O repasse de franquia é uma transação comum no mercado de franchising. É claro que o franqueado e a marca franqueadora desejam os melhores resultados ao longo dos anos de parceria. Porém, imprevistos acontecem e, dessa forma, o empresário precisa se desfazer da loja.
E esse cenário atrai empreendedores interessados em adquirir um negócio em funcionamento, com operações já estabelecidas e marca bem-posicionada no mercado ― sem precisar abrir uma empresa do zero.
Afinal, o setor de franchising se consolidou como uma excelente opção de investimento. Em 2023, por exemplo, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), seu faturamento chegou a R$240,661 bilhões, representando um aumento de 13,8% em relação a 2022.
Caso você deseje se tornar um franqueado e investir em uma loja em operação, aproveite este texto para tirar suas dúvidas sobre como funciona o repasse de franquia, seus benefícios e como fazê-lo!
O que é repasse de franquia?
O repasse de franquia é a venda de uma loja em funcionamento que é vinculada a uma marca franqueadora, ou seja, pertence a outra empresa. Nesse caso, essa operação envolve três partes:
- o franqueado atual (que quer repassar o ponto);
- o empresário interessado;
- a marca franqueadora.
Porém, para efetivar esse processo, é fundamental seguir as regras do contrato firmado entre o franqueado atual e o franqueador. Entenda abaixo como funciona o repasse de franquia!
Como funciona o repasse de franquia?
De modo geral, o repasse de franquia precisa da aprovação da marca franqueadora. A maneira que essa operação acontece varia de acordo com o contrato vigente. Sendo assim, não existem regras específicas, cada empresa determina suas próprias normas.
Na prática, esse processo exige uma aprovação da marca franqueadora e o treinamento do novo franqueado.
Por isso, se você deseja adquirir uma franquia em funcionamento, é vital que o franqueado atual avise à franqueadora a sua decisão de sair do negócio para que o termo de autorização de venda (alienação) seja elaborado e assinado por ela.
E quem define o valor de venda? O preço do repasse da franquia também precisa ser avaliado nas cláusulas do contrato. Entretanto, geralmente, o franqueado define o valor e a franqueadora fica com um percentual sobre ele.
Cabe destacar ainda que no repasse, o contrato não é cancelado. O novo franqueado cumpre a vigência do documento atual, podendo renová-lo ao longo dos anos.
Leia também: Como deve ser o relacionamento entre franquias e franqueados?
Principais razões para ser feito o repasse de franquia
Existem várias razões para ser feito o repasse de franquia. Afinal, não é apenas o mau desempenho financeiro que gera essa necessidade de venda.
Conheça outros motivos comuns para um franqueado passar à frente sua loja:
- aposentadoria;
- falta de identificação com o negócio;
- precisa focar em outros trabalhos;
- falecimento, sem herdeiros para assumir a loja;
- mudança da região;
- problemas pessoais, como familiares e de saúde.
Quais os benefícios do repasse de franquia?
Existem muitas vantagens para o empreendedor investir no repasse de franquia. E a principal delas é que realmente é bom investimento para quem deseja se tornar um franqueado, sem precisar iniciar do zero toda a operação.
Isso quer dizer que o varejista pode investir em uma loja com marca reconhecida no mercado, modelo de negócios testado, operações em andamento, colaboradores já contratados, base de clientes, suporte e marketing da franqueadora.
Sem precisar pesquisar local, fazer obras, montar a loja, contratar e treinar equipe, conquistar os primeiros clientes, entre outras funções para abrir uma franquia do zero.
Está tudo pronto. Basta conversar com o franqueado atual, analisar a saúde financeira da unidade, pesquisar o mercado e dar prosseguimento ao processo com a franqueadora.
Veja abaixo outros benefícios do repasse de franquia!
Ponto comercial estabelecido
Dependendo do tempo em que a franquia atua naquela região, o ponto comercial já está estabelecido. Na verdade, ele é um dos aspectos mais importantes na hora de abrir um negócio varejista.
Afinal, se a localização for ruim, pode levar uma loja ao fracasso. Porém, como o local foi aprovado pela marca franqueadora, é sinal de que tem potencial.
Base de clientes
Outra vantagem de investir no repasse de uma loja em funcionamento é que a base de clientes já existe. Afinal, além de estar em operação, recebendo consumidores, a marca é reconhecida no mercado.
Custos reduzidos
Os gastos iniciais com reformas, instalações e outras atividades para montar a loja não existem ao comprar uma franquia em funcionamento. Se a loja não precisar de muitos cuidados, os custos são reduzidos.
Saiba mais: Redução de custos em franquias: guia 100% prático para colocá-la em ação
Potencial de crescimento
Com todo o suporte da franqueadora, o varejista pode analisar um negócio já em andamento, colaborando para criar estratégias que melhorem o faturamento de forma mais rápida.
Isso porque os números e dados já existem e podem ser verificados para gerar projeções mais eficientes, como de receitas e despesas, do retorno sobre o investimento, do payback etc.
Como fazer o repasse de franquia?
Agora que já sabe por que investir em repasse de franquia é um excelente investimento, vamos ensiná-lo como fazer, isto é, encontrar boas unidades à venda e avaliar de forma correta qual o melhor negócio.
Veja abaixo o passo a passo.
- O franqueado atual avisa à marca franqueadora sua saída do negócio.
- A marca franqueadora dá início ao processo de desligamento e da aprovação do novo franqueado, com verificação das condições do contrato.
- O franqueado atual deve colocar a franquia à venda, buscando um interessado para assumir a loja.
- O interessado deve analisar profundamente a situação financeira da unidade, o contrato de franquia e verificar os riscos e as oportunidades do negócio.
- A marca franqueadora deve aprovar o novo varejista para, então, iniciar os processos de assinatura de contrato e treinamento.
Cuidados ao investir em repasse de franquia
É importante ficar atento a alguns fatores na hora de comprar uma franquia de repasse, como a análise de mercado e da concorrência local, dados sobre a marca franqueadora e tendências do setor.
Além disso, converse com outros franqueados e ex-franqueados da marca, que são encontrados na Circular de Oferta de Franquia (COF).
E não se esqueça de usar um bom sistema de gestão financeira para realizar projeções certeiras e controlar as vendas de forma completa, focando no crescimento escalável do negócio.
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