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Finanças 13/11/2024

Análise de custos de produção no varejo: como lucrar mais?

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Você já se perguntou por que alguns varejistas conseguem oferecer preços competitivos e lucrar bem, enquanto outros lutam para equilibrar as contas? A resposta pode estar na análise de custos de produção.

Se os custos da loja estão engolindo seus lucros, fique conosco para descobrir por que controlar e reduzir esses gastos é o diferencial para melhorar o desempenho do negócio.

Neste artigo, exploramos o que é análise de custos de produção e como transforma sua gestão. Afinal, o processo ajuda a identificar desperdícios, otimizar processos e melhorar a rentabilidade.

Desvende os segredos de uma gestão de custos mais inteligente e lucrativa!

Principais aprendizados deste artigo:

  • A análise de custos de produção avalia despesas relacionadas à fabricação, distribuição e venda de produtos, como gastos fixos, variáveis, diretos e indiretos, para identificar gargalos e melhorar a margem de lucro.
  • Os principais benefícios da análise são: melhora da lucratividade ao ajustar a precificação, redução de desperdícios, aumento da eficiência operacional e tomada de decisão mais precisa.
  • Para fazer a análise de custos de produção, considere as despesas diretas e indiretas e a aplicação de métodos como CVL, Custeio por absorção, Custeio variável e ABC.
  • A tecnologia ajuda diretamente a reduzir os custos de produção por proporcionar a coleta, a integração e a análise de despesas de forma integrada e confiável. Além disso, outras estratégias para cortar gastos são negociar com fornecedores e gerenciar bem o estoque e as compras.

O que é análise de custos de produção?

A análise de custos de produção é o processo de coletar dados para avaliar todas as despesas associadas a um produto ou serviço e identificar gargalos e pontos de melhorias para reduzir gastos e elevar a margem de lucro do negócio.

Os custos de produção são todas as despesas associadas à atividade produtiva, como matéria-prima, salários, manutenção de máquinas e equipamentos, logística e impostos.

Dessa forma, seus componentes principais são:

  • custos fixos: aluguel, salários, contas de luz e energia elétrica e impostos;
  • custos variáveis: matéria-prima, insumos, custos de embalagem e de distribuição;
  • custos diretos e indiretos: diretos (associam-se diretamente à produção) e indiretos (custos gerais de operação).

Para que serve a análise de custos de produção?

A análise de custos de produção serve para a marca definir a precificação de produtos ou serviços juntamente com outros indicadores, como lucratividade, margem de contribuição, ponto de equilíbrio e Retorno sobre o Investimento (ROI).

Ao adotar esse processo na gestão de lojas e PDVs, os varejistas podem identificar, por exemplo:

  • gastos desnecessários ou excessivos;
  • gargalos e erros operacionais;
  • áreas com mais despesas;
  • produtos mais e menos lucrativos.

Dessa forma, o empresário cria estratégias de redução de custos em franquias e viabiliza a otimização de processos.

Entender para que serve a análise de custos de produção é vital para conhecer a importância de embasar suas estratégias para precificar produtos e elevar seu lucro.

Vantagens da análise de custos de produção

Diante dos principais objetivos da análise de custos de produção, suas vantagens são significativas para a franquia:

  • aumento da lucratividade: com a correta análise das despesas, a precificação fica mais justa, reduz gastos e eleva a margem de lucro;
  • redução de desperdícios: identifica áreas onde há uso ineficiente dos recursos;
  • melhor eficiência operacional: revela erros e gargalos nos processos de produção e possibilita ajustes que aumentam a produtividade e reduzem custos operacionais.
  • tomada de decisão mais precisa: facilita a previsão e o planejamento financeiro ao fornecer uma visão clara dos custos envolvidos.

Leia também: Gestão financeira de lojas: 9 dicas rumo à eficiência!

Como analisar os custos de produção?

Para analisar os custos de produção da sua loja, considere as despesas diretas (associadas à produção, distribuição e venda) e as indiretas, como marketing, depreciação de máquinas e equipamentos, impostos, gastos administrativos e contas de luz, internet e energia elétrica.

Após definir todas as despesas diretas, indiretas, fixas e variáveis, pode-se calcular o custo unitário de um produto para ajustar o preço de venda.

Porém, existem métodos diversos para aprofundar a análise e entender a precificação mais adequada. Conheça os principais.

Análise de Custo-Volume-Lucro (CVL)

A CVL examina a relação entre custos, volume de produção e lucros e ajuda a entender como as variações no número de vendas e produção impactam o lucro.

Essa análise determina o ponto de equilíbrio, onde os custos totais são iguais às receitas totais, e ainda avalia como as mudanças nos gastos fixos, variáveis e no preço de venda influenciam a rentabilidade. 

Esse método é essencial para planejar e tomar decisões estratégicas sobre precificação e volumes adequados de produção. Logo, contribui para reduzir custos e faturar mais.

Custeio por Absorção

O custeio por absorção aloca todos os custos de produção, tanto fixos quanto variáveis, aos produtos. 

Inclui gastos diretos e indiretos e fornece uma visão abrangente dos custos totais de cada produto. Logo, é bastante útil para avaliar o desempenho financeiro e formar preços.

Custeio Variável

Já o custeio variável considera apenas as despesas que variam conforme o nível de produção, como matérias-primas e mão de obra direta. Os custos fixos são tratados como gastos do período e não são alocados aos produtos.

Esse método serve para decisões de curto prazo, como estabelecer preços promocionais ou avaliar a rentabilidade de diferentes linhas de produtos, pois oferece uma visão clara da margem de contribuição de cada unidade.

Custeio Baseado em Atividades (ABC)

O custeio baseado em atividades (ABC) identifica e analisa as operações específicas que geram custos na franquia para alocar os custos aos produtos com base no consumo de cada uma.

Esse método de análise permite compreender detalhadamente os custos indiretos e como as atividades do negócio influenciam essas despesas

O ABC ajuda, ainda, a identificar áreas ineficientes e oportunidades de redução de custos ao focar nas atividades que geram mais gastos.

Reduza custos com uso do sistema de gestão financeira!

Além de negociar com fornecedores por melhores valores e condições de pagamento e gerenciar as compras e o estoque da loja, outra estratégia para reduzir custos de produção é otimizar processos com uso da tecnologia.

A solução armazena e integra dados em uma única plataforma, bem como permite monitorar os resultados e indicadores de desempenho de forma prática e precisa. 

O F360 Finanças é o sistema de gestão financeira perfeito para lojistas e franqueados acompanharem a performance de todos seus pontos e canais de venda e analisarem oportunidades de melhorias. 

Afinal, o software automatiza todas as tarefas manuais que encarecem a produção, distribuição e as vendas de seus produtos e possibilita acompanhar de perto as entradas e saídas de recursos.

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FAQ – Perguntas frequentes sobre análise de custos de produção

O que é análise de custos de produção?

A análise de custos de produção é a avaliação detalhada de todos os gastos associados à fabricação, distribuição e venda de produtos. Visa identificar custos diretos, como matérias-primas e salários, e os indiretos, como despesas gerais. Logo, é essencial para controlar despesas, otimizar processos e maximizar a rentabilidade.

Quais são os componentes principais dos custos de produção?

Os principais componentes dos custos de produção são os gastos diretos, como insumos e mão de obra, diretamente associados à fabricação, distribuição e venda de produtos; e os indiretos, como despesas gerais, como aluguel e contas de luz, que apoiam o processo produtivo.

Quais métodos são utilizados na análise de custos de produção?

Os métodos para avaliar custos de produção são: Análise de Custo-Volume-Lucro (CVL), que identifica a relação entre custos, volume e lucros; Custeio por Absorção, que aloca todos os gastos aos produtos; Custeio Variável, que considera só as despesas variáveis; e Custeio Baseado em Atividades (ABC), que atribui custos com base em certas operações.

Quais ferramentas podem ajudar na análise de custos de produção?

As ferramentas que auxiliam a analisar custos de produção são os softwares de gestão financeira, que integram dados financeiros e operacionais, além da plataforma de controle de estoque. O F360 Finanças é o melhor sistema para acompanhar despesas fixas e variáveis e dados sobre as vendas da loja. 

Como a análise de custos de produção impacta a tomada de decisões empresariais?

A análise de custos de produção fornece uma visão clara dos gastos associados à fabricação, distribuição e venda de produtos. Além disso, permite identificar áreas ineficientes, ajustar preços e otimizar processos e uso de recursos. Logo, permite ao varejista tomar decisões mais informadas para aumentar a rentabilidade e a competitividade.

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Escrito por:

Henrique Carbonell

CEO & CoFounder at F360 - Franchisee at O Boticário. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Alvares Penteado - FAAP e pelo Ibmec Business School / IBMEC - SP.

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