O mercado de franquias no Brasil cresceu cerca de 19% em faturamento no primeiro trimestre de 2024. São números como esse que motivam empresas a adotarem essa estratégia de expansão. Mas, será que o seu negócio está pronto para dar esse passo? Para responder, é necessário estruturar um projeto de formatação de franquias.
Tal processo consiste na avaliação detalhada e no diagnóstico completo da maturidade da organização.
O modelo de negócios de franquia proporciona chances de crescimento acelerado para a empresa, mas é preciso estar preparado para todas as obrigações e responsabilidades que a implementação demanda. Entre os principais, está a capacidade de dar o adequado suporte ao franqueado.
Quantas unidades franqueadas meu empreendimento seria capaz de suportar? Qual é a proposta de valor que tenho para oferecer? Em quanto tempo terei o retorno do investimento? Qual é o plano de negócios da minha empresa em um horizonte de médio e longo prazo? Esses são alguns questionamentos que você deve considerar.
Quer saber quais são as outras exigências e passos necessários para a formatação de franquias? Leia até o final!
Principais aprendizados deste artigo:
- Um projeto de formatação de franquias passa por 5 etapas: modelo de negócios, documentação obrigatória, estratégia comercial, transferência de conhecimento e estratégia de expansão.
- É preciso definir e evidenciar royalties e eventuais despesas de franquias no modelo de negócios.
- Oferecer suporte ao franqueado e transferir conhecimento acerca de procedimentos e padrões de qualidade são práticas essenciais para escalar o negócio com segurança.
- Oferecer manuais de implantação, gestão e uso da marca é uma prática fundamental na etapa de treinamento dos franqueados.
- A estratégia de expansão das franquias deve estar clara e considerar fatores como regionalização e satisfação do cliente.
5 passos para fazer uma boa estruturação de franquias
Ao decidir elaborar um projeto de estruturação de franquias, o empreendedor deve se atentar a cinco passos fundamentais.
- Modelo de negócios
- Documentação obrigatória
- Estratégia comercial
- Transferência de conhecimento
- Estratégia de expansão
Seguir à risca essas etapas contribui para ter sucesso no projeto e escalar a empresa com eficiência e qualidade. Veja o que significa cada um destes passos.
1-Modelo de negócios
Se você deseja transformar sua empresa em uma rede de franquias, precisará desenhar este novo formato para o negócio. Neste sentido, é necessário identificar forças, fraquezas, desafios e oportunidades que terá pela frente.
Verifique se os processos da organização estão bem estruturados, faça uma análise de mercado e entenda quais são os diferenciais que trazem potencial de crescimento para a sua marca.
Este estudo completo permite também que você estabeleça os custos de franquia, os chamados royalties, além de demais taxas, caso aplicável.
Os franqueados pagam royalties como uma remuneração periódica pela licença de uso. Geralmente, consiste em uma porcentagem sobre o faturamento bruto ou receita do franqueado.
Devem estar evidentes para auxiliar o planejamento financeiro de seus futuros franqueados.
2- Documentação obrigatória
Pesquise e providencie a documentação obrigatória da sua franquia. A Lei 13.966/19, que rege a formatação de franquias no Brasil, estipula os documentos necessários para formalizar o papel de franqueadora.
Os principais são a Circular de Oferta de Franquia (COF), o pré-contrato e o contrato de franquia.
A COF é um documento informativo para os empreendedores conhecerem o modelo proposto pela sua franquia. Dados como balanço financeiro e direitos e deveres das partes envolvidas estarão presentes neste registro.
Além disso, você terá que registrar um novo CNPJ para formalizar a ocupação da organização.
3.Estratégia comercial
É neste passo da formatação de franquias que você indica o posicionamento da marca no mercado como franqueadora. Qual será a proposta de valor que seu negócio irá oferecer? Como esta mensagem será comunicada para o público-alvo?
Também é a hora de desenhar o funil de vendas e montar uma apresentação comercial que destaque suas vantagens frente à concorrência.
4. Transferência de conhecimento
Uma das etapas mais desafiadoras na formatação de franquias talvez seja manter o padrão de qualidade para todos os franqueados.
Manuais escritos ou por vídeo, reuniões e outros recursos são algumas opções para replicar os procedimentos da franqueadora entre as demais unidades. Certifique-se de fornecer todo o suporte ao franqueado.
É importante que seus parceiros tenham condições para operar com segurança e zelo.
Entre os guias mais comuns para fornecer ao franqueado, estão o manual de implantação, de gestão e de marketing. Este último trata de cuidados para prezar pela unidade de discurso e posicionamento da marca.
5. Estratégia de expansão
Como você irá conduzir a expansão da rede de franquias? Para responder a este questionamento, elabore um planejamento estratégico de longo prazo para o seu negócio.
O plano de expansão deve detalhar de que forma a franqueadora deseja crescer, com base em fatores como: viabilidade econômico-financeira, satisfação dos clientes e análise de mercado.
Acompanhe para entender melhor quais são as alternativas de crescimento para o modelo de negócios de franquia.
Expansão da rede de franquias: como fazer?
Na formatação de franquias, traçar os passos futuros do negócio é importante. Além de dar robustez ao projeto, fortalece a confiança dos franqueados.
Defina metas de crescimento, como número de unidades, novos mercados e faturamento previsto, para horizontes de três a cinco anos. Lembre-se de alinhar a missão, a visão e os valores da marca ao modelo de expansão que escolher neste processo. Entre as possibilidades, estão:
- Expansão geográfica, que começa por regiões próximas à origem da marca;
- Master franquia: ideal para expansão internacional ou para regiões onde o franqueador não consegue oferecer suporte direto;
- Franquias regionais, que permitem que os franqueados operem várias unidades em determinada região;
Fazer sua rede crescer depende, ainda, de estratégias bem planejadas de marketing.
Considere a regionalização e a adaptabilidade do modelo de negócios para públicos diferentes ao desenhar esta estratégia. Esta prática fará toda a diferença em sua formatação de franquias e vai apoiar o crescimento sustentável da sua organização.
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- Suporte estratégico ao franqueado;
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FAQ – Perguntas frequentes sobre formatação de franquias
O que é formatação de franquias?
Esse processo consiste na avaliação detalhada e diagnóstico completo acerca da maturidade da organização. Ao decidir elaborar um projeto de estruturação de franquias, o empreendedor deve atentar a cinco pontos fundamentais.
- Modelo de negócios
- Documentação obrigatória
- Estratégia comercial
- Transferência de conhecimento
- Estratégia de expansão
Quanto tempo leva para formatar uma franquia?
O tempo necessário para estruturar uma franquia pode variar de acordo com o nível de planejamento da empresa. Questões como o prazo para elaboração do modelo de negócios, capacidade da equipe envolvida e maturidade da documentação obrigatória impactam esse período.
Dessa forma, a formatação da franquia pode levar até seis meses ou mais.
Quais documentos são necessários na formatação de franquias?
A Lei 13.966/19, que rege a formatação de franquias no Brasil, estipula os documentos necessários para formalizar o papel de franqueadora.
Os principais são a Circular de Oferta de Franquia (COF), o pré-contrato e o contrato de franquia.
A COF é um documento informativo para os empreendedores conhecerem o modelo proposto pela sua franquia. Dados como balanço financeiro e direitos e deveres das partes envolvidas estão presentes neste registro.
Qual é o investimento inicial para se tornar um franqueado?
Os custos de franquia são variáveis. Esses gastos dependem do tamanho da marca e mercado na qual está inserida. Existem microfranquias que demandam um gasto inicial baixo, em torno de R$ 6.000, conforme dados da Associação Brasileira de Franchising.
Por que o suporte ao franqueado é importante?
Uma das etapas mais desafiadoras na formatação de franquias talvez seja manter o padrão de qualidade para todos os franqueados.
Oferecer suporte ao franqueado por meio de manuais escritos ou por vídeo, reuniões e outros recursos são algumas opções para ser possível replicar os procedimentos da franqueadora entre as demais unidades.
É importante que todos os parceiros tenham condições para operar com segurança e zelo adequados.