O cadastro de contas e categorias é uma estratégia bastante útil para manter o controle das finanças na empresa. Na prática, consiste na criação de pastas ou divisões para organizar os rendimentos e despesas do negócio.
Logo, também facilita o acesso e a visualização do conteúdo dos registros. Afinal, não é preciso procurar por horas até encontrar o que deseja. Basta seguir até a categoria correspondente.
E você, que tal levar esse método de organização para a sua empresa? Então, continue a leitura, pois no artigo a seguir explicamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto, a começar pelo que é cadastro de contas e categorias. Vamos lá?
Principais aprendizados deste artigo
- O cadastro de contas e categorias é um tipo de organização que funciona a partir da criação de divisões para agrupar os diferentes tipos de entrada e saída de dinheiro da empresa.
- A prática ajuda a manter o controle financeiro do negócio, pois facilita a visualização e o gerenciamento dos registros.
- É possível fazer o cadastro de categorias manualmente, em planilhas, ou automatizar o processo com softwares dedicados.
- Um exemplo de divisão de categorias pode ser: despesas, para agrupar as contas a pagar; receitas, com os valores que a empresa tem a receber; e investimentos, com as quantias reservadas para melhorias e expansões.
- O cadastro de contas e categorias pode ajudar no planejamento financeiro e orientar a tomada de decisões, por facilitar o acesso a dados estratégicos sobre as receitas e despesas do negócio.
O que é cadastro de contas e categorias?
O cadastro de contas e categorias consiste na criação de divisões no plano de contas para facilitar o gerenciamento dos valores a pagar e a receber. Trata-se de um sistema de organização que serve para padronizar os registros e agilizar tanto as buscas quanto os pagamentos e conferências das entradas e saídas.
A adoção de categorias para organização financeira é uma estratégia bem útil para o negócio. Em especial, porque o processo traz mais controle para o setor de finanças, já que estrutura os registros de maneira mais precisa e fácil de acessar.
Dessa maneira, pode ser uma forma de assegurar o pagamento das obrigações financeiras e fiscais em dia, uma vez que permite visualizar dados e os relatórios com mais agilidade e precisão.
Como funciona o cadastro de contas e categorias?
O cadastro de contas e categorias funciona a partir do uso de um método de organização que agrupa os valores a pagar e a receber, assim como as obrigações fiscais, em grupos conforme as características em comum. Bem simples, concorda?
Para facilitar o entendimento, é possível criar uma área exclusiva para agrupar as contas a pagar, outra para as contas a receber e assim por diante.
Ao mesmo tempo, é possível criar subcategorias para simplificar ainda mais o controle por meio da segmentação dos registros. Por exemplo: contas fixas a pagar, contas variáveis a vencer no próximo mês e obrigações fiscais.
Para completar a explicação, é possível fazer esse tipo de cadastro de forma manual, em planilhas de contas, ou automatizar o processo. Inclusive, este último método traz agilidade e precisão para os registros, já que reduz a incidência de erros.
Agora que você já sabe o que é e como funciona o cadastro de contas e categorias? Que tal exemplos para ver a aplicação prática dessa estratégia de organização? Confira os que preparamos para você no próximo tópico!
Exemplos de cadastro de contas e categorias
Alguns exemplos de cadastro de contas e categorias para usar como referência consistem nas seguintes divisões:
- receitas: vendas, prestações de serviço e rendimentos;
- despesas: salários dos colaboradores, benefícios trabalhistas, aluguel, energia elétrica, água, materiais para manutenção do negócio, pagamento de financiamentos, tributos e insumos para manter o estoque;
- investimentos: quantia encaminhada para comprar equipamentos e implementar melhorias.
Também é possível incluir divisões para:
- ativos: todo o dinheiro ou o que é convertível em recursos financeiros, como equipamentos e imóveis;
- passivos: todas as contas a pagar.
Essas listas de categorias financeiras são apenas exemplos. Você pode escolher usá-las integralmente ou adaptá-las para alinhar os registros à estratégia ou funcionamento do departamento da sua empresa.
Como usar a estratégia no plano de contas?
O plano de contas consiste em uma lista de todas as movimentações financeiras da empresa.
Neste caso, fazer um cadastro de contas e categorias bem estruturado é essencial para que o departamento de finanças consiga monitorar, com precisão, tudo o que entra e sai do caixa.
Outra possível aplicação financeira no plano de contas é no planejamento financeiro. Afinal, você tem acesso a informações mais estruturadas para gerar relatórios a fim de obter insights que facilitam a tomada de decisões.
Por exemplo, sobre as contas dos próximos meses ou dos recursos que o negócio tem disponível para usar.
Como fazer um cadastro de contas e categorias eficiente?
Para fazer um cadastro de contas e categorias eficiente e, assim, evitar erros e inconsistências nos registros, é necessário planejar, com cuidado, as categorias para evitar campos em excesso e realizar a separação correta das contas.
Esse último passo, inclusive, é um dos mais importantes para a organização e você pode contar com uma ajuda extra para executá-lo. Basta usar as soluções da F360, como o F360 Finanças e o F360 Contábil.
O Finanças é uma plataforma de gestão financeira completa, que permite que você automatize e controle todas as entradas e saídas de maneira centralizada e prática. Já o Contábil possibilita gerenciar as obrigações fiscais.
Que tal testá-las para ver como podem ajudar a sua empresa? É só solicitar uma demonstração gratuita!
FAQ: Principais perguntas sobre cadastro de contas e categorias
O que é cadastro de contas e categorias?
O cadastro de contas e categorias trata-se de uma forma de organizar as entradas e saídas de recursos financeiros da empresa. A ideia é criar pastas para agrupar as contas com características em comum a fim de facilitar o gerenciamento e aumentar o controle sobre as operações.
Como funciona o cadastro de contas e categorias?
O cadastro de contas e categorias funciona a partir da criação das pastas para agrupar as contas a pagar, a receber e as obrigações fiscais da empresa. Também é possível criar subcategorias, para um agrupamento mais preciso. O processo pode ser feito com planilhas ou softwares de gestão financeira.
Quais exemplos práticos existem de cadastro de contas?
Um exemplo prático de cadastro de contas consiste nas seguintes divisões e elementos:
- despesas: tudo o que a empresa tem a pagar, como salários, aluguel, benefícios trabalhistas, encargos e manutenção do estoque;
- investimentos: dinheiro reservado para implementação de melhorias, como compras de equipamentos ou obras;
- receitas: as fontes de dinheiro para a empresa, como vendas, serviços e rendimentos.
Qual a importância da lista de categorias financeiras?
Ter uma lista de categorias financeiras é importante, pois ajuda a manter a organização das contas da empresa. A prática também aumenta o controle sobre as operações, facilita a gestão dos registros e otimiza a criação de relatórios financeiros, já que agiliza a procura pelas informações pelo departamento de finanças.
Como aplicar o plano de contas na gestão financeira?
O plano de contas pode ser aplicado na gestão financeira para orientar a tomada de decisões, já que facilita o acesso aos dados sobre a saúde das finanças do negócio a fim de criar relatórios mais precisos. O documento também permite controlar as contas e reduzir os erros nos pagamentos e registros.