Abrir um delivery de sucesso é um processo que requer certos cuidados a fim de que o negócio seja viável e, principalmente, dê lucro. O primeiro ponto é a escolha do modelo ideal para o seu perfil de investidor, que também deve coincidir com os recursos disponíveis.
Além disso, ao começar um empreendimento do tipo, é necessário avaliar questões como o método de entrega dos pedidos e a estrutura da sede de operações. Quer entender melhor o que avaliar ao abrir um delivery?
Então veio ao lugar certo, pois, nas próximas linhas, explicamos por que e como analisar os pontos citados e ainda quais os cálculos que você precisa fazer para não ter nenhuma surpresa desagradável.
Vamos lá?
Principais aprendizados deste artigo
- O modelo do negócio é o primeiro ponto que você deve analisar ao abrir um delivery, já que deve estar alinhado com seu posicionamento de mercado, atender às demandas do público-alvo e ser compatível com os recursos disponíveis.
- A estrutura operacional também é importante. Isso porque alguns modelos demandam um espaço maior e, a depender dos produtos, equipamentos específicos para a produção.
- Adicionalmente, a estrutura da equipe também deve ser considerada. Não apenas do time de cozinha, mas do que fica no salão (se tiver atendimento presencial) e os entregadores.
- Também é preciso fazer certos cálculos antes de começar o negócio, como o custo do investimento inicial, capital de giro, custo de aquisição de clientes e retorno esperado.
- Para facilitar o controle, é interessante contar com um bom sistema de gestão financeira, já que a plataforma permite monitorar todas as contas e recebimentos de forma automática e centralizada.
O que avaliar ao abrir um delivery?
Antes de montar um delivery, é importante avaliar os seguintes pontos para evitar prejuízos:
- Modelo do negócio;
- Estrutura operacional e equipe;
- Método de entrega.
Veja mais detalhes logo abaixo!
1. Modelo do negócio
O primeiro ponto que você deve avaliar ao abrir um delivery é o modelo de negócio. Sim, existem vários tipos de delivery. Só no setor alimentício podemos citar as modalidades:
- Dark Kitchen (ou cozinha fantasma), que é quando um restaurante só trabalha com delivery;
- híbrido, quando o estabelecimento trabalha com atendimento no salão e entregas;
- restaurante com entrega, um negócio tradicional, mas que também faz delivery.
Certo, mas e como escolher? O modelo depende inteiramente do seu posicionamento estratégico no mercado. Por esse motivo, decida:
- o que quer vender;
- para quem vender;
- quanto tem para investir.
No mais, considere a demanda da sua região, porque não adianta escolher um modelo que não é viável economicamente para o local.
2. Estrutura operacional e equipe
O segundo ponto para analisar ao abrir um delivery é a estrutura operacional e a equipe necessária.
Portanto, considere o espaço físico mínimo, equipamentos necessários, a logística de entrega, equipe para trabalhar na cozinha e o time de entregadores, que podem ser próprios ou terceirizados de cada opção a fim de encontrar a mais viável para a sua realidade.
3. Método de entrega
Outra preocupação ao abrir um delivery é sobre como as entregas serão realizadas. Vai usar um aplicativo de entrega que recebe e registra os pedidos (como o iFood ou Rappi) ou montar um sistema próprio?
Caso seja a primeira opção, saiba que deve pensar nas taxas de comissão, possibilidade de integrar o aplicativo com outros softwares (como o de pedidos interno ou estoque) e, é claro, o controle de pendências.
Também é possível fazer uma operação híbrida (com aplicativos terceirizados e próprios) para atrair mais público. Contudo, esse modelo exige ainda mais trabalho, visto que você precisa monitorar não um, mas dois sistemas.
Você não deve apenas considerar fatores operacionais, mas também os gastos. Para ajudar, explicamos a seguir as contas a fazer antes de ter um delivery. Confira!
Quais as contas a fazer antes de ter um delivery?
A primeira conta para fazer ao planejar começar um delivery é o investimento inicial. Em outras palavras, quanto custa para abrir o negócio, com os gastos com contratação de pessoal, compra de insumos, aluguel e reforma do espaço, marketing e maquinário necessário.
Em seguida, você deve calcular:
- capital de giro;
- custo de aquisição de clientes (CAC);
- ponto de equilíbrio;
- retorno esperado (em curto, médio e longo prazo);
- custos com marketing e divulgação após a inauguração.
Ao mesmo tempo, se certifique de monitorar indicadores que podem mostrar a taxa de crescimento do negócio, como:
- ticket médio (quanto cada consumidor gasta);
- margem de lucro;
- taxa de inadimplência.
Para não perder de vista nenhuma conta ou indicador, o melhor é contar com um bom sistema de gestão financeira para delivery. Veja o porquê e as principais funcionalidades desse tipo de plataforma no próximo tópico!
Por que usar um sistema de gestão financeira para delivery?
Um bom sistema de gestão financeira é útil desde o primeiro momento ao abrir um delivery, já que ajuda no controle das taxas e outros gastos iniciais do investimento. Quando o negócio já está em funcionamento, esse tipo de ferramenta permite:
- controlar as contas a pagar e a receber;
- conciliar cartões, contas e vouchers;
- monitorar o fluxo de caixa;
- criar relatórios personalizados automaticamente.
Adicionalmente, sistemas robustos, como é o caso do F360 Finanças, apresentam integração com outros softwares. Por exemplo, você pode conectá-lo com a sua plataforma de ponto de venda ou de controle de pedidos a fim de coletar os dados das vendas automaticamente.
Dessa maneira, poupa tempo e evita erros que podem prejudicar o planejamento financeiro lá na frente.
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FAQ:
O que calcular antes de abrir um delivery?
Antes de abrir um negócio de delivery, você deve calcular:
- capital de giro;
- investimento inicial;
- custo de aquisição de clientes (CAC);
- retorno esperado;
- ponto de equilíbrio;
- taxa de franquias (caso queira se tornar um franqueado).
Preciso ter um aplicativo próprio para vender por delivery?
Você não precisa ter um aplicativo próprio para vender por delivery, já que pode usar uma das diversas plataformas específicas para este fim, que cobram uma comissão dos restaurantes e funcionam como um marketplace de comida.
Qual o modelo de delivery mais econômico para começar?
O modelo de delivery mais econômico para começar é o Dark Kitchen (ou Ghost Kitchen), que consiste em estabelecimentos que trabalham apenas com entregas, o que resulta em economia com estrutura e contratação de colaboradores.
Como planejar o capital de giro de um delivery?
Ao planejar o capital de giro de um delivery, se certifique de considerar todos os gastos desse modelo de negócio (como insumos, materiais para entrega e taxas dos aplicativos) e monitorar, bem de perto, as finanças a fim de manter um bom fluxo de caixa.
Quais ferramentas ajudam a organizar as finanças de um delivery?
Um sistema de gestão financeira robusto, como o F360 Finanças, é a ferramenta ideal para organizar as finanças de um delivery, uma vez que esse tipo de plataforma permite controlar todas as entradas e saídas de dinheiro, fazer conciliações e ainda gerar relatórios personalizados.