As franquias de nicho podem ser boas opções de negócio para quem deseja começar a investir, já que apresentam um diferencial desde a sua concepção, o que facilita a retenção de clientes e, portanto, o rendimento.
De maneira geral, os modelos de franquias específicas são aqueles voltados para atender uma parcela restrita do público. Por exemplo, não é um mercado que oferece produtos para todos os tipos de pessoas, mas uma mercearia focada em produção artesanal.
Que tal entender melhor como esse tipo de empreendimento funciona? Continue a leitura, pois explicamos tudo o que você precisa saber sobre o tema a seguir!
Principais aprendizados deste artigo:
- Uma franquia de nicho é um negócio segmentado, cujo objetivo é atender às necessidades de um público-alvo bem específico e com características próprias, ao contrário do modelo tradicional, que atinge uma parcela mais geral de consumidores.
- A principal característica de uma franquia especializada (como também é chamada) é a sua segmentação. Ademais, esse negócio tem uma cartela de clientes menor e costuma ter menos concorrência.
- São exemplos bem comuns de franquias de nicho os negócios nos segmentos de alimentação (especialmente os voltados para produtos específicos, como alimentação saudável) e beleza.
- Entre os desafios de investir no setor, estão a dificuldade para atrair novos clientes e expandir, já que nem toda região tem mercado para negócios nichados ou oportunidades de crescimento.
- Ao escolher o tipo de franquia de nicho mais adequado para você, se atente às suas características pessoais, que devem se alinhar ao modelo de negócio, ao seu orçamento e se há demanda para o segmento na sua região.
O que é um nicho de mercado?
Um nicho de mercado é um tipo de segmentação a fim de fazer com que a empresa atenda às necessidades de determinado grupo de pessoas, como homens que se preocupam com a sua aparência.
No exemplo acima, os indivíduos desejam ter em seu bairro ou cidade estabelecimentos qualificados para cuidar de suas barbas. Eles não querem frequentar salões tradicionais, cujo público costuma ser feminino, uma vez que as suas necessidades são muito específicas e particulares.
Um nicho de mercado é, portanto, o investimento de determinada empresa em um setor e público-alvo bem definido.
Esse segmento costuma ser pouco explorado devido à especificidade da necessidade do cliente, o que faz com que a oferta de produtos e serviços de cada um dos nichos seja mais baixa, assim como a concorrência.
Ainda no mesmo exemplo, uma barbearia focada em design de barbas masculinas, com barbeiros profissionais e ambiente inovador, consiste em uma empresa de mercado de nicho. Ficou claro? Então, continue a leitura para entender o conceito de franquias de nicho.
O que são franquias de nicho?
Franquias de nicho são modelos de negócios nos quais um franqueado obtém os direitos de usar a marca de um negócio focado em atender um público específico. Até porque muitas empresas que investem em segmentos desenvolvem um método de trabalho próprio e se especializam na sua área de atuação, o que as torna referência de mercado.
Porém, é comum que esse tipo de empreendimento tenha uma atuação local, mesmo que exista demanda em outras regiões ou cidades do país.
Dessa forma, uma estratégia utilizada para expandir a marca e levar a fórmula de sucesso para outros lugares é o franqueamento. Assim, surgem as franquias de nicho específicos.
Estas são empresas que atuam em um mercado extremamente segmentado. Na prática, se vendem como especialistas na resolução de problemas específicos de um público-alvo bem definido.
Quais as principais características das franquias de nicho?
A principal característica de uma franquia de nicho é a segmentação. A ideia não é oferecer mercadorias (ou serviços) que atendam a todos, mas, sim, apenas a uma parcela bem específica da população (como homens que gostam de cuidar das suas barbas) e focar o atendimento neste grupo.
Por conta desse aspecto, esse tipo de franquia costuma ter um público mais enxuto, já que nem todo mundo tem ou cuida da barba no salão. Porém, os valores dos serviços (ou produtos), tendem a ser maiores, justamente pela dificuldade em encontrar negócios voltados para atendê-los.
Para ficar mais claro, vamos a outro exemplo, desta vez, no ramo de alimentação. Uma rede de sorveterias é uma franquia “comum”, já que atende a todos os tipos de pessoas.
Entretanto, um estabelecimento vegano é de nicho, pois foca em atingir uma parcela da população que não consome produtos de origem animal. Compreendeu?
Antes de seguir, aproveite para conferir nosso artigo sobre os diferentes tipos de franquias que existem!
Quais as vantagens e desafios das franquias de nicho?
As principais vantagens de trabalhar com franquias de nicho são:
- menor concorrência: a segmentação do público faz com que nem todos os empreendedores invistam nesse tipo de negócio;
- redução dos custos com marketing: é mais fácil (e mais assertivo) veicular ações voltadas para um público nichado do que para a população geral;
- maior fidelização e retenção de clientes: pois você atende às necessidades individuais e, assim, se mostra indispensável.
Porém, entre os desafios de atuar em áreas mais segmentadas, estão:
- definir a área de atuação (confira dicas de como escolher uma franquia de nicho mais adiante);
- identificar o público-alvo correto;
- atrair e converter clientes, visto que nem todo mundo é um consumidor em potencial;
- expandir as operações, pois há uma limitação de clientes (em especial, caso o negócio não possa operar on-line).
Quais os cuidados com as franquias especializadas?
A atuação em nichos de mercado é uma ótima opção para aumentar o faturamento e a lucratividade do negócio. Porém, a estratégia exige alguns cuidados para que você não desperdice o seu investimento.
Confira abaixo quais são os principais!
1- Invista em geomarketing
Para que uma franquia de nicho tenha sucesso, é essencial levar em conta a localização geográfica do negócio. Ou seja, onde a loja (ou quiosque) fica.
O motivo para esse cuidado é que, por se tratar de um público muito bem definido, é importante que os clientes tenham comodidade na hora de acessar seus produtos e serviços.
Dessa forma, a franquia deve se localizar em uma região com pouca concorrência e de fácil acesso aos clientes, como um shopping ou galeria com bastante movimentação de pessoas.
2- Tome cuidado com a demanda
Você pode encontrar uma franquia extremamente inovadora, mas que, devido a diversos fatores, não tem demanda suficiente na sua região de atuação.
É o caso, por exemplo, da criação de um pet shop de luxo em uma cidade do interior cuja maioria da população é de classe média ou baixa.
Neste caso, a demanda pelo negócio não é o suficiente para mantê-lo em funcionamento, já que não há clientes. Por isso, é necessário realizar uma pesquisa de mercado antes de investir em franquias especializadas na sua região.
Confira nosso artigo com os tipos e ensina como fazer análise de mercado no varejo!
3- Invista em publicidade específica
Para investir no mercado de nicho, é essencial ter um cuidado especial com a divulgação do seu negócio.
Por apresentar um público muito segmentado e específico, é vital apostar em canais de comunicação locais e com uma linguagem adequada para atingir exatamente essas pessoas.
Afinal, não adianta ter um negócio que resolve os problemas dos seus clientes se eles não conhecerem a sua empresa. Portanto, adote estratégias de nicho (o que inclui uma propaganda direcionada para determinada parcela da população).
4- Evite a saturação do mercado
Um risco envolvido na abertura de uma franquia de nichos específicos é a saturação de mercado. O termo representa uma situação na qual existe grande concorrência pelo produto ou serviço oferecido, mesmo que seja muito específico.
Esse problema acontece porque, ao perceber o sucesso de determinado negócio em um nicho de mercado, várias outras organizações começam a surgir no mesmo segmento. Logo, o público que já é restrito se divide entre essas empresas, o que prejudica o faturamento de todas.
Portanto, investigue com antecedência se já existem muitas empresas na sua região que oferecem as mesmas soluções que o seu negócio. Dessa forma, você consegue identificar se esse é o momento de expandir a empresa no segmento ou se é melhor encontrar uma área menos explorada.
Quais as principais franquias de nicho para investir?
Algumas das principais franquias especializadas são:
- alimentação;
- varejo de moda;
- beleza e estética.
Veja as características de cada uma a seguir!
1- Alimentação
Esse é um dos setores que oferecem mais variedade de opções para investir.
Você pode optar, por exemplo, por serviços de delivery exclusivos e diferenciados para resolver um dos principais problemas da atualidade dos clientes: a falta de tempo para sair de casa ou do trabalho para desfrutar de uma boa refeição.
O setor de comida saudável e bebidas funcionais também surge como uma opção interessante, uma vez que a preocupação com a saúde é crescente na população brasileira.
Além disso, serviços gourmet e a criação de um diferencial em alimentos considerados tradicionais e diários surgem como um novo segmento de mercado. Esse é o caso de padarias, sorveterias e cervejas artesanais.
2- Varejo de moda
As pessoas buscam por estilos próprios cada vez mais diferenciados. Surge então, nessa necessidade, uma tendência de varejo em um nicho específico que merece consideração: o de moda.
Aqui, você pode investir em tipos específicos de sapatos, blusas ou acessórios, ou ainda, em produtos voltados para determinados estilos ou tipos de corpos, por exemplo.
3- Beleza e estética
Assim como no exemplo da barbearia masculina, outros serviços de beleza e estética se apresentam como uma boa opção de investimento para franquias do mercado de nicho.
Esse é o caso de serviços de depilação (tradicional ou a laser), emagrecimento ou salões de beleza com uma proposta diferente e público extremamente segmentado. Outro exemplo desse tipo de franquia são serviços específicos para determinado tipo de cabelo.
Além desses exemplos, existem diversos outros segmentos que você pode explorar para investir em franquias de nicho específico.
Ao aliar uma pesquisa de mercado bem feita, estratégias de nicho e marketing e o potencial de crescimento desse tipo de negócio, você tem em mãos uma grande oportunidade de sucesso e lucratividade!
Como escolher a franquia de nicho mais adequada para você?
Agora que você entendeu o que e como funcionam as franquias de nicho, que tal aprender como escolher a segmentação mais adequada para o seu perfil de empreendedor? Para tanto, siga estas dicas:
- busque por um mercado com o qual você tem familiaridade (não invista em beleza, se não tem disposição para procurar as últimas novidades da área);
- analise o setor na sua região para entender se há necessidade de serviços nichados;
- estude o público a fim de descobrir se há demanda e também se existe concorrência;
- procure empresas franqueadoras do ramo desejado.
O trabalho não acaba após escolher uma franquia de nicho para investir, certo? Na verdade, você cuida da gestão e do planejamento bem de perto, tanto para atender às necessidades dos seus clientes quanto para manter as finanças “no azul”.
Inclusive, a F360 pode te ajudar com esta última tarefa. Isso porque conta com o F360 Finanças, um software de gestão financeira completo para a sua franquia. Com a solução, você gerencia todo o seu negócio de forma centralizada, com personalização e facilidade.
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FAQ – Perguntas frequentes sobre franquias de nicho
O que caracteriza uma franquia de nicho?
Uma franquia de nicho é um negócio que atende às necessidades de um público-alvo específico. Ou seja, é segmentado ao máximo a fim de oferecer serviços (ou produtos) voltados para uma parcela restrita da população.
Quais são as vantagens de investir em uma franquia de nicho?
As franquias especializadas costumam ter menor concorrência e menores custos com marketing, já que as ações são mais nichadas. Outra vantagem do mercado é a facilidade para fidelizar e reter clientes, uma vez que os serviços que oferecem não estão disponíveis em todos os locais.
Quais são os principais desafios enfrentados por franquias de nicho?
Os principais desafios das franquias de nicho são a identificação do público-alvo, que é essencial para entender suas necessidades, e a dificuldade para atrair novos clientes, assim como expandir as operações, já que há um público reduzido.
Como uma franquia de nicho pode se destacar no mercado?
Para se destacar no mercado de nicho com uma franquia, o ideal é investir em um ponto de vendas, se atentar a demanda para não saturar o segmento e planejar ações de marketing específicas para público que deseja atingir.
Qual é o perfil ideal de um franqueado para uma franquia de nicho?
O perfil ideal de um franqueado para uma franquia de nicho depende da empresa. Por exemplo, algumas franqueadoras podem exigir pessoas com experiência ou vivência em determinado ramo. Portanto, antes de investir, é essencial ler com atenção os requisitos da marca.