterização no varejo: por que você deve adotar essa estratégia?

Quais tipos de sistema de gestão de vendas existem?

Há dois principais modelos de softwares que ajudam no gerenciamento das vendas de lojas do varejo, que são o CRM e o ERP.

CRM é a sigla para o termo em inglês Customer Relationship Management que, traduzido para o nosso idioma, significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Essa ferramenta centraliza todos os dados dos consumidores (atuais e em potencial), e é ideal para organizar o fluxo de interação com eles. 

Por esse sistema, é possível acompanhar as jornadas de compras e impulsioná-las a partir da adoção de estratégias de vendas, como marketing de conteúdo e gatilhos mentais, que incentivam as decisões dos clientes.

Já o ERP é a abreviação de Enterprise Resource Planning, que quer dizer Planejamento dos Recursos da Empresa. Esse software integra diversos departamentos, tais como produção, estoque, financeiro, entre outros.

Ao unificar as áreas da sua franquia, o time de vendas tem uma visão amplificada do que está acontecendo e, com isso, consegue aprimorar a atuação. Ao acompanhar os resultados de uma campanha feita pela equipe de marketing, por exemplo, os vendedores conseguem se preparar melhor para o aumento da procura do público-alvo.

Extra! Existe outro sistema de gestão para lojas que ajudará muito na administração da sua franquia! Leia este artigo e conheça: “Software de gestão para varejo: quais as principais soluções da F360?

Como escolher o melhor sistema de gestão de vendas?

Com diferentes opções no mercado, como escolher a melhor solução para a sua loja? Uma forma de tomar a decisão certa é entendendo quais são as características essenciais de um sistema integrado para franquias.

O ideal é que essa ferramenta ofereça:

  • cadastro completo de clientes;
  • automação de tarefas repetitivas;
  • padronização de processos;
  • emissão de diferentes tipos de relatórios;
  • gestão de leads;
  • controle de pedidos;
  • gerenciamento de estoque;
  • visualização dos resultados de várias unidades da rede;
  • facilidade de integração com outras ferramentas.

Além disso, é fundamental que o provedor do software também garanta:

  • proteção e privacidade dos dados;
  • suporte constante;
  • treinamento;
  • manutenção e atualização.

Uma ferramenta que ajuda você a identificar novas oportunidades de aumentar a lucratividade das suas lojas, consolidar os resultados financeiros das franquias em um único sistema, e muito mais, é o F360 Painel.

Veja, no vídeo abaixo, como essa solução funciona.

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Escrito por:

Henrique Carbonell

CEO & CoFounder at F360 - Franchisee at O Boticário. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Alvares Penteado - FAAP e pelo Ibmec Business School / IBMEC - SP.

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