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Gestão 07/11/2024

Gestão de contratos no varejo: como superar a complexidade?

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A complexidade de múltiplos documentos e de várias naturezas é um desafio em muitas lojas e franquias. Para manter a conformidade legal e fiscal e seguir as possíveis mudanças regulatórias, você deve investir em uma gestão de contratos no varejo de alto nível.

Além de cumprir os termos acordados, é de vital importância adotar técnicas para identificar e mitigar riscos associados a cláusulas de rescisão e penalidades, por exemplo.

Apesar de ser uma tarefa trabalhosa, é uma prática essencial para aumentar a competitividade do negócio e otimizar os processos administrativos, com foco em cortar custos e faturar mais.

Se o gerenciamento de contratos com fornecedores e parceiros é uma dificuldade na sua loja, acompanhe a leitura e explore esse assunto. 

Conheça as principais etapas e entenda como fazer a gestão de contratos no varejo de maneira eficiente e rentável!

Principais aprendizados deste artigo:

  • A gestão de contratos no varejo envolve práticas e ferramentas para gerenciar os acordos legais entre a marca e seus parceiros comerciais e assegurar o cumprimento dos termos e a construção de relações sólidas e transparentes.
  • Esse processo evita prejuízos financeiros e operacionais ao garantir conformidade regulatória e otimizar a colaboração entre setores, além de melhorar a qualidade dos processos internos e o relacionamento com fornecedores.
  • Suas sete etapas incluem planejamento, elaboração, negociação, aprovação, efetivação, revisão e encerramento.
  • Para fazer uma boa gestão de contratos, use tecnologia para armazenar, classificar e monitorar documentos de forma eficiente, bem como acompanhar resultados financeiros para garantir aumento de produtividade e redução de despesas.

O que é gestão de contratos no varejo?

A gestão de contratos no varejo se refere à organização, ao gerenciamento e à análise dos acordos legais estabelecidos entre a marca e seus parceiros comerciais, como fornecedores e clientes. O processo envolve a criação, o monitoramento e a execução desses documentos para assegurar o cumprimento dos termos e condições.

Logo, participa ativamente de todo ciclo de vida do contrato: proposta, cronograma de avaliação e entregas, condições de pagamento e prazos de validade, normas para renovação e possíveis penalidades e multas em caso de descumprimento de cláusulas.

O objetivo é construir uma relação sólida e transparente com fornecedores e outros stakeholders para mitigar o risco financeiro de cada transação.

Funções da gestão de contratos no varejo

Para entender a importância da gestão de contratos no varejo, confira suas principais funções:

  • desenvolver documentos e suas cláusulas para proteger os interesses da marca e garantir uma relação comercial justa e transparente;
  • negociar as cláusulas de direitos e responsabilidades;
  • identificar os riscos e criar medidas para mitigá-los;
  • verificar a conformidade dos contratos com as leis do governo e as diretrizes internas;
  • proteger os dados adicionados aos documentos;
  • organizar, armazenar e monitorar os contratos e o cumprimento das obrigações;
  • analisar possíveis mudanças durante ou após o período de vigência para refletir alterações nas condições de mercado ou necessidade da empresa.

Qual a importância da gestão de contratos no varejo?

O controle de contratos é a peça-chave para evitar prejuízos financeiros e operacionais devido ao descumprimento das leis ou dos acordos estabelecidos. Além disso, ao garantir a conformidade regulatória, o varejista reduz os possíveis riscos associados a documentos mal-executados e administrados.

Cabe destacar que gerenciar os acordos com fornecedores e parceiros impacta diretamente a qualidade dos processos internos, ao diminuir erros, retrabalhos e otimizar a colaboração entre os setores do negócio.

Acrescentamos outros benefícios da gestão de contrato em franquias, como a melhora do relacionamento com fornecedores por promover boa comunicação e a garantia de segurança financeira e vantagem competitiva à marca.

Quais as etapas da gestão de contratos?

Para administrar os documentos com eficiência e não se perder em detalhes, conheça as etapas da gestão de contratos.

1 – Planejamento

    Todo processo empresarial precisa de um bom planejamento para dar certo. E, no caso do controle de contratos em franquias, não é diferente.

    Analise o parceiro comercial, como o fornecedor, e defina os termos do documento, com direitos, deveres e prazos.

    2 – Elaboração

      A elaboração diz respeito ao ato de redigir o contrato, ou seja, colocar no papel os termos e condições definidos.

      É de extrema importância ser detalhista ao escrever o documento e seguir padrões rigorosos de clareza e objetividade para evitar erros e más interpretações.

      3 – Negociação

        É comum que, após a leitura do contrato, a outra parte negocie determinadas cláusulas. 

        Assim, o varejista deve ser altamente estratégico nessa etapa: não ser rigoroso demais e saber ceder a alguns pedidos do parceiro, e nem tão flexível ao ponto de prejudicar as necessidades do negócio.

        Leia também: Tudo sobre negociação com fornecedores no varejo: como obter descontos?

        4 – Aprovação

          Com as devidas alterações contratuais, o documento é aprovado pelos envolvidos e segue para validação jurídica.

          5 – Efetivação

            Após as assinaturas, o contrato já começa a valer. A partir daí, a gestão deve assegurar a execução de todos os acordos e seus respectivos prazos.

            6 – Revisão e ajustes

              Com o dinamismo do mercado, é possível realizar ajustes ao longo da vigência dos contratos. Porém, adaptar as cláusulas às necessidades atuais da franquia requer um monitoramento regular do varejista ou gestor.

              Ao identificar riscos financeiros e operacionais ao negócio, negocie com o parceiro e faça aditivos e alterações.

              7 – Encerramento

                Ao terminar a vigência do contrato, analise se as partes cumpriram rigorosamente os termos e condições e veja as possibilidades de renovação e mudanças contratuais para o novo período.

                Como fazer a gestão de contratos no varejo?

                Além de seguir todas as etapas, a última dica de como fazer a gestão de contratos no varejo é: use a tecnologia para tornar os fluxos de trabalho mais fluidos, seguros e eficientes.

                Sistemas especializados permitem armazenar e classificar os documentos por sua natureza e/ou parceiro comercial, e monitorar cada transação de forma prática com apenas alguns cliques.

                Para ir além e ter uma gestão de alto nível, acompanhe os resultados financeiros e operacionais para entender se as ações de controle de contratos geram lucro, aumento de produtividade e redução de despesas.

                Conte com o F360 Finanças, sistema de gestão financeiro completo, com integração a outras plataformas e automatização do controle de fluxo de caixa, notas fiscais, contas a pagar/receber, demonstrativos e muito mais.

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                FAQ – Perguntas frequentes sobre gestão de contratos no varejo

                O que é gestão de contratos no varejo?

                A gestão de contratos no varejo é o processo de administrar e controlar os acordos firmados entre a empresa e seus parceiros, fornecedores ou clientes. 

                Seu principal objetivo é assegurar que todas as partes cumpram suas obrigações e respeitem os termos para evitar conflitos e garantir eficiência operacional.

                Quais são os principais elementos de um contrato no varejo?

                Os principais elementos de um contrato no varejo incluem os dados sobre as partes envolvidas; o objeto do contrato (detalhes sobre produtos ou serviços prestados); termos e condições (prazos, preços e condições de entrega e pagamento); obrigações e responsabilidades; e cláusulas de rescisão com procedimentos para finalizar o acordo.

                Quais ferramentas são recomendadas para a gestão de contratos no varejo?

                Além do sistema de gestão financeira para franquias, invista em ferramentas como softwares especializados na gestão de contratos e de compliance para monitorar os termos e identificar possíveis riscos associados à operação. 

                Uma dica é ter uma agenda com envio de alertas para lembrar prazos e revisões regulares.

                Quais são as melhores práticas para a gestão de contratos no varejo?

                As melhores práticas para gestão de contratos no varejo incluem garantir o bom planejamento, a redação e execução dos documentos; centralizá-los em um sistema para facilitar o acesso e o controle; treinar a equipe para apresentar regulamentações e diretrizes do negócio; e fazer revisões periódicas para ajustar cláusulas, caso necessário.

                Como a gestão de contratos impacta a operação e a rentabilidade do negócio?

                A gestão de contratos impacta a operação e a rentabilidade da franquia ao garantir o cumprimento dos termos acordados para evitar conflitos e multas. 

                Contratos bem administrados asseguram o respeito às obrigações e aos direitos, melhoram a eficiência operacional e reduzem custos inesperados e desnecessários.

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                Escrito por:

                Maurício Galhardo

                Head e curador do F360 Educa, apaixonado por finanças, autor de três livros de negócios e gestão financeira, com ampla experiência em treinamentos e palestras. Já treinou mais de 20 mil pessoas no varejo!

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