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Franquias 29/01/2025

O que é valuation em franquias?Importância e como aplicar!

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Valuation é um termo que significa avaliação, em português. O valuation em franquias é, portanto, uma forma de determinar o valor financeiro de uma marca, conhecimento bastante útil em estratégias de expansão ou repasse de um negócio.

Isso porque permite que os donos e investidores compreendam o potencial de uma empresa e, assim, decidam se investem ou não na organização. 

Quer entender como identificar o valor de mercado de franquias? Então, veio ao lugar certo, pois, no artigo a seguir, você descobre os principais métodos e como fazer com um passo a passo simples. Tudo preparado?

Principais aprendizados deste artigo:

  • O procedimento de valuation em franquias envolve a análise de diversos aspectos do empreendimento. A intenção é descobrir o quanto a marca vale para o mercado financeiro. 
  • A valoração de franquias é importante porque ajuda no planejamento estratégico, tanto na criação de planos de expansão com a captação de investidores e franqueados quanto na tomada de decisões mais assertivas.
  • Você pode usar três diferentes métodos de valuation: fluxo de caixa descontado, patrimônio líquido e análise de múltiplos de mercado. Todos mostram o potencial financeiro da marca. 
  • Para identificar o valor de mercado da sua franquia, projete seu fluxo de caixa, determine sua taxa de desconto e avalie o potencial de crescimento. Um bom software de gestão financeira facilita esse processo, pois permite acompanhar as movimentações em tempo real. 

O que é valuation em franquias?

Valuation em franquias consiste em analisar diversos aspectos de uma marca (como reputação e potencial de retorno sobre o investimento) a fim de descobrir seu valor de mercado. O processo ajuda a descobrir quanto cobrar pelo negócio para conseguir um valor justo pelo repasse.

Existem vários fatores que impactam a avaliação financeira de franquias, como:

  • rentabilidade;
  • capacidade de gerar lucro;
  • capital de giro disponível;
  • mercado de atuação; 
  • potencial de crescimento; 
  • reputação da marca. 

Estes aspectos influenciam a visão que as pessoas (investidores) têm da empresa. Logo, influenciam em seu valor de mercado. 

Qual a importância da avaliação financeira em franquias?

O valuation em franquias é importante, pois permite que você (como franqueador) cobre o preço justo pelo uso da sua marca. Ao mesmo tempo, o procedimento facilita a tomada de decisões e a criação e implementação de estratégias de expansão mais sólidas e assertivas, já que você entende o quanto o seu negócio vale.

A partir de então, define melhor seu público-alvo (perfil ideal de franqueado) e pensa em maneiras de atraí-lo, com melhores ofertas de adesão e promessas de um bom retorno sobre o investimento, a depender da valoração da franquia. 

Quais os principais métodos de valuation para franquias?

No geral, você pode usar três diferentes métodos de valuation para franquias: patrimônio líquido, análise de múltiplos de mercado e fluxo de caixa descontado. Entenda melhor logo abaixo!

1 – Patrimônio líquido 

    Um dos principais métodos de valoração de franquias é a análise do seu patrimônio líquido (o que a marca tem “em seu nome”, já com os descontos sobre o que deve). 

    Você encontra esse valor a partir da soma dos ativos circulantes (contas a receber) e não circulantes (bens que a empresa tem). Em seguida, basta subtrair os passivos (contas a pagar). O resultado é o patrimônio líquido da franquia. Fácil, não é mesmo?

    2 – Múltiplos de mercado

      A análise de múltiplos de mercado envolve a comparação dos indicadores financeiros de marcas do mesmo segmento para passar uma ideia de valor. Uma métrica bem comum aqui é o EBITDA (lucros antes dos juros, impostos, depreciação e amortização, em português). 

      Entretanto, esse modelo costuma não ser tão preciso, já que é difícil encontrar empresas com o mesmo modelo de negócios. 

      3 – Fluxo de caixa descontado 

        O fluxo de caixa descontado consiste na projeção financeira para um período futuro. É uma maneira de identificar o potencial de faturamento de uma marca para entender se determinado investimento vale ou não a pena com base em sua capacidade de crescer.

        Esse cálculo envolve a análise dos fluxos de caixa dos períodos anteriores e dos possíveis riscos, como flutuações do mercado e crises financeiras. O ideal é projetar o fluxo de caixa para um período de 5 a 10 anos para ter mais precisão. Veja como usar este método a seguir!

        Como fazer valuation de franquias?

        O passo a passo para fazer o valuation de franquias a partir do método de fluxo de caixa descontado envolve estes três passos:

        1. projetar o fluxo de caixa; 
        2. estabelecer a taxa de desconto anual;
        3. prever o ritmo de crescimento.

        Veja mais detalhes abaixo!

        1 – Projetar o fluxo de caixa 

          O primeiro passo do tutorial de como fazer valuation de franquias é projetar o fluxo de caixa. O processo ocorre a partir da análise da movimentação financeira (entradas e saídas de dinheiro) dos últimos anos e das condições do mercado no qual a marca atua.

          A ideia é descobrir os potenciais ganhos (com base no histórico do empreendimento) e os possíveis riscos (ou oportunidades) para o futuro.

          2 – Estabelecer a taxa de desconto anual 

            O segundo passo é definir uma taxa de desconto, que funciona como um índice de desvalorização da marca aplicado à projeção anual de fluxo de caixa. O valor é ligado ao risco da marca gerar perda de dinheiro ao longo do tempo. 

            E é aqui que reside a complicação, já que não há um consenso sobre como calcular esse índice. O ideal é que seja maior que a taxa Selic. Por isso, muitos especialistas financeiros indicam usar o rendimento médio na bolsa de valores ou da renda fixa como base.

            Após escolher qual usar, basta subtrair o valor do fluxo de caixa por ano projetado. 

            3 – Prever o ritmo de crescimento

              O último passo é somar os fluxos de caixa projetados e subtrair as taxas de descontos e pronto: você tem o valuation da sua franquia. E que tal uma dica extra para facilitar o processo de valoração da sua marca?

              A indicação é contar com um bom software de gestão financeira para visualizar seu fluxo de caixa em tempo real e, assim, fazer uma previsão mais precisa. 

              O F360 Finanças, por exemplo, é uma plataforma que oferece esta e outras funcionalidades que te ajudam a obter o valor da sua marca, como:

              • controle de contas a pagar e receber;
              • planejamento orçamentário;
              • elaboração de demonstrativos de resultados do exercício (DRE). 

              Ficou interessado? Então, agende uma demonstração gratuita e veja como as soluções da F360 podem ajudar sua franquia!

              FAQ:

              O que é valuation em franquias?

              Valuation significa avaliação. Posto isso, o processo de valuation em franquia consiste em analisar o valor financeiro que determinada marca tem no mercado a fim de apresentar para investidores ou possíveis interessados em adquiri-la. 

              Quais são os principais métodos de valuation?

              Existem três métodos principais de valuation para franquias: pelo patrimônio líquido (quantia que a empresa tem após pagar tudo o que deve), múltiplos de mercado (análise de valor de empresas semelhantes) e fluxo de caixa descontado (projeção do fluxo de caixa para os próximos anos). 

              Por que o valuation é importante para franqueados e franqueadores?

              O valuation é importante tanto para franqueados quanto para franqueadores porque facilita a tomada de decisões estratégicas acerca dos investimentos ao mostrar qual o valor de um negócio. Ou seja, permite entender se vale ou não a pena adquirir um empreendimento. 

              Como o valuation pode impactar a venda de uma franquia?

              O valuation pode impactar a venda de uma franquia, pois possibilita que os interessados visualizem o valor de mercado e, consequentemente, o potencial de retorno financeiro de uma marca. 

              Quais fatores influenciam o valuation de uma franquia?

              O valuation de uma franquia sofre influência de diversos fatores, como: rentabilidade, capital de giro, reputação, potencial de crescimento, flutuações do mercado e capacidade de rendimento.

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              Escrito por:

              Henrique Carbonell

              CEO & CoFounder at F360 - Franchisee at O Boticário. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Alvares Penteado - FAAP e pelo Ibmec Business School / IBMEC - SP.

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