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Franquias 07/10/2024

Gerente de expansão de franquias: quais são suas funções?

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Ter um gerente de expansão de franquias na empresa facilita ― e muito ― o crescimento da rede e a conquista de novos franqueados alinhados aos objetivos e valores da marca.

Considerado um dos braços-direitos do franqueador, esse profissional tem expertise em realizar pesquisas e estudos para expandir a marca em outros mercados, além de colaborar para o relacionamento com os parceiros.

É verdade que nem toda rede de franquia tem esse cargo em seu organograma, mas deveria. Afinal, é praticamente impossível o franqueador dar conta de administrar seu negócio e ainda exercer a função de atrair novos franqueados.

E é aí que entra o papel do gerente de expansão: focar em estratégias de crescimento.

Para entender melhor, continue a leitura e veja quais as responsabilidades de um gerente de expansão, as habilidades necessárias para ocupar o cargo e dicas para ter sucesso na empresa!

Qual o papel do gerente de expansão de franquias?

O gerente de expansão é responsável por todos os processos e atividades que dizem respeito ao crescimento da empresa, desde a identificação de novas oportunidades de negócios até a inauguração da unidade de um novo franqueado.

Esse acompanhamento de ponta a ponta permite ao gestor ter uma visão mais detalhada sobre as ações necessárias para conquistar novos públicos. Sendo assim, com trabalho bem-feito, consegue evitar conflitos com franqueados que não possuem o perfil da empresa.

Porém, suas funções vão além.

Confira abaixo qual o papel do gerente de expansão de franquias e as atribuições associadas ao cargo.

Pesquisa e análise de mercado para identificar novas oportunidades

Uma das responsabilidades do gerente de expansão é pesquisar e conhecer mercados para prospectar novas oportunidades de negócios.

E isso inclui identificar, por exemplo, potenciais consumidores da marca em regiões em que não está presente. 

O profissional pode pesquisar em redes sociais, jornais, sites e estudos sobre tendências de consumo da região, além de acompanhar os concorrentes locais e verificar se há brechas para ganhar mais uma fatia de mercado.

Seleção e qualificação de potenciais franqueados

O gestor de expansão de franquias desempenha o papel de atrair, selecionar e qualificar potenciais franqueados. Afinal, o crescimento da marca franqueadora acontece por meio da abertura de novas unidades, certo?

Dessa forma, após identificar as regiões de interesse para a expansão do negócio, o profissional deve buscar investidores interessados e que tenham o perfil da empresa. 

O processo seletivo deve filtrar não só o perfil do empresário, como estilo de trabalho, qualidades profissionais e visão de mercado, mas também se tem dinheiro suficiente para o investimento, habilidade empreendedora, maturidade para seguir regras e conhecimento do setor de atuação.

Desenvolvimento de estratégias de expansão

Outra função é desenvolver e executar estratégias de expansão da rede. E esse processo envolve diversas etapas, desde a definição de metas e objetivos no planejamento até o relacionamento com novos franqueados.

Entre as estratégias, como a estruturação do modelo de negócio, o gerente deve fazer a gestão do pipeline de expansão, isto é, monitorar o progresso das negociações, dos fechamentos de contratos e da abertura de novas unidades.

E mais: as estratégias incluem criar um programa de treinamentos para as franquias superarem desafios financeiros e operacionais e alcançarem bons resultados. 

Negociação e fechamento de contratos de franquia

A negociação e o fechamento de contratos com franqueados são processos que podem durar de semanas a meses. Portanto, é fundamental ter um profissional especializado à frente da operação.

O gerente de expansão participa de toda a triagem de parceiros, além da transmissão de conhecimentos sobre a marca e os requisitos para fazer parte dela. Essa etapa envolve,  ainda, a negociação de termos contratuais.

Coordenação da abertura de novas unidades

Após fechar o contrato, o gestor participa da coordenação da abertura de novas unidades para assegurar o andamento de todos os aspectos e padrões conforme estipulado pela franqueadora, como a adequação do espaço e a instalação de equipamentos.

O objetivo é dar suporte ao franqueado e garantir a padronização da marca em toda e qualquer franquia da rede.

Monitoramento do desempenho das novas franquias

Como dissemos, o gerente atua de ponta a ponta no processo de prospectar e conquistar franqueados.

E, para colaborar com o sucesso desses parceiros, cabe ao profissional acompanhar o desempenho da nova unidade e oferecer suporte constante para ajustar estratégias e garantir sucesso operacional e financeiro.

Manutenção do relacionamento com franqueados existentes

Por fim e não menos importante, o gerente mantém o relacionamento com os franqueados por meio de contatos regulares, suporte operacional e administrativo e oferta de treinamentos contínuos para garantir a mesma qualidade em todas as lojas.

Em algumas redes franqueadoras, o gerente pode também ser responsável pela relação com outros stakeholders, como setores de marketing, financeiro e jurídico, consultores da empresa e instituições financeiras.

Leia também: Redução de custos em franquias: guia 100% prático para colocá-la em ação

Qual a importância do gerente de expansão de franquias?

A principal importância do gerente de expansão de franquias é centralizar os processos e as estratégias de crescimento em um único profissional. Até porque, devido às suas funções, tem uma visão completa do cenário atual da empresa e do que deve fazer para alcançar as metas desejadas, como abrir X unidades em até 12 meses.

Outras vantagens de contar com esse profissional na empresa são:

  • contribui para o crescimento sustentável e escalável em longo prazo;
  • assegura a seleção criteriosa de novos franqueados;
  • ajuda a manter ou elevar a reputação da marca no mercado;
  • auxilia a melhorar os resultados e a lucratividade de toda a rede;
  • cria vantagens competitivas ao negócio.

Principais habilidades do gerente de expansão de franquias

Para dar conta de tantas responsabilidades, o gerente de expansão de franquias precisa ter certas habilidades, como:

  • boa comunicação;
  • capacidade de negociação e persuasão;
  • bom relacionamento interpessoal;
  • competência para analisar o mercado e gerar insights;
  • gerenciamento de projetos;
  • organização e proatividade;
  • conhecimento profundo sobre o modelo de franquias;
  • capacidade de liderança e coordenação de equipes;
  • olhar apurado e visionário.

Dicas para o sucesso do gerente de expansão

Mesmo que o profissional tenha todas as habilidades técnicas e comportamentais necessárias para ocupar o cargo, precisa de ferramentas e recursos para exercer um bom trabalho.

E a tecnologia é a melhor aliada quando falamos sobre identificar oportunidades, conhecer seu público-alvo e monitorar o desempenho de todas as unidades para dar o suporte adequado aos franqueados.

Logo, é fundamental utilizar um sistema de gestão de franquias, como o F360 Painel.

De modo simplificado e completo, esse software de gestão financeira transforma o gerenciamento da rede e de seus franqueados. Isso porque o gerente de expansão tem acesso a indicadores de desempenho em tempo real e entende o que precisa de ajustes para elevar a performance.

Afinal, não se esqueça de que o sucesso da rede depende diretamente de seus franqueados.

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Escrito por:

Henrique Carbonell

CEO & CoFounder at F360 - Franchisee at O Boticário. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Alvares Penteado - FAAP e pelo Ibmec Business School / IBMEC - SP.

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