Existem mitos em relação à auditoria financeira no varejo que podem tornar o tema assustador para alguns empresários. Entretanto, já adiantamos que o processo não existe apenas para empresas com problemas, pois é uma prática padrão para garantir a conformidade dos dados.
Outro equívoco é achar que a execução é demorada e invasiva: não é. O uso de tecnologia com recursos automatizados facilita a coleta e integração de dados.
Além disso, o documento não trata apenas de números; avalia também a conformidade com as políticas e leis, a eficiência operacional e a eficácia dos controles internos.
Portanto, é importante até para empresas que não são obrigadas por lei a divulgar o relatório. Para entender melhor, acompanhe este texto e saiba o que é auditoria financeira no varejo, principais aspectos analisados e como fazer uma completa.
Principais aprendizados deste artigo:
- A auditoria financeira no varejo revisa operações contábeis e financeiras para garantir a precisão dos registros e a conformidade com regulamentações e ajuda a identificar erros e fraudes.
- O processo analisa registros contábeis, controles internos, transações, estoque, e conformidade com leis fiscais, além de avaliar riscos e detectar irregularidades.
- Seus principais benefícios incluem segurança financeira, otimização de recursos, prevenção de falhas e melhoria da eficiência operacional e governança corporativa.
- Para conduzir a auditoria, é essencial planejar, coletar dados, avaliar operações internas, verificar conformidade e montar relatórios detalhados, com acompanhamento constante para ajustes e melhorias.
O que é auditoria financeira no varejo?
A auditoria é uma prática padrão corporativa que revisa e analisa as operações financeiras e contábeis de uma loja ou franquia. O principal objetivo é assegurar a veracidade dos registros e a adequação a políticas e regulamentações vigentes. Como consequência, serve para identificar erros, fraudes e desvios, se houver.
A atividade, realizada por um contador especializado que avalia o balanço patrimonial e outros demonstrativos financeiros, é obrigatória por lei para determinados tipos de negócios e setores, como:
- companhias abertas: que têm ações negociadas na bolsa de valores ou valores mobiliários com registro na CVM (Comissão de Valores Mobiliários);
- empresas de grande porte: com receita anual bruta maior que R$ 300 milhões, ativos totais superiores a R$ 240 milhões ou mais de 1.000 colaboradores;
- instituições financeiras: como bancos, seguradoras e corretoras.
Além dessas, entidades de interesse público e social e negócios com certificação de normas internacionais precisam divulgar sua auditoria de forma periódica, geralmente anual.
O que analisar na auditoria financeira no varejo?
A auditoria no varejo avalia registros e controles internos relacionados às finanças e à contabilidade da loja ou franquia. Veja exemplos dos principais aspectos.
1 – Registros contábeis
- Análise de livros contábeis: para garantir o registro correto de todas as transações financeiras.
- Reconciliação de contas: concilia as contas bancárias e de fornecedores aos registros contábeis.
2 – Controles internos
- Divisão de funções: para minimizar o risco de fraudes ao garantir que os responsáveis pelas atividades financeiras sejam colaboradores diferentes.
- Controles de acesso: para verificar se o acesso aos sistemas financeiros e informações sensíveis é restrito somente a pessoas autorizadas.
3 – Transações e relatórios
- Auditoria de transações: revisa as transações financeiras para identificar erros ou incoerências.
- Análise de relatórios financeiros: avalia balanços patrimoniais, demonstrações de resultados e de fluxo de caixa para garantir conformidade.
4 – Estoque e inventário
- Contagem física de estoque: compara as quantidades físicas de inventário com os registros contábeis para identificar variações.
- Avaliação de valorização de estoque: investiga os métodos de valorização de estoque para estarem conforme os princípios contábeis e as políticas da franquia.
5 – Leis e regulamentações
- Revisão de conformidade: confirma se a marca está de acordo com as leis fiscais e regulamentações contábeis aplicáveis.
- Análise de procedimentos: apresentação de relatórios financeiros para garantir a conformidade com as normas contábeis.
6 – Riscos e fraudes
- Detecção de irregularidades: identifica sinais de fraude, erros ou irregularidades nas operações financeiras.
- Avaliação de risco: projeta riscos financeiros e operacionais e recomenda ações para mitigá-los.
7 – Recomendações e melhorias
- Relatórios de auditoria: relatórios detalhados com dados, insights e recomendações para melhorar os controles internos e as práticas financeiras.
- Planos de ação: sugestão de atividades para corrigir deficiências e melhorar a eficiência operacional e financeira.
8 – Procedimentos operacionais
- Análise de processos: para examinar se os procedimentos operacionais e administrativos se alinham com as melhores práticas e políticas da marca.
- Eficiência operacional: para avaliar a eficácia dos processos de gestão de vendas, compras e controle de inventário (estoque).
Leia também: Gestão contábil no varejo: como funciona e melhores práticas
Qual a importância da auditoria financeira no varejo?
A auditoria financeira e contábil assegura cumprir as leis e regulamentações do setor de atuação da franquia, além de permitir identificar melhorias operacionais e a se antecipar a problemas, como erros e fraudes.
Assim, a importância da auditoria financeira no varejo acontece por possibilitar:
- segurança financeira da marca;
- otimização de recursos;
- prevenção de irregularidades e falhas;
- melhora da eficiência operacional e gerencial;
- redução de custos e desperdícios;
- promoção de uma melhor governança corporativa;
- tomada de decisão mais estratégica e informada;
- mais precisão e confiabilidade dos resultados.
Como fazer auditoria financeira no varejo?
A auditoria é um processo complexo e detalhado. Logo, recomendamos contar com um bom sistema de gestão financeira e contábil, além de um contador para uma avaliação profissional e especializada.
Dito isso, separamos o passo a passo de como fazer auditoria financeira no varejo.
1 – Planeje a auditoria
Defina o escopo, ou seja, quais áreas e processos serão auditados, como controle de caixa, estoque e contas a pagar/receber. Além disso, estude as políticas e os procedimentos financeiros e operacionais da franquia.
2 – Colete os dados
Reúna registros de transações, balanços patrimoniais e demonstrativos financeiros e de fluxo de caixa. O ideal é também conversar com os colaboradores para entender como funcionam as áreas e identificar gargalos e riscos.
3 – Avalie operações internas
A análise inclui controles internos, como caixa, inventário e contas a pagar/receber e seus devidos registros. O objetivo é identificar incoerências, fraudes e riscos das operações financeiras e contábeis da franquia.
4 – Verifique a conformidade legal e fiscal
Com a reunião e a integração de todos os dados, confirme se a marca segue os requisitos e exigências das práticas internas e regulamentações externas, como do governo e órgãos reguladores.
5 – Monte o relatório de auditoria
Documente todas as evidências, descobertas e insights após avaliar, em detalhes, a saúde financeira do negócio. Não se esqueça de adicionar conclusões e sugestões para melhorias. O próximo passo é apresentar os resultados para os sócios e líderes.
Porém, o processo de auditoria financeira no varejo não acaba por aqui. É preciso estudar estratégias para melhorar os números e criar um plano de ação para resolver problemas.
O monitoramento precisa ser constante e periódico para identificar o que dá certo ou não. E, assim, fazer ajustes em operações fica mais rápido e fácil.
Como acompanhar os resultados de forma precisa e prática?
O sistema de gestão da F360 integra tanto o F360 Painel, voltado para franqueadores, quanto o F360 Contábil, excelente para analisar indicadores contábeis e emitir relatórios.
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FAQ – Perguntas frequentes sobre auditoria financeira no varejo
O que é auditoria financeira no varejo?
A auditoria financeira no varejo é uma prática obrigatória para grandes empresas e companhias abertas, além de outros modelos de negócio, que avalia um conjunto de dados contábeis e de finanças para verificar controles internos, a conformidade com a legislação e práticas internas e a existência de erros ou fraudes.
Quais são os principais objetivos da auditoria financeira?
A auditoria financeira serve para garantir a integridade, a transparência e a confiabilidade das informações financeiras de uma marca. Os principais objetivos são, por exemplo, verificar a precisão de demonstrativos e relatórios, detectar fraudes e inconsistências e fornecer segurança aos stakeholders (investidores, colaboradores, fornecedores, clientes e parceiros).
Como é realizado o processo de auditoria financeira no varejo?
O processo de auditoria financeira no varejo acontece por meio de etapas como: planejamento do escopo, coleta de dados, avaliação das operações internas, testes de conformidade de registros e demonstrativos, análise de inventário e estoque, revisão de transações, identificação de riscos e problemas e criação do relatório com sugestões de melhorias.
Quais ferramentas podem ajudar na auditoria financeira?
Sistemas de gestão financeira e contábil são extremamente importantes para armazenar e integrar dados, além de elaborar relatórios com mais precisão.
Fora a facilidade que a automação gera ao integrar plataformas para centralizar as informações. Além disso, softwares têm mais capacidade e velocidade para identificar irregularidades e padrões.
Como a auditoria financeira impacta a gestão financeira da empresa?
A auditoria é crucial para promover a segurança financeira da franquia. Isso porque garante a precisão e a confiabilidade das informações e ainda detecta problemas para melhorar os resultados.
Logo, colabora para transmitir mais transparência e confiança aos investidores, credores, franqueados, clientes e fornecedores.