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Finanças 20/09/2024

Juros no boleto bancário: por que cobrar e como calcular? 

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Os juros no boleto bancário se referem ao percentual cobrado sobre o valor de uma venda que deveria ser quitada por esse meio de pagamento. Essa quantia é aplicável quando o cliente não cumpre essa obrigação financeira até a data de vencimento.

Imagine esses juros como uma forma de “compensação” para a sua loja, pelo fato de o comprador não ter respeitado o acordo feito no momento da venda — que era realizar o pagamento do produto e/ou serviço em data futura.

Essa cobrança extra é importante porque ajuda a minimizar os prejuízos financeiros que esse tipo de atraso costuma trazer. 

Afinal, para um negócio funcionar, precisa pagar as contas em dia, certo? Só que, para isso, também precisa receber os valores das vendas nos prazos combinados com os clientes, do contrário, esse alinhamento nunca acontece.

Consegue perceber o reflexo que essa prática pode causar na saúde financeira da sua loja? Então, para não errar na hora de definir essa cobrança confira, neste artigo, como calcular juros no boleto bancário, quais são as taxas permitidas por lei, e como gerenciar corretamente esse meio de pagamento.

Quais são os tipos de juros aplicáveis em boletos bancários no varejo?

Existem alguns tipos de juros no boleto bancário que podem ser usados por negócios varejistas. Essas opções têm relação com as condições de pagamento oferecidas na loja e com as regras da instituição de pagamento responsável pela emissão desse título de cobrança.

Assim, podem ser aplicados:

  • juros de mora: trata-se da cobrança feita diariamente a partir do primeiro dia de atraso, que continua sendo aplicada até o pagamento ser realizado pelo cliente;
  • multa por atraso: é uma cobrança além dos juros de mora, geralmente feita em um percentual ou valor fixo;
  • correção monetária: é uma forma de cobrança por atraso que tem por objetivo ajustar o valor do boleto por conta das perdas inflacionárias, ou outros índices econômicos. O objetivo é garantir o poder de compra da quantia que será paga pelo devedor.

Dica de leitura: “Formas de pagamento: quais não podem faltar na sua loja?

Quais são as taxas de juros permitida por lei? 

Não é porque você pode cobrar juros no boleto bancário que, simplesmente, vai colocar o valor que considerar adequado para a sua franquia. 

Para definir quanto cobrar dos clientes pelos atrasos, é fundamental se atentar ao que diz a lei sobre essa cobrança e quais são os limites de valores permitidos. Então, vamos às regras!

  • segundo o artigo 406 do Código Civil, e o artigo 161, parágrafo primeiro, do Código Tributário Nacional, é permitido cobrar o máximo de 1% ao mês de juros de mora.;
  • quanto às multas, o percentual não pode ser superior a 2%, conforme determinado no artigo 52, parágrafo primeiro do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90).

Tenha sempre em mente que respeitar a definição de percentual de juros e multa no boleto bancário é essencial para manter o seu negócio funcionando de acordo com as legislações — e evitar uma série de problemas que levam a mais perdas financeiras, como processos. 

Além disso, é uma forma de respeitar seus consumidores, e uma ótima maneira de manter um bom relacionamento com os clientes, mesmo os inadimplentes e, com isso, rever a situação do pagamento em atraso e ainda mantê-los na sua base.

Sobre esse tipo de relação comercial, veja o que fazer no artigo “Relacionamento com o cliente: como diferenciar a sua franquia?

homem no escritório analisando papeis
Definir e calcular corretamente os juros no boleto bancário é uma forma de manter a saúde financeira da sua franquia em dia

Como calcular juros no boleto bancário?

Agora que sabe até quanto pode ser cobrado, chegou a hora de descobrir como calcular juros no boleto bancário da sua loja. Mesmo porque cada gestor pode considerar um determinado percentual para o seu negócio, desde que respeite as leis.

No caso das multas, por exemplo, é permitido chegar até 2%, mas se quiser cobrar menos para aumentar as chances de pagamento, pode. Só não é possível ultrapassar esse número, certo?

Com isso em mente, veja este exemplo de cálculo de juros e multas de boleto bancário, para o qual consideramos as seguintes bases:

  • valor da venda: R$ 100;
  • tempo de atraso: 10 dias; 
  • taxa de juros: 1% ao mês;
  • multa: 2% sobre o valor total do boleto.

Calculando juros e multa no boleto bancário, na prática!

Neste caso, a conta ficaria assim:

  • juros:
    • 1% a cada 30 dias: 1 / 30 = 0,033% ao dia
    • 10 dias de atraso X 0,033% = 0,33%
    • 0,33% X R$ 100= R$ 0,33
    • R$ 0,33 é o valor dos juros por atraso.
  • multa:
    • 2% X R$ 100,00
    • R$ 2 é o valor da multa de mora.

É claro que você não precisa — e nem deve — fazer essa conta manualmente para cada boleto. Geralmente, o próprio sistema usado para emitir esse título de cobrança já faz esse cálculo e descreve as informações e percentuais para o cliente no corpo desse documento.

Essa é uma das melhores maneiras de evitar erros nos percentuais, otimizar a rotina financeira da sua loja e absorver altos volumes de vendas por esse meio de pagamento. 

E por falar em tecnologia ajudando no dia a dia do seu negócio, não deixe de ler este artigo: “Software de gestão para varejo: quais as principais soluções da F360?

Qual a importância de gerenciar juros no boleto bancário no varejo?

Os juros cobrados por atraso de pagamento no boleto bancário entram como uma receita no caixa da sua loja. Por esse motivo, é importante gerenciá-los corretamente.

A administração correta desses valores, — que também pode ser feita usando um sistema de gestão financeira — é importante porque:

  • ajuda a visualizar o impacto desses valores nas contas a receber do negócio;
  • contribui para mensurar a taxa de inadimplência e pensar em maneiras de reduzi-la;
  • melhora a previsibilidade do fluxo de caixa;
  • aprimora o controle dos valores que entram na conta da loja;
  • adequa o fluxo de contas a pagar, evitando que a franquia pague multa e juros por atrasar os pagamentos que precisa fazer.

E já que estamos falando sobre os pontos positivos do gerenciamento dos juros na saúde financeira de um negócio, saiba que, ao fazer esse tipo de cobrança, sua loja pode se beneficiar da seguinte forma:

  • incentivar os clientes a pagarem as compras na data combinada;
  • receber compensações pelos atrasos, gerando uma nova receita;
  • aumentar a fidelização dos clientes que são bons pagadores.

5 melhores práticas para gerenciar juros no boleto bancário

E para ajudar você a conquistar tudo isso, listamos as melhores práticas de gestão de juros de boleto que vale a pena adotar na sua franquia, que são:

  1. definir regras claras de política de cobrança: pois isso ajuda a manter a transparência das ações da loja e o relacionamento com os clientes;
  2. estabelecer uma boa comunicação com o público: explicando em quais situações se aplicam os juros e multa, a fim de evitar desentendimentos;
  3. automatizar a emissão, o cálculo e o fluxo de cobrança: para evitar erros e facilitar o seu dia a dia;
  4. acompanhar de perto os pagamentos: estabelecendo uma rotina de verificação dos valores que entram;
  5. realizar a conciliação bancária: que é a comparação dos registros financeiros internos e o que está listado no extrato bancário da conta da loja. Preferencialmente, esse processo deve ser feito com ajuda da tecnologia, como a oferecida pelo F360 Finanças.

O F360 Finanças é um sistema de gestão financeira multiempresas com diversas funcionalidades, e uma é a possibilidade de exportar arquivos de remessa de boletos para envio ao banco (com algumas ressalvas em relação aos PDVs e instituições bancárias utilizados).

Por meio dessa ferramenta também é possível realizar:

  • conciliação de cartões;
  • fluxo de caixa;
  • contas a pagar e a receber;
  • DRE;
  • planejamento orçamentário;
  • conciliação com vouchers;
  • integração com PDV e adquirentes;
  • conciliação bancária.

Agende agora uma demonstração gratuita do F360 Finanças e descubra como é fácil modernizar o gerenciamento financeiro do seu negócio!

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Escrito por:

Henrique Carbonell

CEO & CoFounder at F360 - Franchisee at O Boticário. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Alvares Penteado - FAAP e pelo Ibmec Business School / IBMEC - SP.

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