Saco de dinheiro
Finanças 26/12/2023

O que é antecipação de recebíveis e quando usar o recurso?

Compartilhar

A antecipação de recebíveis consiste no recebimento adiantado de valores que já pertenciam à sua loja, vindos de vendas realizadas, mas que entrariam na conta e estariam disponíveis para uso somente dias à frente.

Para que o conceito fique mais claro, que tal um exemplo? Imagine que você fez uma grande venda que foi paga pelo comprador no cartão de crédito, em 12 parcelas, sendo a primeira para 60 dias após a negociação.

Em vez de esperar esse prazo inicial — e os demais das outras parcelas —, você tem a chance de receber o valor total da venda antes. Para conseguir isso, precisa entrar em contato com uma empresa especializada em adiantamento de recebíveis, que é o outro nome dado a essa modalidade.

Pareceu interessante para você? E é, especialmente quando o negócio precisa de dinheiro para aumentar o capital de giro, pagar despesas extras ou outras situações semelhantes.

Porém, atenção! Para antecipar as quantias e obter apenas vantagens, é preciso realizar uma boa gestão financeira, principalmente em razão dos custos e taxas envolvidos no processo.

Que tal entender melhor como tudo isso funciona? Então, siga agora mesmo a leitura deste artigo e confira o que é antecipação de recebíveis, quais são as principais vantagens, quando usar o recurso e muito mais!

O que é antecipação de recebíveis?

Antecipação de recebíveis é uma modalidade de crédito em que os valores vindos de vendas a prazo (como as feitas via cartão de crédito, cheques e duplicatas) são liberados antes da data de pagamento para serem usados na empresa da maneira que for melhor para a saúde financeira do negócio.

Explicando de uma forma mais simples, nada mais é do que receber antes da data as quantias que já eram da sua loja por direito, equivalentes às vendas realizadas, mas que demorariam mais tempo para entrar na conta bancária.

O adiantamento de recebíveis contempla todos os valores que seriam transferidos em curto prazo. Nesse grupo, estão, por exemplo, aqueles vindos das maquininhas de cartão, como débito, crédito à vista ou parcelado.

Aqui, é preciso lembrar que mesmo as vendas pagas à vista pelos clientes levam certo tempo para serem liberadas na conta do vendedor — dependendo da operadora usada, pode demorar até 14 dias.

E conforme está a situação financeira da loja, aguardar o prazo pode não ser interessante. Por essa razão, é tão importante os gestores saberem o que é antecipação de recebíveis e quando usar a estratégia como um recurso para melhorar a saúde financeira do negócio.

Como funciona a antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis funciona a partir da solicitação da modalidade de crédito a uma instituição que oferece esse tipo de serviço. Algumas delas são:

  • bancos;
  • factoring;
  • fintechs;
  • techfin;
  • Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs).

Cada uma dessas empresas financeiras costuma trabalhar de uma forma. Porém, em linhas gerais, a partir do pedido de adiantamento de recebíveis, é feita uma análise do fluxo de vendas do negócio solicitante, a verificação de notas fiscais e de outros documentos relacionados.

Em seguida, a instituição fornecedora do crédito define as taxas de juros que serão cobradas pela antecipação dos valores. Se o solicitante estiver de acordo, as quantias são liberadas (já descontadas as tarifas). 

Um importante detalhe que você precisa saber aqui é: caso o cliente não pague a parcela referente à compra feita, ou pratique alguma fraude sobre esse pagamento, a responsabilidade é da empresa que solicitou a antecipação de recebíveis.

Na prática, funciona da seguinte forma: suponhamos que você adiantou o recebimento de uma venda feita no cartão de crédito, mas seu cliente não pagou as parcelas. Como esse dinheiro já foi antecipado, cabe a você ressarcir a instituição financeira e ainda pagar as taxas, multas e juros pela inadimplência desse consumidor.

Por motivos assim, um dos pontos que precisam ser considerados antes de solicitar o adiantamento de recebíveis é a possibilidade de ter que lidar com a inadimplência dos clientes.

Dica de leitura: “Entenda a importância da gestão de contas a pagar e receber e aprenda as melhores práticas

A antecipação de recebíveis ajuda a aumentar o capital de giro

Quais as vantagens da antecipação de recebíveis? E desvantagens?

O ponto que destacamos acima não deve resumir a antecipação de recebíveis como uma estratégia pouco vantajosa. Pelo contrário! Dependendo da situação financeira da empresa, o recurso pode trazer benefícios como:

  • aumento do capital de giro;
  • geração de mais liquidez;
  • cobertura de imprevistos financeiros;
  • pagamento de despesas emergenciais;
  • estruturação financeira sem ter que pagar juros e taxas elevadas (em comparação com empréstimos tradicionais, cartão de crédito e cheque especial).

Desvantagens da antecipação de recebíveis

Como tudo na vida tem dois lados, não podemos deixar de mencionar que há, sim, algumas desvantagens na antecipação de recebíveis. 

Na verdade, seriam mais pontos de atenção, como a questão da inadimplência que citamos anteriormente. Veja mais alguns exemplos:

  • criar dependência do adiantamento de recebíveis, não conseguindo mais formar capital de giro de maneira “natural” para o negócio;
  • usar o recurso sem uma real necessidade, apenas por ser uma possibilidade interessante;
  • usar o crédito dos recebíveis para “mascarar” uma gestão financeira ineficiente;
  • perder o controle sobre os valores das vendas que ainda entrarão na conta e as que serão direcionadas para a instituição de crédito.

Aproveite e confira este artigo: “Gestão de fluxo de caixa: guia prático para fazer uma eficiente

Qual a diferença entre antecipação de recebíveis e empréstimo?

Agora que você sabe melhor o que é antecipação de recebíveis, deve estar pensando: “Mas não é praticamente o mesmo que pegar um empréstimo?“. Na verdade, não!

Como o próprio nome sugere, o adiantamento de recebíveis libera antecipadamente valores que já são da sua empresa. Em resumo, você já teria acesso a esse dinheiro, só que alguns dias adiante.

No caso do empréstimo, você estará usando uma quantia que não é sua, mas, sim, do banco ou de uma instituição financeira. Por conta disso, os juros e taxas tendem a ser bem mais altos, assim como o processo de liberação de valores mais complexo e burocrático.

Quanto custa antecipar recebíveis?

Depende! Os custos variam de acordo com o montante que você deseja antecipar e com as taxas praticadas pela credora

Por conta dessa variação, é fundamental fazer uma boa pesquisa de mercado, analisar pontualmente quais são as tarifas, os juros, as multas e as condições oferecidas, a fim de encontrar a melhor opção e custo-benefício para a sua loja.

Este artigo ajudará você: “Guia completo para um fechamento de caixa impecável

Quando vale a pena antecipar recebíveis?

Ficou claro o que é antecipação de recebíveis? Então, resta apenas saber quando vale a pena usar o recurso, concorda?

O crédito pode ser uma alternativa para:

  • manter o fluxo de caixa sustentável;
  • gerar liquidez imediata;
  • pagar despesas extras;
  • aumentar o capital de giro;
  • antecipar o pagamento de contas que têm juros maiores;
  • garantir uma negociação importante, como compra de itens para o estoque.

Todavia, pense na antecipação de recebíveis como uma opção, pois o ideal é sua empresa ter uma gestão financeira eficiente, que garanta a distribuição correta dos recursos, a fim de manter o equilíbrio monetário do seu negócio.

Quanto a isso, a F360, plataforma de gestão financeira para lojas e franquias, pode ajudar você! Entre as nossas soluções, está o F360 Finanças, sistema de gerenciamento financeiro multiempresas.

Assista a este vídeo e confira como a ferramenta funciona!

Com o F360 Finanças, você realiza de maneira simples, rápida e precisa:

  • conciliação de cartões;
  • contas a pagar e a receber;
  • fluxo de caixa;
  • conciliação bancária;
  • planejamento orçamentário;
  • integração com PDV e adquirentes;
  • conciliação de vouchers;
  • DRE, Demonstrativo de Resultado do Exercício.

Quer conferir tudo isso na prática? Então, agende agora mesmo uma demonstração grátis!

Compartilhar
Avatar photo
Escrito por:

Tálita Gonçalves

Redatora e analista de conteúdo F360