mulher no escritório digitando no smartphone
Gestão 16/09/2024

Balanço de abertura: para que serve e como fazer?

Compartilhar Array

O balanço de abertura é um documento contábil que apresenta a situação financeira e patrimonial de um negócio, principalmente no início das atividades, mas também em novos períodos contábeis. O objetivo é iniciar a escrituração contábil da empresa, indicando todos os seus bens, direitos e obrigações.

Então, imagine o seguinte: você acabou de abrir a sua franquia. Além de toda a parte prática dessa operação, como montar o local, arrumar o estoque e contratar pessoal, também é necessário cuidar da parte legal, certo? Afinal, sua loja precisa funcionar de acordo com as leis e normas.

Assim, é preciso gerar esse balanço, principalmente pelo fato de sua obrigatoriedade estar prevista na Lei 10.406/2002 do Código Civil Brasileiro, isentando apenas quem é MEI, Microempreendedor Individual. 

Mesmo os optantes do Simples Nacional devem elaborar esse documento, ainda que seja a versão simplificada.

E por que será que o balanço de abertura é tão importante? Como deve ser feito? Quanto afeta a gestão financeira da sua franquia? Todas essas perguntas serão respondidas agora. Siga a leitura e confira!

O que é balanço de abertura?

O balanço de abertura é um documento contábil para registro dos ativos, passivos e patrimônio líquido de um negócio no momento da sua abertura. O objetivo é ser a primeira fonte de informação sobre a situação financeira da empresa, bem como base de orientação sobre seus direitos, bens e obrigações.

Sabemos que esse assunto pode ser um tanto confuso para quem não tem familiaridade com questões contábeis. Então, tentaremos explicar de uma forma um pouco mais simples para facilitar o entendimento.

Você abriu a sua franquia. Mesmo sem nenhuma venda ou faturamento, há uma parte financeira já existente, como estoque, algum dinheiro que colocou em caixa para iniciar as operações, entre outras.  

Também há obrigações financeiras a serem cumpridas, como o pagamento de fornecedores, taxas bancárias, impostos e salário de funcionários. E ainda, valores que você investiu, ou seus sócios, caso tenha.

Tudo isso precisa ser documentado e registrado na Junta Comercial do estado onde o CNPJ da sua loja foi aberto. O objetivo é comprovar a situação financeira da sua franquia logo no início das atividades, cumprindo, assim, o determinado por lei.

E só quando abre a franquia que esse balanço precisa ser feito? Na verdade, não. Outros momentos são:

  • troca de escritório de contabilidade;
  • fusão, aquisição ou reestruturação do negócio;
  • mudança do período contábil;
  • retomada das atividades após interrupção por mais de cinco anos.

Dica de leitura: “Documentos contábeis: o que são e quais os mais importantes?

Quais são os componentes do balanço de abertura?

O balanço de abertura é formado por três componentes, que são:

  • ativos: todos os bens e direitos que têm valor monetário, tais como caixa, estoques, contas a receber, imóveis e investimentos; 
  • passivos: inclui todas as obrigações financeiras junto a terceiros, como empréstimos, tributos, impostos, comissão de vendas, entre outros;
  • patrimônio líquido: é o dinheiro próprio do negócio, aplicado pelos fundadores, composto por capital social, lucros acumulados, reserva de valores, e outras fontes monetárias relacionadas.
mulher no escritório calculando na frente do notebook
O balanço de abertura é o ponto de partida para a vida contábil da sua loja

Qual a diferença entre balanço de abertura para o patrimonial? 

As duas principais diferenças entre o balanço patrimonial e o de abertura são o momento em que esses documentos precisam ser elaborados e o contexto de cada um.

Como comentamos, o balanço voltado para a abertura deve ser preparado no início das atividades da franquia, e quando há mudanças na sua estrutura. O objetivo é registrar os ativos, passivos e patrimônio líquido inicial do negócio, e servir como o ponto de partida para sua vida contábil.

Já o balanço patrimonial deve ser elaborado ao final de cada exercício que, geralmente, é anual. Porém, pode ser feito em outros intervalos, como trimestral ou semestral, conforme a necessidade de gestão contábil do negócio.

O objetivo desse balanço é demonstrar a situação patrimonial e financeira da franquia em um período específico, a fim de ajudar os gestores a analisar o desempenho monetário do negócio.

Aproveite e leia também: “Entenda a importância do controle financeiro empresarial

Como é feito o balanço de abertura?

Após todas essas informações, bateu a preocupação de como gerar esse documento? Não se preocupe! Essa atividade precisa ser feita por um profissional contábil, e não pelo gestor do negócio. 

Um dos principais motivos é que esse balanço precisa ser elaborado conforme as normas, regras e princípios contábeis vigentes, estabelecidos pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Desse modo, se tiver um departamento contábil próprio no seu negócio, esse time será o responsável pela elaboração desse documento. Caso não tenha, a função fica para a contabilidade que atende a sua franquia.

Ainda assim, é fundamental você saber da importância desse balanço e como ele é feito, para acompanhar o cumprimento da obrigação contábil. No caso, os passos principais são:

  1. levantar todos os ativos da sua loja: incluindo os circulantes (que são facilmente convertidos em dinheiro) e os não circulantes (que demoram mais para serem convertidos);
  2. levantar todos os passivos: abrangendo também os circulantes (obrigações a serem pagas em até um ano) e os não circulantes (de pagamento em longo prazo);
  3. determinar o patrimônio líquido: composto por capital social, reservas de valores e lucros acumulados;
  4. registrar os lançamentos contábeis: que são os ativos, passivos e patrimônio líquido;
  5. gerar o balanço: seguindo a estrutura definida pelo CFC.

Sugestão de leitura: “Contabilidade digital: quais vantagens trazem para sua franquia?

Quais os erros mais comuns nessa elaboração e como evitá-los?

Ainda que esse documento precise ser elaborado por profissionais contábeis, podem acontecer alguns erros. Veja os mais comuns e como evitá-los:

  • problema: não incluir todos os ativos, passivos e/ou informações do patrimônio líquido, ou separá-los de forma errada;
    • como resolver: realizando um levantamento detalhado de cada elemento;
  • problema: digitar valores errados, ou sem documentação para comprovar;
    • como resolver: utilizar bases de informação como notas fiscais, extratos bancários, entre outros;
  • problema: usar modelo inadequado do balanço;
    • como resolver: adotar um modelo compatível com as características franquia, incluindo porte, regime tributário e ramo de atividade;
  • problema: desconsiderar as normas do CFC;
    • como resolver: somente permitir que o documento seja elaborado por profissionais contábeis devidamente registrados nessa entidade.

Qual a importância do balanço de abertura para a gestão financeira?

Esse balanço é extremamente importante para a gestão financeira da sua loja. Isso porque ajuda a:

  • avaliar a saúde financeira do negócio;
  • embasar decisões estratégicas;
  • cumprir com as obrigações fiscais;
  • facilitar o acesso a financiamentos e investimentos;
  • aprimorar a gestão de riscos:
  • contribuir com o planejamento financeiro de longo prazo
  • gerar mais transparência na comunicação com pessoas envolvidas com a franquia, como investidores e sócios.

Quer deixar essa parte do gerenciamento da sua loja ainda mais eficiente? Então, conheça o F360 Finanças!

O F360 Finanças é um sistema de gestão financeira multiempresas. Com um dashboard personalizável e software responsivo, por meio dessa ferramenta é possível realizar:

  • conciliação de cartões;
  • fluxo de caixa;
  • contas a pagar e a receber;
  • DRE;
  • planejamento orçamentário;
  • conciliação com vouchers;
  • integração com PDV e adquirentes;
  • conciliação bancária.

Agende agora uma demonstração gratuita e comece hoje mesmo a modernizar a gestão de seu negócio. 

Compartilhar Array
Avatar photo
Escrito por:

Maurício Galhardo

Head e curador do F360 Educa, apaixonado por finanças, autor de três livros de negócios e gestão financeira, com ampla experiência em treinamentos e palestras. Já treinou mais de 20 mil pessoas no varejo!

Assine nossa newsletter

Receba novidades da F360, conteúdos sobre gestão financeira, varejo e franquias!