A educação corporativa cresce a cada ano e se consolidou como uma forte tendência de Recursos Humanos. Em uma pesquisa realizada, apurada e apresentada durante a 14ª edição do HR First Class, cerca de 73% de lideranças do setor e profissionais C-level afirmaram que a prática beneficia não apenas os colaboradores, mas também gera impacto para clientes, fornecedores e sociedade.
No universo das franquias, investir em programas de treinamento é essencial para garantir a padronização dos processos e capacitar o franqueado. O intuito é levá-lo a potencializar resultados e, desta forma, contribuir para o sucesso de toda a rede.
Quer entender melhor os benefícios da educação corporativa para as franquias e saber como implementar este processo? Então, fique até o final deste artigo!
Principais aprendizados deste artigo:
- A educação corporativa é um importante recurso para promover a padronização dos produtos ou serviços e contribui diretamente para a credibilidade e resultados do negócio.
- Entre as vantagens de investir em um programa de treinamento para franqueados, estão a manutenção da qualidade, engajamento da rede e melhoria de performance.
- Para implementar um programa de educação corporativa eficiente, é preciso identificar necessidades, definir formatos e avaliar os resultados dos treinamentos.
- Ter um plano de treinamento detalhado e contínuo mantém a rede de franqueados engajada e contribui para a captação de novos parceiros e expansão da franquia.
O que é educação corporativa?
A educação corporativa é um processo de aprendizagem que ocorre dentro de empresas, instituições públicas e privadas. Pode englobar aprendizados técnicos ou comportamentais e tem como foco desenvolver os colaboradores.
Também é uma maneira de estimular o engajamento dos colaboradores e melhorar a produtividade. Por outro lado, serve como gestão de conhecimento e contribui para a retenção de talentos.
Entre as responsabilidades dos franqueadores, está justamente a transferência de conhecimento. Este é um pilar da transformação de uma organização em rede de franquias.
O intuito é oferecer treinamentos não só sobre o produto ou serviço, mas também explorar tópicos, como gestão de pessoas, vendas, finanças e outros temas úteis para a adaptação e performance dos novos empreendedores.
Trata-se de uma ferramenta para que o franqueado repasse aos seus parceiros todo o conhecimento e experiência sobre o negócio. É essencial para que o cliente tenha a mesma percepção da marca em todas as unidades.
Benefícios da educação corporativa
Estruturar um programa de educação corporativa para a sua rede de franqueados tem diversas vantagens, tais como:
- Manutenção da qualidade;
- Engajamento da rede;
- Melhoria de performance.
Entenda melhor o que significa cada um destes pontos.
Manutenção da qualidade
Garantir a qualidade em todas as unidades é um dos grandes desafios que existem para a gestão de um sistema de franquias.
Por isso, desenvolver o treinamento para franqueados é essencial, especialmente no início das operações.
No entanto, embora os manuais de introdução tenham um papel essencial nesta etapa, a educação corporativa deve ocorrer de forma contínua. Afinal, a organização muda com o passar do tempo e o alinhamento deve ser permanente.
Engajamento da rede
É comum que empresários avaliem o plano de treinamento de franqueados ao buscarem uma opção de franquia para investir. Por isso, um projeto robusto e consistente, que dê todo o suporte necessário para que o potencial colaborador desenvolva seu máximo potencial pode ser um grande diferencial.
Além disso, atua para manter a rede engajada, já que os colaboradores conseguem vislumbrar espaço e incentivo para se desenvolverem com a organização.
Segundo um estudo da Ingage Consulting, feito com 24 mil entrevistados e 300 franquias, os franqueados engajados obtêm lucro 3,7 vezes maior do que os não engajados.
Melhoria de performance
A educação corporativa promove alinhamento de conhecimento e soluciona gaps de desenvolvimento entre os integrantes da rede.
É um instrumento de prevenção contra erros operacionais. Ao treinar as equipes, as unidades operam com mais segurança, produtividade e alinhamento aos padrões de qualidade, o que reduz custos e alavanca o desempenho.
Oferecer um conteúdo prático e de aplicação eficiente no dia a dia do franqueado impacta positivamente na performance de sua unidade e, consequentemente, nos resultados colhidos para a franqueadora.
Como implementar um programa de treinamento para franqueados
Para levar a educação corporativa para sua rede de franquias, é importante atentar aos seguintes passos:
- Identificar necessidades;
- Definir conteúdo e formatos;
- Avaliar a efetividade.
1- Identificar necessidades
Comece pelo mapeamento das lacunas de conhecimento e competências que existem entre seus franqueados. O que é mais crítico para a organização e para os objetivos do negócio? Quais são as prioridades da empresa que devem estar claras para todas as unidades?
2- Definir conteúdo e formatos
É possível adotar diferentes formatos de conteúdo para implantação de um programa de treinamentos na sua rede de franquias. Entre as opções, estão workshops, vídeos explicativos, gamificação e plataformas de ensino à distância, que podem ser muito úteis para abranger todos os franqueados e tornar o ensino atrativo.
Avalie o que faz mais sentido ao perfil do seu franqueado.
3- Avaliar a efetividade
Medir a efetividade dos treinamentos é essencial para saber se está no caminho certo. Aplique pesquisas de satisfação e avaliações para comprovar que os franqueados assimilaram o conteúdo.
Por fim, lembre-se de adotar uma estratégia de atualização contínua. Além de promover treinamentos para os recém-chegados, opte pela reciclagem dos demais membros da rede.
O desenvolvimento corporativo em franquias auxilia na preservação da identidade e credibilidade da marca, já que visa colocar todos os franqueados no mesmo patamar de excelência.
Papel da educação corporativa para a expansão da franquia
A essa altura, você já percebeu que investir em treinamento e desenvolvimento em franquias tem impacto direto no desempenho de toda a rede.
Um programa sólido de treinamento ajuda a nivelar o conhecimento entre todos os colaboradores, seja técnico ou comportamental. O treinamento para os franqueados não deve se restringir somente aos processos da franqueadora. É possível explorar temas como comunicação, negociação e inteligência emocional, por exemplo.
Se, desde o início, a organização já possui um projeto claro de desenvolvimento corporativo para seus futuros franqueados, certamente terá mais facilidade para se destacar. Afinal, sua organização será vista como uma empresa que dá o suporte necessário aos parceiros.
Com isso, a chance é maior de expandir a rede por meio da atração de franqueados que se conectem à missão e visão do negócio.
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FAQ – Perguntas frequentes sobre educação corporativa
O que é educação corporativa em franquias?
A educação corporativa é um processo de aprendizagem que ocorre dentro de empresas, instituições públicas e privadas. Pode englobar aprendizados técnicos ou comportamentais e tem como foco desenvolver os colaboradores.
Também é uma maneira de estimular o engajamento dos colaboradores e melhorar a produtividade. Por outro lado, serve como gestão de conhecimento e contribui para a retenção de talentos.
Por que a educação corporativa é importante para as franquias?
Trata-se de uma ferramenta para que o franqueado repasse aos seus parceiros todo o conhecimento e experiência sobre o negócio. É essencial para que o cliente tenha a mesma percepção da marca em todas as unidades.
Estruturar um programa de educação corporativa para a sua rede de franqueados tem diversas vantagens, tais como:
- Manutenção da qualidade;
- Engajamento da rede;
- Melhoria de performance.
Como implementar um programa de educação corporativa?
Para levar a educação corporativa para sua rede de franquias, é importante atentar aos seguintes passos:
- Identificar necessidades;
- Definir conteúdo e formatos;
- Avaliar a efetividade.
Quais estratégias ajudam a manter a consistência entre franqueados?
É importante adotar uma estratégia de atualização contínua. Além de promover treinamentos para os recém-chegados, opte pela reciclagem dos demais membros da rede.
O desenvolvimento corporativo em franquias auxilia na preservação da identidade e credibilidade da marca, já que visa colocar todos os franqueados no mesmo patamar de excelência.
Qual é o impacto da educação corporativa no crescimento da franquia?
Se, desde o início, sua organização já tiver um projeto claro de desenvolvimento corporativo para seus futuros franqueados, certamente terá mais facilidade para se destacar. Afinal, será vista como uma empresa que dá o suporte necessário aos parceiros.
Com isso, a chance é maior de expandir a rede por meio da atração de franqueados que se conectem à missão e visão do negócio.