O capital de giro líquido (CGL) é uma métrica que revela a capacidade que um negócio tem de arcar com os compromissos financeiros e continuar as atividades com o dinheiro disponível em caixa ou que pode ser levantado em curto prazo.
Sabe o valor que sobra depois de pagar todas as contas? Pois bem, esse é o capital circulante líquido (CCL), como também pode ser chamado esse indicador.
O CGL mostra quanto é necessário ter disponível para pagar fornecedores, impostos e salários de funcionários, por exemplo, até o dinheiro das vendas ser liberado na conta bancária da loja.
Descobrir quanto precisa de capital de giro líquido (CGL) é uma forma de manter a saúde financeira da sua franquia, garantir a continuidade das operações e evitar problemas com inadimplência e endividamento.
Interessante e muito importante, concorda? Então, aprenda agora a calcular esse indicador financeiro e proteja o seu negócio!
O que é capital de giro líquido (CGL)?
O capital de giro líquido (CGL) é uma métrica que revela quanto é preciso ter de dinheiro para arcar com os compromissos financeiros em curto prazo, e a quantia necessária para uma empresa continuar funcionando até receber o valor proveniente das vendas.
Para entender melhor, pense no seguinte: você renovou o estoque da sua loja e precisa pagar o fornecedor em 15 dias. Porém, a maioria das vendas da última semana foram feitas no cartão de crédito e a prazo, e só serão liberadas em 30 dias.
Há uma lacuna de 15 dias entre o recebimento das vendas e o vencimento da fatura dos fornecedores, certo? O que fazer nesse caso? Como arcar com esse compromisso financeiro sem ter que recorrer a outras fontes de dinheiro, como um empréstimo bancário?
Se você conhece o capital de giro líquido do seu negócio não precisa se preocupar com isso, pois, certamente, terá “separado um dinheirinho” para cobrir ocasiões como essas.
Dica de leitura: “Indicadores financeiros para varejo: quais usar? 9 exemplos!“
Qual a importância do capital de giro líquido (CGL) para as franquias?
Como você deve ter percebido, o CGL — ou capital circulante líquido (CCL) — é fundamental para garantir a saúde financeira da sua loja.
Um CGL positivo mostra a capacidade do seu negócio de honrar com as despesas de curto prazo, e isso é benéfico porque:
- garante um bom relacionamento com parceiros comerciais;
- mantém a reputação, credibilidade e confiabilidade da marca;
- evita a necessidade de pegar empréstimos e de aumentar o índice de endividamento;
- dá um “fôlego” para continuidade das operações em momentos que a data de recebimento de valores difere dos prazos de vencimento de contas e compromissos financeiros.
O que significa CGL negativo e como evitá-lo?
Acabamos de falar sobre o CGL positivo, certo? Esse resultado indica que o negócio é capaz de cumprir todos os compromissos financeiros de curto prazo, pois tem capital líquido suficiente para isso.
Porém, essa condição não é a mesma quando essa métrica aponta para um CGL negativo, indicando que faltam recursos financeiros para cobrir contas e despesas imediatas.
Quando isso acontece, é preciso buscar meios de levantar o dinheiro, como solicitando empréstimo a um banco ou a terceiros, como amigos e familiares, dependendo da situação.
Obviamente, esse cenário não é o ideal, considerando que buscar outras fontes de receita compromete a rentabilidade do negócio — pois parte do faturamento terá que ser usado para pagar as parcelas do empréstimo. Isto é, acaba-se adquirindo mais uma conta.
Então, como evitar um CGL negativo? As dicas são:
- negocie prazos melhores com os fornecedores;
- busque meios de aprimorar a cobrança de contas a receber;
- adote medidas para evitar a inadimplência de clientes, como oferecendo meios de pagamento com liberação de valores em menos tempo, a exemplo do Pix;
- crie ofertas, descontos e promoções personalizadas para aumentar o volume de vendas e o faturamento;
- controle pontualmente todas as entradas e saídas de dinheiro da sua loja.
Inclusive, temos um artigo sobre esse tema que ajudará bastante você: “5 erros de gestão financeira no varejo que prejudicam sua eficiência“. Não deixe de ler!
Como calcular capital de giro líquido (CGL)?
Agora que sabe tudo isso, que tal descobrir se o capital de giro líquido da sua franquia é positivo ou negativo?
Para isso, use a seguinte fórmula:
CGL = ativo circulante – passivo circulante
Sendo:
- ativo circulante: valores livres (sem finalidade de uso especificada) e todos os bens que podem ser convertidos em dinheiro em curto prazo (máximo de um ano), como estoque e contas a receber;
- passivo circulante: soma de todas as contas que precisam ser pagas em curto um intervalo, a exemplo de notas fiscais de fornecedores, salário de funcionários, impostos.
Usaremos um exemplo para facilitar seu entendimento.
Suponhamos que a soma dos ativos circulantes da sua loja, de um determinado período, é de R$ 5 mil, e que os passivos circulantes são de R$ 2 mil. Aplicando a fórmula, temos:
- CGL = ativo circulante – passivo circulante
- CGL = 5.000 – 2.000
- CGL = 3.000
Nesse caso, há um CGL positivo, revelando que sua franquia está com uma condição financeira favorável e que consegue arcar com as despesas de curto prazo que tem.
Outros possíveis resultados do CGL
Porém, pense se fosse ao contrário, isto é, um ativo circulante de R$ 2 mil e um passivo circulante de R$ 5 mil, o resultado seriam R$ 3 mil negativos, concorda?
Uma situação como essa mostra que há mais contas a pagar do que dinheiro disponível, levando à necessidade urgente de adotar medidas como as que sugerimos no tópico anterior.
E uma terceira possibilidade é o CGL zero, que é quando há o capital de giro líquido necessário para arcar com os compromissos financeiros de curto prazo, mas sem sobras suficientes para investir no crescimento do negócio, por exemplo.
Nesse caso, seria algo mais ou menos assim:
- CGL = ativo circulante – passivo circulante
- CGL = 1.100 – 1.000
- CGL = 100
Ou até mesmo valores iguais para ambas as base de cálculo:
- CGL = ativo circulante – passivo circulante
- CGL = 2.000 – 2.000
- CGL = 0
Como levantar o ativo e o passivo circulante da sua franquia?
Para levantar os valores necessários para calcular o capital de giro líquido (CGL), é preciso gerar alguns relatórios financeiros, como o balanço patrimonial e o Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE).
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