loja de departamento feminino
Inovação 23/12/2024

Como montar um layout de loja? Importância + melhores dicas!

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Aprender como montar um layout de loja é uma forma eficaz de aumentar as vendas no comércio. O motivo para esse cuidado é que o termo refere-se à forma de organização do espaço físico. Ou seja, é o que dita a disposição de produtos e, sim, esse ponto exerce uma enorme influência na experiência de compra dos clientes.

Afinal, é melhor comprar em uma loja com um amplo espaço de movimentação e quem tem um clima agradável ou em uma apertada e com iluminação insuficiente? A resposta tende a ser a primeira opção, concorda?

Por isso, o artigo a seguir ensina você como criar um layout de loja física funcional a partir de dicas práticas. Continue a leitura para conferir!

Principais aprendizados deste artigo:

  • O layout de uma loja dita a disposição e forma de organização dos produtos e representa a primeira impressão que o cliente tem do comércio, assim como também afeta a experiência de compra.
  • Os elementos essenciais de um bom layout são: iluminação, organização, disposição adequada das mercadorias, sinalização, limpeza do ambiente e bom espaço para circulação de pessoas. 
  • Para montar um layout para uma loja, o ideal é planejar o fluxo de pessoas a fim de garantir a passagem dos clientes pelos corredores, manter a organização dos produtos, usar uma iluminação confortável e caprichar na decoração.
  • Alguns dos erros comuns que os lojistas cometem ao preparar o layout são: não separar os itens por categorias, armazenar produtos em locais que atrapalham sua visualização e criar um espaço apertado.

Quais os elementos de um bom layout de loja física?

Os principais elementos de um bom layout de loja física são:

  • espaço de circulação para que clientes e colaboradores consigam se locomover pela loja sem esbarrar em nada (nem em ninguém); 
  • disposição de produtos adequada ao objetivo do negócio e às preferências do público-alvo
  • iluminação agradável que cubra todo o espaço sem incomodar os olhos;
  • sinalização adequada para que os consumidores possam encontrar, por conta própria, os itens desejados; 
  • provadores (se for necessário) em locais estratégicos e completos para que os clientes tenham um local para experimentar as mercadorias;
  • limpeza constante da loja a fim de evitar acúmulo de sujeira nas prateleiras e itens. 

Todos esses são elementos que, quando juntos, influenciam a percepção que os clientes têm da sua loja e os torna mais propensos a comprar ou a procurar a concorrência. Quer aprender como usá-los a seu favor?

Continue a leitura, pois, maia adiante, trazemos as melhores dicas para montar um layout de loja. Mas antes, confira a importância de cuidar desse espaço!

Qual a importância de ter um layout bem planejado?

Como explicamos, o layout da loja é um fator essencial para uma boa experiência do cliente. Isso porque a organização do espaço físico não apenas oferece uma primeira impressão positiva, mas também traz conforto para os consumidores.

Adicionalmente, um layout bem planejado ajuda a direcionar o cliente na jornada de compra e o incentiva a permanecer no comércio, o que aumenta suas chances de vender.

Logo, podemos dizer que o layout da loja ajuda a criar valor para a compra e, por isso, você deve conhecer as dicas que apresentamos a seguir sobre como organizar o seu !

Aproveite para ler nosso artigo com dicas de como melhorar sua performance com uma boa gestão de lojas e PDVs!

5 dicas de como montar um layout de loja

As melhores dicas para montar um layout de loja envolvem: 

  1. planejar bem o fluxo de pessoas;
  2. manter os produtos sempre em ordem;
  3. criar áreas de destaque;
  4. pensar com cuidado na iluminação;
  5. caprichar na vitrine.

Veja mais detalhes a seguir!

1 – Planejar bem o fluxo de pessoas 

    Uma das orientações mais importantes de como montar um layout de loja é se atentar ao fluxo de pessoas. O ideal é que haja espaço o suficiente para que os clientes andem e interajam (toquem, tirem das prateleiras) com as mercadorias com tranquilidade.

    Observe a disponibilidade de área e organize os itens de modo que não prejudiquem a circulação dos consumidores. Caso tenha móveis, redobre a atenção para evitar que as peças não se transformem em obstáculos.

    2 – Manter os produtos sempre em ordem 

      Não basta se concentrar na disposição dos produtos, também é importante manter a ordem “na casa”. Monte um cronograma de organização a fim de que os itens expostos sempre fiquem em seus devidos lugares.

      Essa ação é bastante simples, mas otimiza a experiência do cliente, pois facilita o acesso às mercadorias e as deixa à vista.

      3 – Criar áreas de destaque 

        Estabelecer áreas de destaque na hora de montar o layout da sua loja ajuda a atrair atenção para determinados produtos. Estes espaços podem ficar logo na entrada ou no meio, e servem para exibir lançamentos, promoções ou até produtos sazonais

        Aproveite para usar elementos chamativos nessas áreas, como uma decoração diferente ou iluminação mais forte. O destaque também pode ser pequeno, como colocar itens de menor valor próximo ao caixa para incentivar a compra por impulso. 

        4 – Pensar com cuidado na iluminação 

          Por falar em iluminação, a quarta dica de como montar um layout de loja envolve se atentar ao uso das luzes. O ideal é utilizá-las para potencializar sua estratégia de vendas; portanto, lembre-se de avaliar o foco do negócio.

          Isso porque cada tipo de luz traz um efeito diferente. Iluminação fria, por exemplo, é mais adequada para ambientes que focam na ideia de limpeza (uma farmácia ou açougue), enquanto a quente traz mais aconchego (como uma loja de roupas ou de presentes).

          5 – Caprichar na vitrine 

            A quinta e última dica de como montar um layout de loja é cuidar da sua vitrine. Até porque, como essa é a primeira visão que os clientes têm do comércio, deve chamar a atenção.

            Aqui, as indicações são: selecionar os melhores produtos para expor (um item que tem muita saída ou um lançamento), caprichar na iluminação e adicionar outros elementos decorativos.

            Quais os erros a evitar ao montar um layout de loja?

            Os principais erros a evitar ao montar um layout de loja são:

            • misturar diferentes categorias de produtos (como itens de limpeza e beleza ou moda feminina e masculina); 
            • não se planejar previamente; 
            • colocar itens em locais “escondidos” e de difícil acesso aos clientes;
            • não deixar um bom espaço de circulação;
            • não se atentar ao sensorial (colocar luz forte ou música muito alta). 

            Agora que você sabe como montar um layout de loja, que tal conferir outros conteúdos do nosso blog pensados em ajudar você a aumentar suas vendas? Aproveite para ler:


            FAQ:

            Por que o layout da loja é importante?

            O layout da loja é importante porque promove uma primeira impressão positiva para o cliente que visita o estabelecimento. Ademais, a disposição e organização adequadas do espaço físico é essencial para oferecer uma boa experiência de compra, o que ajuda no aumento das vendas.

            Quais são os elementos essenciais de um layout de loja física?

            Os elementos essenciais para um layout de loja física são:

            • disposição e organização dos produtos;
            • iluminação apropriada;
            • limpeza;
            • espaço de circulação; 
            • sinalização adequada. 

            Como montar o layout da minha loja física?

            Para montar um bom layout para sua loja, indicamos:

            • planejar o fluxo de pessoas pelo espaço;
            • organizar as mercadorias com frequência;
            • manter áreas de destaque para determinados produtos;
            • avaliar qual o melhor tipo de iluminação;
            • montar uma vitrine atraente.

            Quais erros devo evitar ao montar o layout da loja?

            Os erros comuns que você deve evitar ao preparar o layout da sua loja são:

            • não separar os itens conforme sua categoria;
            • dispor as mercadorias em locais de difícil acesso ou visualização;
            • não deixar um bom espaço de circulação entre os móveis ou prateleiras;
            • não pensar no sensorial para os clientes. 

            Como o layout pode influenciar o comportamento do cliente?

            O layout pode influenciar o comportamento do cliente por ser um fator essencial para a experiência de compra. Por isso, o ideal é criar um ambiente confortável e alinhado com seus objetivos de negócios, o que estimula as vendas e aumenta seu faturamento.

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            Escrito por:

            Maurício Galhardo

            Head e curador do F360 Educa, apaixonado por finanças, autor de três livros de negócios e gestão financeira, com ampla experiência em treinamentos e palestras. Já treinou mais de 20 mil pessoas no varejo!

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