O employer branding é tudo o que diz respeito à reputação de uma empresa perante seus colaboradores e possíveis candidatos às vagas de emprego disponíveis. Portanto, é o que faz com que as pessoas a percebam como um bom (ou péssimo) local para trabalhar.
E, sim, esse tipo de estratégia é de extrema importância para a manutenção de qualquer negócio. O motivo para esse cuidado é que um empreendimento com uma imagem positiva atrai e retém os melhores talentos, o que aumenta sua eficiência operacional.
Nunca pensou em usar essa tática? Então, continue a leitura, pois no artigo a seguir explicamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
Principais aprendizados deste artigo:
- O employer branding refere-se à imagem que uma empresa passa para os possíveis colaboradores e envolve a aplicação de estratégias com o objetivo de criar uma boa reputação para a marca.
- A prática ajuda não apenas a manter um ambiente de trabalho saudável, mas também a atrair e reter os melhores talentos, reduzir os custos com contratação e acelerar os processos seletivos.
- Para desenvolver uma boa estratégia de employer branding é importante saber qual seu perfil ideal de empregado, ter objetivos empresariais e valores bem estabelecidos e ter um canal para se comunicar com o público.
- Para melhorar a reputação da marca, o ideal é ter cultura e clima organizacionais fortes, saber reconhecer o esforço diário da equipe e ter um bom programa de benefícios para trazer um diferencial para a empresa.
O que é employer branding e por que é importante?
Employer branding (ou, marca do empregador, em português) refere-se à reputação da empresa com os possíveis empregados. Em outras palavras, é como os candidatos às vagas disponíveis veem o negócio (como um bom ou péssimo local para trabalhar), o que impacta seu desejo de fazer parte da equipe.
O processo envolve a aplicação de diversas estratégicas (que mostramos mais a frente) cujo principal objetivo é criar um ambiente de convivência saudável e produtivo para os funcionários.
Ressaltamos ainda que a tática é importante para todos os negócios porque é uma maneira fácil de atrair e reter os melhores talentos.
Afinal, se um empreendimento é conhecido por oferecer boas condições de trabalho, mais pessoas ficam interessadas em ingressar lá, concorda? Para entender melhor, confira os benefícios do employer branding para uma marca!
Quais os benefícios do employer branding para uma marca?
Os principais benefícios do employer branding são:
- melhora na atração de talentos;
- aumento da retenção de colaboradores;
- criação de uma cultura organizacional forte e saudável;
- colaboradores mais produtivos e engajados.
Adicionalmente a estas vantagens, um relatório do LinkedIn mostra que adotar uma estratégia de marca empregadora promove:
- redução de 28% da taxa de turnover (a rotatividade de funcionários);
- diminuição dos custos de contratação em 50%;
- atração de candidatos mais qualificados para as vagas e finalização mais rápida do processo seletivo.
O mesmo levantamento também diz que 75% dos possíveis candidatos consideram a reputação da empresa antes de se candidatar a uma vaga. Logo, você precisa investir na criação de um bom employer branding para a sua organização.
Não sabe como? Então, continue a leitura, pois, a seguir, você confere dicas de como desenvolver uma estratégia do zero!
Como desenvolver uma estratégia de employer branding sólida?
Para desenvolver uma estratégia de employer branding sólida, siga os passos abaixo!
1 – Estabeleça os objetivos e valores da sua marca
O primeiro passo para desenvolver uma estratégia de employer branding é estabelecer os objetivos e valores da sua empresa. Pode ser, por exemplo, criar uma imagem de marca acolhedora que preze pela saúde da equipe e reduzir a rotatividade de colaboradores.
O importante é ter uma meta e pensar em ações que permitam alcançá-la o mais rápido possível. Nestes exemplos, pode ser oferecer benefícios extras pensados para aumentar o bem-estar dos empregados.
2 – Conheça seu público-alvo (o tipo de colaborador que deseja atrair)
O segundo passo é entender quem é seu público-alvo. Em outros termos, que tipo de colaborador você deseja atrair. O ideal é que sejam pessoas com perfis alinhados aos objetivos da marca.
Temos um artigo que explica como avaliar o perfil de um gerente de franquias antes de contratar. Aproveite para ler!
3 – Mantenha um canal aberto de comunicação
Por fim, tenha um canal aberto de comunicação para passar para os possíveis candidatos a imagem da empresa. Pode ser um site, no qual você descreve os valores e objetivos da marca, por exemplo.
Como melhorar o employer branding do seu negócio?
Para melhorar seu employer branding:
- crie uma cultura organizacional forte;
- reconheça o esforço dos colaboradores;
- mantenha um clima organizacional saudável;
- estabeleça um Employee Value Proposition (EVP).
Veja mais detalhes logo abaixo!
1 – Crie uma cultura organizacional forte
Uma das estratégias de employer branding para melhorar a reputação da sua marca é investir na criação de uma cultura organizacional forte. Para tanto, defina suas crenças e valores e coloque-os em prática no dia a dia por meio de processos bem alinhados.
Uma dica para alinhar seus processos de negócios com os objetivos da empresa é fazer seu mapeamento. Confira o passo a passo no nosso blog!
2 – Reconheça o esforço dos colaboradores
Outra dica é reconhecer o esforço da sua equipe em trazer os melhores resultados. E nem precisa ser mediante o pagamento de bônus.
Muitas vezes, basta mostrar que os profissionais são importantes para o sucesso da empresa por meio de ações internas ou uma simples mensagem de agradecimento.
3 – Mantenha um clima organizacional saudável
O clima organizacional, diferente da cultura, é o ambiente de trabalho no dia a dia. Para torná-lo mais saudável, é importante alinhar as expectativas entre líderes e colaboradores, manter uma boa comunicação e investir em qualificação.
Adicionalmente, é interessante criar uma cultura de feedback. Assim, você acompanha a evolução do clima para entender a efetividade das suas ações.
4 – Estabeleça um Employee Value Proposition (EVP)
Por último, vale a pena estabelecer uma proposta de valor ao empregado (no inglês, Employee Value Proposition ou EVP), que nada mais é do que um conjunto de benefícios que os colaboradores têm direito.
Pode ser desde um salário acima do mercado, licença maternidade estendida ou um vale para academia. Na verdade, é tudo que oferece um diferencial para quem trabalha na empresa, o que a torna mais atrativa para os talentos disponíveis.
Agora que você sabe o que é e como melhorar o employer branding do seu negócio, que tal ler outros conteúdos com dicas para ter uma equipe cada vez mais produtiva? Confira nestes artigos:
- A importância da valorização do seu time!
- Gestão da equipe de vendas: qual o segredo para a eficiência?
- Gestão de pessoas em franquias: veja dicas para melhorar a sua!
FAQ:
O que é employer branding?
Employer branding significa marca do empregador em português. O termo representa a reputação que um negócio tem no mercado com relação à qualidade do seu ambiente profissional, o que indica se é ou não um bom local para se trabalhar.
Por que o employer branding é importante?
As estratégias de employer branding são importantes porque ajudam a empresa a atrair e reter os melhores talentos, reduz a taxa de rotatividade de colaboradores e, assim, aumentam a produtividade da equipe, além de reduzirem os custos com seleção e contratação de funcionários.
Como desenvolver uma estratégia de employer branding?
Para desenvolver uma boa estratégia de employer branding, o ideal é que você tenha seus objetivos e valores estabelecidos, saiba quem é o seu público-alvo (o perfil de profissional) e se comunique com essas pessoas de forma clara e objetiva.
Quais são os benefícios do employer branding?
Entre os principais benefícios do employer branding, podemos citar:
- aumento da retenção de talentos;
- criação de uma cultura organizacional forte;
- melhora do clima organizacional;
- aumento da atração de candidatos qualificados para as vagas;
- criação de um processo seletivo mais rápido e efetivo.
Como melhorar o employer branding da minha empresa?
As estratégias mais efetivas para melhorar o employer branding do seu negócio envolvem:
- ter uma cultura organizacional sólida;
- criar um clima organizacional saudável;
- reconhecer o esforço da sua equipe;
- oferecer uma boa proposta de valor aos colaboradores, com benefícios reais para quem trabalha na empresa.