Oferecer parcelamento é uma decisão que requer um bom planejamento, principalmente quando o assunto é definir a quantidade ideal de parcelas para a sua loja.
Para começar, essa é uma modalidade de pagamento bastante popular. Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostrou que quase 70 milhões de consumidores brasileiros tinham compras parceladas em 2025.
Logo, é possível dizer que grande parte dos clientes espera poder dividir suas compras. O papel do lojista nesta situação é pensar em quantas parcelas oferecer e gerenciar as finanças corretamente.
Quer entender como tornar essa empreitada possível? Então, continue a leitura, pois explicamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto no artigo a seguir!
Principais aprendizados deste artigo:
- Oferecer pagamento parcelado ajuda a criar um diferencial competitivo para a loja. Como resultado, há um aumento das vendas e da fidelização dos clientes;
- É preciso, no entanto, planejar bem a estratégia de vendas parceladas. Isso porque é comum que as administradoras de cartões de crédito e bancos cobrem taxas que variam conforme a quantidade de parcelas;
- A modalidade também pode afetar o fluxo de caixa. De forma negativa, pela possibilidade de haver o atraso do repasse dos valores de venda e de maneira positiva, pelo aumento do faturamento do comércio;
- Não existe uma quantidade ideal de parcelas. Para definir a de uma loja, é necessário analisar fatores como: tipo de produto, comportamento do consumidor, estratégia da concorrência, taxas de parcelamento e ticket médio;
- Contar com um sistema de gestão financeira robusto ajuda a controlar as finanças do negócio e fazer projeções financeiras. Assim, é possível manter o negócio no azul e continuar a vender parcelado.
Como funciona o parcelamento no cartão?
O parcelamento no cartão funciona com um limite de crédito pré-aprovado. É como se o cliente contraísse um pequeno empréstimo no momento da compra e ficasse responsável por quitar o valor de forma fracionada, nas faturas do cartão de crédito.
Para vender parcelado, o lojista precisa ter uma maquininha de cartão de crédito e conta em uma instituição financeira (para receber os repasses das vendas).
O número máximo de parcelas fica a cargo do comércio. Porém, vale ressaltar que os bancos (e administradoras de cartões) normalmente cobram juros, que aumentam conforme a quantidade de parcelas, e é possível repassar ou não esse valor adicional para os clientes.
Antes de seguir, saiba que também é possível oferecer parcelamento no boleto bancário. Veja, no nosso blog, como a modalidade funciona!
Vender parcelado vale a pena? Principais vantagens para o comércio
As principais vantagens de oferecer a opção de parcelamento em um comércio são:
- aumento das vendas (porque permite que mais pessoas — as que não compram à vista — possam levar os produtos para casa);
- elevação do ticket médio (quanto cada cliente gasta na loja);
- aumento da retenção e fidelização dos consumidores (devido à facilitação do pagamento);
- criação de um diferencial competitivo (uma característica única que destaca o seu negócio dos concorrentes).
Entretanto, é importante ficar atento, pois oferecer parcelamento pode afetar o fluxo de caixa da sua loja. Entenda como no tópico a seguir!
Como oferecer parcelamento afeta o fluxo de caixa da loja?
Oferecer parcelamento na loja pode afetar o fluxo de caixa tanto de forma negativa quanto positiva. É verdade que as vendas parceladas ajudam a aumentar o ticket médio e as vendas, o que gera um aumento considerável da receita.
No entanto, o comércio deve se atentar a possíveis atrasos no pagamento (ou repasse das parcelas). Adicionalmente, temos as taxas de parcelamento que podem incidir sobre o fluxo de caixa.
Por fim, existe o risco de descontrole financeiro — contar com o recebimento de recursos para cobrir dívidas, mas não se planejar corretamente e gastar mais do que se deve.
Afinal, quantas parcelas posso oferecer na minha loja?
A verdade é que não existe uma resposta exata, pois a quantidade depende de fatores como: comportamento do consumidor, taxas, ticket médio, concorrência e tipo de produto.
Confira logo abaixo a resposta para a dúvida: “quantas parcelas posso oferecer na minha loja”.
1. Comportamento do consumidor
Um dos principais fatores a considerar ao oferecer parcelamento na sua loja é o comportamento do consumidor. Por esse motivo, atente-se ao seu público a fim de entender sua tolerância aos preços.
O que acontece é que, às vezes, o parcelamento estimula a compra, pois o fracionamento do valor da mercadoria não “pesa tanto” no bolso.
2. Taxas
Também se atente às taxas antes de definir a quantidade de parcelas, como as taxas de maquininhas (uma porcentagem sobre o valor das parcelas) e a taxa de antecipação de recebíveis.
Caso sejam muito altas, talvez a melhor solução seja oferecer menos parcelas ou repassar parte do valor para os clientes a fim de não “sair no prejuízo”.
3. Ticket médio
Quanto cada cliente gasta, em média, no comércio também influencia o número de parcelas. No geral, se sua loja tem um ticket médio alto, pode valer a pena oferecer o parcelamento da compra em mais meses a fim de estimular os clientes a comprar mais.
4. Concorrência
Não deixe de avaliar a concorrência para saber se vendem parcelado e quantas parcelas oferecem. Esse processo é essencial para que a sua loja se mantenha competitiva (ao oferecer condições semelhantes ou até melhores de pagamento).
5. Tipo de produto
O último dos fatores a considerar ao oferecer parcelamento é o tipo de produto que vende na loja. Itens mais caros (como móveis e eletrodomésticos) costumam ser mercadorias que os clientes esperam poder pagar em mais de uma parcela.
Por outro lado, produtos de menor valor, como acessórios para celulares (capas e películas protetoras), são normalmente pagos à vista.
A diferença, portanto, está no “peso” que cada um exerce sobre as finanças dos consumidores, incidindo diretamente no número de parcelas.
Como fazer o controle financeiro da loja em vendas parceladas?
Pronto, você já sabe como oferecer parcelamento na sua loja. E agora? A resposta é simples: é o momento de fazer a gestão de vendas e o controle financeiro.
O objetivo dessas práticas é garantir que os registros internos do comércio estejam sempre atualizados, o que inclui as entradas no fluxo de caixa, contas a receber e a projeção de recebíveis.
E se falarmos que você pode contar com ajuda da tecnologia para executar todos esses processos? Para este fim é que existe o F360 Finanças, o software de gestão financeira da F360!
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- conciliação de cartões;
- controle de fluxo de caixa;
- gestão de contas a pagar e a receber;
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- planejamento financeiro.
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FAQ:
Quantas parcelas uma loja pode oferecer sem prejudicar o caixa?
Não há uma quantidade ideal de parcelas que uma loja pode oferecer sem prejudicar o caixa. Para definir o número perfeito para um negócio, é necessário considerar fatores como: comportamento do consumidor, ticket médio, concorrência, tipo de produto e as taxas de parcelamento.
Como calcular o impacto do parcelamento nas finanças?
Para calcular o impacto do parcelamento nas finanças da loja, é preciso calcular o valor dos juros sobre as parcelas (caso não repasse os valores para os clientes) e as taxas de antecipação (que variam conforme os bancos e prazos).
Parcelar no cartão é sempre vantajoso para o lojista?
Nem sempre parcelar as vendas no cartão é vantajoso para o lojista, já que as taxas e tarifas podem ser muito altas, o que reduz a margem de lucro do negócio. Adicionalmente, pode haver atrasos nos repasses dos valores e inadimplência dos clientes.
Como funciona a antecipação de recebíveis nas vendas parceladas?
A antecipação de recebíveis nas vendas parceladas funciona a partir de uma solicitação ao banco para receber o valor das parcelas antes do prazo previsto inicialmente mediante o pagamento de uma taxa. No geral, uma porcentagem do montante antecipado.
Existe um número ideal de parcelas para aumentar as vendas?
Não existe um número ideal de parcelas para aumentar as vendas. Uma boa estratégia de parcelamento, portanto, deve considerar o tipo de produto e perfil de cliente a fim de encontrar a quantidade mais adequada para cada modelo de negócio.


