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Franquias 27/09/2024

Como fazer o planejamento sucessório em franquias? 4 passos!

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Desde as primeiras franqueadoras brasileiras, como Yázigi e CCAA, que surgiram a partir da década de 50, o setor se profissionalizou e não para de se desenvolver. Logo, com marcas antigas ainda em funcionamento, fica claro a necessidade de um planejamento sucessório em franquias.

Afinal, são muitos motivos para pensar na sucessão empresarial: aposentadoria, mudança de cidade ou país, abertura de outras marcas e falecimento.

Seja qual for a causa, a continuidade do negócio é um aspecto relevante no franchising para a marca operar ao longo dos anos e não fechar as portas por falta de sucessores.

Porém, nem sempre a sucessão acontece entre famílias, e a transferência do bastão pode ser para profissionais experientes e talentosos da empresa.

Saiba mais sobre o assunto e descubra por que fazer planejamento sucessório em franquias e como montar seu plano. Boa leitura!

O que é planejamento sucessório em franquias?

O planejamento sucessório em franquias é um plano estratégico para preparar ações e medidas para a transição de liderança e gestão dentro da rede ou da unidade franqueada

Seu objetivo é determinar o destino da marca a partir da saída de um ou mais sócios ou dos próprios franqueados.

Esse processo envolve identificar e capacitar sucessores, definir processos para transferir as responsabilidades de forma suave e dar continuidade ao negócio. Logo, é importante para garantir a manutenção da empresa, a estabilidade e longevidade da marca e reduzir riscos.

No caso da sucessão de franqueados, é preciso entender como funciona a transferência de gestão diretamente com a marca franqueadora. Afinal, há todo um processo seletivo e é preciso respeitar as exigências da rede.

Saiba mais: Planejamento anual no varejo: passo a passo para fazer o da sua loja

Por que fazer planejamento sucessório em franquias?

O planejamento de sucessão em franquias é importante por várias razões, como:

  • assegurar a continuidade e estabilidade do negócio;
  • evitar interrupções operacionais e mitigar riscos à marca;
  • preparar a empresa para enfrentar imprevistos com saída inesperada de sócios;
  • garantir uma transição suave e estruturada do legado;
  • preservar o valor da marca diante de stakeholders internos e externos, como clientes, colaboradores, investidores e parceiros;
  • prevenir conflitos internos entre possíveis sucessores e membros das equipes;
  • identificar e desenvolver talentos para assumir o cargo de liderança.

O impacto de ter um planejamento eficiente e bem-pensado é expressivo e oferece muitos benefícios aos varejistas que preparam o futuro da marca.

Quais os benefícios do planejamento de sucessão em franquias?

Os maiores benefícios do planejamento sucessório incluem manter a estabilidade da empresa e a confiança de stakeholders, melhorar a performance financeira, reter talentos e modernizar as estratégias e ações do negócio e ainda atrair investimentos por mostrar boa governança corporativa.

Como montar um planejamento sucessório no varejo?

Para criar um plano de sucessão em franquias do zero, é preciso se antecipar. Em outras palavras, não espere o momento de se aposentar chegar ou algum imprevisto acontecer para pensar em sucessores.

Dito isso, confira o passo a passo de como montar um planejamento sucessório no varejo e investir no seu legado.

1. Identifique possíveis sucessores

A estruturação do documento começa pelo objetivo. Nesse caso, definir os potenciais sucessores, que podem ser tanto familiares que já atuam no negócio quanto líderes e gestores experientes e qualificados.

Seja quem for a pessoa escolhida, é importante avaliar se tem as habilidades, experiências, conhecimentos e alinhamento com a cultura da empresa. E, claro, se deseja assumir as responsabilidades.

2. Crie um programa de desenvolvimento

Após listar os candidatos, crie um programa de desenvolvimento de talentos para capacitar os possíveis líderes.

Elabore um documento com opções de treinamentos, mentorias e experiências práticas para preparar os potenciais líderes para assumir as novas funções. Inclua detalhes do processo de transição de liderança, cada responsabilidade associada e, ainda, critérios de desempenho para escolher o profissional mais adequado.

3. Converse com os stakeholders

Ao finalizar o planejamento sucessório, apresente-o para os stakeholders, como investidores, franqueados e colaboradores. Explique ponto a ponto o documento e o papel de cada um durante a transição.

O objetivo é garantir a boa execução do plano ao longo dos anos e fortalecer a confiança dos parceiros do negócio.

4. Faça revisões periódicas

Revise o planejamento de tempos em tempos para fazer ajustes, caso necessário. Afinal, o plano deve acompanhar as mudanças na estrutura e nas necessidades do negócio, assim como o dinamismo do mercado.

Atualizar o plano regularmente é o melhor caminho para assegurar a continuidade do negócio em longo prazo.

Leia também: Intraempreendedorismo: como promover na sua franquia?

Dicas para fazer a transição de liderança

Quando a hora de executar o plano chegar, o ideal é montar uma equipe de gestores para monitorar o processo de sucessão e garantir a conformidade com as políticas e diretrizes da franquia.

Os supervisores têm a função de assegurar o cumprimento do cronograma, a boa comunicação e a transferências de tarefas.

Explique o motivo da saída da franquia e o plano para minimizar incertezas e possíveis resistências internas às mudanças.

Os treinamentos devem priorizar o desenvolvimento de liderança e o conhecimento aprofundado sobre os processos, a cultura da marca e os desafios atuais. O varejista precisa ser um mentor e dar suporte contínuo para compartilhar sua experiência no setor.

Outro detalhe que facilita bastante a transição de cargos é o uso de tecnologias, como o sistema de gestão financeira F360 Finanças. O software permite armazenar dados ao longo dos anos e centralizar os resultados do negócio em um só local.

Além disso, permite que o sucessor inicie seu trabalho de modo mais organizado e bem-informado.

Agende uma demonstração gratuita do F360 Finanças e veja como assegurar uma transição mais suave e a eficácia do seu planejamento sucessório em franquias!

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Escrito por:

Henrique Carbonell

CEO & CoFounder at F360 - Franchisee at O Boticário. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Alvares Penteado - FAAP e pelo Ibmec Business School / IBMEC - SP.

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