A gestão de equipe de vendas é uma atividade que envolve a escolha dos profissionais certos para formar esse time, a implementação de estratégias de motivação e engajamento, a definição de metas, o acompanhamento de resultados e várias outras atividades relacionadas.
Após ler essa definição, é bem provável que você esteja pensando que é um gerenciamento bastante desafiador. Na verdade, sim, não podemos negar.
Afinal, é preciso alinhar os interesses e limites dos vendedores ao planejamento estratégico do seu negócio e à garantia da entrega do melhor atendimento possível aos clientes.
Porém, não se preocupe! É totalmente possível fazer uma gestão de equipe de vendas altamente eficiente e, com isso, alcançar vantagens como melhora do clima organizacional, aproximação do público-alvo, conquista de um importante diferencial competitivo e afins.
O resultado de tudo isso não podia ser outro: aumento no volume de vendas e, consequentemente, no faturamento.
Se é isso que quer para sua loja, mas não sabe por onde começar, veja as sete melhores dicas de gerenciamento para times de vendas que separamos para você!
O que é gestão de equipe de vendas?
A gestão de equipe de vendas pode ser definida como uma forma de administrar os vendedores e todas as atividades que eles realizam. Esse gerenciamento começa com a contratação dos profissionais certos e segue pelo acompanhamento diário do trabalho que fazem, dos resultados que entregam, entre outros pontos.
Quanto a isso, todo mundo sabe que o objetivo de qualquer negócio é vender cada vez mais e crescer, certo? Contudo, não basta dar aos vendedores um treinamento raso e apontar as metas que devem atingidas — isso, certamente, não dará os resultados esperados.
Um bom gestor de vendas precisa ir além de somente delegar e monitorar tarefas. Também cabe a ele estimular e engajar os vendedores, deixar claro que eles são parte importante da empresa, valorizar verdadeiramente suas atuações e estar disponível sempre que precisarem.
A ideia, portanto, não é ser chefe, mas, sim, um líder que inspira e trabalha lado a lado com o time.
Como fazer gestão de equipe de vendas? 7 melhores dicas!
Para realizar um gerenciamento de time de vendas de sucesso, as melhores ações que você pode colocar em prática são:
- explore o talento de cada um;
- qualifique os vendedores adequadamente;
- entregue as ferramentas necessárias;
- defina metas alcançáveis;
- garanta um ambiente de trabalho saudável;
- adote a cultura do feedback;
- seja uma pessoa acessível e inspiradora.
Abaixo, veja os detalhes de cada uma.
1. Explore o talento de cada um
Por mais que todos os vendedores tenham a mesma função (vender), cada um possui talentos específicos. Um pode ser melhor nas vendas por telefone, outro nas presenciais, outro na reconquista de clientes antigos e assim por diante.
Explorar o melhor de cada profissional é uma ótima maneira de reconhecer e valorizar essas características. Ao fazer isso, eles se sentirão muito mais satisfeitos e, como tal, as chances de entregarem bons resultados são ainda maiores.
2. Qualifique os vendedores adequadamente
Por mais que os vendedores tenham talentos como os que citamos, é função do gestor de vendas garantir que todos do time recebam a qualificação certa.
Assim, os treinamentos de vendas devem incluir boas práticas para abordar os clientes da maneira adequada, orientações sobre os produtos e/ou serviços vendidos, detalhes sobre o público-alvo e outros pontos que facilitem o dia a dia desses profissionais.
Dica de leitura: “Treinamentos para franquias: por que são tão importantes?“
3. Entregue as ferramentas necessárias
Como exigir bons resultados se você não oferece as ferramentas certas para seu time de vendas?
É claro que os sistemas e soluções dependem do modelo e porte do negócio. Em todo caso, recursos como um CRM de vendas e outros softwares de gestão de varejo acabam sendo essenciais.
4. Defina metas alcançáveis
Metas e vendas andam lado a lado. Um dos motivos é que apontar para os vendedores um número a ser alcançado ajuda a estimulá-los a dar seu melhor a cada dia.
Essas metas podem ser individuais ou coletivas, desde que sejam alcançáveis. Por isso, uma boa gestão de equipe de vendas considera a realidade da empresa e do mercado de atuação antes de dizer aos vendedores quanto precisam vender em um período.
5. Garanta um ambiente de trabalho saudável
Um bom gerenciamento de times considera o todo; e não apenas o objetivo a ser atingido.
Sobre isso, pense com a gente: qual você acha que será o resultado do seu volume de vendas se os vendedores da sua loja estiverem estressados, frustrados ou descontentes? Certamente, nem um pouco bom, não é mesmo?
Promover qualidade de vida no ambiente de trabalho é fundamental para ter profissionais saudáveis física e mentalmente.
Por mais que tenham metas a cumprir — e que isso gere certa competitividade entre eles —, tudo será visto e tratado de uma forma muito mais saudável.
6. Adote a cultura do feedback
Você sabe dizer o que falta para sua equipe de vendas gerar mais resultados? Se não, que tal ouvir o que eles têm a dizer? Afinal, ninguém melhor do que quem está “com a mão na massa” para apontar os pontos positivos e negativos.
A cultura do feedback pode ser usada para essa finalidade, assim como para dar aos vendedores um retorno de como está a atuação deles, incluindo o que precisa ser melhorado e o que pode ser mantido.
Lembre-se que essa prática precisa ser uma via de mão dupla — isto é, você fala e eles também —, sendo realizada com respeito e profissionalismo para não levar a desentendimentos que poderiam facilmente ser evitados.
7. Seja uma pessoa acessível e inspiradora
Lembra que falamos sobre ser líder e não chefe? Pois bem, um gestor que realmente se preocupa com a equipe de vendas é uma pessoa pronta para crescer com seus liderados.
Para tal, é importante desenvolver habilidades como:
- disponibilidade;
- empatia;
- escuta ativa;
- boa comunicação;
- gerenciamento de conflitos;
- e assim por diante.
Aproveite e leia também: “Gestão de lojas e PDVs: estratégias para elevar sua performance“
A gestão de equipe de vendas traz diversos benefícios para seu negócio
9 vantagens da gestão de equipe de vendas
Realizar um bom gerenciamento do time de vendas traz uma série de vantagens para o negócio. Entre as principais estão:
- aumento da motivação e do engajamento dos vendedores;
- menos estresse e melhora da saúde mental dos profissionais;
- redução do turnover (que é a taxa de rotatividade de empregados);
- melhora da imagem da marca, com aumento do poder de atração de talentos;
- maior capacidade para atrair e reter clientes;
- estímulo à colaboração mútua;
- aprimoramento do clima organizacional;
- conquista de uma importante vantagem competitiva;
- aumento no volume de vendas e no faturamento.
Gostou de saber como fazer uma gestão de equipe de vendas realmente eficiente? Então, veja outras dicas de como melhorar o rendimento da sua loja no artigo: “Estratégia de precificação: como escolher o melhor modelo de preços?“