Sabemos que é antiético e, em alguns casos, até proibido imitar a concorrência. Por sorte, o benchmarking no varejo não é sobre copiar, mas sim, encontrar referências positivas e negativas para descobrir as melhores práticas e tendências do mercado.
Logo, é uma ferramenta essencial para conhecer os resultados e as ações de lojas e franquias do seu setor. Essa comparação colabora para otimizar processos internos, ajustar a precificação, aprender com erros alheios e inspirar novas estratégias de vendas.
Afinal, nem sempre a grama do vizinho é mais verde. E o benchmarking pode revelar pontos fracos da concorrência que representam boas oportunidades de negócio para você.
Explore essa prática de marketing na sua franquia: leia até o final e aprenda o que é benchmarking, seus principais tipos e como fazer uma análise completa dos concorrentes.
Principais aprendizados deste artigo:
- O benchmarking no varejo é uma estratégia de marketing para analisar o desempenho de concorrentes diretos e indiretos e empresas líderes no mercado e compará-las com seu negócio.
- Essa prática permite identificar tendências, oportunidades de melhorias e os pontos fortes para explorar e ganhar competitividade e eficiência operacional.
- Os principais tipos de benchmarking são: competitivo (concorrência direta), genérico (concorrência indireta); interno (desempenho e gestão operacional); funcional (marcas do mesmo segmento ou não); e cooperativo (conjunto de empresas para trocar informações entre si).
- Para fazer benchmarking, entenda seu objetivo, os indicadores para comparar, as empresas de referência e os meios de coletar os dados. Depois, reúna todas as informações internas e externas para identificar pontos fortes e fracos e implementar mudanças estratégicas e se manter competitivo no mercado.
O que é benchmarking no varejo?
Benchmark significa “ponto de referência”, logo, o termo benchmarking quer dizer avaliar os concorrentes que são parâmetro no segmento da sua marca. O objetivo é entender aspectos positivos e negativos de suas estratégias comerciais, produtos, serviços, inovações, atendimento e experiência do cliente.
Não à toa, o marketing utiliza bastante essa prática para criar um planejamento conforme a realidade interna e externa do negócio. Mapear tendências, demandas e oportunidades é uma ação contínua e deve ser feita periodicamente.
Quais tipos de benchmarking existem?
Os tipos de benchmarking variam conforme o objetivo da empresa. Conheça os principais para direcionar suas estratégias.
Benchmarking competitivo
Sua finalidade é analisar a concorrência direta, ou seja, marcas do mesmo segmento que vendem produtos similares aos seus.
Nesse caso, busque dados divulgados publicamente, como mix de mercadorias, lançamentos, expansão, faturamento, crescimento e satisfação dos clientes.
Benchmarking genérico
Tem foco na concorrência indireta, isto é, em marcas de outro segmento que vendem produtos parecidos e têm práticas comuns.
Recomenda-se esse tipo de benchmarking para comparar processos e operações.
Benchmarking interno
Já o interno relaciona a produtividade e os resultados dos departamentos internos do negócio, como marketing, vendas, financeiro, logística e recursos humanos. O objetivo é entender o desempenho das equipes e dos processos das áreas.
Benchmarking funcional
Analisa processos de qualquer negócio, seja qual for o grau de concorrência e semelhança entre os produtos comercializados. Pode-se, por exemplo, entender a performance e as tendências do setor de gestão financeira.
Benchmarking cooperativo
A última categoria de benchmarking é uma estratégia que reúne várias marcas para trocarem informações entre si e identificarem oportunidades de melhorias operacionais, administrativas e estratégicas.
Leia também: Como fazer análise de mercado no varejo? Quais são os tipos?
Como fazer benchmarking no varejo?
A primeira dica de como fazer benchmarking no varejo é definir o objetivo da análise da concorrência e o tipo de estratégia. Para direcionar o estudo de mercado, determine as marcas de referência e os aspectos para avaliar, como:
- processos operacionais;
- campanhas e ações estratégicas;
- produtos/serviços (variedade, precificação, mais e menos vendidos);
- atendimento ao cliente e canais de comunicação;
- e-commerce/blog/landing pages;
- depoimentos de clientes;
- reputação da marca nas redes sociais;
- reclamações em sites especializados, como o Reclame Aqui;
- faturamento;
- estrutura organizacional;
- gestão corporativa;
- uso de sistemas e tecnologias;
- diversidade das formas de pagamento;
- canais e pontos de vendas.
O próximo passo é determinar os critérios de avaliação e os indicadores de desempenho importantes para comparar os resultados. Entenda que cada aspecto pode se subdividir, como a análise da loja física em atendimento do vendedor, layout, vitrine e experiência.
Reúna todos os dados para gerar insights e interpretar os resultados. Depois, mapeie as ameaças, oportunidades e tendências e estabeleça um plano de ação para implementar melhorias internas.
Não se esqueça de usar um sistema de gestão financeira, como o F360 Finanças, e de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) para monitorar os resultados e compreender o que está dando certo ou precisa de ajustes.
Afinal, toda mudança de estratégia impacta diretamente as vendas e a satisfação dos clientes, que funcionam como termômetro para identificar o crescimento da marca. Por isso, tenha a tecnologia como aliada para facilitar sua gestão e identificar oportunidades de negócio.
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FAQ – Perguntas frequentes sobre benchmarking no varejo
O que é benchmarking no varejo?
Benchmarking no varejo é uma prática que analisa os concorrentes para comparar práticas, processos e desempenho de empresas referências no setor. Portanto, essa estratégia é importante para identificar a necessidade de melhorias e inovações internas para aumentar a eficiência operacional e a vantagem competitiva no mercado.
Quais são os benefícios do benchmarking no varejo?
Os benefícios do benchmarking no varejo incluem melhoria contínua dos processos, inovação ao incorporar melhores práticas, aumento da competitividade e mais satisfação do cliente. Sua adoção também permite identificar lacunas de desempenho e implementar estratégias eficazes a partir da observação de líderes do setor.
Quais são os tipos de benchmarking aplicáveis no varejo?
Os principais tipos são: competitivo, que analisa concorrentes diretos; funcional, que avalia empresas de outros setores; interno, que identifica o desempenho entre diferentes unidades ou setores da mesma marca; genérico, com foco na concorrência indireta; e o cooperativo, quando marcas se unem para trocar informações entre si.
Como realizar um processo de benchmarking eficaz no varejo?
Para realizar um benchmarking eficaz no varejo, defina um objetivo para escolher o melhor tipo de análise da concorrência, determine as empresas de referência, separe os critérios para avaliar e seus indicadores-chave, colete os dados e compare o desempenho e as melhores práticas para gerar insights e melhorar a eficiência operacional.
Quais ferramentas podem ajudar no benchmarking no varejo?
Ferramentas como software de análise de dados, plataformas de inteligência de mercado e sistemas de benchmarking on-line auxiliam a coletar, analisar e comparar dados que permitem identificar as melhores práticas para otimizar o desempenho no varejo. Para monitorar os resultados regularmente, use o sistema de gestão financeira F360 Finanças.