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O prazo médio de pagamento, conhecido pela sigla PMP, é um indicador financeiro altamente importante para gerenciar as finanças no varejo. Afinal, diz respeito às despesas do negócio, representando o tempo que a empresa leva para pagar seus fornecedores.
Cabe destacar que os gastos são um aspecto que gera preocupação em varejistas. Uma pesquisa feita em parceria pelo Compra Agora e Instituto Locomotiva apontou, por exemplo, que 98% dos comerciantes entrevistados relataram alguma dificuldade financeira.
Os maiores motivos foram justamente as despesas (18%), seguidos pela dificuldade na gestão financeira (15%), concorrência (10%) e precificação (7%).
Sendo assim, é necessário que todo empreendedor conheça os indicadores de desempenho mais relevantes para sua loja a fim de equilibrar as contas e gerar lucro.
Continue a leitura e dê o primeiro passo ao seu aprendizado: confira o que é prazo médio de pagamento, sua importância e como fazer o cálculo e análise dessa métrica.
O que é prazo médio de pagamento (PMP) no varejo?
O prazo médio de pagamento (PMP), conhecido também por Prazo Médio de Pagamento a Fornecedores (PMPF), é um indicador que revela o tempo médio que uma loja ou franquia leva para pagar seus fornecedores, ou seja, os produtos, os serviços e as matérias-primas adquiridas para o funcionamento do negócio.
Sendo assim, leva em consideração o intervalo entre a data de compra das mercadorias ou de contratação dos serviços e o dia do pagamento às empresas fornecedoras.
O ideal é encontrar um equilíbrio entre o prazo médio de pagamento e o prazo médio de recebimento (PMR) para não sobrecarregar o fluxo de caixa e o capital de giro, conciliando, portanto, as datas de pagamentos e recebimentos.
Por que acompanhar o prazo médio de pagamento no varejo?
Existem vários motivos que comprovam a importância da análise do prazo médio de pagamento no varejo. Afinal, ele permite ao varejista organizar melhor suas finanças a médio e longo prazo.
Conheça os principais abaixo.
Evitar a inadimplência e pagamento de multas
Com o cálculo do PMP em mãos, o empreendedor evita atrasar ou se esquecer de pagar seus fornecedores.
Até porque ele sabe o tempo que tem para quitar determinada dívida e, assim, se planejar melhor para obter os recursos necessários. E sem prejudicar o pagamento de outras obrigações, como salários e contas de luz, água e internet.
Além disso, evitando inadimplência e atrasos, fica mais fácil manter um bom relacionamento com os fornecedores.
Projetar o fluxo de caixa
Esse indicador contribui para visualizar de modo mais preciso e realista as finanças da loja, e projetar o fluxo de caixa com maior assertividade. Além de ajudar a estimar despesas futuras com a compra de mercadorias e contratação de serviços.
Com a devida gestão do fluxo de caixa, o empresário acompanha as movimentações financeiras, prevendo receitas e despesas para elaborar um planejamento anual mais eficaz.
Leia também: Como fazer controle de caixa? As 5 melhores dicas!
Alinhar as datas de pagamento e recebimento
Imagine se o varejista precisa quitar diversas contas com fornecedores daqui a um mês, mas a maior parte de seu recebimento só vai cair na conta daqui a 60 dias? Logo, é fundamental encontrar um equilíbrio no caixa para melhorar a saúde financeira da loja.
E a melhor estratégia é alinhar os prazos médios de pagamento de fornecedores com os de recebimento das vendas.
A finalidade, portanto, é receber o mais rápido possível e ter prazo suficiente para resolver as obrigações, deixando o ciclo financeiro mais curto e dinâmico.
Calcular o capital de giro
O PMP é um dado que faz parte do cálculo da Necessidade de Capital de Giro (NCG) para manter uma boa reserva financeira do negócio.
Assim, é mais fácil projetar quanto de dinheiro precisa para quitar todas as contas da marca nos próximos meses, considerando as datas de pagamento e recebimento.
Melhorar a gestão financeira no varejo
De modo resumido, o PMP é um indicador primordial para manter uma boa gestão financeira da loja, pois é necessário para controlar o fluxo de caixa, o capital de giro, as contas a pagar e a receber, entre outras atividades da área.
Como calcular o prazo médio de pagamento?
Para aprender como calcular o prazo médio de pagamento, é necessário ficar atento, pois existem algumas etapas até chegar ao resultado final. Veja abaixo o passo a passo!
1-Mapeie todos os pagamentos a fornecedores
Seja no balanço patrimonial (BP) ou no seu sistema de gestão financeira, identifique todos os pagamentos a fornecedores que sua empresa faz periodicamente.
No BP, esses dados estão na parte de “passivo circulante”, que descreve as dívidas e obrigações de curto prazo do negócio, ou seja, que a empresa deve quitar em até 12 meses.
2- Encontre o valor médio das compras
O próximo passo é calcular o valor médio das compras durante o tempo de análise do PMP. Use a seguinte fórmula:
Valor Médio das Compras = CMV + Estoque final – Estoque Inicial
Lembramos que CMV significa Custo das Mercadorias Vendidas, e esse dado pode ser substituído pelo CPV (Custo dos Produtos Vendidos) ou CSV (Custo dos Serviços Vendidos) conforme o setor de atuação da sua loja.
Confira um exemplo de uma loja que investir R$ 2 mil em mercadorias de fornecedores e tem estoque inicial de R$ 1 mil e o final de R$ 1.500:
- Valor Médio das Compras = CMV + Estoque final – Estoque Inicial
- Valor Médio das Compras = R$ 2.000 + R$ 1.500 – R$ 1.000
- Valor Médio das Compras = R$ 4.500 – R$ 1.000
- Valor Médio das Compras = R$ 3.500.
Se preferir, pode consultar o valor médio das compras descrito no seu Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE).
3- Calcule o prazo médio de pagamento
Agora chegou o momento de calcular, de fato, o PMP da sua loja! Use a fórmula oficial:
PMP = Despesas com Fornecedores / Valor Médio das Compras x 360
Seguindo o mesmo exemplo acima, imagine que as despesas com fornecedores tenham sido de R$ 800 no mesmo período analisado.
Sendo assim, temos:
- PMP = Fornecedores / Compras x 360
- PMP = R$ 800 / R$ 3.500 x 360
- PMP = 0,228 x 360
- PMP = 82,28.
O resultado mostra que a loja leva, em média, 82 dias para pagar seus fornecedores.
Qual a diferença entre PMP e PMR?
Ao entender como calcular o PMP, é possível explicar com mais detalhes o PMR, prazo médio de recebimento, que deve ser considerado no momento da análise desse indicador.
Conhecido também como prazo médio de recebimento das vendas (PMRV) ou prazo médio de cobrança, o PMR calcula quanto tempo a loja demora para receber o dinheiro de suas vendas. Afinal, muitas delas são feitas a prazo.
Sua fórmula é:
PMR = Total pendente a receber / (Total vendido/ Dias do período)
Se a loja vendeu R$ 300 mil no ano e ainda tem R$ 50 mil a receber, o resultado será:
- PMR = R$ 50.000 / (R$ 300.000/ 360)
- PMR = R$ 50.000 / R$ 833,33
- PMR = 60
Logo, o prazo médio para receber o dinheiro é de 60 dias.
E esses resultados representam um bom cenário, pois o negócio recebe antes de pagar seus fornecedores, equilibrando o fluxo de caixa.
Como reduzir o prazo médio de pagamento?
Dependendo do PMR do negócio, pode ser mais vantajoso investir em estratégias para reduzir o prazo médio de pagamento, sem impactar o capital de giro e o fluxo de caixa da franquia. Afinal, quanto menor o prazo desse ciclo, melhores serão os resultados.
E o que fazer para reduzir o prazo médio de pagamento?
- Renegocie prazos com fornecedores;
- Otimize os processos de pagamento e ofereça variedade de opções aos clientes para acelerar o recebimento das vendas;
- Controle suas despesas de forma eficiente;
- Planeje o capital de giro para sua operação;
- Gerencie suas contas a pagar e a receber.
Para fazer todos esses controles de forma eficiente, sem perder tempo, use o F360 Finanças! Esse sistema de gestão financeira automatiza processos, facilitando a administração completa da sua loja, inclusive do prazo médio de pagamento e recebimento.
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