O orçamento ajustado é um modelo de planejamento financeiro adaptável a mudanças, necessidades e realidades de um negócio. Por ser flexível e dinâmico, pode ser uma opção interessante para o varejo, setor que precisa lidar com constantes alterações, como o comportamento do consumidor e suas preferências de compras.
Então, imagine o seguinte: no final do ano passado você planejou quanto investiria para repor o estoque da sua loja. Nos primeiros meses, o valor destinado para essa atividade ficou de acordo com o esperado.
Porém, com o passar do tempo, percebeu que a procura dos clientes por um determinado produto aumentou, e se não ajustar o seu estoque, há um sério risco de perder vendas.
O que fazer neste momento? Bem, se usar o orçamento ajustado, é só adequar a divisão dos recursos financeiros ao novo momento que o seu negócio está vivendo.
Essa é uma ótima grande vantagem? Com certeza! Entretanto, é preciso avaliar mais de perto se, entre os tipos de orçamentos que podem ser usados, esse é realmente o melhor para o seu modelo de negócio e realidade financeira.
Quer descobrir? Basta seguir a leitura deste artigo!
O que é orçamento ajustado?
O orçamento ajustado — que também pode ser chamado de orçamento revisado ou forecast — é um planejamento financeiro cujos valores podem ser modificados a partir de critérios como alterações no mercado econômico, mudanças no projeto original, novas decisões estratégicas, necessidades operacionais, entre outros motivos de ajuste.
Entre os modelos de orçamento, esse é um dos mais flexíveis e, por isso, é uma opção interessante para negócios varejistas, que precisam constantemente se adaptar, conforme comentamos há pouco.
Alguns dos principais benefícios de usar esse modelo orçamentário na sua franquia, são:
- maior precisão na previsibilidade de receitas e despesas;
- capacidade de adequar o negócio em menos tempo, evitando que boas oportunidades sejam perdidas;
- controle financeiro melhor e capacidade de adaptação monetária a diferentes cenários;
- identificação de desvios financeiros e possibilidade de implementar ações corretivas para superá-los;
- embasamento para tomadas de decisão mais estratégicas;
- mais chances de alcançar os objetivos do negócio, ainda que haja obstáculos no caminho.
Apesar de todas essas vantagens, é preciso considerar também que o orçamento revisado requer mais tempo de elaboração e dedicação. E, dependendo da rotina do negócio, assumir uma atividade mais complexa pode não ser o ideal.
Dica! Este artigo também tem a ver com adaptação. Por isso, não deixe de conferir: “Consumidor 5.0: como atender às preferências e exigências?“
Como funciona o orçamento ajustado?
Em linha gerais, o forecast funciona da seguinte maneira:
- definição do orçamento inicial: é preciso escolher o período de validade do orçamento da sua franquia (por exemplo, mensal, trimestral ou anual) e, a partir do levantamento de dados anteriores, fazer uma previsão de receitas e despesas. Essa será a referência para ajustes posteriores;
- acompanhamento e análise: ao longo do período estabelecido, é necessário conferir se os valores previstos estão compatíveis com os reais. Essa atividade pode ser feita usando informações geradas por um sistema de gestão financeira, que aponte todas as entradas e saídas de valores
- implementação das mudanças: caso haja divergências entre as despesas reais e as previstas, por exemplo, deve-se encontrar a causa e fazer novos cálculos para mudar o valor orçamentário;
- monitoramento constante: esse passo a passo precisa ser refeito periodicamente, afinal, se trata de um tipo de orçamento mutável e flexível, usado justamente para adequar o negócio a novos cenários.
Qual a diferença entre orçamento ajustado e orçamento original?
Existem diferentes tipos de orçamentos, e outro que é importante você conhecer é o chamado orçamento original.
Esse modelo é aprovado antes do início do período financeiro do negócio, e é criado a partir de estimativas monetárias, objetivos e condições já conhecidas. Sua função é servir como uma ferramenta de controle e planejamento monetário, e de monitoramento da performance financeira.
A principal diferença entre o orçamento ajustado e o orçamento original, é que o primeiro tipo permite adequações, e o segundo não.
Além dessa, o modelo forecast reflete as mudanças financeiras pelas quais a franquia está passando, já o original se refere ao planejamento inicial, isto é, o ponto de partida para as ações do negócio.
Além desses, outros dois tipos de orçamento que podem servir como comparação na hora de escolher o melhor para a sua franquia, são:
- orçamento estático: como o nome sugere, não permite nenhuma alteração após ser definido;
- orçamento contínuo: abrange um planejamento financeiro de 12 meses, ou mais, e permite alterações mensais, trimestrais, ou semestrais.
Aproveite e leia também: “Orçamento empresarial: elabore o seu em 7 passos!“
Quando usar o orçamento ajustado?
“Será que o forecast é o tipo de orçamento mais indicado para a minha franquia?” Temos quase certeza de que, depois dessas informações, essa é a pergunta que está na sua mente, acertamos? Então, ajudaremos você a decidir!
O orçamento revisado pode ser usado em situações como:
- impactos econômicos significativos, como inflação e flutuações da taxa de câmbio;
- mudança no modelo de negócio ou nas estratégias de crescimento;
- eventos inesperados, a exemplo de desastres naturais e crises sanitárias;
- chegada de novas tendências e tecnologias;
- alterações no comportamento, interesses e preferência de compra dos consumidores.
Lembre-se ainda que o forecast garante uma flexibilidade importante para adequações, ao mesmo tempo em que entrega uma visão mais realista das finanças do negócio, e isso permite ajustar melhor a distribuição de recursos e minimizar perdas financeiras.
Aproveite e leia também: “Desempenho financeiro: 7 estratégias para o sucesso!“
Como elaborar um orçamento ajustado?
Chegou à conclusão de que esse tipo de orçamento é o melhor para a sua loja? Então, veja o passo a passo principal para elaborá-lo:
- escolha o período;
- defina o objetivo (por exemplo, reduzir despesas);
- reúna as informações financeiras a partir de relatórios e sistemas de gestão;
- separe as receitas, despesas fixas e despesas variáveis;
- classifique os gastos como essenciais, não essenciais e prioritários;
- projete valores a partir da soma dessas referências;
- registre tudo e distribua entre os interessados, como gestores e investidores.
E que tal aprimorar essa elaboração e o gerenciamento do orçamento revisado da sua loja? Isso pode ser feito aplicando estas boas práticas:
- acompanhe de perto variáveis econômicas e operacionais que podem afetar a dinâmica de funcionamento do seu negócio, tanto direta quanto indiretamente;
- faça revisões periódicas no orçamento, evitando fazer isso apenas quando um problema surgem, pois pode ficar mais complicado adequar a franquia;
- estabeleça uma comunicação clara com as equipes sobre os ajustes que serão feitos e quais são os motivos;
- utilize indicadores de desempenho (KPIs) para acompanhar os resultados das mudanças;
- use os recursos tecnológicos a seu favor, como ferramentas e softwares que ajudam a gerenciar receitas, despesas, contas a pagar, contas a receber, volume de vendas, entre outras atividades que fazem parte da gestão financeira de um negócio.
Sobre isso, nossa dica é a leitura dos artigos: