Afinal, o que desejam e como pensam as mães modernas? E como convencer os filhos (ou maridos) a comprarem um presente na sua loja?
Essas são duas perguntas-chaves que o varejista precisa descobrir para obter sucesso com suas vendas.
Muito mais conectadas e engajadas, essas mulheres estão por dentro das novidades e tendências e sabem muito bem o que querem.
Saiba quais são as outras características desse novo perfil de consumidoras e veja dicas estratégicas para vender mais e atrair os filhos para comprar presentes!
Principais características das mães modernas
Em resumo, as duas principais características das mães modernas são: elas estão conectadas digitalmente e antenadas com tudo o que está acontecendo. Muitas sabem as gírias do momento, as trends das redes sociais e quais itens estão na moda ou foram lançados há pouco tempo.
Podemos dizer, portanto, que a maternidade moderna é mais empoderada e foge dos estereótipos e romantizações. As buscas por informações vão além dos livros, pois as mães querem a realidade, ou seja, experiências reais por trás das câmeras.
E é exatamente isso que as leva ao mundo on-line: blogs, fóruns, sites especializados, redes sociais e outras plataformas, como Youtube, que têm mulheres compartilhando a maternidade real, aquela da rotina diária.
Sendo assim, o comportamento da compra é diferente. Influenciadoras digitais, sites e blogs que costumam mostrar a realidade materna possuem maior poder de engajamento – e de persuasão.
Além disso, a mãe moderna não tem mais o ato de esperar alguém comprar o que deseja: ela acessa o aplicativo no seu celular e faz o pedido. Ou então pesquisa na internet e vai à loja física comprar o que precisa.
Como vender mais no Dia das Mães?
Para atender a esse novo perfil de mães consumidoras, é preciso entender as motivações que levam os filhos (ou maridos) a comprarem determinado presente.
É claro que elas podem envolver um pedido direto (ou indireto) da matriarca, porém, geralmente, os responsáveis pela compra do presente fazem alguma surpresa.
Só que eles seguem os gostos e interesses da mãe. Logo, se ela tiver um novo perfil e comportamento de consumo, os filhos costumam acompanhar essas tendências ao escolher produtos e serviços para presentear.
Com base nessas características da mãe moderna, separamos dicas de como vender mais no Dia das Mães e atrair novos e antigos clientes. Confira!
Planeje-se com antecedência
O Dia das Mães é uma das principais e maiores datas do varejo brasileiro. Portanto, com o aumento da demanda e de ações realizadas para um público específico, é fundamental se planejar com antecedência para atingir bons resultados.
O planejamento de períodos sazonais que têm alto impacto de vendas deve incluir, por exemplo:
- orçamento e planejamento da compra de insumos e produtos dois ou três meses antes;
- a decoração da loja e a data para sua instalação. Depois da Páscoa, o Dia das Mães fica totalmente em foco!;
- promoções ou ofertas, como kits de produtos e descontos progressivos;
- treinamento da equipe para a alta demanda;
- preparação do estoque.
Em 2023, as vendas no varejo aumentaram 3,7% na semana do Dia das Mães em comparação ao mesmo período de 2022.
Sendo assim, é importantíssimo estar preparado para o crescimento do consumo, principalmente se você vende itens voltados para o universo feminino.
Faça ações de marketing em vários canais
Além de preparar a loja física para receber maior fluxo de clientes, para vender mais, a chave é usar todos os canais da marca para se comunicar com o público e contar o que está por vir.
Use um sistema de gestão financeira para identificar os produtos mais vendidos nos últimos meses e no Dia das Mães anterior, e comece a divulgação por eles para atrair clientes.
O WhatsApp, o e-mail e as redes sociais são ótimos canais também para mostrar presentes especiais, a decoração da loja e a experiência oferecida, criando uma conexão com os consumidores que estão procurando o que dar no Dia das Mães.
Seja real
Como dissemos, a mãe moderna se conecta com marcas que mostram a realidade da maternidade e não uma função idealizada e romantizada que não se relaciona com o dia a dia das mulheres.
Logo, é preciso mostrar isso aos seus filhos ou familiares. Porém, descarte campanhas clichês ou com estereótipos e múltiplos perfis. Valorize as diversas camadas do que é ser mãe e gere empatia e uma conexão com os compradores.
Alguns exemplos para gerar empatia é falar sobre a rotina da maternidade real, que, mesmo prazerosa, é cansativa. E, por isso, é fundamental que a mãe seja olhada como mulher, com necessidades pessoais e profissionais – foque nisso.
O objetivo é gerar valor ao produto, mostrando o quanto a mãe ficará feliz pela demonstração de carinho.
Outra dica é evitar contratar modelos para as campanhas, pois as mães não se sentem representadas.
Vende roupas ou calçados? Por que não fazer fotos com as mães reais vestindo suas peças?
Vende cosméticos e produtos de beleza? Use modelos e mães de verdade, mostrando o quanto é importante mulheres de todas idades terem seus momentos de autocuidado. Afinal, elas merecem bastante atenção depois de ajudar os outros, certo?
Além disso, a mãe moderna tem personalidade e é empoderada, logo, é importante pensar em presentes que se conectem com seu contexto e estilo de vida. Nem toda mulher gosta de receber eletrodomésticos, enquanto outras até preferem.
Se a mãe é considerada “fitness” e gosta de praticar atividades físicas, por exemplo, uma roupa especial pode ser um sucesso, ou então acessórios para o exercício praticado.
Ofereça uma boa experiência no espaço
Que tal pensar em ações simples que promovam uma boa experiência aos filhos quando comprarem o presente? Pode ser um espaço “Instamagrável” com um recado bonito às mães e uma hashtag própria para divulgar a marca nas redes sociais, atraindo mais clientes.
Você pode também investir em um painel interativo com variados formatos de corpos para o filho escolher qual deles é mais parecido com o de sua mãe, e testar/simular o uso de roupas e outros itens. O varejo omnichannel oferece múltiplas possibilidades também!
Até mesmo brindes e mimos contam na satisfação do consumidor. Se a mãe gostar, pode se tornar uma futura cliente, não se esqueça!
Diversifique as formas de pagamento
De acordo com um estudo feito pelo IBEVAR – FIA Business School para o Dia das Mães em 2023, os presentes foram mais afetivos na intenção de compra:
- Flores: 27,9%
- Microondas: 9,4%
- Ida a restaurantes: 5,6%.
Os segmentos que mais venderam nessa data no ano passado foram:
- Moda: R$68 milhões
- Saúde & Beleza: R$16 milhões
- Acessórios: R$13,7 milhões
- Casa & Jardim: R$8 milhões
Porém, além desses, há outras categorias e produtos que vendem mais no Dia das Mães:
- roupas e calçados;
- beleza;
- celulares e acessórios;
- eletrodomésticos;
- moda esportiva;
- decoração;
- itens de supermercados.
Leia também: Desempenho de vendas: como avaliar nas lojas física e on-line?
Como controlar as vendas no Dia das Mães?
Conte com todo o suporte do F360 Finanças, plataforma de gestão financeira, que reúne todos os dados de suas vendas em um só local.
Além disso, esse sistema oferece operações automatizadas e recursos valiosos aos varejistas que desejam fazer um excelente gerenciamento das finanças da loja:
- fechamento de caixa;
- fluxo de caixa;
- contas a pagar e a receber;
- conciliação de cartões, vouchers e bancária;
- elaboração de DRE;
- gestão de notas fiscais;
- planejamento orçamentário;
- integração com mais de 500 PDVs e 150 adquirentes;
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