O lucro líquido é o indicador que mostra o quanto você arrecadou com o seu negócio em um período. Na prática, permite fazer uma análise financeira mais profunda a fim de entender se as ações da empresa são sustentáveis ou se demandam revisão.
Afinal, o ideal é que a organização renda o suficiente para cobrir seus gastos e sobrar para os donos e acionistas, concorda? Neste caso, o lucro líquido é o dinheiro que “resta” após contabilizar todas as despesas. Logo, é “livre”.
Posto isto, é vital entender como calcular esse indicador e ainda conhecer as melhores estratégias para maximizar seus ganhos com as dicas que separamos para você neste artigo. Continue a leitura e confira!
Principais aprendizados deste artigo:
- O lucro líquido é um dos indicadores financeiros mais importantes para uma empresa, já que indica a rentabilidade real de um negócio em determinado período.
- Para saber qual é o seu lucro real, basta subtrair seus custos gerais (como compra de insumos), despesas operacionais (salário dos colaboradores) e impostos que deve do faturamento total com as vendas.
- Acompanhar os resultados facilita a gestão financeira e mostra se o empreendimento é sustentável em curto e longo prazo. Adicionalmente, o índice de lucratividade ajuda a tomar decisões mais assertivas e, assim, ter melhores resultados.
- Um dos passos para aumentar seu lucro líquido é reduzir os custos operacionais. Além disso, invista em ações voltadas para atrair, reter e fidelizar mais clientes e repense sua estratégia de precificação para cobrir os custos das vendas de forma mais sustentável.
- Os softwares de gestão financeira permitem acompanhar o lucro real em um sistema centralizado e inteligente, para ter resultados mais precisos e ágeis.
O que é lucro líquido?
O lucro líquido (também chamado de lucro real) é o rendimento final da empresa. Ou seja, o que o empreendimento ganha com as vendas após deduzir todos os custos e despesas, o que inclui desde os gastos com a produção (ou aquisição) das mercadorias até o pagamento dos impostos.
O indicador é essencial para qualquer negócio, pois reflete sua saúde financeira. Afinal, se os ganhos não cobrem os gastos, é um sinal de alerta, concorda?
Adicionalmente, lucro líquido e lucro bruto são indicadores distintos. O primeiro, como falamos, engloba todos os custos e despesas. Já o bruto representa apenas os gastos com a produção dos itens à venda, logo vem uma etapa antes no planejamento financeiro.
Qual o impacto do lucro líquido na saúde financeira?
O lucro líquido não mostra apenas se a empresa deu prejuízo. Na verdade, o indicador é essencial para uma boa gestão financeira, pois indica o nível de sustentabilidade do empreendimento, isto é, sua capacidade de cobrir todos os custos e despesas com seus rendimentos.
Além disso, o lucro líquido ajuda na atração de sócios e investidores. Até porque ninguém quer investir em um negócio que dá prejuízo, concorda? Logo, é importante mostrar que a loja ou franquia traz bons resultados.
Por fim, descobrir seu índice de lucratividade auxilia na tomada de decisões, porque permite identificar se as estratégias de vendas (ou precificação) são adequadas para a realidade ou se demandam revisão para melhorar o desempenho financeiro.
Como calcular o lucro líquido?
Para calcular o lucro líquido da sua empresa, aplique a fórmula: lucro líquido = receita total (tudo o que o negócio arrecadou com as vendas no período) – custos totais (o que gastou para produzir as mercadorias) – despesas totais (gastos operacionais fixos) – impostos.
Vamos entender como funciona esse cálculo na prática? Confira este exemplo de uma loja fictícia!
Uma loja arrecada, livre de deduções, R$ 100.000 por mês. Do total:
- os custos totais são de R$ 20.000;
- as despesas totais são de R$ 25.000;
- e os impostos totalizam R$ 10.000.
Nesta situação, a conta fica: 100.000 – 20.000 – 25.000 – 10.000 = 45.000, que é o lucro líquido.
Já para descobrir a margem de lucro, o percentual de lucratividade do empreendimento, divida seu lucro real do rendimento total. Ao usar o mesmo exemplo, temos: 45.000 / 100.000 = 0,45.
Para obter a porcentagem, é só multiplicar o resultado por 100, o que resulta em 45% de margem de lucro líquido.
Quais as melhores estratégias para aumentar o lucro líquido de uma franquia?
1 – Aumente sua carteira de clientes
A primeira dica é aumentar sua carteira de clientes. Ou seja, atrair mais consumidores. Afinal, quanto mais o negócio vende, mais dinheiro arrecada, certo?
Para isso, você pode investir em ações de marketing digital e tradicional, promoções, oferecer novas mercadorias e condições especiais de pagamento. Enfim, a ideia é chamar a atenção do público para o seu empreendimento.
2- Retenha e fidelize seus consumidores
Invista em ações para reter e fidelizar os clientes. O objetivo deste tipo de abordagem é aumentar o ticket médio (o gasto médio por consumidor), que afeta diretamente o lucro líquido, ao incentivar a recompra recorrente.
Para alcançar esse feito, indicamos promover um atendimento omnichannel (com vários pontos de contato integrado) e personalizado para aumentar o nível de satisfação a cada interação, além de criar programas de fidelidade.
3 – Repense sua estratégia de precificação
Ainda na lista de estratégias para aumentar o lucro líquido, indicamos repensar seu modelo de precificação.
Avalie se sua política de preços atual faz sentido, o que implica que cobre os custos atrelados ao comércio das mercadorias, está alinhada com os valores que a concorrência cobra e demonstra o valor dos seus produtos.
A propósito, temos um artigo que explica como escolher o melhor modelo de precificação para o seu negócio no nosso blog. Aproveite para conferir!
4 – Reduza os custos operacionais
A última estratégia é reduzir os custos e despesas para “sobrar” mais dinheiro na conta. Para tanto, invista em automação de tarefas para otimizar o trabalho e diminuir a incidência de erros, como pedidos errados.
Outro ponto é manter o estoque sempre bem organizado para agilizar a procura por mercadorias e evitar perdas, além de negociar os preços dos insumos com os fornecedores.
Uma dica extra: confira nosso material com 7 dicas de como controlar suas despesas empresariais sem dor de cabeça!
Dicas de ferramentas de gestão do lucro líquido
No geral, você tem duas opções de ferramentas de gestão do lucro líquido: as planilhas contábeis e os sistemas de gerenciamento financeiro.
As primeiras já são tradicionais e permitem monitorar o desempenho do rendimento. Porém, você precisa preencher tudo manualmente, o que toma tempo e ainda aumenta as chances de erros causados pela falta de atenção.
Já a alternativa, os softwares de gestão financeira, como o F360 Finanças, são mais ágeis e centralizados. Ao adotar a ferramenta, você acessa todos os recursos necessários para administrar o seu negócio de forma personalizada e com mais precisão.
Que tal ver na prática como esse tipo de sistema ajuda seu negócio a crescer? Agende uma demonstração com a F360 e confira!
FAQ – Perguntas frequentes sobre lucro líquido
O que é lucro líquido?
O lucro líquido, ou real, é um indicador que mostra a rentabilidade de uma empresa em determinado período ao exibir seus ganhos finais. Isto é, o que produziu após deduzir todos os custos e despesas relacionados à execução da sua atividade, como compra de insumos, pagamento de colaboradores e quitação de impostos.
Como calcular o lucro líquido?
A fórmula para calcular o lucro real do seu negócio é: “lucro líquido = receita líquida ou total – custos totais para aquisição das mercadorias – despesas totais (que engloba todos os gastos operacionais) – impostos”.
Qual a diferença entre lucro líquido e lucro bruto?
O lucro bruto é uma etapa anterior. Neste ponto, você considera apenas os custos com a produção e aquisição de mercadorias. Já o lucro líquido também deduz as despesas operacionais e os impostos que o negócio precisa pagar para os órgãos competentes.
Como aumentar o lucro líquido da minha empresa?
As melhores ações para aumentar o lucro líquido do seu negócio envolvem ampliar sua carteira de clientes, reter e fidelizar os consumidores já incluídos no seu rendimento atual, precificar os produtos corretamente e reduzir os custos operacionais.
Quais ferramentas podem ajudar na gestão do lucro líquido?
A ferramenta mais indicada para monitorar o lucro líquido da sua empresa é um software de gestão financeira. O sistema permite controlar todas as despesas e rendimentos de maneira centralizada para facilitar o seu dia a dia, poupar tempo e reduzir a incidência de erros de cálculo.