Usar um aplicativo de delivery para divulgar e vender os produtos do seu restaurante é uma ótima opção para atrair mais público. Porém, antes de se inscrever e começar as operações, você deve se atentar às taxas do iFood, que é uma das plataformas mais populares do mercado.
O motivo para conhecer essas cobranças é simples: as taxas afetam todo o negócio, desde a precificação até o faturamento. Afinal, o valor tem que sair de algum lugar, certo?
Posto isto, que tal aprender como calcular as taxas do iFood e como precificar os seus produtos para fazer um repasse justo aos clientes?
Principais aprendizados deste artigo:
- O iFood é um tipo de marketplace que funciona por meio de um aplicativo que conecta estabelecimentos (como restaurantes) aos clientes e permite que os negócios trabalhem com a modalidade de delivery;
- Para usar a plataforma, é necessário pagar certas taxas, como uma comissão para cobrir os serviços oferecidos. Adicionalmente, existe um encargo sobre os pagamentos online e uma mensalidade;
- Os valores são variáveis, pois dependem do plano escolhido (básico ou entrega) e do faturamento da empresa, já que o aplicativo cobra uma porcentagem em cima do valor total de vendas;
- Além de considerar as taxas, ao precificar seus produtos, você deve considerar os custos com insumos e para manter a operação em pleno funcionamento, como aluguel e contas de água, luz e gás;
- Vale a pena considerar a adoção de um sistema de gerenciamento financeiro para centralizar e automatizar o controle deste e de outras despesas operacionais a fim de agilizar a rotina.
O que é e como funciona o iFood?
O iFood é um serviço brasileiro de delivery que existe desde 2011 e funciona por meio de um aplicativo para dispositivos mobile. É possível usar o app (que é referência na América Latina) para vender e fazer entregas não apenas de alimentos, mas de outros produtos, como bebidas, medicamentos e compras de supermercado.
No geral, você, como dono de restaurante, conta com duas opções de uso do iFood ao se cadastrar para vender na plataforma. A primeira é como um marketplace.
Em outras palavras, o aplicativo funciona como uma vitrine virtual para o seu negócio a fim de disponibilizar o cardápio para os clientes. Contudo, você é responsável por fazer e gerenciar as entregas com colaboradores próprios.
A outra maneira é contar com entregadores do próprio iFood, mediante o pagamento de taxas.
Por falar em taxas, nos próximos tópicos explicaremos quanto o iFood cobra dos restaurantes. Vamos conferir?
Quais são as principais taxas do iFood?
As três principais taxas do iFood para os restaurantes e demais estabelecimentos que usam o aplicativo de delivery para vender são:
- Taxa de serviço (ou comissão);
- Taxa de pagamento online (apenas quando a transação acontece pelo aplicativo);
- Mensalidade (apenas para estabelecimentos que vendem mais de R$ 1.800 no mês).
Vale ressaltar ainda que apenas a taxa de pagamento online é fixa: 3,2% sobre o valor total dos pedidos.
A comissão e a mensalidade, no entanto, são variáveis, pois a cobrança depende do plano de serviços que você escolher no momento do cadastro. Veja quais são as opções logo abaixo!
Afinal, quanto o iFood cobra dos restaurantes?
As comissões do iFood dependem do tipo de plano que o restaurante usa. No geral, existem dois:
- Plano Básico;
- Plano Entrega.
Confira os detalhes de cada um!
1. Plano Básico
O primeiro plano é o básico. Aqui, o lojista que anuncia e vende pela plataforma tem direito a acessar recursos como:
- gestor de pedidos para gerenciar toda a operação;
- portal do parceiro para receber dicas;
- ferramentas de marketing.
No entanto, a plataforma não se responsabiliza pelas entregas. Logo, você precisa contar com uma equipe própria de entregadores. Neste plano, o iFood cobra dos restaurantes:
- 12% do valor total dos pedidos como comissão;
- 3,2% do valor total como taxa de pagamentos online;
- R$ 110 de mensalidade, caso venda a partir de R$ 1.800 no mês.
2. Plano Entrega
A segunda opção é o Plano Entrega, que é o mais completo oferecido pelo iFood. Ao optar por esse modelo, você acessa todos os recursos disponíveis no Básico e mais funcionalidades extras, como:
- rastreio em tempo real dos pedidos;
- atendimento iFood;
- seguro para proteger o seu restaurante de fraudes nas entregas;
- gestão de tempo para otimizar o preparo e o envio dos produtos aos clientes.
Em relação às cobranças, no Plano Entrega, o iFood recebe:
- 23% do valor total dos pedidos como comissão;
- 3,2% do valor para cobrir os custos com pagamentos online;
- R$ 150 de mensalidade, válido apenas para estabelecimentos que vendem a partir de R$ 1.800 por mês.
Como fazer a precificação no iFood corretamente?
Para fazer a precificação no iFood corretamente e, assim, manter não apenas a competitividade, mas também garantir que você lucre no final do mês, é necessário considerar certos fatores que afetam o rendimento final. Os principais são:
- custos com os insumos (ingredientes para produzir os pratos);
- gastos com a operação (aluguel, luz, água, salários, gás, combustível);
- comissão e demais taxas do iFood (que, como explicamos, mudam conforme o plano).
Esse processo é essencial porque a estratégia de precificação afeta, principalmente:
- a percepção e, consequentemente, a experiência do cliente;
- os lucros.
Atenção: considere também a taxa de antecipação de recebíveis, caso use este recurso com recorrência para manter o fluxo de caixa do seu restaurante. No iFood, você pode escolher antecipar para receber no dia seguinte à venda com uma taxa a partir de 1,99% ou para uma semana, a partir de 1,59%.
Mas como saber se você fez o repasse de custos corretamente? Para descobrir, você deve aprender como calcular o lucro no delivery. Confira no próximo tópico!
Como calcular o lucro no delivery?
Para calcular a sua margem operacional no delivery (indicador que mostra a porcentagem de lucro que você tem com as operações), use a fórmula:
Margem operacional = (LO/RB) x 100
Onde:
- LO: lucro operacional (valor que sobra após deduzir todas as despesas dos rendimentos);
- RB: receita bruta (tudo o que faturou no período).
Vamos a um exemplo prático para facilitar o entendimento da explicação?
Digamos que um restaurante de massas teve uma receita de R$ 10.000 em um mês. No mesmo período, os custos com operação, produção e entrega totalizam R$ 6.500, portanto, o lucro operacional seria de R$ 3.500 (10.000 – 6.500).
Neste caso, o cálculo seria: (3.500 / 10.000) X 100, que resulta em uma margem de lucro de 35%. Bem fácil de replicar, certo?
Como monitorar o impacto das taxas do iFood nas finanças?
As taxas do iFood exercem impacto real nas finanças, especialmente no faturamento líquido, já que representam uma das despesas operacionais. Por esse motivo, é importante monitorá-las bem de perto.
E, sim, você pode fazer esse controle manualmente. Entretanto, além de mais trabalhoso, você fica sujeito a erros. A alternativa — usar tecnologia — por outro lado, automatiza o procedimento e, assim, você ganha agilidade e precisão: adotar um sistema de gestão financeira.
O F360 Finanças é, por exemplo, uma solução completa para gerenciar as taxas do iFood, já que conta com recursos como integração com outros sistemas e acompanhamento automático de contas a pagar e a receber e fluxo de caixa.
Que tal testar para ver como funciona? Solicite uma demonstração gratuita e confira, de perto, o que as soluções da F360 podem fazer pelo seu negócio!
FAQ
Quais são as taxas cobradas pelo iFood?
No geral, o iFood cobra uma comissão sobre o valor total das vendas e uma mensalidade para negócios que vendem mais de R$ 1.800 por mês. Caso receba pagamentos online, também é necessário pagar uma taxa pela aplicação.
Como calcular o preço ideal no iFood sem prejuízo?
Para calcular o preço ideal dos seus produtos no iFood sem prejuízos, você deve considerar fatores como os custos dos seus insumos, para manter a operação do seu restaurante, e a comissão que o aplicativo cobra sobre as vendas.
Vale a pena antecipar recebíveis do iFood?
Antecipar os recebíveis do iFood pode valer a pena caso você precise de recursos imediatamente para pagar uma conta ou movimentar o seu fluxo de caixa do seu restaurante. Porém, fique atento às taxas cobradas, que se iniciam em 1,59% do valor antecipado.
As taxas do iFood variam conforme o plano?
Sim, as taxas de serviço do iFood variam conforme o plano escolhido. O Plano Básico cobra uma comissão de 12% sobre o valor total e uma mensalidade de R$ 110, já o Plano Entrega cobra 23% de comissão e uma mensalidade de R$ 150.
Como o F360 Finanças pode ajudar a lidar com as taxas do iFood?
O F360 Finanças é o aplicativo de gestão financeira da F360 e pode te ajudar a lidar com as taxas do iFood por centralizar o controle das contas a pagar e a receber e permitir a geração automática de relatórios. Assim, você acompanha todos os gastos e entende qual o seu impacto na saúde do seu negócio.