Manter um comércio lucrativo e sustentável é uma tarefa árdua e que demanda comprometimento. E a gestão financeira para lojas de chocolate é um dos pontos mais importantes.
Para resumir, você (como gestor) tem o dever de focar nessa área, pois se o setor de finanças está bagunçado, toda a empresa sofre. Afinal, pode faltar dinheiro para repor o estoque ou pagar despesas básicas.
Como resultado, a loja pode ficar no vermelho ou, pior, fechar por falta de recursos para se manter no mercado. Quer aprender como evitar esses cenários negativos?
Então, continue a leitura, pois no artigo a seguir explicamos quais as melhores práticas de gestão financeira, o que inclui o controle de estoque para lojas de chocolate e o monitoramento das contas.
Vamos lá?
Principais aprendizados deste artigo:
- A gestão financeira para lojas de chocolate pode sofrer influência de diversos fatores, sendo que os principais são: variação dos preços dos insumos, precificação, atuação da concorrência e sazonalidade.
- Inclusive, os produtos sazonais têm um grande impacto no comércio, uma vez que o aumento da demanda representa mais clientes e, consequentemente, mais facilidade para perder o controle das finanças.
- Para manter o negócio nos trilhos, é essencial cuidar do fluxo de caixa, estoque, preços repassados aos clientes, despesas e das contas a pagar e a receber.
- Também temos os indicadores, que são indispensáveis para mensurar se os esforços dão os resultados esperados ou se devem ser revistos.
- Adicionalmente, você deve se certificar de acompanhar o desempenho de venda e fazer conciliações periódicas para garantir que os registros internos se alinhem aos externos.
- Para facilitar, use um software de gestão financeira capaz de automatizar o controle das contas, fluxo de caixa, conciliações e ainda gerar relatórios personalizados.
Quais são os principais desafios na gestão financeira para lojas de chocolate?
A lista de principais desafios na gestão financeira para lojas de chocolate inclui a variação dos preços dos insumos, precificar corretamente os produtos, concorrência e a sazonalidade.
Veja mais detalhes!
1. Variação dos preços dos insumos
O primeiro desafio ao fazer a gestão financeira para lojas de chocolate é a variação dos preços dos insumos (principalmente o cacau), que aumenta regularmente nos últimos anos.
Segundo uma reportagem da CNN Brasil, os preços do cacau apresentaram altas em 2024 devido ao mau tempo.
O resultado? Os insumos ficam mais caros para os produtores e lojistas em todo o mundo e podem variar ainda mais em diferentes épocas do ano (tanto pelas variações no tempo quanto pela procura).
2. Precificação correta dos produtos
Outro desafio é saber como cobrar de maneira que a loja seja sustentável e ainda atraia os clientes. Inclusive, a precificação de produtos artesanais pode demandar ainda mais cuidado, pois o lojista (que pode ser você) não recebe o produto pronto dos fornecedores.
Logo, precisa incluir no preço repassado aos seus consumidores outros insumos usados na produção (demais ingredientes, embalagens) e custos operacionais (luz, água, mão de obra).
3. Concorrência
Também precisamos citar a concorrência, que pode ser bastante assídua. Em decorrência da competição, a loja pode precisar fazer promoções ou estratégias focadas na retenção e fidelização de clientes a fim de não perder público.
Quando falamos em produtos artesanais, os produtores precisam ficar atentos não apenas aos concorrentes do mesmo ramo (produção própria), mas também às grandes redes e franquias. Enfim, um verdadeiro desafio.
4. Sazonalidade
Por último, temos a sazonalidade (variações que acontecem de forma periódica, como datas comemorativas).
No caso das lojas de chocolate, a principal data sazonal é a Páscoa, período em que ocorre um aumento da procura por produtos de cacau, o que exige um “jogo de cintura” maior para não se perder na gestão das finanças.
Aliás, preparamos um tópico inteiro só para explicar o impacto da sazonalidade no varejo de alimentos. Confira!
Qual o impacto da sazonalidade no varejo de alimentos?
O principal impacto da sazonalidade nas operações das lojas de chocolate é o aumento da demanda na Páscoa (principal data sazonal do ramo). Como consequência, os comércios e produtores usam mais insumos, o que pode causar uma alta nos preços.
Também podemos citar que mais demanda representa mais clientes e, consequentemente, mais vendas, certo? O resultado é que as lojas (e produtores artesanais) podem ficar sobrecarregadas com os pedidos.
E aqui é que entra a necessidade de fazer uma boa gestão financeira com as 8 dicas que mostramos no próximo tópico. Está preparado?
Antes, aproveite para assistir ao vídeo a seguir com dicas de como não ter prejuízos com a sazonalidade ao vender chocolates!
Como fazer gestão financeira para lojas de chocolate?
Os 8 passos essenciais de uma boa gestão financeira para lojas de chocolate são:
- Organizar o fluxo de caixa;
- Precificar corretamente os produtos;
- Gerenciar o estoque;
- Monitorar os custos fixos e variáveis;
- Controlar as contas a pagar e a receber;
- Acompanhar os resultados de vendas de forma individual;
- Monitorar os indicadores de desempenho;
- Fazer conciliações.
A seguir, entenda como colocar cada uma dessas estratégias em prática!
1. Organize o fluxo de caixa
O primeiro passo para uma boa gestão financeira de uma loja de chocolate é organizar o fluxo de caixa. Só para relembrar, esta é uma ferramenta que permite acompanhar os rendimentos e despesas a fim de manter o negócio viável economicamente.
Para controlar, você precisa:
- prever os picos de venda (alta nas demandas);
- monitorar os custos;
- entender sua margem de lucro real;
- planejar os próximos meses (o ideal é ter capital de giro para suportar períodos de baixa nas vendas sem ficar no vermelho).
2. Precifique corretamente os produtos
Como explicamos, definir os preços dos produtos é um dos desafios da gestão financeira para lojas de chocolate. Por esse motivo, a precificação de itens artesanais e industrializados deve ser feita com cuidado.
A intenção é manter que os preços criem um equilíbrio entre lucratividade e percepção dos clientes. Para tanto, considere:
- custos para adquirir ou produzir os produtos (atenção aos diferentes tipos, já que a produção de chocolates finos, por exemplo, pode ser mais cara do que os doces mais tradicionais);
- margem de lucro ideal para o comércio;
- valor percebido pelos clientes (quanto mais alto, mais você pode cobrar sem prejudicar a experiência de compra).
Veja diferentes modelos de precificação no nosso blog e as diferenças entre valor e preço para facilitar a definição de quanto cobrar pelos seus produtos.
3. Gerencie o estoque
O controle de estoque para lojas de chocolate é outro ponto indispensável em uma boa gestão financeira. Afinal, esse setor representa dinheiro investido e o futuro lucro do empreendimento.
Por esse motivo, não deixe de escolher um método de gestão de estoque alinhado aos seus objetivos e se certifique de sempre acompanhar as datas de validade e monitorar o armazenamento para evitar desperdícios.
Caso seja necessário, faça um giro de produtos a fim de promover a saída daqueles que estão perto da data de vencer. Promoções e descontos também são boas ideias.
4. Monitore os custos fixos e variáveis
Os custos fixos são aqueles que não costumam mudar muito, já que os custos variáveis nunca se mantêm os mesmos. Em lojas de chocolate, as principais despesas costumam ser:
- aluguel do espaço;
- reposição de estoque;
- remuneração dos colaboradores (se tiver);
- contas de energia, água, internet;
- marketing.
Para comércios que vendem produtos caseiros, as contas podem incluir os insumos e as embalagens.
De qualquer forma, você precisa acompanhar todos os gastos, não importa se parecem pequenos. No final, podem representar um grande impacto no orçamento.
Dica: tenha em mente que a loja não é uma extensão sua. Portanto, não misture seus custos pessoais com os do estabelecimento para evitar confusões, okay?
5. Controle as contas a pagar e a receber
Junto com as despesas, vêm as contas a pagar. Aqui, você deve manter um controle rígido de todas as contas, com valores e datas de vencimento. A intenção é evitar o pagamento de juros por atraso e, em última instância, a inadimplência.
Ao mesmo tempo, acompanhe as contas a receber (os valores devidos pelos produtos). Esse passo ajuda a planejar melhor o uso dos recursos, o que é extremamente útil para uma gestão financeira eficaz.
6. Acompanhe os resultados de vendas de forma individual
O sexto passo é acompanhar os resultados de vendas de forma individual (mais precisamente, por linha) a fim de identificar a margem de lucro por produto. Também separe o monitoramento por canais de venda (ponto físico, e-commerce, delivery).
Esse processo ajuda a entender melhor quais produtos são mais lucrativos e quais estratégias de marketing dão mais certo.
Assim, além de orientar suas campanhas comerciais para obter melhores resultados, você consegue ter um planejamento mais preciso da reposição do estoque.
7. Monitore os indicadores de desempenho
Os indicadores de desempenho são índices que permitem mensurar os resultados da loja de chocolates a fim de manter as estratégias que dão certo e implementar melhorias em outros pontos.
Posto isto, se certifique de acompanhar as métricas que medem:
- lucratividade;
- rentabilidade;
- custos (fixos e variáveis);
- margens (bruta e líquida);
- retorno sobre o investimento (ROI);
- faturamento;
- nível de endividamento.
Inclusive, temos um vídeo completo que explica os melhores indicadores para acompanhar o lucro da sua loja. Aperte o play e confira!
8. Faça conciliações
Por último, concilie as suas vendas. Na prática, a conciliação é o ato de conferir os registros internos e os externos (que podem ser extratos bancários, dados das maquinetas de cartões e vouchers) a fim de ver se os valores “batem”.
Fazer com que essa ação se torne habitual ajuda a manter o controle das finanças, acompanhar os recebíveis e evita perdas financeiras causadas por erros nos registros.
Dica extra: otimize a gestão financeira da sua loja com o F360 Finanças!
Para completar este guia sobre gestão financeira para lojas de chocolate, temos uma última dica: adote um software de gestão robusto que automatize e centralize o controle do seu comércio em uma única interface.
Um ótimo exemplo de plataforma do tipo é o F360 Finanças. A solução permite que você:
- acompanhe as contas a pagar e a receber;
- monitore o fluxo de caixa;
- emita relatórios personalizados;
- visualize indicadores de performance;
- faça conciliações.
Além de todas essas funcionalidades, o sistema conta com integração com diversas outras ferramentas, como pontos de venda (PDVs) e adquirentes. Tudo com uma interface fácil de usar e que você pode acessar de onde estiver.
Agora, um segredo: você pode ver como o F360 Finanças funciona na prática. É só agendar uma demonstração gratuita para conferir como a F360 pode ajudar a sua loja a crescer!
FAQ sobre gestão financeira para lojas de chocolate:
Como manter o fluxo de caixa positivo em lojas de chocolate?
Para manter o fluxo de caixa sempre positivo em lojas de chocolate:
- monitore as despesas;
- gerencie sua margem de lucro;
- preveja os momentos de alta demanda;
- planeje as estratégias para os meses seguintes.
Qual a melhor forma de lidar com a sazonalidade no varejo de chocolates?
A melhor forma de lidar com a sazonalidade no varejo de chocolates é com o planejamento, tanto para “dar conta” da alta procura em períodos de pico de vendas quanto para manter o negócio “no azul” nas épocas de baixa procura pelos produtos.
Como calcular o preço ideal dos produtos artesanais?
Para calcular o preço ideal dos produtos artesanais de uma loja de chocolates, você deve considerar os custos com produção (insumo, mão de obra e equipamentos), margem de lucro ideal e os valores praticados pela concorrência a fim de manter a competitividade no mercado.
Quais são os custos fixos mais relevantes nesse tipo de negócio?
Os custos fixos mais relevantes em uma loja de chocolate são:
- aluguel;
- remuneração dos colaboradores;
- água;
- eletricidade;
- estoque (o que pode incluir os insumos, em produções artesanais).
Como o F360 Finanças ajuda na gestão de lojas de chocolate?
O F360 Finanças, sistema de gestão financeira da F360, ajuda a gerenciar as lojas de chocolate por centralizar e automatizar o acompanhamento das despesas, recebíveis e do fluxo de caixa, além de gerar relatórios personalizados para orientar o planejamento financeiro do comércio.