Aprender como calcular a comissão de vendas ajuda a garantir uma remuneração justa para a equipe comercial e a manter o controle das contas da empresa, proporcionando a segurança de pagar os valores corretos e, assim, não prejudicar o fluxo de caixa.
Mas antes de aprender como fazer, vamos a algumas informações importantes. Primeiro, esse é um tipo de bonificação que pode ser usado para incentivar o engajamento dos colaboradores.
Segundo, a legislação trabalhista não obriga o pagamento, mas determina regras quanto aos prazos e o cálculo correto dos valores. Que tal aprender todos esses detalhes para assegurar o cálculo da sua equipe?
É só continuar a leitura, pois no artigo a seguir explicamos o que é comissão de vendas e tudo mais que você precisa saber sobre o assunto!
Principais aprendizados deste artigo
- A comissão é um adicional pago à equipe de vendas que varia conforme os resultados alcançados em determinado período.
- O pagamento não é obrigatório, mas pode ser uma ótima estratégia para incentivar os vendedores e aumentar a taxa de retenção de talentos, já que representa um aumento na remuneração, tornando-a mais competitiva.
- O método de comissionamento pode ser baseado na quantidade de vendas, nas metas individuais, no faturamento da empresa ou no resultado da equipe.
- A legislação trabalhista prevê que o negócio deve pagar a comissão atrelada ao salário e considerar os valores no cálculo de benefícios, como férias e 13º.
- O cálculo envolve apenas a multiplicação do total de vendas de cada vendedor pela porcentagem da comissão. É possível automatizá-lo, para mais precisão, com um sistema de gestão financeira.
O que é comissão de vendas?
A comissão de vendas é um tipo de remuneração variável que funciona como recompensa para o time comercial pelas metas batidas e representa uma porcentagem sobre o valor vendido. O pagamento não é obrigatório, mas pode ser um ótimo incentivo de vendas.
Isso porque é um adicional sobre o salário que incide sobre a folha de pagamento. Logo, é de se esperar que os vendedores e representantes comerciais se esforcem mais para recebê-lo. Afinal, quem não quer um dinheiro a mais no fim do mês, concorda?
Adicionalmente, a prática ajuda na construção do employer branding, marca do empregador, e estimula a retenção de talentos por oferecer a possibilidade de uma remuneração maior do que a base do mercado e, portanto, mais competitiva.
Posto isto, que tal aprender como funciona a comissão de vendas e, em seguida, como calcular a do seu negócio? É só continuar a leitura!
Como funciona a comissão de vendas?
A comissão de vendas funciona a partir do pagamento de uma porcentagem sobre o valor das vendas aos membros do time comercial — vendedores e representantes. O pagamento pode variar conforme o tipo usado pela empresa, sendo que os mais comuns são:
- comissão pura: a remuneração dos colaboradores depende integralmente das comissões, mas, caso não atinjam as metas, devem receber o valor mínimo previsto na CLT ou o piso da categoria;
- comissão por venda: o pagamento representa uma porcentagem de cada venda feita, é mais comum em mercados com um ciclo comercial mais complexo e, portanto, demorado, como imóveis ou veículos;
- comissão por meta: o vendedor recebe uma meta individual e uma bonificação caso a alcance no período;
- salário combinado com comissão: envolve o pagamento de um salário fixo e um variável, que engloba todas as comissões de vendas;
- comissão por faturamento: o valor depende de quanto o negócio faturou com as vendas no período;
- comissão por time: o pagamento está atrelado ao desempenho da equipe de vendas, ou seja, é preciso atingir uma meta coletiva para receber;
- comissão escalonada: o valor cresce conforme o vendedor atinge determinadas metas.
Entendeu o que é e como funciona esse tipo de remuneração? Mas antes de aprender como calcular a comissão de vendas, vamos conferir as regras que a empresa deve seguir ao pagá-las, segundo a legislação trabalhista?
Quais são as regras para pagamento de comissão de vendas?
O artigo nº 457 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) diz que as comissões não são prêmio, mas um tipo de remuneração. Portanto, devem ser calculadas individualmente, integrar-se ao salário fixo do vendedor e ainda serem consideradas no cálculo de benefícios, como 13º e férias remuneradas.
Já o artigo nº 466 da CLT e a lei de nº 3.207, de 1957 determinam que as empresas devem pagar as comissões devidas após a finalização da transação correspondente e não ultrapassar o prazo de três meses.
Na prática, se um cliente fizer uma compra parcelada no cartão de crédito, o vendedor pode receber as porcentagens referentes ao valor total da comissão conforme o consumidor quite as parcelas.
Por fim, como explicamos mais acima, é possível que o salário de um vendedor seja composto unicamente por comissões, desde que acordado entre ambas as partes em contrato.
No entanto, a legislação trabalhista prevê que o valor da remuneração não deve ser menor do que o salário-mínimo vigente — ou o piso da categoria —, mesmo que o colaborador não atinja as metas estabelecidas.
Qual é a porcentagem de comissão de um vendedor?
A porcentagem usada na tabela de comissão de vendas da empresa depende de vários fatores, como:
- modelo de comissionamento (que já apresentamos);
- tamanho do negócio;
- segmento de atuação;
- ticket médio;
- duração do ciclo de vendas;
- lucratividade dos produtos ou serviços.
De maneira geral, o valor pode representar entre 1% e 5% do total das vendas. Em casos raros, como em ciclos de venda extremamente complexos e demorados, pode chegar até 10%.
O ideal é que a empresa analise, com cuidado, a sua situação e ofereça uma porcentagem justa aos seus colaboradores, mas que não comprometa a lucratividade em longo prazo.
Posto isto, que tal ver como calcular a comissão de vendas na prática? Continue a leitura para aprender!
Como calcular a comissão de vendas?
Para calcular a comissão de vendas, é preciso usar a seguinte fórmula: total das vendas x porcentagem estabelecida pela empresa. Sim, é fácil, como você pode perceber neste exemplo.
Um vendedor recebe uma comissão de 3,5% sobre as vendas. Em um mês, ele vendeu um total de R$ 67 mil. Neste caso, ele receberá R$ 2.345 de comissão pelos seus resultados no período.
Agora, basta seguir as regras a respeito do prazo de pagamento e lembrar de adicionar os valores da tabela de comissão de vendas no cálculo dos benefícios trabalhistas e pronto.
Mas, e se dissermos que é possível otimizar ainda mais os passos de como calcular a comissão de vendas? Pois é, para tanto, você precisa apenas contar com a ferramenta certa, como o F360 Finanças, o software de gestão financeira da F360.
Com a plataforma, você consegue automatizar o processo, ao controlar as vendas e definir políticas personalizadas de pagamento para mais precisão e agilidade. Dessa maneira, sua rede evita erros trabalhistas e garante a previsibilidade do caixa, já que sempre sabe o quanto entra e sai de dinheiro.
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FAQ: Principais perguntas sobre como calcular comissão de vendas
O que é comissão de vendas?
A comissão de vendas é um valor adicional sobre o salário dos vendedores e representantes comerciais e varia conforme a quantidade de negócios fechados no mês. Trata-se de um tipo de remuneração variável, cujo pagamento deve ser feito junto com o salário e representa uma porcentagem do que foi vendido no período.
Como funciona a comissão de vendas?
A comissão de vendas funciona a partir da definição de uma porcentagem sobre o valor total vendido. As regras variam conforme o modelo de cálculo adotado, que pode considerar: cada venda individual, o alcance de metas, os resultados da equipe, o faturamento da empresa ou o desempenho progressivo do colaborador.
Como calcular comissão de vendas?
Para calcular a comissão de vendas corretamente, é necessário definir a porcentagem e o modelo de comissionamento e usar a fórmula: total vendido no período X porcentagem estabelecida para o pagamento da comissão.
Qual a porcentagem de comissão ideal?
A porcentagem de comissão ideal varia conforme o ciclo de venda dos produtos ou serviços da empresa, ticket médio do negócio, faturamento bruto, modelo de comissionamento e segmento de atuação. Normalmente, os valores ficam entre 1% e 5% do total de vendas, mas é possível oferecer mais, a depender da situação do empreendimento.
Quais são as regras para pagar comissão?
As empresas não são obrigadas a pagar comissão. Caso queiram oferecer o adicional, os negócios precisam seguir regras em relação aos prazos de pagamento, que devem coincidir com a finalização das transações, e o cálculo, que deve ser integrado ao salário na folha de pagamento e usado nos benefícios trabalhistas.





