cliente pagando a conta do restaurante usando o metodo tap to pay, apontando o celular para a maquininha
Finanças 25/01/2025

Entenda o que é Tap to Pay e seus impactos no varejo

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Entender o que é Tap to Pay e seus impactos no varejo é uma forma de vender mais. O motivo é que essa é uma solução de cobrança que transforma smartphones em máquinas de cartão. Essa dinâmica é muito mais prática e vantajosa tanto para quem vende quanto para quem compra.

Do ponto de vista de quem compra, os pontos positivos que mais se destacam são a agilidade e a segurança, visto que nem é obrigatório estar com o cartão de débito ou de crédito nas mãos para pagar a compra. 

Já do lado do varejista, umas das principais vantagens é a dispensa da compra ou aluguel de maquininhas de cartão, pois o próprio celular se torna um terminal de pagamento. Além da facilidade, há um grande potencial econômico, já que os custos relacionados ao fluxo de cobrança reduzem.

Em resumo, podemos dizer que o Tap to Pay melhora a experiência do cliente, gera novas oportunidades de vendas e, consequentemente, aumenta o faturamento do negócio.

Quer entender mais sobre Tap to Pay e seus impactos no varejo? Então, siga a leitura agora mesmo!

O que é o Tap to Pay?

Tap to Pay significa “toque para pagar”. Trata-se de uma solução de pagamento por aproximação que transforma smartphones com sistema operacional Android ou iOS em máquinas de cartão. Assim, em vez de o varejista usar os tradicionais terminais de recebimento, só precisa do próprio celular para receber dos clientes.

O que torna esse fluxo possível é a tecnologia de radiofrequência chamada NFC (Near Field Communication), a mesma aplicada aos cartões de crédito e de débito com a função de pagamento por aproximação.

A diferença é que o processo de cobrança não se faz por uma maquininha de cartão, mas, sim, pelo smartphone da loja. E para efetivar o pagamento, o cliente pode usar o celular ou um dispositivo vestível com esse recurso, a exemplo de um relógio wearable (smartwatch).  

Independentemente do meio utilizado pelo comprador, é necessário conexão com internet e uma carteira digital com cartão de crédito e/ou de débito vinculado. Alguns bancos exigem ainda a integração com uma conta corrente via app bancário.

Entenda melhor no próximo tópico!

Como funciona o Tap to Pay?

O Tap to Pay e seus impactos no varejo só existem por conta da tecnologia NFC. Essa é a base de funcionamento desse método de cobrança. É esse recurso que viabiliza todo o processo de pagamento.

Para você entender melhor o que é Tap to Pay e como funciona, desmembramos essa solução em quatro partes:

  • tecnologia;
  • dispositivos;
  • operação;
  • segurança.

Entenda!

Tecnologia

Como comentamos, essa ferramenta utiliza a tecnologia NFC, também conhecida como contactless ou pagamento por aproximação. Trata-se de um recurso de comunicação de curto alcance entre dispositivos.

A NFC é derivada da RFID, Radio Frequency Identification, solução tecnológica bastante utilizada na área de logística para automatizar o controle de entrada e saída de mercadorias e processos de separação e envio de itens.

A RFID realiza a leitura de informações que estão a até 100 metros de distância. Já a NFC tem alcance reduzido, entre 2 a 10 centímetros. Por esse motivo, é ideal para usar nos meios de pagamento, pois a necessidade de proximidade aumenta a segurança e evita leituras não autorizadas pelo titular do cartão.

Dispositivos

O principal dispositivo para varejistas que querem melhorar a experiência do cliente com Tap to Pay é o smartphone, tanto os aparelhos com sistema operacional Android quanto iOS.

Os clientes também podem usar seus celulares com NFC ou dispositivos vestíveis (wearables), como os relógios inteligentes conectados a uma carteira de pagamento móvel ativada, a exemplo da Apple Pay, Google Pay ou Samsung Pay.

Operação

A parte operacional funciona da seguinte maneira: 

  • o varejista abre o aplicativo de cobrança, geralmente oferecido por um banco digital ou fintech;
  • na tela do celular, clica sobre a forma de pagamento escolhida pelo cliente, a qual pode ser crédito ou débito;
  • digita o valor da compra e informa se é à vista ou parcelada, e em quantas vezes; 
  • o cliente aproxima o seu dispositivo do smartphone do varejista para a tecnologia NFC ler os dados de pagamento;
  • para valores acima de R$200conforme do valor, o cliente pode ter que informar a senha bancária;
  • em poucos segundos, aprova-se a transação, desde que o cliente não tenha nenhum problema como saldo insuficiente na conta corrente ou limite no cartão de crédito abaixo do necessário.

Segurança

Os pagamentos via Tap to Pay são tão seguros quanto pagar nas maquininhas tradicionaisusar diretamente o cartão com a função de aproximação. Entre os motivos estão que os dados transacionados são criptografados, as certificações necessárias que garantem o mais alto padrão de segurança e os bloqueios em mapeamentos de fraude.   e de que muitos dispositivos móveis só validam o pagamento após o reconhecimento facial ou biometria digital do titular da conta, ou ainda após a inclusão de um PIN de validação.

Como receber pagamentos com Tap to Pay?

Para explorar todo o potencial do Tap to Pay e seus impactos no varejo, você também precisa conhecer o processo de recebimento de valores por esse meio de pagamento. Assim, terá uma base melhor para avaliar se essa ferramenta é interessante ou não para o seu modelo de negócio.

Geralmente, divide-se essa dinâmica da seguinte forma:

  1. configuração do terminal de recebimento;
  2. processo de pagamento;
  3. transferência de valores.

1. Configuração do terminal de recebimento

O primeiro passo é acessar a solução de pagamento Tap to Pay diretamente do aplicativo em questão que oferece esse recurso bancário, ou contratar uma plataforma de pagamento on-line que ofereça esse recurso. 

O Nubank é um exemplo de banco digital que oferece aos clientes PJ essa forma de recebimento de valores, como também o link de pagamento e outros meios de cobrança. Já as fintechs geralmente disponibilizam plataformas de pagamento, que incluem também outras funcionalidades voltadas para cobrança, como links de pagamento e pagamentos recorrentes.

Após escolher de onde virá a ferramenta Tap to Pay, você deve cadastrar e configurar o smartphone conforme as orientações do fornecedor.

2. Processo de pagamento

O processo de pagamento é o mesmo que já explicamos. Isto é, o cliente precisa ter um dispositivo habilitado para NFC, aproximar esse equipamento do celular do vendedor e autorizar a cobrança pela forma de autenticação exigida por seu banco.

3. Transferência de valores

O tempo de envio do valor pago pelo cliente para a conta bancária da loja varia por conta de dois fatores principais:

  • forma de pagamento escolhida pelo comprador: se é à vista no débito, no crédito ou parcelada;
  • regras da instituição financeira, fintech e/ou rede de cartão: algumas liberam o dinheiro em poucos dias, porém, mediante taxas extras.

Para esta etapa, avalie todas as cobranças relacionadas a esse serviço, como taxas de transação e custos para liquidação rápida. Analisar esses custos é fundamental, pois o valor pago às plataformas financeiras afeta diretamente a margem de lucro da sua loja.

Embora receber o dinheiro rapidamente seja atraente, uma taxa alta reduz a rentabilidade da venda. Então, antes de definir o prazo de recebimento, coloque todos os valores na ponta do lápis.

Tap to Pay e as tendências de pagamentos: qual a relação?

Já não é novidade para nenhum varejista que os clientes querem checkouts rápidos, dinâmicos, precisos e seguros, preferencialmente com a possibilidade de usarem os meios de pagamento que mais gostam.

O relatório da True Layer comprova o que acabamos de dizer ao destacar que não atender às expectativas de pagamento dos clientes é um caminho certeiro para perder ótimas oportunidades de negócio.

Segundo o levantamento, 87% dos consumidores expressaram frustração com os pagamentos oferecidos pelos estabelecimentos comerciais. 

Além desses, metade dos 4 mil entrevistados evitam pagamentos que requerem a entrada manual de dados. Por fim, 64% dizem que a segurança é o fator mais importante para fazer uma compra.

Um dos impactos do Tap to Pay no varejo é justamente ajudar os varejistas a atenderem às expectativas e preferências dos clientes. Por esse motivo, essa solução é uma das tendências de pagamento da atualidade.

Crescimento do uso do Tap to Pay no Brasil

Uma pesquisa da Visa mostrou que o uso de smartphones como terminais de pagamento cresceu em 2023 no Brasil. 

De acordo com a empresa de cartões, o número de smartphones habilitados com essa funcionalidade mais que dobrou em relação a 2022 —mais de 1,2 milhão contabilizados até junho de 2023.

Apenas no primeiro semestre de 2023, houve um aumento de 25% no total de transações realizadas dessa forma, com uma média de 70% dos pagamentos na função crédito.

O aumento no número de pagamentos por aproximação

Outro motivo pelo qual você precisa entender o que é Tap to Pay e seus impactos no varejo, é que essa solução usa uma das tecnologias de pagamento preferida dos clientes: a NFC. 

Assim, ao adotar essa forma de cobrança no seu negócio, você aumenta as chances de atrair e fidelizar consumidores por disponibilizar o que eles querem usar na hora de pagar.

A Abecs, Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, traz dados interessantes sobre essa forma de pagamento no seu levantamento do 1° trimestre de 2024.

Segundo a entidade, os pagamentos por aproximação movimentaram R$ 305 bilhões nesse período, quantia que representa um aumento de 56,8% em comparação ao 1° trimestre de 2023, no qual se transacionou somente R$ 194,7 bilhões.

Em 2024, os seguintes meios de pagamento utilizaram a função aproximação:

  • cartão de crédito: R$ 170,7 bilhões (+59,9%);
  • cartão de débito: R$ 81,3 bilhões (+54,0%);
  • cartão pré-pago: R$ 53,3 bilhões (+51,6%).

Em quantidade de transações, o aumento foi de 43,2% entre o 1° trimestre de 2023 e 2024, resultado de 5,1 bilhões de operações realizadas. 

Expansão das carteiras digitais

O Tap to Pay se alinha a outra tendência de pagamento, que são as carteiras digitais. Afinal, o cliente precisa cadastrar o cartão de débito ou crédito nas wallets para pagar por aproximação. 

A pesquisa do Opinion Box sobre meios de pagamento no Brasil revelou que, em 2023, 48% dos entrevistados afirmaram que usam, ou já usaram, carteiras digitais para fazer pagamentos. 

Outro levantamento, esse da empresa Noda, mostrou que o volume de transações com carteiras digitais deve crescer 77% até 2028.

Esses números reforçam um importante comentário que já fizemos aqui: é fundamental oferecer os meios de pagamento que clientes preferem para melhorar suas experiências e impedir que desistam de comprar do seu negócio.

Quais são os principais impactos do Tap to Pay no varejo?

Os principais impactos do Tap to Pay no varejo são:

  1. transações mais rápidas;
  2. conveniência para o cliente;
  3. segurança aprimorada;
  4. diminuição do uso de dinheiro em espécie;
  5. expansão dos meios de pagamento digitais;
  6. incentivo à criação de novos modelos de negócio;
  7. aumento das vendas e da receita.

Entenda melhor.

1. Transações mais rápidas

Os pagamentos via smartphones e dispositivos vestíveis costumam ser bem mais rápidos que os realizados com cartão com chip, dinheiro e até mesmo com o Pix. Essa dinâmica reduz filas e o tempo de espera para a conclusão da operação e, por esse motivo, melhora a experiência do cliente com Tap to Pay.

2. Conveniência para o cliente

Usar o celular ou o relógio para pagar uma compra é muito mais prático do que tirar o cartão da carteira, inseri-lo ou aproximá-lo da máquina e digitar a senha. Além disso, o cliente não precisa carregar vários cartões, pois basta cadastrar todos os que usa na carteira digital.

3. Segurança aprimorada

A tecnologia Tap to Pay usa a criptografia para aumentar a segurança dos pagamentos e proteger os dados transacionados. Os pagamentos por aproximação são protegidos por múltiplas camadas de segurança, incluindo tokenização, que substitui os dados reais do cartão por tokens únicos e criptografados, tornando mais difícil o roubo de informação durante a transação. Somado a esse ponto, as operações somente são liberadas a partir da comprovação da identidade do titular do cartão, a qual é possível realizar por meio de reconhecimento facial ou biometria digital. 

4. Diminuição do uso de dinheiro em espécie

Quanto menor o volume de dinheiro físico no ponto de venda, mais segurança para o lojista, vendedores, funcionários e clientes. É possível ainda reduzir o custo com transporte de valores e facilitar o processo de fechamento de caixa. 

5. Expansão dos meios de pagamento digitais

As pesquisas que citamos deixaram claro que o uso de meios de pagamento digitais cresce mais a cada dia. Oferecer o Tap to Pay aos clientes é uma forma de alinhar o varejo a esse cenário e de estimular o uso dessas soluções.

6. Incentivo à criação novos modelos de negócio

O único equipamento que o varejista precisa para trabalhar com Tap to Pay é um smartphone com sistema Android ou iOS. Por ser um dispositivo móvel, fica fácil realizar vendas de qualquer lugar, e esse dinamismo abre caminho para diferentes formatos comerciais.

7. Aumento das vendas e da receita

O aumento das vendas e da receita vem da soma de todos os outros impactos que citamos. Por exemplo, transações mais rápidas e processos mais convenientes melhoram a experiência dos clientes. 

Consumidores mais satisfeitos tendem a comprar mais e com maior frequência. Além disso, a praticidade do Tap to Pay estimula compras não programadas, o que é ótimo para elevar o faturamento do negócio.

Por que entender o que é Tap to Pay e seus impactos no varejo?

Entender o que é Tap to Pay e seus impactos no varejo é uma forma de melhorar a experiência dos seus clientes e, como resultado, aprimorar a relação deles com o seu negócio e aumentar o seu volume de vendas e faturamento.

Esse retorno é possível porque, como dissemos, oferecer esse meio de pagamento é uma ótima maneira de entregar aos compradores o que eles querem no momento do checkout.

A pesquisa da Abecs traz outros dados que comprovam essa possibilidade. Veja:

  • 59% dos consumidores brasileiros costumam realizar pagamentos por aproximação;
  • 60% usam sempre ou quase sempre essa modalidade;
  • 87% consideram que a comodidade e rapidez são os maiores benefícios desse meio de pagamento.

E para você montar uma estratégia de adoção do Tap to Pay mais eficiente, saiba que os dispositivos que os brasileiros mais usam para pagar por aproximação, são:

  • cartão: 80%;
  • celular: 25%;
  • relógio: 1%.

Quanto à faixa etária, pessoas de todas as idades utilizam essa tecnologia, com destaque entre os grupos mais jovens:

  • 18 a 24 anos: 81%;
  • 25 a 34 anos: 70%;
  • 35 a 44 anos: 63%;
  • 45 a 59 anos: 49%;
  • +60 anos: 41%.

Quais as vantagens do Tap to Pay para clientes e varejistas?

Certamente, melhorar a experiência do cliente com Tap to Pay é um dos maiores pontos positivos desse meio de pagamento. Porém, essa solução é vantajosa tanto para quem vende quanto para quem compra. Veja!

5 benefícios do Tap to Pay para consumidores

  1. agilidade: a operação de pagamento acontece em poucos segundos. Assim, reduz o tempo necessário para finalizar uma compra e otimiza a rotina de quem compra;
  2. praticidade: dispensa a obrigatoriedade de carregar cartões sempre que sair para comprar algo;
  3. segurança: também pelo fato de não precisar levar os cartões, além da necessidade de usar recursos de biometria para pagamentos feitos via smartphone;
  4. facilidade: é uma solução intuitiva, prática e muito fácil de utilizar;
  5. conveniência: como comentamos, nem mesmo o cartão físico é necessário para pagar a compra. O cliente só precisa de um dispositivo móvel com função NFC, internet e cartão cadastrado na carteira digital.

7 benefícios do Tap to Pay para os negócios

  1. melhora da margem de lucro: pela eliminação da compra ou aluguel de maquininhas de cartão, mensalidades ou custos de adesão. Além disso, as tarifas do Tap to Pay tendem a ser menores que as praticadas em outros meios de pagamento presencial; 
  2. vendas de qualquer lugar: mobilidade permite romper barreiras físicas e alcançar mais clientes;
  3. melhora da eficiência do ponto de venda: ao, por exemplo, reduzir a contagem de dinheiro físico para fechar o caixa e o tamanho das filas para atender os compradores;
  4. aumento do poder de atração: pelo fato dos meios de pagamento digital serem modernos, rápidos e eficazes, características que melhoram o dia a dia dos consumidores;
  5. conquista de um novo diferencial competitivo: por colocar o seu negócio à frente daqueles que ainda não trabalham com esse meio de pagamento;
  6. crescimento no volume de vendas: devido à melhora da experiência dos clientes;
  7. elevação do faturamento: também por melhorar a experiência dos consumidores e disponibilizar um método de pagamento que é uma das atuais tendências desse mercado.

Como é o processo de adoção do Tap to Pay?

Ficou claro o que é Tap to Pay e seus impactos no varejo? Então, provavelmente despertamos seu interesse em levar essa solução para o seu negócio. Acertamos?

Se sim, saiba que a adoção do Tap to Pay começa com a escolha de um fornecedor dessa tecnologia. Como comentamos, pode ser um banco digital ou uma plataforma de pagamentos on-line criada e oferecida por uma fintech.

Na hora de escolher esse parceiro, avalie critérios como:

  • tempo de mercado: verifique há quanto tempo o fornecedor oferece essa tecnologia. Em linhas gerais, esse critério é sinônimo de conhecimento e expertise; 
  • clientes já atendidos: a lista de outras empresa que já contrataram a solução mostra a credibilidade e a confiabilidade do trabalho prestado pelo fornecedor da tecnologia Tap to Pay;
  • facilidade de uso e de integração: analise se a solução é fácil de instalar e a possibilidade de uso em vários dispositivos simultaneamente;
  • camadas de segurança oferecidas: quando o assunto são meios de pagamento, segurança é primordial. Então, avalie os protocolos oferecidos para evitar problemas para seus clientes e para o seu negócio;
  • custos, taxas e tarifas: calcule quanto as cobranças pelo uso da solução afetam sua margem de lucro e busque sempre pelo melhor custo-benefício possível.

Após selecionar um o banco ou fintech para fornecer a solução Tap to Pay para o seu negócio, o passo seguinte é a implementação. 

Geralmente, realiza-se essa etapa via aplicativo, como o app do próprio banco. Antes de baixar, confirme se o dispositivo que você escolheu para receber essa funcionalidade atende às especificações técnicas necessárias.

Com tudo devidamente instalado, treine seu time para usar a solução na hora de cobrar dos clientes e garantir que explorem todo o potencial desse meio de pagamento.

Com a adoção bem-sucedida do Tap to Pay, seu negócio usufrui de todos os benefícios dessa tecnologia. Por exemplo, as transações de cobrança ficam muito mais eficientes e rápidas e a experiência do cliente é melhorada. Você verá o resultado no crescimento do volume de vendas e no aumento do faturamento.

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Escrito por:

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