O prazo médio de recebimento (PMR) é o cálculo realizado para identificar quanto tempo (em média de dias) é necessário para uma empresa efetivamente receber o dinheiro de uma venda com data de pagamento futura — ou seja, a prazo.
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Quer uma forma mais simples de entender o conceito? Então, imagine a seguinte situação: sua loja fez uma venda no dia 1° deste mês. Porém, somente recebeu o dinheiro no dia 26. Isso significa que houve um intervalo de 25 dias entre a venda e o recebimento do valor, certo?
Somada a essa, diversas outras vendas foram feitas da mesma forma, algumas com intervalos maiores, outras menores.
Aplicando uma fórmula que inclui três fatores — o total que sua loja tem para receber, o total vendido e o período analisado —, você terá o PMR do seu negócio.
Está se perguntando por que a fórmula é importante? Bem, porque é uma das melhores maneiras de você fazer a projeção do seu fluxo de caixa e de descobrir se precisa ou não de mais capital de giro.
Em outras palavras, calcular o prazo médio de recebimento (PMR) é fundamental para manter a saúde financeira da sua franquia.
Certamente, você quer uma empresa de sucesso e financeiramente equilibrada, não é mesmo? Então, siga a leitura deste artigo e confira agora, em detalhes, tudo o que é preciso saber sobre esse importante indicador.
Principais aprendizados deste artigo:
- O prazo médio de recebimento (PMR) é um indicador que mostra quantos dias, em média, o negócio leva para recolher o dinheiro referente às vendas a prazo.
- A métrica é importante para uma boa gestão financeira, pois ajuda a fazer uma projeção mais precisa dos rendimentos, assim como a medir a eficiência do fluxo de caixa.
- Para descobrir o seu PMR, divida o total vendido no período pelo número de dias analisados. Em seguida, divida o montante pelo valor a receber. O resultado é a média de dias até a obtenção do pagamento.
- O ideal é que o prazo médio de recebimento seja o mais curto possível. Assim, você se assegura de sempre ter dinheiro disponível em caixa, o que ajuda no cumprimento dos prazos de pagamento de fornecedores.
- Um bom sistema de gestão financeira auxilia no controle do PMR ao reduzir os erros de cálculo e facilitar o acompanhamento dos prazos e da movimentação de dinheiro do caixa.
O que é prazo médio de recebimento (PMR)?
O prazo médio de recebimento (PMR) é um indicador financeiro usado para calcular a média de dias necessários para uma empresa receber o valor de vendas que têm data futura de pagamento. Isto é, quanto tempo há entre a venda e o recebimento do dinheiro.
Fundamental para a realização de uma boa gestão financeira, o indicador ajuda a organizar estrategicamente as finanças da sua loja. Como resultado, contribui para que você consiga pagar em dia todas as contas do seu negócio, sem surpresas desagradáveis.
Isso é possível porque, como dissemos logo na abertura do artigo, o PMR ajuda a projetar o fluxo de caixa, mostrando em quanto tempo você terá disponível para uso o dinheiro proveniente de vendas feitas a prazo.
Além disso, o indicador também deixa claro se será necessário levantar mais capital de giro, ou se o que você obterá será suficiente para arcar com os compromissos financeiros que tem.
É certo que oferecer diferentes prazos de pagamento para os clientes é uma excelente maneira de atrair e fidelizar o público, bem como uma forma de vender mais.
Porém, nunca se esqueça que fazer um acompanhamento pontual dos valores que entrarão na sua conta é essencial para que sua franquia não fique sem dinheiro para o dia a dia ou para pagar as contas que tem em curto e médio prazo.
Dica! Não deixe de ler este artigo: “Gestão de fluxo de caixa: guia prático para fazer uma eficiente“
Qual a diferença entre prazo médio de pagamento e recebimento?
Além do prazo médio de recebimento (PMR), há também o prazo médio de pagamento (PMP). A diferença entre eles é que o primeiro aponta a média de dias que leva para o valor das vendas ser liberado para sua loja; já o segundo, revela o tempo entre uma compra feita pela sua empresa e o pagamento que precisa realizar.
Para deixar a explicação mais simples, suponhamos que sua franquia seja um comércio de roupas femininas. A fim de manter o estoque em dia e não perder nenhuma venda, você adquire peças de vários fornecedores.
Cada um trabalha com prazos de pagamento distintos, resultando em contas a pagar com diferentes datas.
O prazo médio de pagamento aponta a média de dias que sua franquia tem entre a compra realizada e o pagamento propriamente dito.
Nesse caso, quanto maior for o resultado do PMP, melhor para o caixa do seu negócio. Isso porque você terá mais tempo para levantar a quantia necessária para pagar a aquisição feita, manter a saúde financeira da loja em dia e o bom relacionamento com os fornecedores.
Como calcular o prazo médio de pagamento (PMP)?
Para calcular o prazo médio de pagamento (PMP), primeiro, você precisa levantar algumas informações, que são:
- identificar os pagamentos feitos a terceiros;
- calcular o valor médio das compras no período que está sendo analisado, usando a seguinte fórmula:
- compras = custo das mercadorias vendidas + estoque final – estoque Inicial
Feito isso, você deve aplicar a fórmula do PMP, que é:
- PMP = (valor pago aos fornecedores / valor médio das compras) x período apurado.
Para exemplificar, considere os seguintes dados:
- período de apuração de 1 ano: 365 dias;
- valor pago aos fornecedores: R$5.000;
- valor médio das compras: R$35.000.
Aplicando a fórmula, temos:
- PMP = (R$5.000 / R$35.000) x 365
- PMP = 0,142 x 365
- PMP = 51,82
O resultado significa que sua loja tem, em média, 52 dias para pagar os terceiros com os quais trabalha.
Como calcular o prazo médio de recebimento (PMR)?
Para calcular o prazo médio de recebimento (PMR), a fórmula que você precisa usar é:
PMR = total para receber / (total vendido/período)
Como exemplo, considere que sua franquia vendeu R$400 mil em 1 ano (365 dias). Porém, ainda tem R$50 mil para receber. Considerando os números do exemplo:
- PMR = R$50.000 / ( 400.000 / 365)
- PMR = 50.000 / 1.095,89
- PMR = 45,62
Considerando o arredondamento matemático, significa que o prazo para receber da sua loja é de 46 dias.
No caso do PMR, quanto menor for o resultado, melhor para o fluxo de caixa. Afinal, você terá o valor das vendas disponível em menos tempo e poderá arcar com os compromissos financeiros sem problemas.
Todavia, quanto o prazo médio de recebimento é muito alto, há impactos consideráveis no fluxo financeiro do negócio.
Nesse caso, é fundamental adotar medidas que ajudem a reduzir o número, sem deixar de oferecer aos clientes boas condições de pagamento, a fim de manter sua franquia atrativa para o público.
Aproveite e leia também: “Tudo sobre faturamento: o que é, para que serve e como calcular?“
Como melhorar a gestão financeira da sua loja?
Você deve ter percebido que manter o equilíbrio entre o PMR e o PMP é essencial para manter as contas da sua loja em dia, não é mesmo?
Além de negociar prazos com fornecedores e pensar em formas e meios de pagamento que sejam interessantes para os seus clientes, é preciso também fazer uma gestão financeira pontual.
Quanto a isso, não há caminho mais indicado do que usar a tecnologia a seu favor. Com os softwares certos, você otimiza o controle financeiro do seu negócio, reduz erros e tem uma visão mais ampla e realista da condição monetária da sua franquia.
O F360 Finanças, por exemplo, é um sistema de gestão financeira multiempresas que deixa o gerenciamento da sua loja muito mais simples e completo.
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- gestão de fluxo de caixa;
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- planejamento orçamentário;
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FAQ – Perguntas frequentes sobre PMR
O que é Prazo Médio de Recebimento (PMR) e por que é importante?
O prazo médio de recebimento (PMR) é um indicador que calcula a média de dias que uma empresa leva para receber o valor referente às vendas a prazo. É importante por facilitar a organização das finanças.
Como calcular o Prazo Médio de Recebimento (PMR)?
Para calcular o PMR do seu negócio, use a seguinte fórmula: total a receber / (total vendido/ período). O ideal é que o prazo médio de recebimento seja o menor possível, o que garante um bom fluxo de caixa para a empresa.
Como posso reduzir o Prazo Médio de Recebimento?
Para reduzir o PMR da sua loja, você pode oferecer descontos e outros incentivos para os clientes que pagarem antecipadamente, cobrar os consumidores inadimplentes e fazer a antecipação de recebíveis.
Qual a diferença entre PMR e Prazo Médio de Pagamento (PMP)?
O prazo médio de recebimento equivale a quanto tempo leva para você receber um valor das vendas. Já o prazo médio de pagamento (PMP) é o tempo que você tem para quitar as dívidas com os seus fornecedores.
Como o PMR afeta a saúde financeira e a liquidez de uma empresa?
O PMR influencia a saúde financeira, pois afeta diretamente o fluxo de caixa, ou o dinheiro que o negócio tem para pagar suas contas e investir, já que a entrada é determinada pelo recebimento dos valores referentes às vendas.