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Franquias 12/08/2024

Saiba o que avaliar para contratar um gerente de franquias!

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O setor de franchising cresceu em diversos aspectos em 2023, incluindo o volume de transações, quantidade de redes e faturamento. Porém, para acompanhar o ritmo do mercado, é fundamental ter processos bem-estruturados e profissionais competentes, como o gerente de franquias, para ajudar o franqueador na gestão das lojas.

Isso porque, ele é responsável por conectar todos os setores da rede, otimizando as operações e a comunicação com foco em expandir o negócio ao longo dos anos. Podemos dizer que o gestor é a ponte entre o franqueador, os franqueados e os colaboradores para atingir bons resultados.

Ao lado do franqueador, seu papel é contribuir com insights e estratégicas para o crescimento saudável do negócio. Só que, para isso, é necessário ter habilidades e competências que vão além das técnicas.

Para ajudar você a encontrar um bom profissional para o cargo, preparamos este texto explicando o que faz um gerente de franquias, quais são as habilidades necessárias para a função, a média de salário no Brasil e como contratar um.

Acompanhe!

O que faz um gerente de franquias?

O gerente de franquias possui diversas funções, como supervisão das equipes, suporte aos franqueados, implementação e gestão dos padrões operacionais, e ainda a definição e o cumprimento de metas de desempenho. Além disso, pode atuar na expansão da rede e na aquisição de novos franqueados.

Ao entender o que faz um gerente de franquias é possível compreender que ele é o braço-direito do franqueador, que fica com tempo mais livre para focar em assuntos estratégicos e na gestão geral do negócio.

Veja abaixo as principais responsabilidades de um gerente de franquias.

Suporte aos franqueados

Para tirar dúvidas, acompanhar o desempenho e ajudar os franqueados a melhorarem seus resultados, o gerente de franquias atua como um administrador geral das unidades da rede. Isso porque, no franchising, uma das vantagens de se tornar um franqueado é justamente obter o conhecimento e a experiência da marca franqueadora.

E o responsável por transmitir o know-how é o gerente de franquias. Dentro dessa função, é possível criar programas de treinamento para franqueados e colaboradores, por exemplo.

Além disso, o gerente precisa acompanhar o desempenho de todos, e monitorar se os processos executados seguem os padrões e a qualidade determinados pelo franqueador.

E, claro, para que essas atividades aconteçam, é necessário otimizar a comunicação interna, alinhar operações e engajar as pessoas. 

Expansão da rede

Todo franqueador tem desejo de expandir o seu negócio. Sendo assim, o gerente também tem a função de criar estratégias e ações de crescimento, como aquisição de novos franqueados e a satisfação dos atuais, estimulando-os a adquirirem mais unidades.

E todo esse processo de atração, filtragem e entrevista é de responsabilidade desse cargo. Além disso, é necessário fazer pesquisas de expansão, do mercado e da concorrência. Ou seja, o gestor de franquias deve sempre estar atento para garantir as melhores oportunidades de atrair parceiros.

Cumprir as metas

Por fim, é necessário definir as metas das equipes e dos franqueados e dar todo o suporte para garantir bons resultados. E não apenas financeiro, mas também de programas de treinamento, boa comunicação interna e tomada de decisão ágil e certeira.

O gestor de franquias é o responsável geral pelo desempenho das unidades. Afinal, é preciso estar lado a lado do franqueado para ajudar a marca a se destacar no mercado, contribuindo para o sucesso de toda a rede.

Leia também: Como deve ser o relacionamento entre franquias e franqueados?

Quais as competências e habilidades de um gerente de franquias?

Para executar todas essas funções, um gerente de franquias precisa ter capacidade não apenas técnica, mas também comportamental e emocional. Afinal, é um cargo com alta responsabilidade e, por isso, exige habilidades específicas.

Listamos abaixo quais as competências e habilidade de um gerente de franquias para saber como contratar o profissional certo. Confira!

  • capacidade de liderança positiva, que vise à motivação e ao engajamento das pessoas;
  • ter facilidade de trabalhar em equipe e se comunicar com clareza e objetividade;
  • ser capaz de resolver problemas e tomar decisões em momentos de pressão;
  • conhecer profundamente o setor varejista e ter afinidade com o modelo de negócios da rede;
  • ter um olhar analítico, orientado a resultados;
  • saber usar sistemas de gestão para otimizar processos e monitorar o desempenho;
  • ter habilidades de gestão financeira e operacional para dar o suporte correto aos franqueados;
  • ter inteligência emocional e saber se adaptar a diferentes cenários com calma e planejamento.

Qual o salário de gerente de franquias?

Antes de divulgar a vaga e pesquisar bons profissionais no mercado, é preciso definir o salário do gerente de franquias da rede. De acordo com o Vagas.com, a média salarial é de R$ 4.777, podendo chegar a R$ 7.039.

Já a plataforma Glassdoor apontou que o salário médio é de R$ 9.418 por mês, com remuneração variável média de R$ 4.000.

Continue aprendendo: Gestão de lojas e PDVs: estratégias para elevar a sua performance

Como encontrar um gerente de franquias?

Agora que você já sabe tudo sobre o cargo de gestor de franchising, veja o passo a passo para descobrir como encontrar um gerente de franquias ideal para ajudar sua rede a crescer.

  1. Descreva os pré-requisitos obrigatórios para a vaga e defina qual será o salário.
  2. Divulgue a vaga nas principais plataformas do setor e peça indicação para outros profissionais.
  3. Filtre os currículos de acordo com a experiência no modelo de negócios, o conhecimento de mercado e afinidade com o setor de atuação.
  4. Conduza entrevistas com foco em confirmar se o candidato possui as competências e habilidades necessárias.
  5. Se ficar em dúvida entre poucos candidatos, convide os selecionados para uma nova conversa e aprofunde ainda mais a análise do perfil e da experiência, conforme as necessidades da empresa.

Cabe destacar que não basta contratar um profissional de alto nível, é preciso fornecer uma estrutura adequada para que ele desempenhe um bom trabalho, como um sistema de gestão de franquias automatizado e completo.

Afinal, a tecnologia contribui para coletar, integrar e analisar dados para o gerente acompanhar de perto os resultados de cada unidade, e ainda gerar insights que ajudem a otimizar processos e garantir os resultados.

O F360 Painel é o sistema de gestão financeira ideal para a marca franqueadora gerenciar sua rede. Ele oferece vários recursos automatizados e estratégicos, como:

  • criação de clusters: segmentação de lojas de acordo com o setor, localização, público, faturamento, consultor responsável, modelo de negócio, entre outros, para identificar padrões, criar metas justas e realistas e dar o suporte necessário às unidades;
  • padronização do DRE e DFC: padrão do DRE (demonstrativo de resultados) e DFC (demonstrativo de fluxo de caixa) para as franquias;
  • suporte estratégico aos franqueados: monitore a saúde financeira das operações para diminuir o risco de inadimplência e cancelamentos.

E muito mais!

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Escrito por:

Henrique Carbonell

CEO & CoFounder at F360 - Franchisee at O Boticário. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Alvares Penteado - FAAP e pelo Ibmec Business School / IBMEC - SP.

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