Valuation é um termo que significa avaliação, em português. O valuation em franquias é, portanto, uma forma de determinar o valor financeiro de uma marca, conhecimento bastante útil em estratégias de expansão ou repasse de um negócio.
Isso porque permite que os donos e investidores compreendam o potencial de uma empresa e, assim, decidam se investem ou não na organização.
Quer entender como identificar o valor de mercado de franquias? Então, veio ao lugar certo, pois, no artigo a seguir, você descobre os principais métodos e como fazer com um passo a passo simples. Tudo preparado?
Principais aprendizados deste artigo:
- O procedimento de valuation em franquias envolve a análise de diversos aspectos do empreendimento. A intenção é descobrir o quanto a marca vale para o mercado financeiro.
- A valoração de franquias é importante porque ajuda no planejamento estratégico, tanto na criação de planos de expansão com a captação de investidores e franqueados quanto na tomada de decisões mais assertivas.
- Você pode usar três diferentes métodos de valuation: fluxo de caixa descontado, patrimônio líquido e análise de múltiplos de mercado. Todos mostram o potencial financeiro da marca.
- Para identificar o valor de mercado da sua franquia, projete seu fluxo de caixa, determine sua taxa de desconto e avalie o potencial de crescimento. Um bom software de gestão financeira facilita esse processo, pois permite acompanhar as movimentações em tempo real.
O que é valuation em franquias?
Valuation em franquias consiste em analisar diversos aspectos de uma marca (como reputação e potencial de retorno sobre o investimento) a fim de descobrir seu valor de mercado. O processo ajuda a descobrir quanto cobrar pelo negócio para conseguir um valor justo pelo repasse.
Existem vários fatores que impactam a avaliação financeira de franquias, como:
- rentabilidade;
- capacidade de gerar lucro;
- capital de giro disponível;
- mercado de atuação;
- potencial de crescimento;
- reputação da marca.
Estes aspectos influenciam a visão que as pessoas (investidores) têm da empresa. Logo, influenciam em seu valor de mercado.
Qual a importância da avaliação financeira em franquias?
O valuation em franquias é importante, pois permite que você (como franqueador) cobre o preço justo pelo uso da sua marca. Ao mesmo tempo, o procedimento facilita a tomada de decisões e a criação e implementação de estratégias de expansão mais sólidas e assertivas, já que você entende o quanto o seu negócio vale.
A partir de então, define melhor seu público-alvo (perfil ideal de franqueado) e pensa em maneiras de atraí-lo, com melhores ofertas de adesão e promessas de um bom retorno sobre o investimento, a depender da valoração da franquia.
Quais os principais métodos de valuation para franquias?
No geral, você pode usar três diferentes métodos de valuation para franquias: patrimônio líquido, análise de múltiplos de mercado e fluxo de caixa descontado. Entenda melhor logo abaixo!
1 – Patrimônio líquido
Um dos principais métodos de valoração de franquias é a análise do seu patrimônio líquido (o que a marca tem “em seu nome”, já com os descontos sobre o que deve).
Você encontra esse valor a partir da soma dos ativos circulantes (contas a receber) e não circulantes (bens que a empresa tem). Em seguida, basta subtrair os passivos (contas a pagar). O resultado é o patrimônio líquido da franquia. Fácil, não é mesmo?
2 – Múltiplos de mercado
A análise de múltiplos de mercado envolve a comparação dos indicadores financeiros de marcas do mesmo segmento para passar uma ideia de valor. Uma métrica bem comum aqui é o EBITDA (lucros antes dos juros, impostos, depreciação e amortização, em português).
Entretanto, esse modelo costuma não ser tão preciso, já que é difícil encontrar empresas com o mesmo modelo de negócios.
3 – Fluxo de caixa descontado
O fluxo de caixa descontado consiste na projeção financeira para um período futuro. É uma maneira de identificar o potencial de faturamento de uma marca para entender se determinado investimento vale ou não a pena com base em sua capacidade de crescer.
Esse cálculo envolve a análise dos fluxos de caixa dos períodos anteriores e dos possíveis riscos, como flutuações do mercado e crises financeiras. O ideal é projetar o fluxo de caixa para um período de 5 a 10 anos para ter mais precisão. Veja como usar este método a seguir!
Como fazer valuation de franquias?
O passo a passo para fazer o valuation de franquias a partir do método de fluxo de caixa descontado envolve estes três passos:
- projetar o fluxo de caixa;
- estabelecer a taxa de desconto anual;
- prever o ritmo de crescimento.
Veja mais detalhes abaixo!
1 – Projetar o fluxo de caixa
O primeiro passo do tutorial de como fazer valuation de franquias é projetar o fluxo de caixa. O processo ocorre a partir da análise da movimentação financeira (entradas e saídas de dinheiro) dos últimos anos e das condições do mercado no qual a marca atua.
A ideia é descobrir os potenciais ganhos (com base no histórico do empreendimento) e os possíveis riscos (ou oportunidades) para o futuro.
2 – Estabelecer a taxa de desconto anual
O segundo passo é definir uma taxa de desconto, que funciona como um índice de desvalorização da marca aplicado à projeção anual de fluxo de caixa. O valor é ligado ao risco da marca gerar perda de dinheiro ao longo do tempo.
E é aqui que reside a complicação, já que não há um consenso sobre como calcular esse índice. O ideal é que seja maior que a taxa Selic. Por isso, muitos especialistas financeiros indicam usar o rendimento médio na bolsa de valores ou da renda fixa como base.
Após escolher qual usar, basta subtrair o valor do fluxo de caixa por ano projetado.
3 – Prever o ritmo de crescimento
O último passo é somar os fluxos de caixa projetados e subtrair as taxas de descontos e pronto: você tem o valuation da sua franquia. E que tal uma dica extra para facilitar o processo de valoração da sua marca?
A indicação é contar com um bom software de gestão financeira para visualizar seu fluxo de caixa em tempo real e, assim, fazer uma previsão mais precisa.
O F360 Finanças, por exemplo, é uma plataforma que oferece esta e outras funcionalidades que te ajudam a obter o valor da sua marca, como:
- controle de contas a pagar e receber;
- planejamento orçamentário;
- elaboração de demonstrativos de resultados do exercício (DRE).
Ficou interessado? Então, agende uma demonstração gratuita e veja como as soluções da F360 podem ajudar sua franquia!
FAQ:
O que é valuation em franquias?
Valuation significa avaliação. Posto isso, o processo de valuation em franquia consiste em analisar o valor financeiro que determinada marca tem no mercado a fim de apresentar para investidores ou possíveis interessados em adquiri-la.
Quais são os principais métodos de valuation?
Existem três métodos principais de valuation para franquias: pelo patrimônio líquido (quantia que a empresa tem após pagar tudo o que deve), múltiplos de mercado (análise de valor de empresas semelhantes) e fluxo de caixa descontado (projeção do fluxo de caixa para os próximos anos).
Por que o valuation é importante para franqueados e franqueadores?
O valuation é importante tanto para franqueados quanto para franqueadores porque facilita a tomada de decisões estratégicas acerca dos investimentos ao mostrar qual o valor de um negócio. Ou seja, permite entender se vale ou não a pena adquirir um empreendimento.
Como o valuation pode impactar a venda de uma franquia?
O valuation pode impactar a venda de uma franquia, pois possibilita que os interessados visualizem o valor de mercado e, consequentemente, o potencial de retorno financeiro de uma marca.
Quais fatores influenciam o valuation de uma franquia?
O valuation de uma franquia sofre influência de diversos fatores, como: rentabilidade, capital de giro, reputação, potencial de crescimento, flutuações do mercado e capacidade de rendimento.