print do aplicativo do Ifood, empresa de delivery
Finanças 03/07/2025

Quais são as principais taxas do iFood para restaurantes?

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Usar um aplicativo de delivery para divulgar e vender os produtos do seu restaurante é uma ótima opção para atrair mais público. Porém, antes de se inscrever e começar as operações, você deve se atentar às taxas do iFood, que é uma das plataformas mais populares do mercado.

O motivo para conhecer essas cobranças é simples: as taxas afetam todo o negócio, desde a precificação até o faturamento. Afinal, o valor tem que sair de algum lugar, certo?

Posto isto, que tal aprender como calcular as taxas do iFood e como precificar os seus produtos para fazer um repasse justo aos clientes?

Principais aprendizados deste artigo:

  • O iFood é um tipo de marketplace que funciona por meio de um aplicativo que conecta estabelecimentos (como restaurantes) aos clientes e permite que os negócios trabalhem com a modalidade de delivery;
  • Para usar a plataforma, é necessário pagar certas taxas, como uma comissão para cobrir os serviços oferecidos. Adicionalmente, existe um encargo sobre os pagamentos online e uma mensalidade;
  • Os valores são variáveis, pois dependem do plano escolhido (básico ou entrega) e do faturamento da empresa, já que o aplicativo cobra uma porcentagem em cima do valor total de vendas;
  • Além de considerar as taxas, ao precificar seus produtos, você deve considerar os custos com insumos e para manter a operação em pleno funcionamento, como aluguel e contas de água, luz e gás;
  • Vale a pena considerar a adoção de um sistema de gerenciamento financeiro para centralizar e automatizar o controle deste e de outras despesas operacionais a fim de agilizar a rotina.

O que é e como funciona o iFood?

O iFood é um serviço brasileiro de delivery que existe desde 2011 e funciona por meio de um aplicativo para dispositivos mobile. É possível usar o app (que é referência na América Latina) para vender e fazer entregas não apenas de alimentos, mas de outros produtos, como bebidas, medicamentos e compras de supermercado.

No geral, você, como dono de restaurante, conta com duas opções de uso do iFood ao se cadastrar para vender na plataforma. A primeira é como um marketplace.

Em outras palavras, o aplicativo funciona como uma vitrine virtual para o seu negócio a fim de disponibilizar o cardápio para os clientes. Contudo, você é responsável por fazer e gerenciar as entregas com colaboradores próprios.

A outra maneira é contar com entregadores do próprio iFood, mediante o pagamento de taxas.

Por falar em taxas, nos próximos tópicos explicaremos quanto o iFood cobra dos restaurantes. Vamos conferir?

Quais são as principais taxas do iFood?

As três principais taxas do iFood para os restaurantes e demais estabelecimentos que usam o aplicativo de delivery para vender são:

  1. Taxa de serviço (ou comissão);
  2. Taxa de pagamento online (apenas quando a transação acontece pelo aplicativo);
  3. Mensalidade (apenas para estabelecimentos que vendem mais de R$ 1.800 no mês).

Vale ressaltar ainda que apenas a taxa de pagamento online é fixa: 3,2% sobre o valor total dos pedidos.

A comissão e a mensalidade, no entanto, são variáveis, pois a cobrança depende do plano de serviços que você escolher no momento do cadastro. Veja quais são as opções logo abaixo!

Afinal, quanto o iFood cobra dos restaurantes?

As comissões do iFood dependem do tipo de plano que o restaurante usa. No geral, existem dois:

  1. Plano Básico;
  2. Plano Entrega.

Confira os detalhes de cada um!

1. Plano Básico

O primeiro plano é o básico. Aqui, o lojista que anuncia e vende pela plataforma tem direito a acessar recursos como:

  • gestor de pedidos para gerenciar toda a operação;
  • portal do parceiro para receber dicas;
  • ferramentas de marketing.

No entanto, a plataforma não se responsabiliza pelas entregas. Logo, você precisa contar com uma equipe própria de entregadores. Neste plano, o iFood cobra dos restaurantes:

  • 12% do valor total dos pedidos como comissão;
  • 3,2% do valor total como taxa de pagamentos online;
  • R$ 110 de mensalidade, caso venda a partir de R$ 1.800 no mês.

2. Plano Entrega

A segunda opção é o Plano Entrega, que é o mais completo oferecido pelo iFood. Ao optar por esse modelo, você acessa todos os recursos disponíveis no Básico e mais funcionalidades extras, como:

  • rastreio em tempo real dos pedidos;
  • atendimento iFood;
  • seguro para proteger o seu restaurante de fraudes nas entregas;
  • gestão de tempo para otimizar o preparo e o envio dos produtos aos clientes.

Em relação às cobranças, no Plano Entrega, o iFood recebe:

  • 23% do valor total dos pedidos como comissão;
  • 3,2% do valor para cobrir os custos com pagamentos online;
  • R$ 150 de mensalidade, válido apenas para estabelecimentos que vendem a partir de R$ 1.800 por mês.

Como fazer a precificação no iFood corretamente?

Para fazer a precificação no iFood corretamente e, assim, manter não apenas a competitividade, mas também garantir que você lucre no final do mês, é necessário considerar certos fatores que afetam o rendimento final. Os principais são:

  • custos com os insumos (ingredientes para produzir os pratos);
  • gastos com a operação (aluguel, luz, água, salários, gás, combustível);
  • comissão e demais taxas do iFood (que, como explicamos, mudam conforme o plano).

Esse processo é essencial porque a estratégia de precificação afeta, principalmente:

  • a percepção e, consequentemente, a experiência do cliente;
  • os lucros.

Atenção: considere também a taxa de antecipação de recebíveis, caso use este recurso com recorrência para manter o fluxo de caixa do seu restaurante. No iFood, você pode escolher antecipar para receber no dia seguinte à venda com uma taxa a partir de 1,99% ou para uma semana, a partir de 1,59%.

Mas como saber se você fez o repasse de custos corretamente? Para descobrir, você deve aprender como calcular o lucro no delivery. Confira no próximo tópico!

Como calcular o lucro no delivery?

Para calcular a sua margem operacional no delivery (indicador que mostra a porcentagem de lucro que você tem com as operações), use a fórmula: 

Margem operacional = (LO/RB) x 100

Onde:

  • LO: lucro operacional (valor que sobra após deduzir todas as despesas dos rendimentos);
  • RB: receita bruta (tudo o que faturou no período).

Vamos a um exemplo prático para facilitar o entendimento da explicação?

Digamos que um restaurante de massas teve uma receita de R$ 10.000 em um mês. No mesmo período, os custos com operação, produção e entrega totalizam R$ 6.500, portanto, o lucro operacional seria de R$ 3.500 (10.000 – 6.500).

Neste caso, o cálculo seria: (3.500 / 10.000) X 100, que resulta em uma margem de lucro de 35%. Bem fácil de replicar, certo?

Como monitorar o impacto das taxas do iFood nas finanças?

As taxas do iFood exercem impacto real nas finanças, especialmente no faturamento líquido, já que representam uma das despesas operacionais. Por esse motivo, é importante monitorá-las bem de perto.

E, sim, você pode fazer esse controle manualmente. Entretanto, além de mais trabalhoso, você fica sujeito a erros. A alternativa — usar tecnologia — por outro lado, automatiza o procedimento e, assim, você ganha agilidade e precisão: adotar um sistema de gestão financeira.

O F360 Finanças é, por exemplo, uma solução completa para gerenciar as taxas do iFood, já que conta com recursos como integração com outros sistemas e acompanhamento automático de contas a pagar e a receber e fluxo de caixa.

Que tal testar para ver como funciona? Solicite uma demonstração gratuita e confira, de perto, o que as soluções da F360 podem fazer pelo seu negócio!

FAQ

Quais são as taxas cobradas pelo iFood?

No geral, o iFood cobra uma comissão sobre o valor total das vendas e uma mensalidade para negócios que vendem mais de R$ 1.800 por mês. Caso receba pagamentos online, também é necessário pagar uma taxa pela aplicação.

Como calcular o preço ideal no iFood sem prejuízo?

Para calcular o preço ideal dos seus produtos no iFood sem prejuízos, você deve considerar fatores como os custos dos seus insumos, para manter a operação do seu restaurante, e a comissão que o aplicativo cobra sobre as vendas.

Vale a pena antecipar recebíveis do iFood?

Antecipar os recebíveis do iFood pode valer a pena caso você precise de recursos imediatamente para pagar uma conta ou movimentar o seu fluxo de caixa do seu restaurante. Porém, fique atento às taxas cobradas, que se iniciam em 1,59% do valor antecipado.

As taxas do iFood variam conforme o plano?

Sim, as taxas de serviço do iFood variam conforme o plano escolhido. O Plano Básico cobra uma comissão de 12% sobre o valor total e uma mensalidade de R$ 110, já o Plano Entrega cobra 23% de comissão e uma mensalidade de R$ 150.

Como o F360 Finanças pode ajudar a lidar com as taxas do iFood?

O F360 Finanças é o aplicativo de gestão financeira da F360 e pode te ajudar a lidar com as taxas do iFood por centralizar o controle das contas a pagar e a receber e permitir a geração automática de relatórios. Assim, você acompanha todos os gastos e entende qual o seu impacto na saúde do seu negócio.

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Escrito por:

Maurício Galhardo

Head e curador do F360 Educa, apaixonado por finanças, autor de três livros de negócios e gestão financeira, com ampla experiência em treinamentos e palestras. Já treinou mais de 20 mil pessoas no varejo!

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