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Franquias 28/02/2025

Franquias dark kitchen: o que são? Por que é vantajoso?

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Você já ouviu falar nas franquias dark kitchen? O conceito de “dark kitchen”, ou “cozinha oculta/cozinha fantasma”, se aplica ao estabelecimento que faz refeições somente para entrega. Ou seja, as instalações operam sem um espaço físico para atendimento ao cliente. 

Essa é uma tendência que ganhou força nos últimos anos. Com a pandemia, a fatia do delivery no faturamento das franquias de alimentação dobrou e foi de 18% para 36%, segundo a pesquisa de Food Service da ABF (Associação Brasileira de Franchising) em parceria com a consultoria Galunion.

Para quem busca uma opção flexível e interessante para empreender, essas franquias podem ser uma boa escolha, porque permitem um investimento inicial mais baixo.

Acompanhe neste artigo as vantagens e desafios do modelo de negócios e veja como entrar para o universo dessas “cozinhas virtuais”. 

Principais aprendizados deste artigo:

  • Franquias dark kitchen operam com baixo custo e podem ser mais rentáveis, já que funcionam somente via delivery e não há espaço físico para o restaurante.
  • As dark kitchens trazem vantagens como menor investimento inicial, custo fixo baixo, liberdade geográfica e mais foco na entrega. 
  • Existem 4 pontos de atenção para o empreendedor considerar antes de investir em uma franquia dark kitchen: infraestrutura, localização estratégica, relacionamento com o cliente e sinergia com o negócio. 
  • O mercado de food service prevê o crescimento das “cozinhas virtuais” globalmente até 2030. 
  • Entre os principais desafios deste modelo de negócio, estão a dependência dos aplicativos de entrega e distância física do público. 

Vantagens das dark kitchens 

O modelo de dark kitchen pode ser uma ótima ideia para franquias de restaurante por oferecer diversos benefícios que tornam o retorno atrativo. Veja as principais vantagens:

  • investimento inicial baixo;
  • liberdade geográfica;
  • custos fixos menores;
  • facilidade de expansão;
  • foco na entrega 

Investimento inicial baixo 

Este modelo de negócios está entre as possibilidades de franquia de baixo custo. O gasto inicial é consideravelmente mais baixo por não demandar despesas como aluguel de salão, decoração, mesas, cadeiras e outros itens básicos necessários em um restaurante físico. 

Liberdade geográfica 

O empreendedor tem flexibilidade para escolher o melhor ponto para o empreendimento. Afinal, com as franquias dark kitchen, não é necessário priorizar lugares tão movimentados, aos quais o público tenha fácil acesso. A chance é maior de encontrar imóveis a preços mais acessíveis. 

Custos fixos menores

O custo operacional fixo também tende a ser menor com as cozinhas ocultas. Afinal, o ponto escolhido, em geral, é mais barato, e a equipe é mais enxuta. O restaurante opera sem garçons, manobristas ou recepcionistas. Contas como água e luz também são menores, já que basta ter um único cômodo: uma boa cozinha industrial. 

Facilidade de expansão 

O modelo de franquias das cozinhas ocultas acelera o potencial de expansão da rede e oferece uma relação custo-benefício muito interessante para franqueados e franqueadores. A chance de adesão é mais alta diante dos valores menores de investimento, o que agiliza o crescimento

Foco na entrega

A operação deste tipo de empreendimento é muito mais simples. São equipes menores e menos questões administrativas para gerenciar diariamente. Por isso, o franqueado consegue direcionar mais tempo para a produção e investir em técnicas avançadas de preparo, por exemplo, ou melhorias na experiência do usuário até o momento da entrega. 

Franquias dark kitchen: como implementar a sua 

Agora que você já conhece as vantagens das franquias dark kitchen, é importante também entender quais são os principais desafios deste tipo de negócio. E mais: como fazer para implementar uma dark kitchen de sucesso? 

Veja abaixo os 4 pontos de atenção para avaliar ao decidir investir no modelo de dark kitchen. 

  1. Infraestrutura
  2. Localização estratégica 
  3. Atendimento ao cliente 
  4. Sinergia 

1- Infraestrutura 

A cozinha industrial deve estar em dia com toda a infraestrutura elétrica e hidráulica, o que permite gerenciar a produção de grandes volumes. É fundamental já ter um alvará de funcionamento e garantir o cumprimento às normas sanitárias e demais regulamentações locais para o preparo de alimentos. 

2-Localização estratégica 

    Um eficiente delivery para as dark kitchens é questão de prioridade. Opte por um local de fácil acesso para os entregadores de aplicativo. Vias amplas, bem sinalizadas e estacionamento para motos e bicicletas tornam a operação mais eficiente. 

    3- Atendimento ao cliente 

      Lembre-se de que, nas cozinhas ocultas, não há contato físico com o cliente. Portanto, cuide muito da experiência que ele terá, seja na facilidade para concluir o pedido via aplicativo, ou na agilidade para receber a encomenda em casa. 

      4- Sinergia 

        Este conselho vale para qualquer pessoa que pretende empreender por meio de franquias: escolha algo que tenha sinergia com seus desejos e conhecimentos. Acreditar no seu próprio produto faz toda a diferença para o sucesso. 

        Leia também: Autoatendimento no food service: vale a pena adotar?

        Desafios e perspectivas para as franquias dark kitchen 

        O mercado de food service aponta que o crescimento das cozinhas virtuais continuará forte nos próximos anos. Estudos indicam que, até 2030, o mercado global deste tipo de estabelecimento pode ultrapassar a marca de R$ 880 milhões. 

        Embora seja uma oportunidade de franquia de baixo custo, este modelo não está livre de desafios que demandam habilidades e criatividade para superar. Um ponto sensível, por exemplo, é a questão do delivery para dark kitchens. A falta de controle sobre a logística de entrega e as taxas dos aplicativos são preocupações pertinentes.

        Neste sentido, é possível avaliar soluções como ter uma plataforma própria para a entrega ou firmar exclusividade somente com um aplicativo, atitude que pode agregar benefícios como taxas mais baratas e campanhas de marketing gratuitas, por exemplo. 

        Além disso, aposte em estratégias para contornar a distância física entre a marca e o público. Tenha um bom posicionamento nas redes sociais e faça questão de interagir com seus clientes. Anúncios pagos e com linguagem persuasiva também são formas de fazer com que as pessoas se sintam mais próximas do estabelecimento. 

        As franquias dark kitchen são um grande atrativo para novos empreendedores por não demandarem uma estrutura física de atendimento. 

        No entanto, garantir que cada indivíduo tenha uma sensação positiva em seus pontos de contato com a empresa, desde a realização do pedido até o momento da entrega, é essencial para o sucesso como em qualquer outro modelo de franquia. 

        E se você tem interesse pelo mercado de Food Service e deseja explorar as possibilidades de investimento, confira outros artigos sobre o segmento de alimentação em nosso blog. Temos vários conteúdos que tratam das tendências, peculiaridades e dicas deste setor para impulsionar seu negócio. 

        FAQ – Perguntas frequentes sobre dark kitchen

        O que é uma franquia de dark kitchen?

        Franquias dark kitchen são cozinhas comerciais que preparam e entregam refeições 100% por delivery, sem atendimento presencial.

        Quais são as vantagens das dark kitchens?

        As dark kitchens trazem vantagens como menor investimento inicial, custo fixo baixo, liberdade geográfica e mais foco na entrega. Operam de forma simples, com menos necessidade de mão de obra e despesas mais baixas com estrutura física. 

        Quais os desafios das franquias dark kitchen?

        Embora seja uma oportunidade de franquia de baixo custo, este modelo não está livre de desafios que demandam habilidades e criatividade para superar. Um ponto sensível, por exemplo, é a questão do delivery para dark kitchens. A falta de controle sobre a logística de entrega e as taxas dos aplicativos é uma preocupação pertinente.

        Como abrir uma franquia de dark kitchen?

        Existem 4 pontos de atenção para o empreendedor considerar antes de investir em uma franquia dark kitchen: infraestrutura, localização estratégica, relacionamento com o cliente e sinergia com o negócio. 

        As dark kitchens são uma tendência duradoura?

        Sim, o mercado de food service aponta que o crescimento das cozinhas virtuais continuará forte nos próximos anos. Estudos indicam que, até 2030, o mercado global deste tipo de estabelecimento pode ultrapassar a marca de R$ 880 milhões. 

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        Escrito por:

        Henrique Carbonell

        CEO & CoFounder at F360 - Franchisee at O Boticário. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Alvares Penteado - FAAP e pelo Ibmec Business School / IBMEC - SP.

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