mãos digitando em um laptop
Gestão 04/04/2024

Unified commerce: por que ele revolucionou a gestão no varejo?

Compartilhar Array

Fizemos este texto para atualizar todos os varejistas que a era omnichannel já passou e evoluiu para o unified commerce, traduzido como comércio unificado. E as lojas e marcas que já adotaram essa estratégia disseram ter um crescimento até seis vezes maior de receita em comparação com as empresas que não a usam.

A pesquisa Unified Commerce Benchmark revelou ainda outros dados que chamam a atenção. Apesar de indicar um expressivo aumento de faturamento, essa prática não tem sido adotada de forma integral, mostrando desafios a serem superados.

Um deles é a personalização no contato com o cliente: só 38% dos varejistas entrevistados compartilham com os colaboradores e vendedores da loja o histórico de compras do cliente e suas listas de desejos. 

Isso impactou o envio de ofertas personalizadas de produtos aos clientes: apenas 20% dos lojistas investiram nessa estratégia para aumentar as vendas.

Esses dados revelam a necessidade de empreendedores do varejo transformarem sua gestão e a experiência oferecida ao cliente. Porém, não se preocupe! Explicamos agora tudo o que você precisa saber sobre o que é unified commerce, como funciona na prática e suas maiores vantagens. Aproveite!

O que é unified commerce?

Unified commerce ou comércio unificado é uma prática de centralizar todos os canais de venda da marca em um mesmo sistema. Porém, essa unificação é pautada na jornada de compra do cliente com a loja, que pode transitar entre os meios físicos e digitais sem impedimentos.

Portanto, podemos dizer que essa estratégia é 100% focada no cliente para melhorar sua experiência com a marca e, claro, comprar mais. Assim, há quem chame essa prática de evolução do varejo omnichannel.

O comércio unificado engloba uma comunicação altamente personalizada com o público, com recomendações de produtos baseadas em compras e interesses anteriores.

Entretanto, para que a prática seja um sucesso, é preciso oferecer várias opções de compra, além de usar a tecnologia para integrar os dados e obter as informações estratégicas. Só assim é possível oferecer uma experiência unificada em qualquer canal.

Diferença entre unified commerce x omnichannel

Para dominar de vez o conceito, veja qual a diferença entre unified commerce e omnichannel.

Enquanto o omnichannel permite que o consumidor inicie sua compra on-line e termine na loja física ou comece seu atendimento pelo chat e acabe nas redes sociais, o comércio unificado integra não apenas os canais, mas também o estoque, os dados dos clientes, os meios de pagamento, as promoções, as vendas e mais.

Não existe mais barreira entre o físico e o digital. Tudo acontece em um só sistema, o que facilita – e muito – a gestão do varejista, favorecendo ainda a satisfação do cliente.

Como funciona o unified commerce?

O unified commerce funciona com uma transição fluida do cliente de um canal para o outro e a integração de dados em tempo real, em um só local. Logo, o varejista pode acessar a plataforma e obter informações atuais sobre o estoque, as vendas, as entregas, os pagamentos e mais.

Basicamente, não há atritos na gestão dos vários canais de vendas e na experiência do consumidor com a marca. 

Os 4 pilares do unified commerce

E como isso acontece? O unified commerce se baseia em quatro pilares.

  1. Navegação: facilitar a navegação do cliente pelos pontos de contato com a marca, como site, blog, redes sociais e área de atendimento. O objetivo é o consumidor pesquisar e encontrar o que precisa, de modo ágil.
  2. Transacionalidade: permitir que o público realize transações migrando entre os canais, sem atritos ou obstáculos. Um exemplo é iniciar a compra pelo aplicativo e terminar no site com as mesmas promoções.
  3. Aquisição: favorecer a logística de recebimento do produto. No caso, o cliente pode comprar no site ou app e retirar o item na loja física.
  4. Consumo: oferecer um excelente atendimento e suporte, inclusive com o uso de chatbots para tirar dúvidas simples e rápidas, que podem impactar a compra.

Leia também: Software de gestão para varejo: quais as principais soluções da F360?

Exemplos práticos do unified commerce no varejo

Agora, vamos sair da teoria e dar exemplos práticos de como aplicar o unified commerce no varejo.

O varejista pode acessar os carrinhos de compra abandonados no site e pedir para um vendedor da loja física ligar para o cliente e estimular a finalização da compra. E isso pode ser feito com uma boa conversa e oferta de benefícios, como cupons de desconto.

Ou, então, o lojista pode oferecer os mesmos meios de pagamentos em todos os pontos de venda, permitindo que o cliente inicie a compra por um e termine em outro. E, ainda, vale garantir o produto de modo on-line e retirá-lo na loja mais próxima da casa ou do trabalho.

Só que não basta apenas oferecer essa migração de canais, mas também unificar os descontos oferecidos. É comum encontrar promoções no site que não existem na loja física. No comércio unificado, o valor deve ser sempre o mesmo em todos os locais.

Quais as vantagens do unified commerce?

O comércio unificado oferece uma transformação completa ao lojista e aos seus consumidores, ajudando a vender mais e melhor a longo prazo.

Descubra, a seguir, as principais vantagens do unified commerce para o varejo!

Maior satisfação e fidelização do cliente

Como uma experiência de compra fluida e facilitada, o cliente fica satisfeito com a marca, podendo se tornar fiel e um propagador da loja para colegas, amigos e familiares.

Fora que o consumidor se sente valorizado e reconhecido com o uso da personalização, pois percebe que a marca sabe o que ele deseja.

Aumento da taxa de conversão

A taxa de conversão representa a quantidade de vendas feitas pela loja em relação àqueles clientes que estão “dando só uma olhadinha”.

Com a oferta de uma jornada de compra unificada, simples e intuitiva, as vendas aumentam, podendo ainda elevar o ticket médio.

Gestão mais eficiente

O comércio unificado é um dos maiores aliados da gestão no varejo. Com as informações centralizadas em um só local, as tomadas de decisão podem ser mais rápidas e assertivas, baseadas em dados em tempo real.

Além disso, as plataformas de gestão possibilitam a identificação de padrões de comportamento e compra, que podem – e devem – ser usados para criar estratégias comerciais mais eficientes e personalizadas.

E mais: essa prática eleva a eficiência operacional de toda a loja, possibilitando encontrar gargalos e falhas para realizar melhorias.

Como aplicar o unified commerce?

Para investir no aumento das vendas e do faturamento, por meio da aplicação da estratégia do comércio unificado, é indispensável usar boas plataformas e sistemas de gestão que possam ser integrados aos seus pontos de vendas e adquirentes de cartão.

O F360 Finanças, por exemplo, é um sistema de gestão financeira que pode ser integrado a mais de 500 PDVs e 150 adquirentes, além de unificar todos os dados que dizem respeito às transações financeiras feitas pelos clientes.

Entre seus principais recursos, estão: gestão do fluxo de caixa, conciliação bancária e de cartões, elaboração de DRE, gerenciamento das contas a pagar e a receber e mais!

Agende uma demonstração e saiba como essas funcionalidades contribuem para o sucesso da estratégia unified commerce na sua loja!

Compartilhar Array
Avatar photo
Escrito por:

Carolina Ferrari

Gerente de marketing da F360

Assine nossa newsletter

Receba novidades da F360, conteúdos sobre gestão financeira, varejo e franquias!