Se você administra dois ou mais negócios com CNPJs diferentes e está cansado de ter contas que não fecham, fazer investimentos inadequados e ter prejuízos por falta de controle, é hora de aprender como um sistema financeiro multiempresas pode mudar os seus resultados!
Até porque a tecnologia está aí justamente para ser usada em todo seu potencial. E o software de gestão utiliza meios avançados para integrar dados e permitir que o franqueado gerencie todas suas lojas em um só local.
Não, isso não é um sonho – é a realidade! E ela está muito mais próxima do que imagina.
Para entender melhor como otimizar seus processos e melhorar sua tomada de decisões, leia até o final e confira o que é um sistema multiempresas, seus benefícios e como escolher o melhor para você!
O que é um sistema multiempresas?
Um sistema multiempresas é um software que permite gerenciar as finanças de variadas marcas em um só lugar. Ao permitir cadastro de diversos CNPJs, o franqueado pode integrar todos os dados e processos operacionais, independentemente do setor de atuação.
Se um varejista é dono de um restaurante, mas também investe em uma franquia de supermercado e em outra de moda, ele pode unificar sua gestão em um sistema com gerenciamento de diferentes pessoas jurídicas (CNPJs).
Vantagens do sistema financeiro multiempresas
Para confirmar que esse software ajuda a melhorar os resultados das suas lojas, veja seus principais benefícios gerenciais, operacionais e estratégicos!
1-Integração de dados
A maior característica – e vantagem – de um sistema financeiro multiempresas é a possibilidade de integrar dados de diversas plataformas. E de modo automatizado!
Assim, além de facilitar a gestão de cada franquia, é possível ter uma visão completa da situação financeira de todos os seus negócios e identificar pontos de melhoria.
2-Otimização de processos
Com todos os dados integrados automaticamente, os processos se tornam muito mais eficientes. Não há perda de tempo com conferência de planilhas e contas bancárias, cobranças de administradoras, pagamento aos fornecedores, contas a receber, fluxo de caixa, etc.
A operação ganha escalabilidade e gera maior produtividade e eficiência na gestão multiempresas. Além disso, reduz erros e previne fraudes.
3-Cumprimento da legislação
Com todas as finanças devidamente organizadas, fica mais fácil seguir as leis e as regras do setor, evitando problemas legais, fiscais, tributários e trabalhistas.
4-Melhora a tomada de decisão
Em poucos cliques, o varejista consegue ter uma visão geral da saúde financeira de cada loja. Assim, com dados e indicadores em tempo real, a tomada de decisão fica mais precisa e ágil.
5-Aumenta a segurança dos dados
Por ser armazenado em nuvem, o sistema financeiro multiempresas oferece o máximo de segurança de dados com uso de criptografia e tecnologia avançada.
Além disso, pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer hora, do computador, do tablet ou do celular!
6-Padronização das finanças
Imagina só cada loja ter um padrão diferente de análise financeira? Não tem como o varejista dar conta.
E o software multiempresas oferece uma padronização de demonstrações financeiras e indicadores a serem analisados, criando uma consistência no trabalho e na gestão.
7-Personalização
Outra vantagem é a chance de personalizar o sistema de acordo com as necessidades dos seus negócios, como os indicadores mais relevantes, dados inclusos nos relatórios, entre outros.
Isso dá uma flexibilidade imensa ao gestor que, por sua vez, consegue escalar o negócio de forma planejada e organizada.
Saiba mais: Entenda a importância do controle financeiro empresarial
Como escolher um sistema multiempresas?
Pode até parecer simples escolher um software para gerenciar suas finanças. Só que na verdade não é tanto assim. Pois, é preciso entender o real custo-benefício que ele oferece.
E não falamos apenas sobre preço, mas segurança, funcionalidades, suporte aos clientes, facilidade de uso, entre outros fatores.
Para você saber como escolher um sistema multiempresas, separamos um passo a passo completo!
1- Avalie suas finanças e seus processos operacionais
O primeiro passo é fazer uma análise interna para definir o que você precisa. Só para chegar a um checklist, é preciso entender como está a situação atual.
- Como funcionam seus processos e operações? Quais deles são prioridades? Quais podem ser automatizados?
- Quais os gargalos nas suas operações? Quais erros são frequentes na coleta e conferência de dados financeiros?
- Qual a situação financeira atual da empresa? O que deve ser analisado de perto para medir os resultados?
Todas essas respostas vão guiar você até os recursos valiosos para seus negócios em uma única ferramenta de gestão.
2-Verifique os recursos oferecidos
De que adianta contratar um software cheio de recursos que não servem para sua gestão e seu modelo de negócio? Por isso, com base nas necessidades levantadas anteriormente, veja o que essa plataforma precisa oferecer, como:
- fechamento automático de caixa;
- conciliação bancária e de cartões automatizada;
- criação de DRE;
- relatórios personalizáveis com dados em tempo real;
- integração com todos seus pontos de vendas e adquirentes;
- entre outras funcionalidades.
Aprenda também: O que um sistema de gestão financeira precisa ter?
3-Pesquise sobre o atendimento e o suporte da empresa
O ideal é que a empresa responsável pelo sistema financeiro ofereça um suporte completo para seus clientes.
Para descobrir sua reputação no mercado e como anda a satisfação do seu público, faça uma pesquisa na internet, em sites como Reclame Aqui e perfis nas redes sociais, por exemplo.
Você pode até mesmo fazer um teste e entrar em contato com a marca em seus canais de atendimento.
Uma dica é conferir se há treinamentos para os franqueados e um acompanhamento de alta qualidade ao longo dos anos.
4-Escolha um sistema fácil e simples de usar
Alguns softwares financeiros multiempresas podem ser conhecidos a partir de uma demonstração de suas funcionalidades! E isso ajuda a descobrir como ele funciona e se os recursos realmente valem a pena.
O ideal é que seja um sistema responsivo, que adapta o formato da tela para todos os dispositivos.
5-Confira as possibilidades de integração
Outra necessidade vital de um sistema é que faça integração com outras ferramentas que sua lojas já utilizam. O F360 Finanças, por exemplo, pode ser integrado a mais de 250 pontos de vendas (PDVs) e 150 adquirentes de cartões.
Saiba mais: Por que a integração com PDV contribui para o crescimento do seu negócio?
Qual o melhor software de gestão multiempresas?
O software multiempresas escolhido por grandes varejistas do mercado é o F360 Finanças. Ele permite a gestão financeira de várias lojas, marcas e canais de vendas em um mesmo sistema.
Além de oferecer um dashboard com indicadores personalizáveis para analisar as informações mais relevantes.
Os principais recursos oferecidos são:
- conciliação automática de cartões de crédito e débito;
- fluxo de caixa automatizado e customizável;
- contas a pagar e a receber;
- conciliação bancária;
- conciliação com vouchers para o setor food;
- integração com mais de 250 PDVs e 150 adquirentes;
- demonstrativos de resultados (DRE) automática;
- e muito mais!
Faça uma demonstração gratuita e saiba por que nosso sistema financeiro multiempresas atrai grandes e renomadas franquias!