contabilidade digital
Contabilidade 18/01/2024

Contabilidade digital: quais vantagens trazem para sua franquia?

Compartilhar

A contabilidade digital consiste no uso da tecnologia para otimizar processos financeiros, os quais passam a ser feitos com ajuda de sistemas específicos, baseados na internet. Entre os diversos benefícios desse tipo de serviço, a agilidade e a redução de falhas ganham destaque. 

Após ler essa explicação, você deve estar imaginando que contabilidade on-line significa a mesma coisa, acertamos? Porém, precisamos deixar claro que não necessariamente.

Se partirmos do princípio de que tanto a contabilidade digital quanto a on-line precisam da internet para existirem, elas podem ser definidas como soluções semelhantes. 

Entretanto, os serviços contábeis on-line são aqueles que dispensam a ida do empreendedor ao escritório de contabilidade para levar documentos, tirar dúvidas, entre outras atividades relacionadas.

Já os serviços contábeis digitais são mais abrangentes. Eles também evitam o comparecimento à empresa de contabilidade, mas o uso da tecnologia está presente em, praticamente, todos os processos, resultando em muito mais praticidade, rapidez e fluidez nas tarefas realizadas.

Agora que sabe isso, será que a versão digital da contabilidade é a melhor opção para sua franquia? Para ter essa resposta, é importante você entender como funciona esse modo de serviço contábil e quais vantagens ele traz para sua empresa.

É justamente sobre isso que falaremos neste artigo. Então, siga a leitura e confira!

O que é contabilidade digital?

A contabilidade digital pode ser definida como um modelo de serviço contábil que utiliza a internet como base para a realização de todas as atividades pertinentes a essa área, bem como de soluções tecnológicas (softwares) criados especificamente para atender essas demandas. 

Por meio de diferentes recursos — a exemplo dos ERPs, que são sistemas integrados de gestão empresarial, e outros softwares similares —, os contadores realizam todas as tarefas digitalmente, muitas automaticamente, dispensando o empenho manual.

Abertura de empresas, cálculo de impostos, geração de guias de pagamento, escrituração contábil e tributária, emissão de certidões, e muito mais, tudo pode ser feito com a ajuda da tecnologia certa e da internet. Bastante prático, concorda?

Dica! Não deixe de ler este artigo: “Relatórios gerenciais: por que são importantes na tomada de decisão?

Como funciona a contabilidade digital?

Nesse formato de serviço contábil, tudo funciona de maneira 100% virtual. Por esse motivo, não existe contabilidade digital sem internet e softwares desenvolvidos especificamente para esse setor, isso é um fato! 

Devido a essa característica, podemos dizer que essa contabilidade — assim como a on-line —, faz parte do processo de transformação digital pelo qual, praticamente, todos os setores passaram.

Certamente, sua franquia também conta com recursos digitais, mesmo que esse não seja seu nicho de atuação. E como você deve perceber, na prática, a tecnologia é fundamental para otimizar processos, melhorar a dinâmica de processos e atividades, reduzir prazos de execução, entre diversos outros benefícios.

No ramo contábil, esses também foram alguns dos objetivos alcançados com o uso mais expressivo de soluções tecnológicas. E ao contratar esse modelo de contabilidade, a gestão da sua loja também tem muito a ganhar!

Sobre juntar tecnologia e gerenciamento, não deixe de ler o artigo: “Software de gestão para varejo: quais as principais soluções da F360?

Homem olhando planilha no computador
Nesse tipo de contabilidade, tudo é feito de maneira 100% digital

Quais as vantagens da contabilidade digital?

São muitas as vantagens da contabilidade digital. Entre as que mais se destacam, estão:

  1. aumento da produtividade: visto que as tarefas deixam de ser realizadas manualmente;
  1. ganho de tempo: decorrente da automatização de variadas atividades e processos;
  1. redução de custos: como tudo é tramitado digitalmente, evita-se gastos com envio de documentos e idas ao escritório contábil, por exemplo;
  1. aumento da segurança no envio e arquivo documentações: pois todo o armazenamento é feito em nuvem, e não em computadores individuais na empresa ou em registros físicos;
  1. aprimoramento da gestão de documentos fiscais e contábeis: pelo mesmo motivo anterior, ou seja, armazenamento em nuvem;
  1. redução de falhas e retrabalho: por conta da automatização das tarefas, o que faz com que diversos dados e informações deixem de ser preenchidos manualmente;
  1. melhora na comunicação com os contadores: afinal, é muito mais prático e rápido conversar via internet, por chats, aplicativos de mensagem ou mesmo e-mail, do que ter que ir até o escritório contábil, ou mesmo recebê-lo na sua franquia.

De quais outras formas a tecnologia ajuda sua loja?

Tanto a contabilidade on-line quanto a digital deixam as obrigações contábeis, fiscais e tributárias da sua empresa muito mais simples e práticas de serem realizadas. Porém, não é somente essa área do seu negócio que se beneficia com o uso da internet e da tecnologia.

Se quiser emitir nota fiscal eletrônica de maneira mais fácil, é possível contar com um sistema emissor. Com esse tipo de ferramenta você:

  • agiliza o processo de emissão e recebimento desse documento;
  • melhora sua gestão contábil e fiscal;
  • reduz a burocracia;
  • aumenta da transparência nas relações fiscais;
  • aprimora o relacionamento com seus clientes.

Outro ótimo exemplo é o sistema de gestão financeira on-line, solução que fará muita diferença no seu dia a dia. Ao usar uma ferramenta desse tipo, algumas das vantagens e melhorias que você notará são:

  • aumento da produtividade, sua e do seu time;
  • redução de erros e de perda de dados monetários;
  • automatização da coleta de informações financeiras;
  • padronização de atividades;
  • maior integração entre os setores;
  • aprimoramento do controle financeiro;
  • geração de diversos relatórios em menos tempo;
  • tomadas de decisão mais precisa, por conta da centralização de dados;
  • entre vários outros benefícios.

Quais os melhores sistemas para sua franquia?

O F360 Emissor é um sistema de emissão de notas fiscais simples e seguro que conta com recursos, como:

  • emissão de notas de produto;
  • emissão de notas de serviço;
  • integração com a Sefaz, Secretaria da Fazenda;
  • gestão multiempresas;
  • armazenamento em nuvem;
  • download de notas emitidas;
  • sistema responsivo.

Outra solução ideal para sua franquia é o F360 Finanças, sistema de gestão financeira multiempresas. Essa ferramenta oferece:

Outra solução ideal para sua franquia é o F360 Finanças, sistema de gestão financeira multiempresas. Essa ferramenta oferece:

  • conciliação de cartões;
  • conciliação bancária;
  • contas a pagar e a receber;
  • fluxo de caixa;
  • DRE, Demonstrativo de Resultado do Exercício;
  • conciliação com vouchers;
  • integração com PDV e adquirentes.

Que tal conhecer todas essas soluções, na prática? Então, agende agora mesmo uma demonstração grátis!

Compartilhar
Avatar photo
Escrito por:

Tálita Gonçalves

Redatora e analista de conteúdo F360

Você também pode se interessar por