A auditoria de franquias é crucial para a rede franqueadora avaliar o desempenho das unidades, garantir a padronização operacional e identificar oportunidades de melhorias.
Porém, apesar de tantos benefícios, muitos empresários brasileiros deixam de lado a gestão de riscos e eficiência operacional da marca.
A pesquisa de Maturidade da Auditoria Interna no Brasil revelou que apenas 21% dos negócios têm nível avançado de maturidade na área, enquanto 23% têm grau fraco, com falta de estrutura básica para desenvolver as atividades de gestão financeira.
Logo, é possível que você também precise aprimorar esse processo na sua rede. Para dar os primeiros passos, aproveite este texto e saiba o que é, os benefícios e como fazer auditoria de franquias!
Principais aprendizados deste artigo:
- A auditoria de franquias avalia padrões físicos, financeiros e operacionais das unidades para identificar inconsistências e melhorias para fortalecer a marca e aumentar o sucesso dos franqueados.
- A auditoria inclui componentes estratégicos, como análise de controles internos, desempenho financeiro, conformidade operacional, gestão de estoque e satisfação do cliente para otimizar operações e garantir a padronização em todas as unidades.
- Os maiores benefícios da auditoria de franquias são: garante conformidade, evita prejuízos, aumenta a eficiência e melhora a gestão financeira ao promover a transparência e o crescimento sustentável para a rede de franquias.
- Para fazer uma auditoria completa nas unidades franqueadas, comece pelo planejamento — para definir objetivos e o escopo dos processos analisados —, colete os dados financeiros e operacionais, identifique melhorias, faça o relatório com insights e monitore os resultados para aplicar melhorias contínuas.
O que é e como funciona a auditoria de franquias?
A auditoria de franquias é um processo de gestão de negócios que reúne análises e procedimentos para avaliar os padrões físico e operacional das unidades com foco em resolver problemas e garantir a alta qualidade de produtos e serviços.
Nesse contexto, essa atividade não existe apenas para encontrar erros, mas também para identificar melhorias e fortalecer a marca no mercado, assim como aumentar o sucesso de seus franqueados.
Tipos de auditorias de franquias
De modo mais amplo, existem dois tipos principais de auditorias de franquias: a interna e a externa. Conheça cada uma a seguir.
Auditoria interna
A auditoria interna, como o nome indica, diz respeito aos profissionais que trabalham na empresa e são responsáveis por essa atividade na área financeira. As vantagens são o conhecimento sobre a marca e as operações, que ajudam a ter soluções mais rápidas para problemas dos franqueados.
Auditoria externa
Acontece quando os varejistas contam com o suporte de auditores externos e sem vínculos trabalhistas com a empresa, para proporcionar um olhar imparcial sobre as contas e identificar problemas e sugerir melhorias.
O que inclui a auditoria de franquias?
A auditoria no varejo inclui a análise e os insights referentes a determinados aspectos da performance dos franqueados, como:
- controles internos: entende a eficácia operacional para otimizar processos e prevenir fraudes e erros;
- desempenho financeiro: avalia as finanças da franquia, como receitas, despesas, margem de lucro e fluxo de caixa (entradas e saídas);
- conformidade operacional: analisa se as franquias seguem o padrão operacional estabelecido e cumprem rigorosamente as diretrizes e práticas da franqueadora;
- gestão de estoque: verifica o controle dos registros, perdas e danos e eficiência das operações, inclusive o relacionamento com fornecedores da marca;
- satisfação do cliente: acompanha a qualidade dos serviços prestados, como o atendimento ao cliente e sua experiência dentro da loja.
Saiba mais: Desempenho de vendas: como avaliar nas lojas física e on-line?
Qual a importância da auditoria de franquias?
A auditoria garante a padronização das franquias com foco no alto desempenho de todos os franqueados. Isso porque estimula a inovação e transparência dos dados estratégicos ao identificar como reduzir custos, tomar decisões mais rapidamente e promover a segurança financeira em todas as áreas.
Sem falar na melhora da eficiência operacional, que constrói mais confiança dos colaboradores, investidores, parceiros e clientes da marca.
Podemos dizer, portanto, que a importância da auditoria de franquias vai muito além de procurar erros e inconsistências e gerenciar os riscos, pois fortalece o relacionamento entre franqueador e franqueado e fornece suporte personalizado para o crescimento da unidade.
Conheça os maiores benefícios da auditoria de franquias
A pesquisa sobre a maturidade da auditoria interna no Brasil revelou que o terceiro maior obstáculo para aderir à prática dentro dos negócios é a falta de clareza em relação aos benefícios potenciais (14,81%).
Logo, você precisa conhecer os maiores benefícios da auditoria de franquias para compreender por que esse processo é essencial para ter sucesso no mercado. Confira!
- Garante conformidade com leis, normas, regulamentos e políticas da franqueadora e de órgãos públicos federais, estaduais e municipais.
- Evita prejuízos ao identificar problemas operacionais, financeiros, de conformidade e de padronização.
- Aumenta a eficiência operacional por verificar oportunidades de melhorias.
- Melhora a gestão financeira, pois otimiza o uso de recursos internos e as operações para reduzir gargalos e erros.
- Eleva as vendas e o faturamento ao proporcionar uma visão completa da unidade para implementar mudanças que afetam diretamente a satisfação do cliente, o que resulta em mais receita.
- Promove a transparência, confiança e melhoria contínua em todas as franquias da rede.
Como fazer auditoria de franquias?
É importante contar com profissionais especializados e bem treinados para executarem as atividades necessárias e elaborarem uma auditoria completa e eficiente, seja de dentro ou fora da empresa.
Afinal, são muitos detalhes e dados para avaliar e gerar insights para implementar melhorias reais e rentáveis aos franqueados.
Para entender melhor, conheça o passo a passo da auditoria em franquias.
- Planeje: faça um planejamento completo para direcionar as ações da auditoria, como objetivo, escopo, processos auditados e cronograma com prazos e responsáveis.
- Colete dados: analise documentos financeiros e contábeis, converse com os colaboradores da unidade e visite a loja para observar a padronização operacional e visual.
- Identifique melhorias: avalie de forma conjunta as informações e identifique possíveis erros, fraudes e inconsistências, além de oportunidades de melhorias.
- Faça o relatório: elabore um documento com todos os dados auditados, insights, sugestões e planos estratégicos para garantir a conformidade e padronização, melhorar os processos internos e corrigir problemas.
- Monitore os resultados: acompanhe os resultados das unidades de maneira periódica e veja se ainda é preciso ajustar a rota e mudar ações para melhorar o desempenho.
Continue e aprenda: Expansão de franquias: as 6 melhores dicas de como realizar!
Facilite a auditoria de franquias com um sistema de gestão
Para atender às necessidades e demandas do mercado e dos stakeholders da franquia (investidores, equipes e parceiros) é fundamental tornar a auditoria um processo mais dinâmico, 100% orientado por dados e baseado em tecnologia.
Assim, fica mais fácil gerenciar os riscos, acompanhar os resultados e tomar decisões informadas e precisas.
O relatório sobre maturidade da auditoria interna no Brasil apontou que, apesar da necessidade de acompanhar a velocidade e os riscos do ambiente atual de negócios, somente 24,71% das empresas usam softwares para conduzir as atividades.
Portanto, aproveite para criar uma vantagem competitiva em relação à concorrência e invista em um sistema de gestão financeira completo e simples de usar, como o F360 Painel.
O software oferece recursos automatizados que facilitam a auditoria de franquias, como a criação de clusters, que organiza grupos de lojas conforme o setor, localização, público, faturamento, modelo de negócios, entre outros aspectos que ajudam a identificar padrões e melhorias.
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FAQ – Perguntas frequentes sobre auditoria de franquias
O que é auditoria de franquias?
A auditoria de franquias é uma avaliação detalhada das operações financeiras e operacionais de uma unidade franqueada. Tem o objetivo de verificar a conformidade com padrões e diretrizes da franqueadora, analisar registros e identificar melhorias. Serve para garantir a integridade e a eficiência das operações e proteger a marca.
Quais são os principais objetivos da auditoria de franquias?
Os principais objetivos da auditoria de franquias são verificar a conformidade com os padrões e regulamentos da franqueadora, avaliar o desempenho financeiro e a precisão dos registros, identificar inconsistências operacionais ou financeiras, proteger a integridade, transparência e a reputação da marca e melhorar os resultados das lojas.
Como é realizado o processo de auditoria em franquias?
O processo de auditoria em franquias inclui planejamento para definir o escopo, coleta e revisão de dados financeiros e operacionais, e análise da conformidade com as normas da franqueadora. Em seguida, elabora-se um relatório com insights e recomendações, seguido de um plano para implementar as melhorias.
Quais ferramentas podem ajudar na auditoria de franquias?
As principais ferramentas que ajudam a auditoria de franquias são os softwares de gestão financeira para análise de dados e controle interno para monitorar a conformidade, e plataformas de auditoria especializadas em revisão de documentos e relatórios. O F360 Painel permite acompanhar o desempenho de todos os franqueados em tempo real.
Como a auditoria de franquias impacta a gestão e a conformidade da rede?
A auditoria de franquias impacta a gestão e a conformidade da rede ao garantir que todas as unidades sigam os padrões e diretrizes que a franqueadora estabelece. Como consequência, melhora a eficácia operacional, identifica e corrige falhas e promove uma gestão mais eficiente e alinhada com as políticas da franquia.