Uma planilha de prazo médio de recebimento (PMR) é uma ferramenta que otimiza o cálculo dessa métrica ao realizá-lo automaticamente. Basta preencher com as formas e prazos de pagamento oferecidos aos seus clientes e as vendas realizadas para ter o resultado separado por períodos.
Bem, ao menos essas são as funcionalidades que você encontra na planilha de cálculo de PMR que criamos.
Achou interessante? Então, confira o passo a passo de como utilizá-la e reduza consideravelmente o tempo gasto nessa tarefa!
Principais aprendizados
- O prazo médio de recebimento (PRM) é a métrica que mostra quanto demora para a sua empresa receber valores de vendas feitas com data futura.
- Acompanhar esse resultado é essencial para manter o equilíbrio monetário e conseguir cumprir com os compromissos financeiros assumidos.
- Entretanto, fazer o cálculo do PMR manualmente demanda tempo e aumenta as chances de erros.
- Usar uma ferramenta pronta deixa essa atividade mais fácil e otimiza a sua gestão financeira.
O que é prazo médio de recebimento?
O prazo médio de recebimento, ou simplesmente PMR, é uma métrica que aponta a quantidade média de dias que demora para o dinheiro das vendas com data futura de pagamento entrar na conta bancária da sua loja.
No caso, nos referimos às aquisições pagas pelos clientes via boleto bancário e cartão de crédito parcelado, por exemplo.
Ter essa informação é essencial para manter a saúde financeira do seu negócio e para garantir o cumprimento das contas a pagar. Afinal, você precisa de fluxo de caixa para arcar com os compromissos monetários, não é mesmo?
Saber o PMR também é importante para definir a necessidade, ou não, de levantar capital de giro e até mesmo para ter argumentos para negociar dívidas com os fornecedores.
Como fazer o cálculo do PMR?
Para calcular o prazo médio de recebimento você deve:
- escolher um período de apuração;
- levantar o total a receber;
- identificar o total vendido.
Os dois últimos dados precisam ser do mesmo período de apuração.
Com os números em mãos, aplique a fórmula:
- PMR = total para receber / (total vendido/período)
Dica! Temos um artigo com o passo a passo completo de como fazer o cálculo do PMR, inclusive com exemplos. Confira e entenda melhor como essa métrica funciona! “Prazo médio de recebimento (PMR): qual a importância e como calcular?“
Quais as vantagens de usar uma planilha de cálculo de PMR pronta?
Usar uma planilha de prazo médio de recebimento pronta poupa o tempo que você e seu time gastariam para fazer essa conta manualmente, bem como evita erros de cálculo.
A que criamos é completa, pois inclui todos os campos que você precisa para fazer cálculo do PMR do seu negócio, e tudo com fórmulas!
Usar essa ferramenta também gera benefícios como:
- precisão nos resultados;
- aumento da produtividade;
- padronização dessa atividade;
- agilidade nas tomadas de decisão;
- visão ampla e precisa dos valores futuros;
- facilidade para incluir novos prazos, meios e formas de pagamento;
- acompanhamento das vendas realizadas por período;
- armazenamento de dados para comparações;
- centralização de informações.
Sugestão de leitura: “Automação financeira: por que investir nessa estratégia?“
Como usar a planilha de prazo médio de recebimento da F360?
Bem vantajoso, concorda? Então, não perca mais tempo! Veja agora como usar a planilha de prazo médio de recebimento da F360.
1 – Baixe a calculadora aqui
2 – Na aba “Introdução”, confira as primeiras orientações de uso, que incluem:
- explicação sobre o que é prazo médio de recebimento (PMR);
- orientações de como calcular essa métrica em apenas dois passos.
3 – Na segunda aba, de “Configuração”, preencha os dias de recebimento conforme cada meio de pagamento que oferece aos seus clientes, por exemplo:
- Pix = 0 dia;
- dinheiro = 0 dia;
- cartão de débito = 1 dia;
- boleto bancário = 3 dias;
- cartão de crédito em 1 x = 30 dias;
- cartão de crédito em 2 x = 60 dias.
Modifique os dados da nossa planilha de prazo médio de recebimento sem medo, pois a ferramenta atualiza todos os dados e informações automaticamente!
4 – Em seguida, anote todas as vendas feitas na aba “Vendas”. Você verá que nesta parte da planilha de cálculo de PMR da F360 há cinco colunas:
- data (dd/mm/aaaa): dia do fechamento da negociação;
- ID do pedido: número que identifica a venda;
- cliente: nome do consumidor;
- valor da venda: total da quantia a pagar;
- forma de pagamento: método e quantidade de parcelas.
A primeira, a quarta e a sexta colunas são obrigatórias, as demais não. Porém, vale a pena preenchê-las porque são dados que ajudam a melhorar o relacionamento com os clientes ao apontar, por exemplo, os que geram mais receita para o seu negócio e aqueles que necessitam de um acompanhamento mais pontual.
5 – Prontinho! Na última aba, “Análises”, você tem o resultado do prazo médio de recebimento da sua loja!
Esta tela mostra:
- PMR em dias;
- total faturado;
- total recebido;
- quantia a receber.
Também há a opção de escolher o período de interesse, além de um gráfico que permite acompanhar a tendência dessa métrica visualmente, recurso que facilita muito sua análise e tomada de decisões.
6 – Na sexta e última aba da planilha de prazo médio de recebimento da F360 você conhece um pouco mais sobre as soluções que oferecemos para melhorar a gestão financeira do seu negócio.
Temos um portfólio completo com sistemas que otimizam a sua rotina, simplificam processos, automatizam atividades, reduzem erros e aumentam a produtividade dos seus times.
Agende uma demonstração gratuita e confira!
E então, o que acha de usar uma planilha de cálculo de PMR pronta? Não perca mais tempo. Baixe a sua agora mesmo!