A análise de dados no varejo é um processo com muitas aplicações, já que ajuda a identificar padrões de consumo e até mesmo separar os clientes conforme seu perfil de consumidor e, assim, aumentar a personalização das campanhas e abordagens de venda.
Porém, esses resultados dependem da coleta correta das informações. Para alcançar esse feito, é importante não apenas ter uma equipe capacitada, mas também adotar as ferramentas certas.
Quer descobrir quais são as mais indicadas? Então, continue a leitura, pois explicamos tudo o que você precisa saber sobre o tema no artigo a seguir!
Principais aprendizados deste artigo
- A análise de dados envolve a colheita e o estudo de informações de diferentes fontes. No comércio varejista, a prática serve para identificar oportunidades de negócios e personalizar a experiência dos consumidores.
- Entre os benefícios de estudar os dados, estão o atendimento mais preciso das necessidades e expectativas dos consumidores, a simplificação do processo de tomada de decisões e a otimização do estoque.
- Na prática, você pode usar os resultados da análise de dados para segmentar as campanhas de marketing e, assim, melhorar sua eficácia, prever demandas ou monitorar a performance da equipe de vendas.
- As ferramentas que coletam as informações são parte essencial da prática. As principais são os CRMs de vendas, os softwares de gestão de estoque e os sistemas de ponto de venda (PDV).
O que é e quais os tipos de análise de dados no varejo?
A análise de dados no varejo se refere ao processo de coleta e estudo das informações relevantes para o comércio. O objetivo da prática é gerar insights que ajudam a prever tendências e antecipar riscos para o empreendimento, assim como personalizar a experiência dos clientes.
No geral, existem quatro tipos de análise de dados com aplicação prática no setor varejistas:
- descritivo: mostra o desempenho de uma área no período (como a quantidade de novos clientes);
- preditivo: projeta resultados (como as vendas de um produto);
- exploratório: encontra padrões (como comportamentos em comum em uma parcela de consumidores);
- de diagnóstico: entende a causa de determinada situação (como redução nas vendas de um item).
De qualquer maneira, o processo usa informações que o próprio comércio coleta por meio de diversos tipos de ferramentas (que apresentamos mais à frente). E, sim, usá-lo pode ser útil para criar um diferencial competitivo para sua loja. Entenda os motivos!
Quais os benefícios da análise de dados no varejo?
O uso da análise de dados no varejo:
- facilita a tomada de decisões;
- personaliza a experiência do cliente;
- otimiza a gestão de estoque.
Veja mais detalhes a seguir!
1 – Facilita a tomada de decisões
Um dos principais benefícios da análise de dados no varejo diz respeito ao processo de tomada de decisões importantes, como a abertura de uma nova unidade. O motivo é que o processo dá informações que permitem prever os resultados de uma ação.
Por exemplo, o aumento da procura por um item que você comercializa, o que impacta positivamente as vendas no futuro. Portanto, a prática facilita a criação de um planejamento estratégico e ainda identifica oportunidades lucrativas de negócios.
2 – Personaliza a experiência do cliente
Outro ponto é que a análise de dados ajuda você a entender e, consequentemente, atender às necessidades e expectativas dos clientes. As informações relevantes sobre as vendas permitem identificar desejos e padrões de comportamento.
A partir desses insights, é possível se preparar para entregar o que o público-alvo deseja receber, seja um novo produto ou forma de pagamento facilitada.
3 – Otimiza a gestão de estoque
Em terceiro lugar na lista de benefícios, temos a otimização do estoque. O que acontece é que a análise de dados possibilita entender as demandas. Ou seja, ajuda a prever a taxa de saída ou retenção dos itens guardados.
Dessa maneira, você consegue planejar melhor o processo de reposição ou, quem sabe, criar promoções para estimular a saída de mercadorias “encalhadas”.
Como usar a análise de dados para alavancar o varejo?
Você pode usar a ferramenta de diversas maneiras. Confira as principais aplicações práticas da análise de dados a seguir!
1 – Segmentação de campanhas de marketing
Uma das aplicações práticas da análise de dados no varejo é na segmentação dos clientes e, como consequência, das ações de marketing. Lembra que falamos que a prática pode identificar padrões de comportamento?
Pois bem, essa característica permite dividir automaticamente o público conforme seus perfis de consumidor. Assim, você consegue direcionar melhor suas campanhas para atender aos gostos individuais de cada grupo.
Por exemplo, uma ação voltada para mulheres entre 30 e 40 anos que gostam de produtos de beleza e procuram soluções acessíveis e outra para homens que compram os mesmos itens para presentear.
2 – Previsão de tendências e demandas
Como a análise de dados no varejo ajuda a identificar a intenção de compra com base nos dados históricos, facilita a previsão de tendências de compra e demandas por novos produtos.
O que acontece é que esses acontecimentos não surgem do nada. Na verdade, deixam “rastros” compreensíveis durante o estudo das flutuações do mercado, o que ajuda o seu comércio a se adequar antecipadamente e aproveitar, ao máximo, a alta na procura.
3 – Análise de desempenho de vendas
Por fim, você pode usar a análise de dados para acompanhar o desempenho de vendas da sua loja. Nesta aplicação, as ferramentas servem para monitorar a quantidade de produtos que saem, taxa de reposição de estoque e o cumprimento dos objetivos de negócios.
Como garantir a precisão da análise de dados no varejo?
Para garantir que todos os benefícios que você viu no tópico anterior se realizem, é importante seguir algumas boas práticas a fim de garantir a precisão dos dados. Esses comportamentos envolvem:
- cuidado durante a coleta e processamento das informações para garantir sua integridade;
- acesso a uma equipe capacitada para estudar os dados e, assim, extrair os melhores insights;
- monitoramento contínuo das ferramentas para se assegurar de que a coleta aconteça da maneira prevista.
Por falar em ferramentas, separamos a seguir uma lista com as melhores para usar na análise de dados no varejo. Confira!
Quais as principais ferramentas para análise de dados no varejo?
As principais ferramentas para análise de dados no varejo, hoje, são:
- CRM de vendas (software de gestão do relacionamento com o cliente);
- Big Data (sistema que coleta e processa um grande volume de dados);
- Business Intelligence (plataforma de inteligência de negócios que monitora as mudanças no âmbito empresarial);
- sistema de gestão de estoque;
- softwares de ponto de venda (PDV).
Por fim, indicamos também contar com um bom software de gestão financeira que se integre com as demais ferramentas que citamos a fim de usar os resultados da análise em todos os pontos da sua loja.
O F360 Finanças, por exemplo, é uma plataforma que se conecta com os PDVs e possibilita o controle do setor financeiro de forma centralizada.
Quer entender melhor como funciona? Então, aproveite para solicitar uma demonstração gratuita agora mesmo!
FAQ – Perguntas frequentes sobre análise de dados no varejo
O que é análise de dados no varejo?
Análise de dados no varejo é a prática de coletar e estudar informações importantes para o funcionamento de uma loja, como o comportamento dos clientes ou as flutuações do mercado. O objetivo é produzir relatórios que ajudem a prever comportamentos e tendências.
Quais são os benefícios da análise de dados no varejo?
A análise de dados no varejo é bastante benéfica, pois facilita o processo de tomada de decisões, personaliza a experiência do cliente e ainda otimiza a gestão do estoque, uma vez que fornece uma visão mais abrangente da situação atual do comércio.
Quais ferramentas são recomendadas para análise de dados?
Algumas das ferramentas recomendadas para coletar e analisar os dados no varejo são:
- softwares de gestão do relacionamento com o cliente (CRM);
- sistemas de Big Data;
- plataformas de Business Intelligence (BI);
- sistemas de gestão de estoque;
- softwares de ponto de venda (PDVs).
Como aplicar a análise de dados no meu negócio?
A análise de dados tem diversas aplicações práticas. As mais comuns envolvem a previsão de demandas (e potenciais crises), identificação dos perfis de público para segmentação das campanhas de marketing e monitoramento do desempenho de vendas.
Quais são as boas práticas para uma análise de dados eficaz?
Para ter a garantia da eficácia da análise de dados no varejo, o ideal é usar ferramentas confiáveis e robustas para coletar as informações, capacitar sua equipe para colher e estudar os dados e monitorar continuamente o processo a fim de evitar erros e interrupções.