Um checklist é uma lista com tarefas que você precisa executar em determinada ordem para obter um resultado. Logo, um checklist para franquias é um documento que ajuda franqueadores e franqueados a seguir os parâmetros de gestão e qualidade de um negócio.
O que acontece é que manter essa lista de afazeres por perto permite que você possa conferir seus itens a qualquer momento. Assim, evita esquecer de executar aquela tarefa essencial e que tem prazo de entrega.
Desse modo, mantém a conformidade com o regulamento da marca e a eficiência operacional da sua loja.
Ainda não tem uma lista? Então, continue a leitura, pois nas próximas linhas explicamos o que é e ainda demos dicas de como criar um checklist para franquias do zero. Vamos lá?
Principais aprendizados deste artigo:
- Um checklist para franquias consiste em uma lista de verificação com tarefas determinadas pelo franqueador e que o franqueado deve cumprir com regularidade.
- O objetivo da ferramenta é determinar os procedimentos padrões a fim de garantir a padronização dos processos e, assim, manter a qualidade da marca em todas as suas unidades.
- Os elementos essenciais em um checklist para franquias são a descrição dos procedimentos diários para funcionamento da loja, os padrões de qualidade, as normas que o franqueado precisa seguir e os métodos de treinamento dos colaboradores.
- Para criar uma boa lista de verificação, descreva os pontos indispensáveis do documento, a frequência de execução de cada um e quem são os responsáveis (como os gerentes). Por fim, faça um teste para ver se a lista funciona na prática.
O que é checklist para franquias?
Um checklist para franquias é uma ferramenta que ajuda a manter a qualidade do serviço prestado. A lista de verificação, como é chamada na tradução direta para o português, serve como guia, uma vez que exibe as tarefas que você precisa executar em determinada situação. Neste caso, para uma boa gestão de franquias.
O objetivo deste tipo de documento (que pode ser físico ou digital) é promover a conformidade em franquias. Em outras palavras, garantir que franqueadores e franqueados estejam “na mesma página” e cientes dos padrões esperados de cada um.
Isto é, dos procedimentos que devem seguir para manter uma unidade da marca em funcionamento com a mesma qualidade que as outras espalhadas pelo país.
Entendeu o que é checklist para franquias? Pois, continue a leitura para entender melhor quais os benefícios de usar a ferramenta no seu dia a dia!
Quais os benefícios de usar um checklist de gestão para franquias?
Os principais benefícios de usar um checklist para franquias são:
- padronização dos processos operacionais a fim de manter a consistência das ações em todas as unidades;
- aumento da eficiência operacional em franquias, que, ao seguir ações com resultados já comprovados, conseguem produzir mais;
- melhora da satisfação do cliente, que recebe o mesmo atendimento em qualquer loja da marca.
Vale ressaltar que todas essas vantagens impactam diretamente nos seus resultados. Afinal, a ideia de ter uma unidade de franquia é se apoiar em uma marca já consolidada, concorda?
Para alcançar esse feito, no entanto, você (como franqueado) precisa seguir certos padrões de qualidade estabelecidos pela marca (franqueador) a fim de garantir a padronização dos serviços e produtos.
Quais os elementos essenciais de um checklist para franquias?
Um checklist de gestão para franquias deve conter certos elementos, todos essenciais para uma boa gestão da unidade. Confira quais são os principais!
1- Procedimentos diários
Um dos elementos essenciais para criar um checklist para franquias completo é detalhar os procedimentos padrões diários. Neste ponto, anote questões como horário de funcionamento, estrutura do cardápio, método de limpeza e organização da loja etc.
A intenção é descrever processos do dia a dia que todos os franqueados devem executar da mesma maneira para assegurar a padronização das operações da marca.
Uma ótima dica é mapear seus processos para entender o que realmente é parte essencial da rotina. Aprenda como no nosso blog!
2- Padrões de qualidade e atendimento
O segundo ponto do checklist para franquias deve ser os padrões de qualidade (dos produtos e serviços) e do atendimento. Descreva como é a abordagem ideal, como resolver problemas comuns, como controlar o estoque e como deve ser a apresentação dos colaboradores e dos itens à venda.
A propósito, aproveite para conferir no nosso blog as melhores dicas para aprimorar seus conhecimentos em gestão de pessoas!
3- Normas legais, financeiras e sanitárias
Não se esqueça de incluir no seu checklist para franquias as normas sanitárias, legais e financeiras que o franqueado precisa seguir.
Por exemplo, conseguir determinadas licenças para funcionar, dedetizar o ambiente a cada tantos meses e elaborar um demonstrativo do resultado do exercício (DRE) regularmente.
4- Treinamento das equipes
Por último, detalhe o passo a passo para capacitação das equipes que trabalham nas unidades. Neste ponto, podem estar itens como fazer um curso de atendimento ao cliente ou de oratória, fazer um treinamento de vendas e assim por diante.
Como criar e implementar um checklist para franquias eficiente?
O passo a passo de como criar um checklist para franquias envolve:
- entender quais os pontos essenciais para a gestão da franquia (você pode usar os que listamos no tópico como guia);
- dizer qual a frequência de uso do checklist (é preciso marcar os itens todos os dias?);
- determinar os responsáveis por executar (e marcar como feitas) as tarefas da lista;
- separar os itens em tópicos para facilitar a visualização;
- fazer um teste prático para verificar se a lista funciona de verdade.
Para finalizar este conteúdo, aqui vai uma dica extra: informe no seu checklist para franquias que os seus franqueados devem adotar um sistema de gestão financeira robusto.
Dessa forma, você garante que seus parceiros tenham acesso a recursos vitais para gerenciar corretamente o seu negócio, como:
- conciliação de contas e cartões;
- elaboração de demonstrativos;
- acompanhamento do fluxo de caixa;
- integração com sistemas de ponto de venda.
O F360 Finanças, por exemplo, conta com todas essas funcionalidades. Solicite uma demonstração gratuita e veja como a plataforma pode ajudar sua franquia a crescer!
FAQ:
O que é checklist para franquias?
Um checklist para franquias é um documento que mostra uma lista de tarefas elaboradas pelo franqueador e que os franqueados devem verificar a fim de garantir uma boa gestão das unidades da marca.
Para que serve um checklist para franquias?
O checklist para franquias serve para manter uma padronização da marca, já que determina as tarefas essenciais para o bom funcionamento das suas unidades. Dessa maneira, aumenta a eficiência operacional e melhora a experiência dos clientes.
O que não pode faltar em um checklist para franquias?
Os elementos essenciais em um checklist para franquias são:
- detalhamento dos procedimentos diários indispensáveis;
- padrões de qualidade de serviço e atendimento;
- descrição das normas legais e sanitárias;
- treinamento das equipes das unidades.
Como criar um checklist para franquias?
Para criar um checklist para usar na sua rede de franquias, comece pela análise de quais procedimentos são indispensáveis para o sucesso do negócio. Em seguida, delimite as tarefas e descreva a frequência de execução de cada uma. Por fim, determine os responsáveis e faça testes para ver a efetividade da lista.