O grab and go, sistema de hiperconveniência criado nos Estados Unidos, já mostrou aos brasileiros que não é apenas uma moda passageira. Afinal, já é uma tendência de food service que oferece muitos benefícios aos clientes e donos de restaurantes, cafés, padarias, bares, academias, hotéis, entre outros estabelecimentos.
Isso porque essa estratégia de oferecer lanches e comidas prontas e embaladas, perfeitas para consumir imediatamente, adaptou-se muitíssimo bem à rotina corrida da população e sua necessidade de se alimentar de modo mais saudável.
Quem nunca precisou almoçar correndo entre uma reunião e outra? Ou até mesmo para dar tempo de ir ao médico na hora do intervalo? Logo, saiba que a demanda só aumenta em relação a essa estratégia.
Para usá-la de forma eficiente, aproveite este texto e tire suas dúvidas sobre o que é sistema grab and go, como funciona, suas vantagens e como implementá-lo na sua loja!
O que é o sistema grab and go?
O significado de grab and go em português é “pegue e leve” ou “pegue e vá”. Essa estratégia começou nos Estados Unidos para suprir a necessidade dos clientes que possuem a agenda cheia e pouco tempo para comer de modo mais saudável.
Antes que você confunda as propostas dessa ideia, adiantamos que ela se diferencia do drive thru e da “retirada no local”. Entenda:
- grab and go: a comida ou o lanche já está montado e devidamente embalado, pronto para consumo;
- drive thru: o cliente espera dentro do carro o pedido ficar pronto;
- retirada no local (take away): o consumidor faz o pedido antes, por telefone, aplicativo ou site, e, depois de um determinado tempo, busca a comida no local.
Como funciona o sistema grab and go?
O sistema grab and go funciona de forma simples: os estabelecimentos, como restaurantes, bares, lanchonetes, padarias, mercados, hotéis e cafés, montam estações frias ou quentes para expor na vitrine refeições, lanches ou bebidas mais saudáveis e de qualidade já embalados e prontos para consumo imediato.
Ele promove uma compra mais rápida e prática aos clientes, oferecendo produtos menos processados e mais frescos, de acordo com as preferências dos consumidores da loja.
Sendo assim, podem ser oferecidos:
- lanches quentes e frios, como sanduíches naturais e quiches;
- saladas de frutas;
- aperitivos;
- massas;
- saladas com verduras;
- legumes e/ou proteínas;
- bolos e doces;
- bebidas frias ou quentes, como sucos, cafés e vitaminas;
- sopas e caldos;
- refeições completas, como arroz, frango e purê de abóbora.
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Quais as vantagens do grab and go?
Para os varejistas, o sistema grab and go oferece diversas vantagens, como aumento da competitividade no mercado, mais satisfação do cliente, atração de novos consumidores, melhor gestão das vendas e do estoque, redução de desperdícios e aumento do faturamento.
Além disso, permite oferecer tipos variados de comidas, bebidas e lanches, aumentando as chances do estabelecimento agradar seu público, seja qual for sua especialidade.
A redução de custos é gerada por várias frentes, pois há menos desperdício na cozinha, maior aproveitamento dos alimentos e pouca necessidade de colaboradores trabalhando para atender a cada novo pedido.
Os hotéis e pousadas, por exemplo, podem deixar vários produtos expostos durante a noite e madrugada, saciando a fome dos hóspedes, sem necessitar de cozinheiros ativos 24 horas por dia.
Os restaurantes também não perdem clientela. Pelo contrário, atraem aqueles que não têm tempo de sentar e fazer um pedido, complementando as vendas do dia.
Isso sem falar no aumento do ticket médio e faturamento, pois é mais fácil o cliente escolher não só a refeição, mas também uma bebida e sobremesa para acompanhar.
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Como implantar o grab and go?
O grab and go é um sistema fácil de ser implementado, pois sua estrutura não requer mudanças bruscas na equipe. No entanto, para garantir sua eficiência e a satisfação dos clientes, alguns aspectos precisam ser cuidadosamente considerados.
Veja dicas de como implantar o grab and go e ajudar sua loja a vender mais!
1 – Conheça as necessidades e os desejos dos clientes
O primeiro passo é saber o que seu consumidor quer. Essa estratégia tem sido muito usada para refeições saudáveis, porém, não descarta sobremesas, por exemplo. Só que há uma vasta possibilidade de combinações para fornecer ao público.
E, por isso, uma das melhores formas de descobrir o que incluir no cardápio é perguntando diretamente ao consumidor. Porém, se seu estabelecimento conta com um sistema de gestão de vendas, aconselhamos fazer uma boa pesquisa para identificar os itens mais pedidos e em quais dias e horários da semana.
2 – Prepare o local
Depois de decidir o que será comercializado, monte a estrutura do grab and go com estações com temperaturas controladas, frias ou quentes. Deixe a vitrine de exposição iluminada, limpa e organizada para gerar confiança e desejo em consumir as refeições.
Não se esqueça de incluir informações dos ingredientes, do preparo do alimento, as datas de fabricação e validade, como consumir etc. O ideal é o cliente não ter dúvidas sobre as comidas embaladas.
3 – Use embalagens adequadas
As embalagens podem conquistar o cliente no primeiro olhar. Elas dizem muito sobre a qualidade do preparo e serviço prestado ao consumidor.
Sendo assim, estude as melhores embalagens para atrair o público, mas também para preservar os alimentos da melhor forma. Uma dica é pensar na forma de consumo. Muitas pessoas consomem o item na rua mesmo, durante algum trajeto.
Portanto, simplifique e facilite a vida do seu cliente com recipientes versáteis, que podem ser usados para transportar e consumir o alimento, como um prato. Alguns modelos usados são caixas, marmitinhas, cones ou barquinhas.
4 – Tenha um cardápio estratégico
Não adianta expor refeições completas às 8h. Por isso, planeje bem o cardápio para o café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.
Nas primeiras horas do dia, é possível oferecer sucos, vitaminas, sanduíches, salgados, água de coco, iogurtes etc. E, no almoço e jantar, caldos, massas, refeições completas, sobremesas, quiches, entre outros.
5 – Use um sistema de gestão
Para a implantação do grab and go ser bem-planejada, executada e monitorada, é necessário utilizar um sistema de gestão de vendas, como o F360 Finanças. Vamos explicar o porquê!
Ele possui integração com mais de 500 pontos de vendas e 150 adquirentes, permitindo conectar seu sistema de autoatendimento, aplicativos de delivery e pagamento sem contato a apenas um software. Logo, todas as transações são armazenadas na plataforma para análises financeiras e estratégicas.
É possível conhecer as preferências do público e planejar um cardápio de acordo com os dias da semana e sazonalidades, como feriados e estações do ano. Servir sopas e caldos no verão de uma região muito quente, por exemplo, não faz sentido.
Além disso, ter um sistema automatizado otimiza as operações da loja, como gestão do fluxo de caixa, contas a pagar/receber, emissão de notas fiscais, conciliação bancária e de cartões, criação de demonstrativos financeiros, entre outras atividades.
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