Por mais que a opção de compra no crédito seja bastante popular em todas as classes sociais, há ainda muita dúvida no mercado quanto à função das administradoras de cartão de crédito.
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É comum que alguns varejistas tenham incertezas sobre o que tratar com qual profissional, confundindo os papéis entre quem administra e quem é responsável pela bandeira do cartão.
Se esse é seu caso, fique tranquilo, pois vamos tirar suas dúvidas ao longo deste texto!
Afinal, o cenário brasileiro apresenta cada vez mais opções de administradoras de cartão, tornando a escolha um processo delicado.
Para que você entenda melhor e saiba com quais vale a pena fazer boas parcerias, continue a leitura e aprenda o que é uma administradora de cartão, sua diferença para a bandeira do cartão e quais são as principais empresas do mercado. Acompanhe!
O que é uma administradora de cartões?
A administradora de cartões é a empresa que, de fato, administra tudo relacionado ao uso dessa forma de pagamento, como emissão e entrega do cartão, limite definido para o cliente, análise de crédito, envio da fatura mensal, cobrança de taxas e atendimento aos usuários.
Em relação ao varejo, são as administradoras que gerenciam o cartão como forma de pagamento dos clientes. Além disso, fazem a transmissão de dados nas movimentações financeiras e depositam o valor do crédito na conta do varejista.
Alguns exemplos de administradoras são Itaú Unibanco, Bradesco, Santander, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e ainda as fintechs, como Nubank, Trigg, Banco Inter etc.
As administradoras são fiscalizadas pelo Banco Central e devem seguir as normas estipuladas no Código de Proteção e Defesa do Consumidor.
Quais as diferenças entre bandeira e administradora?
Para deixar ainda mais claro o que é administradora de cartões, precisamos ressaltar que ela atua de forma completamente distinta das empresas responsáveis pela bandeira. Na verdade, ela paga um valor para utilizar a marca do cartão em sua instituição financeira.
Logo, uma instituição financeira pode trabalhar com diversas marcas de cartão.
A maior diferença entre bandeira e administradora é que a primeira cria a marca e a licencia para o emissor e o adquirente, gerenciando os processos de aprovação, compensação e liquidação.
Em outras palavras, a bandeira é quem oferece uma rede de aceitação, com tecnologia para o funcionamento, isto é: a bandeira é a responsável se um cartão é aceito em muitos ou poucos estabelecimentos, pois essa empresa é quem permite o licenciamento.
Portanto, caso o varejista tenha problemas com o recebimento de clientes, deve entrar em contato com a administradora. Se a questão for relacionada às maquininhas ou então aceitar mais formas de pagamento na loja, a conversa deve ser realizada com a bandeira.
As bandeiras de cartão de crédito mais conhecidas no mercado são Cielo, Visa, MasterCard®, Elo, Hipercard, Alelo e American Express.
Quais são as principais administradoras de cartão de crédito?
É claro que a maior parte das administradoras de cartão de crédito é conhecida, afinal, o cliente precisa abrir uma conta e ter um cartão para gerenciar seus pagamentos.
Ao descobrir o que é uma administradora e sua diferença para a bandeira, saiba mais sobre as marcas mais conhecidas do mercado e como funcionam na prática.
1. Itaú Unibanco
Quando o Itaú comprou o Unibanco, há alguns anos, ele se tornou responsável pela administração dos cartões das duas instituições. A marca que assume a gestão dos cartões de crédito é o Itaucard, que apresenta uma vasta variedade de produtos para atender diversos perfis de clientes.
Há destaques para cartões em parceria com lojas, hipermercados e companhias aéreas, como as empresas Magazine Luiza, Walmart, Supermercados Extra e LATAM.
O banco também conta com o Sempre Presente, um programa de recompensas que chama a atenção de quem chega.
2. Bradesco
O Bradesco é também um dos grandes nomes do país no setor bancário privado, com uma solidez na apresentação de seus cartões de crédito específicos.
Com opções padronizadas e benefícios interessantes, as linhas de crédito podem ser contratadas por usuários de qualquer outro banco. Além disso, o Bradesco tem várias parcerias com estabelecimentos, gerindo vários cartões de loja e quatro bandeiras diferentes.
3. Banco do Brasil
Caracterizado como um banco público de forte presença em todo o país, o Banco do Brasil cuida da gestão da linha de cartões Ourocard.
Esse grupo de cartões tem destaques para os bons benefícios e baixas taxas, além de programas de pontos e abrangência digital.
Vale dizer que esse banco é um dos mais procurados por microempreendedores individuais (MEIs), já que apresentam taxas de juros menores e flexibilidade de uso.
4. Nubank
O Nubank é uma das mais eficientes administradoras de cartão de crédito on-line. Isso mesmo. Dispensando o banco físico, essa opção pode ser solicitada pela internet e promete uma experiência simples e transparente para gestão dos gastos, além de juros rotativos abaixo do mercado.
Não há anuidade ou tarifas de emissão do primeiro cartão. Além disso, tanto o atendimento e o gerenciamento são feitos por e-mail, chat ou aplicativo.
5- CAIXA Econômica Federal
Outra instituição financeira famosa no mercado é a CAIXA Econômica Federal. Além de oferecer diversos benefícios e programas do governo brasileiro, trabalha com uma variedade de bandeiras de cartão, como:
- da própria Caixa;
- Visa;
- MasterCard;
- Elo.
A CAIXA é famosa por operar com taxas de juros reduzidas, sendo uma excelente opção para compra e financiamento de imóveis, por exemplo.
Esperamos que você tenha tirado suas dúvidas com relação ao assunto. É claro que, além dessas, existem diversas outras opções no mercado. Cabe a você a responsabilidade de analisar as alternativas e fazer a sua opção, de acordo com o perfil da sua empresa.
Leia também: Entenda a importância da gestão de contas a pagar e receber e aprenda as melhores práticas
Como gerenciar os pagamentos com cartão de crédito na loja?
Agora que você já entendeu sobre administradora e bandeira de cartão e já sabe com quem falar de acordo com o tipo de problema, é hora de investir tempo e dedicação para otimizar a gestão dos recebíveis da sua marca.
Como cada operadora de cartão trabalha com taxas e prazos de pagamento distintos, é fundamental acompanhar de perto todas as vendas realizadas por esse meio.
E, para evitar erros e confusão com tributação variável, a chave do sucesso é ter um sistema de gestão financeira completo que realiza a conciliação de cartões de forma automatizada. O que permite ao varejista gerenciar todo o processo de pagamento e recebimento em só local.
Assim, é fácil saber, por exemplo:
- se todos os pagamentos foram registrados;
- se o desconto da taxa da administradora foi correto;
- quantos cancelamentos ou chargeback aconteceram;
- quais as datas previstas para o recebimento.
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