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Gestão 05/08/2025

Cadastro de contas e categorias: o que é? Como fazer?

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O cadastro de contas e categorias é uma estratégia bastante útil para manter o controle das finanças na empresa. Na prática, consiste na criação de pastas ou divisões para organizar os rendimentos e despesas do negócio.

Logo, também facilita o acesso e a visualização do conteúdo dos registros. Afinal, não é preciso procurar por horas até encontrar o que deseja. Basta seguir até a categoria correspondente.

E você, que tal levar esse método de organização para a sua empresa? Então, continue a leitura, pois no artigo a seguir explicamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto, a começar pelo que é cadastro de contas e categorias. Vamos lá?

Principais aprendizados deste artigo

  • O cadastro de contas e categorias é um tipo de organização que funciona a partir da criação de divisões para agrupar os diferentes tipos de entrada e saída de dinheiro da empresa.
  • A prática ajuda a manter o controle financeiro do negócio, pois facilita a visualização e o gerenciamento dos registros.
  • É possível fazer o cadastro de categorias manualmente, em planilhas, ou automatizar o processo com softwares dedicados.
  • Um exemplo de divisão de categorias pode ser: despesas, para agrupar as contas a pagar; receitas, com os valores que a empresa tem a receber; e investimentos, com as quantias reservadas para melhorias e expansões.
  • O cadastro de contas e categorias pode ajudar no planejamento financeiro e orientar a tomada de decisões, por facilitar o acesso a dados estratégicos sobre as receitas e despesas do negócio.

O que é cadastro de contas e categorias?

O cadastro de contas e categorias consiste na criação de divisões no plano de contas para facilitar o gerenciamento dos valores a pagar e a receber. Trata-se de um sistema de organização que serve para padronizar os registros e agilizar tanto as buscas quanto os pagamentos e conferências das entradas e saídas.

A adoção de categorias para organização financeira é uma estratégia bem útil para o negócio. Em especial, porque o processo traz mais controle para o setor de finanças, já que estrutura os registros de maneira mais precisa e fácil de acessar.

Dessa maneira, pode ser uma forma de assegurar o pagamento das obrigações financeiras e fiscais em dia, uma vez que permite visualizar dados e os relatórios com mais agilidade e precisão.

Como funciona o cadastro de contas e categorias?

O cadastro de contas e categorias funciona a partir do uso de um método de organização que agrupa os valores a pagar e a receber, assim como as obrigações fiscais, em grupos conforme as características em comum. Bem simples, concorda?

Para facilitar o entendimento, é possível criar uma área exclusiva para agrupar as contas a pagar, outra para as contas a receber e assim por diante.

Ao mesmo tempo, é possível criar subcategorias para simplificar ainda mais o controle por meio da segmentação dos registros. Por exemplo: contas fixas a pagar, contas variáveis a vencer no próximo mês e obrigações fiscais.

Para completar a explicação, é possível fazer esse tipo de cadastro de forma manual, em planilhas de contas, ou automatizar o processo. Inclusive, este último método traz agilidade e precisão para os registros, já que reduz a incidência de erros.

Agora que você já sabe o que é e como funciona o cadastro de contas e categorias? Que tal exemplos para ver a aplicação prática dessa estratégia de organização? Confira os que preparamos para você no próximo tópico!

Exemplos de cadastro de contas e categorias

Alguns exemplos de cadastro de contas e categorias para usar como referência consistem nas seguintes divisões:

  • receitas: vendas, prestações de serviço e rendimentos;
  • despesas: salários dos colaboradores, benefícios trabalhistas, aluguel, energia elétrica, água, materiais para manutenção do negócio, pagamento de financiamentos, tributos e insumos para manter o estoque;
  • investimentos: quantia encaminhada para comprar equipamentos e implementar melhorias.

Também é possível incluir divisões para:

  • ativos: todo o dinheiro ou o que é convertível em recursos financeiros, como equipamentos e imóveis;
  • passivos: todas as contas a pagar.

Essas listas de categorias financeiras são apenas exemplos. Você pode escolher usá-las integralmente ou adaptá-las para alinhar os registros à estratégia ou funcionamento do departamento da sua empresa.

Como usar a estratégia no plano de contas?

O plano de contas consiste em uma lista de todas as movimentações financeiras da empresa.

Neste caso, fazer um cadastro de contas e categorias bem estruturado é essencial para que o departamento de finanças consiga monitorar, com precisão, tudo o que entra e sai do caixa.

Outra possível aplicação financeira no plano de contas é no planejamento financeiro. Afinal, você tem acesso a informações mais estruturadas para gerar relatórios a fim de obter insights que facilitam a tomada de decisões.

Por exemplo, sobre as contas dos próximos meses ou dos recursos que o negócio tem disponível para usar.

Como fazer um cadastro de contas e categorias eficiente?

Para fazer um cadastro de contas e categorias eficiente e, assim, evitar erros e inconsistências nos registros, é necessário planejar, com cuidado, as categorias para evitar campos em excesso e realizar a separação correta das contas.

Esse último passo, inclusive, é um dos mais importantes para a organização e você pode contar com uma ajuda extra para executá-lo. Basta usar as soluções da F360, como o F360 Finanças e o F360 Contábil.

O Finanças é uma plataforma de gestão financeira completa, que permite que você automatize e controle todas as entradas e saídas de maneira centralizada e prática. Já o Contábil possibilita gerenciar as obrigações fiscais.

Que tal testá-las para ver como podem ajudar a sua empresa? É só solicitar uma demonstração gratuita!

FAQ: Principais perguntas sobre cadastro de contas e categorias

O que é cadastro de contas e categorias?

O cadastro de contas e categorias trata-se de uma forma de organizar as entradas e saídas de recursos financeiros da empresa. A ideia é criar pastas para agrupar as contas com características em comum a fim de facilitar o gerenciamento e aumentar o controle sobre as operações.

Como funciona o cadastro de contas e categorias?

O cadastro de contas e categorias funciona a partir da criação das pastas para agrupar as contas a pagar, a receber e as obrigações fiscais da empresa. Também é possível criar subcategorias, para um agrupamento mais preciso. O processo pode ser feito com planilhas ou softwares de gestão financeira.

Quais exemplos práticos existem de cadastro de contas?

Um exemplo prático de cadastro de contas consiste nas seguintes divisões e elementos:

  • despesas: tudo o que a empresa tem a pagar, como salários, aluguel, benefícios trabalhistas, encargos e manutenção do estoque;
  • investimentos: dinheiro reservado para implementação de melhorias, como compras de equipamentos ou obras;
  • receitas: as fontes de dinheiro para a empresa, como vendas, serviços e rendimentos.

Qual a importância da lista de categorias financeiras?

Ter uma lista de categorias financeiras é importante, pois ajuda a manter a organização das contas da empresa. A prática também aumenta o controle sobre as operações, facilita a gestão dos registros e otimiza a criação de relatórios financeiros, já que agiliza a procura pelas informações pelo departamento de finanças.

Como aplicar o plano de contas na gestão financeira?

O plano de contas pode ser aplicado na gestão financeira para orientar a tomada de decisões, já que facilita o acesso aos dados sobre a saúde das finanças do negócio a fim de criar relatórios mais precisos. O documento também permite controlar as contas e reduzir os erros nos pagamentos e registros.

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Escrito por:

Maurício Galhardo

Head e curador do F360 Educa, apaixonado por finanças, autor de três livros de negócios e gestão financeira, com ampla experiência em treinamentos e palestras. Já treinou mais de 20 mil pessoas no varejo!

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