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Saber o que é EBITDA é fundamental para todos os empreendedores. Esse é um indicador financeiro muito importante para avaliar o desempenho da empresa e sua capacidade de gerar caixa por meio de sua atividade principal.
Bastante conhecido no mercado, ele pode ser usado pelo varejo não apenas para medir a performance com as vendas, mas também se sua precificação está realmente adequada.
Para entender melhor, continue a leitura e confira, neste guia, tudo sobre esse indicador-chave: o que é, suas vantagens e desvantagens, como calculá-lo e, ainda, como fazer uma análise completa. Acompanhe!
O que é EBITDA?
A sigla EBITDA significa, em inglês, Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization. No português, ela foi adaptada para LAJIDA, Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização. Trata-se de um indicador-chave financeiro, que serve para avaliar o desempenho da empresa durante um determinado período.
Como o próprio nome indica, o indicador representa o lucro da loja sem descontar valores gastos com juros, impostos, depreciação e amortização. Essas despesas, de modo geral, retratam o que não está diretamente ligado à atividade principal da marca.Ao mostrar a capacidade de gerar caixa operacional, é possível avaliar a gestão da loja, planejar investimentos e até mesmo comparar os resultados com os da concorrência.
Qual a diferença entre EBITDA e EBIT?
É comum que muitos empresários confundam as siglas e não saibam a diferença entre EBITDA e EBIT. Entenda!
- EBITDA: mostra o potencial de uma marca gerar caixa apenas com sua atividade-fim, excluindo os efeitos da depreciação e amortização e os custos com juros e impostos.
- EBIT: indicador que representa o lucro contábil da loja, incluindo a amortização, a depreciação e as despesas. Em português, sua sigla significa Lucro Antes dos Juros e Impostos.
Qual a importância do EBITDA?
Além de analisar o desempenho operacional da empresa, esse indicador financeiro é importante para o varejista prever seus resultados de vendas no futuro. Ele analisa outros aspectos indiretamente, como a performance da gestão e das equipes e a qualidade dos produtos oferecidos.
E os aspectos que ele exclui (juros, impostos, depreciação e amortização) se referem às tomadas de decisões dos empresários da marca, como sócios e alta diretoria. Eles não se relacionam com a atividade principal, mas impactam diretamente os resultados operacionais.
Leia também: Indicadores financeiros para varejo – quais usar? 9 exemplos!
Vantagens e desvantagens do EBITDA
Devido à importância do EBITDA para avaliar uma empresa, ele é praticamente um indicador obrigatório para análise.
Ele não considera alguns fatores financeiros esporádicos, como receber juros em um mês ou ter o benefício fiscal durante algum tempo. O objetivo, afinal, é calcular o lucro gerado pela atividade-fim da marca.
Por outro lado, esse indicador apresenta limitações para determinados setores, como as instituições financeiras, que têm a atividade principal diretamente associada às operações de finanças.
Para entender melhor, veja as vantagens e desvantagens do EBITDA.
Vantagens do EBITDA
Ajuda a mensurar a produtividade
Como esse indicador foca em medir o desempenho das vendas de uma empresa, ele representa também a produtividade da marca.
A propósito, o LAJIDA não inclui deduções contábeis, juros de empréstimos ou pagamento de impostos. E nem a depreciação, que é considerada econômica, não afetando as finanças com a perda efetiva de dinheiro, apenas do valor do ativo (máquinas, equipamentos, estoque etc).
Possibilita a análise comparativa
Pelo fato do resultado desse indicador ser associado ao faturamento da loja, pode-se ouvir a expressão que determinada marca vale 10x seu EBITDA. Isso mostra que ela vale 10 vezes o faturamento. Tal valor possibilita comprar empresas de setores e países diferentes.
Veja um exemplo para entender melhor.
Um empresário pode comparar o resultado de uma empresa nacional e internacional sem problemas, pois esse indicador exclui a taxa de impostos, que muda conforme o país. E, se optar por avaliar o lucro líquido, o resultado não seria realista. A marca com menor carga de impostos teria sempre o melhor desempenho.
Desvantagens do EBITDA
Exclui os juros do cálculo
Uma das desvantagens apontadas é justamente a exclusão dos juros desse cálculo. Isso porque, em algumas situações, há empresas que recebem uma alíquota proveniente de investimentos financeiros.
Não representa o resultado financeiro
Outro cuidado que se deve ter ao calcular e analisar o LAJIDA é ter em mente de que ele não mostra a real situação financeira da loja. Afinal, ele exclui os juros e a amortização. E, por isso, a marca pode ter prejuízo mesmo com um indicador positivo.
Porém, isso não quer dizer para deixar esse cálculo de lado, mas para associá-lo a outros indicadores de desempenho financeiro visando ter uma visão mais completa e realista da situação da empresa.
Onde encontrar o EBITDA?
O valor do EBITDA é encontrado no Demonstrativo de Resultado do Exercício, mais conhecido pela sigla DRE.
Lembramos que as empresas não são obrigadas a divulgar esse resultado, mas, por ser muito usado no mercado, muitas marcas o calculam e publicam o indicador para mostrar seu bom desempenho financeiro.
Já as empresas que operam na bolsa de valores precisam divulgar esse indicador.
Como calcular o EBITDA?
A fórmula para calcular o EBITDA é:
EBITDA = Lucro Líquido + Juros + Impostos + Depreciação + Amortização
ou
EBITDA = Lucro Operacional + Depreciação + Amortização
Esses dados podem ser encontrados na DRE da sua loja.
Veja um passo a passo para entender como calcular o EBITDA e seus componentes.
1. Dados da fórmula
Antes de ir à prática e calcular esse indicador, vale entender os componentes da fórmula e como encontrar seus resultados.
- Lucro Líquido: valor depois de deduzir as despesas operacionais da receita líquida da loja. Esse é o lucro gerado apenas pelas vendas.
- Juros: percentuais cobrados sobre um valor de empréstimo e financiamento.
- Impostos: todos os tributos cobrados, conforme o setor e a empresa.
- Depreciação: perda de valor de bens tangíveis, como produtos, máquinas e equipamentos ao longo do tempo.
- Amortização: perda de valor de bens intangíveis, como marcas e patentes.
2. Calcule o Lucro Líquido
Para iniciar o cálculo do EBITDA, é necessário calcular o resultado ou lucro líquido.
Já adiantamos que, se você usa um sistema de gestão financeira, esse valor já está calculado em seu DRE, bastando acessá-lo.
Porém, se quiser calcular à mão, a fórmula é:
Lucro líquido = Receita líquida – Custo das Mercadorias Vendidas (CVM) – Despesas operacionais
O que é EBITDA ajustado?
Desde 2002, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) padronizou o cálculo do EBITDA para todas as empresas listadas na bolsa de empresas. Só que, em alguns casos, é necessário realizar ajustes para não afetar o resultado operacional.
Nesse cenário, alguns negócios compartilham os dois tipos: o EBITDA tradicional e o ajustado.
Esse ajuste acontece de acordo com a empresa e, por isso, é preciso divulgar as justificativas para seu cálculo e resultado.
Aliás, destacamos que comparar esse indicador ajustado entre as empresas distintas não ajuda a analisar o cenário real, pois cada uma delas faz o cálculo de forma diferente.
O que é considerado um bom EBITDA?
De modo geral, o que é considerado um bom EBITDA é o resultado positivo, e não negativo. Quanto maior ele for, melhor, pois demonstra que a empresa tem alta capacidade de gerar caixa com sua atividade-fim.
E por que é difícil estabelecer um resultado padrão para esse indicador? Pois as empresas variam de tamanho e receita e, assim, não existe um número ideal. A ideia é, portanto, ter alto potencial de gerar caixa com sua atividade principal e não depender de nenhuma outra fonte financeira.
Como aumentar o LAJIDA da sua loja?
É claro que o aumento desse indicador envolve uma imensa variedade de fatores, até porque não adianta vender bastante e o dinheiro ir embora com pagamentos. É crucial que haja uma gestão financeira de alta qualidade para equilibrar as contas e ter lucro.
E uma dica para elevar o LAJIDA é se atentar à precificação do seu mix de produtos. Ela pode significar uma verdadeira alavancagem de rentabilidade e lucratividade.
Vamos ver um exemplo para você entender melhor!
Considere que sua loja vendeu 10 mil bolsas por R$ 100 cada, sendo que cada uma custou R$ 55, resultando no lucro operacional de R$ 240 mil. Porém, se o preço aumentar 10%, o EBITDA seria de R$ 322 mil. Ou, se elevar o volume de vendas em 10%, o resultado será R$ 267 mil.
Todos esses cenários impactam o aumento do lucro. Entretanto, conforme já falamos, é preciso se atentar aos custos e às despesas para que os recursos realmente sobrem.
Como analisar o EBITDA de uma empresa?
É preciso cautela – e calma – na hora de avaliar o resultado do lucro operacional da sua loja. Apesar de mostrar um bom cenário, o EBITDA sozinho não revela a saúde financeira da marca, visto que mostra apenas se a atividade-fim está dando ou não dinheiro.
Sendo assim, ele deve ser associado a outros indicadores de desempenho para o empresário ter uma visão completa do seu negócio, como lucro líquido, receita, despesas, dívidas, liquidez, margem de lucro e mais.
De todo modo, separamos as dicas de como analisar o EBITDA de uma empresa de forma eficiente:
- comparar este indicador com empresas do mesmo setor – quanto maior for, isso demonstra uma vantagem competitiva;
- analisar o histórico da empresa e verificar quais foram os resultados do LAJIDA a cada ano – está aumentando ou diminuindo? Se estiver ruim, deve-se avaliar possíveis causas e fazer melhorias.
Indicadores que usam o EBITDA
Você sabia que calcular o EBITDA também é vital para encontrar os resultados de outros indicadores financeiros? Veja alguns deles:
- EV/EBITDA: relação entre valor da empresa e seu EBITDA;
- EBITDA/Despesas financeiras: relação entre o caixa gerado e as despesas de determinado período;
- DL/EBITDA: relação entre a Dívida Líquida (DL) e o EBITDA para entender se há capacidade de quitar suas dívidas com o caixa gerado;
- EBITDA/vendas: relação entre o volume de recursos da marca e o volume bruto das vendas.
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Além disso, a DRE pode ser analisada por segmentos, como tipos de marcas, grupos e outros.
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