mulher segurando sacolas de compra
Finanças 03/09/2024

Por que e como oferecer parcelamento no boleto sem riscos? 

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Saber como oferecer parcelamento no boleto é uma ótima estratégia para atrair e fidelizar clientes e aumentar o volume de vendas e o faturamento. Isso é possível porque esse meio de pagamento atende muito bem quem quer fazer compras com valores maiores, mas não tem cartão de crédito para parcelar.

O boleto bancário também é uma excelente opção para vender a clientes que têm cartão, porém, se sentem inseguros em usar esse recurso em aquisições via internet.

E enganam-se os varejistas que pensam que os meios de pagamento digitais que surgiram nos últimos anos desbancaram os tradicionais boletos. Prova disso é que essa é a quarta solução de pagamento mais usada pelos brasileiros, de acordo com dados da Febraban divulgados em uma matéria do site Agência Brasil.

Os bancos registraram 4,2 bilhões de transações feitas dessa forma em 2023, totalizando R$ 5,8 trilhões movimentados. Isso mostra que, apesar dos meios de pagamento mais modernos, ainda vale a pena oferecer o boleto bancário na sua loja.

Então, que tal descobrir como emitir boleto para pagamento parcelado e, com isso, não perder nenhuma venda? Basta seguir a leitura para descobrir!

Como funciona o parcelamento no boleto?

O parcelamento no boleto funciona como uma ordem de cobrança por meio da qual o valor total da compra é dividido em vezes. A cada 30 dias, o cliente precisa efetuar o pagamento pelo aplicativo bancário no qual tem conta, ou presencialmente com dinheiro em uma instituição de pagamento autorizada.

Para ficar mais claro, imagine a seguinte cena: uma pessoa procura uma das suas lojas para comprar um determinado produto que custa R$1.500. 

Durante a conversa com o vendedor, esse possível cliente informa que quer levar o item, mas que não tem a quantia para pagar à vista. Para não perder a venda, é sugerido o parcelamento via cartão de crédito ou boleto. O comprador informa que não tem cartão, e opta pela segunda opção.

A sua franquia permite parcelamento em 10 vezes sem juros. Assim, as parcelas ficarão em R$150 cada, com vencimento todo dia 10. 

Com o negócio fechado, há algumas opções:

  • o cliente já sai da loja com todos os boletos impressos;
  • tudo é enviado a ele por e-mail;
  • é liberado um link de pagamento, próximo a cada data de vencimento, via SMS ou aplicativo de troca de mensagens, como o WhatsApp.

Quanto à definição de como o boleto bancário será liberado para o comprador, tudo depende da plataforma de pagamento utilizada, ferramenta que explicaremos melhor mais adiante.

Sugestão de leitura: “Por que o Pix Recorrente pode transformar suas vendas?

Quais as diferenças entre o parcelamento no boleto e no cartão de crédito?

Considerando o ponto de vista de quem vende, algumas das principais diferenças entre essas duas formas de parcelamento são:

  • risco de inadimplência: tende a ser maior no boleto, pois o cliente pode, simplesmente, não pagar. Já no cartão de crédito a operadora é a responsável pelo repasse do valor ao lojista, independentemente de a fatura ser paga ou não pelo titular;
  • liberação do dinheiro: no boleto é preciso esperar o cliente pagar, enquanto no cartão há a possibilidade de solicitar a antecipação de recebíveis, dependendo da operadora;
  • custos operacionais: em linhas gerais, os valores para emissão dos boletos tendem a ser menores que os praticados pelas administradoras de cartão. Porém, também depende dos serviços contratados e das facilidades oferecidas.

Agora, do lado de quem compra, as principais diferenças são: 

  • o cartão de crédito não requer aprovação por parte da loja, já o boleto pode estar relacionado à análise do cadastro e perfil financeiro do cliente;
  • quem tem cartão de crédito paga taxas extras, como anuidades; os boletos não;
  • os cartões têm limites de valores, o que pode dificultar algumas compras; com os boletos isso já não acontece.
dois homens analisando celular
O parcelamento no boleto é uma ótima maneira de facilitar a compra de produtos com valores maiores

5 vantagens de oferecer parcelamento no boleto

Antes de falarmos como oferecer parcelamento no boleto, é importante destacarmos os motivos pelos quais vale a pena levar essa forma de pagamento para a sua loja. 

Ao disponibilizar mais essa opção, é possível obter vantagens como:

  1. aumento no poder de atração e fidelização da sua loja: por conseguir atender clientes que não têm cartão de crédito, ou que têm, mas que preferem não usar por diferentes motivos;
  2. crescimento no volume de vendas e faturamento: por melhorar a etapa do checkout com uma solução de pagamento prática de ser utilizada e acessível a diversos grupos de consumidores;
  3. elevação do ticket médio: ao facilitar a compra de produtos ou contratação de serviços mais caros;
  4. redução da taxa de carrinho abandonado no e-commerce: devido à disponibilização de um método que dispensa a inclusão de dados de pagamento na internet;
  5. ganho de poder competitivo: em comparação a comércios que não trabalham com esse meio de pagamento.

Dica de leitura: “Formas de pagamento: quais não podem faltar na sua loja?

Como oferecer parcelamento no boleto, na prática?

O passo a passo de como oferecer parcelamento no boleto inclui estas etapas:

  1. escolher uma plataforma que ofereça esse meio de pagamento: esse recurso costuma ser disponibilizado por fintechs e bancos para quem tem conta PJ (pessoa jurídica);
  2. integrar o boleto aos canais de vendas da sua loja: como site, aplicativo e ponto de venda, para gerar emissão automática. Aqui, o uso de um software de gestão financeira ajuda a controlar as entradas e saídas de valores, como o F360 Finanças;
  3. configurar o novo meio de pagamento: de acordo com as regras da sua franquia, como quantidade de parcelas e juros e multas em caso de atraso;
  4. informar os clientes: destacam em suas plataformas de vendas que eles têm à disposição mais essa opção de pagamento, bem como treinar os vendedores para oferecê-lo.

Como melhorar a oferta de parcelamento no boleto na sua loja?

Agora que sabe como oferecer parcelamento no boleto, que tal algumas dicas para melhorar essa oferta?

Para isso, é necessário superar alguns desafios desse meio de pagamento, por exemplo:

  • fazer uma boa gestão de inadimplência: por meio de uma avaliação prévia de crédito dos clientes e de um controle preciso de contas a receber;
  • definir juros no boleto competitivos: porém justos, que não afetem a receita do negócio e que, ao mesmo tempo, estimule os compradores a pagarem mesmo fora do prazo de vencimento;
  • ser transparente com os consumidores: apresentando os prós e contras dessa forma de pagamento e os custos relacionados;
  • escolher uma plataforma de emissão segura: considerando critérios como tempo de atuação no mercado, camadas de proteção inseridas, suporte e ferramentas de automação e controle.

Aproveite e leia também: “Sistema financeiro multiempresas: como ele muda a gestão de franquias?

Como vender parcelado e receber à vista?

Ficou claro como oferecer parcelamento no boleto e o que é preciso fazer para aprimorar essa estratégia? Esperamos que sim! Porém, pode ser que uma dúvida esteja na sua mente agora: “se o valor da venda por esse método de pagamento só é liberado quando o cliente paga, como fica o fluxo de caixa da loja?”

Bem, se sua preocupação é como manter a saúde financeira da sua franquia até o dinheiro do boleto cair na conta, saiba que é possível solicitar a antecipação de recebíveis, assim como acontece com o cartão de crédito. Dessa forma, você recebe antes a quantia que o comprador pagará em data futura. 

Porém, atenção! Esse processo varia conforme a plataforma financeira escolhida para a emissão desse meio de pagamento, assim como os valores e taxas cobrados pelo serviço. Isto é, nem todas oferecem.

Entretanto, temos um artigo que ajudará você a entender tudo sobre essa possibilidade. Então, aproveite que está aqui, no blog da F360, e leia agora mesmo: “Como a agenda de recebíveis ajuda o varejista a obter crédito?

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Escrito por:

Henrique Carbonell

CEO & CoFounder at F360 - Franchisee at O Boticário. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Alvares Penteado - FAAP e pelo Ibmec Business School / IBMEC - SP.

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