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Franquias 10/12/2024

11 melhores franquias de beleza, saúde e bem-estar!

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O setor de franquias de beleza, saúde e bem-estar está em amplo crescimento nos últimos anos. Por ser um modelo de negócios testado e aprovado e atuar em um segmento de alta importância para os consumidores brasileiros, se torna uma excelente opção para investir.

Segundo o relatório da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o faturamento do setor no primeiro semestre de 2024 atingiu R$ 30,4 milhões e cresceu 18,3% em relação ao mesmo período de 2023, atrás apenas do segmento de alimentação e food service. 

Logo, é um investimento seguro e rentável com ótimas oportunidades de lucro e crescimento. Por isso, separamos as 11 melhores franquias de beleza para investir e obter bons retornos financeiros. Confira!

Por que investir em franquias de beleza?

O Brasil é o 4º maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, de acordo com relatório do Euromonitor Internacional e fica atrás da China, dos Estados Unidos e do Japão. Portanto, é visível que a demanda é alta e, por isso, tem espaço para diversas franquias expandirem e faturarem bem.

Além do mercado em alta e da cultura da população de cuidar da aparência e saúde, veja por que investir em franquias de beleza.

  • O mercado de beleza tem diversos setores de atuação, como cosméticos, perfumes, maquiagens, tratamentos faciais e corporais, massagem, depilação, emagrecimento e saúde física e mental.
  • Adesão do público masculino em cuidar da aparência e saúde. A pesquisa do Euromonitor Internacional revelou que o Brasil engloba 13% do mercado global de beleza masculina.
  • Possibilidade de investir em um negócio sólido, que oferece suporte e treinamento para operar conforme os padrões da marca e obter sucesso financeiro.

Como escolher o modelo ideal de franquia de beleza?

Para escolher a melhor franquia de beleza, você precisa pesquisar o mercado e entender quais opções se encaixam no orçamento. Além disso, é fundamental descobrir tendências, a demanda da região e os principais concorrentes. Assim, fica mais fácil determinar em qual segmento atuar.

Os próximos passos são considerar suas preferências e habilidades profissionais e pessoais para trabalhar em uma área que se alinhe aos seus interesses e objetivos financeiros.

Com o direcionamento pronto, é hora de selecionar as franquias potenciais que atendam aos seus critérios e analisar ofertas, valores, histórico, reputação, satisfação dos franqueados e o atendimento da marca franqueadora.

Peça a Circular de Oferta da Franquia (COF) à rede que chamou a sua atenção para estudar os detalhes da parceria, como custo inicial, taxas, contratos, direitos, deveres, lucratividade e retorno sobre o investimento.

Se possível, converse com os atuais franqueados para verificar se o que está na COF realmente acontece na prática.

Leia também: Conheça 8 tipos de franquias e como escolher o melhor modelo

Como investir em franquias de beleza?

Investir em franquias de beleza, saúde e bem-estar não é complicado. Entretanto, é preciso se planejar e contar com bons profissionais ao lado, como advogado e contador.

Afinal, você precisa ter o dinheiro do investimento inicial para dar os primeiros passos.

Outro aspecto importante é ler atentamente a COF e tirar todas suas dúvidas antes de fechar o negócio. Além disso, revisar o contrato, os termos e as condições é essencial para entender as “regras do jogo”.

Para investir em franquias, você pode procurar plataformas especializadas em intermediar a parceria ou entrar em contato direto com a rede franqueadora pelo seu site. Uma excelente alternativa é contar com as redes filiadas à ABF.

Saiba mais: Franquia unitária ou master franquia? Como escolher o melhor modelo?

11 franquias de beleza para investir e lucrar

Agora que você já sabe como escolher e investir em franquias de beleza, confira uma lista altamente seletiva com as melhores marcas do setor.

1 – O Boticário

    O Boticário é a maior rede de franquias do setor de beleza, saúde e bem-estar no Brasil, com 3.689 unidades em 2023, segundo dados da ABF.

    Com mais de 4 mil lojas físicas em mais de 40 países e dona de 2 dos maiores e-commerces de beleza no Brasil, a rede se destaca pela sua tradição, solidez e lucratividade.

    Com modelos de franquia variados em lojas de rua e shoppings, o investimento inicial é a partir de R$110 mil, com prazo de retorno entre 18 e 36 meses.

    O Grupo Boticário é dono de outras marcas que fazem sucesso, como Quem Disse, Berenice?, Eudora, Beleza na Web, Vult, O.U.i, Truss, Dr Jones e Boticário Internacional.

    2 – Natura

      Outra gigante do mercado de beleza é a Natura, muito conhecida por suas revendedoras. Porém, nos últimos anos, lançou seu espaço físico, que já alcançou cerca de 900 lojas próprias e franquias no Brasil.

      Em 2020, a Natura criou o modelo de loja Athena, que tem aproximadamente 250 franquias em mais de 150 cidades no país. O objetivo foi inovar e oferecer uma experiência de compra mais personalizada aos clientes.

      Porém, um dos requisitos para ser um franqueador é ser consultor Natura ou Avon nos níveis prata, ouro ou diamante com, no mínimo, oito meses de atuação com a marca. O custo inicial para operar a franquia é de R$80 mil a R$100 mil.

      3 – Espaçolaser

        A Espaçolaser é uma franquia de estética em alta, que já tem mais de 850 unidades no país. Não à toa, a empresa abriu capital na bolsa de valores.

        Há 20 anos no mercado, a rede de franquias tem mais de 5 milhões de clientes no Brasil e na América Latina.

        De acordo com a marca, o faturamento médio anual do franqueado é de R$ 2 milhões ao ano, com média de 30% de lucratividade. O investimento inicial é a partir de R$ 905.000, com retorno de 30 meses.

        4 – Emagrecentro

          O Emagrecentro atua há 38 anos no mercado e é referência no segmento de estética e, como o nome indica, emagrecimento. 

          A rede atua desde 1994 com franquias e já foi premiada 13 vezes pela ABF com o selo de Excelência em Franchising e 9 vezes como uma Franquia 5 Estrelas pela revista “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”.

          São mais de 400 unidades espalhadas em 27 estados no Brasil e também nos Estados Unidos, na Espanha e no Paraguai.

          O custo mínimo de investimento é a partir de R$134.400, sendo R$ 20 mil de taxa de franquia e R$ 114,4 mil de investimento inicial. O franqueado tem um retorno médio de 6 a 12 meses, com faturamento médio mensal de R$ 85.000 e margem de lucro de 50%.

          5 – Dermage

            A Dermage, pioneira em dermocosméticos no país, se destaca como uma marca que os médicos e dermatologistas indicam. 

            Com fórmulas premiadas e produtos de alta qualidade, a rede tem mais de 30 lojas próprias, 47 franquias e está presente em mais de 110 pontos de revenda e quase 2.000 farmácias.

            O investimento inicial dessa franquia de beleza e saúde é a partir de R$ 294 mil, com retorno esperado entre 24 e 36 meses e a necessidade média de 3 colaboradores por unidade.

            6 – Yes! Cosmetics

              Com mais de 130 franquias de beleza no Brasil, a Yes! Cosmetics oferece produtos de perfumaria, pessoal, maquiagem e acessórios, inclusive com uma linha assinada por Sabrina Sato, com preços acessíveis e alta qualidade.

              Seu modelo de franquia é 3 em 1:

              • varejo: espaços físicos híbridos e integrados aos outros canais de venda;
              • e-commerce: as compras no site são direcionadas à loja do franqueado;
              • venda direta: vendas porta a porta para elevar a escalabilidade.

              Há duas versões disponíveis para o franqueado com tempo de retorno do investimento de 12 a 24 meses:

              • Quiosque: investimento inicial a partir de R$ 150 mil, com faturamento estimado de R$ 1,6 milhão ao ano;
              • Loja: custo inicial a partir de R$ 220 mil, com faturamento estimado de R$ 60 a R$ 70 mil por mês.

              7 – Sense SPA Express

                O Sense Spa proporciona momentos de bem-estar e saúde desde 2011, com modelo de negócios express. Os clientes recebem massagens expressas e eficazes em um espaço sofisticado, confortável e harmonioso, que segue a filosofia oriental.

                Além de serviços, a franquia disponibiliza produtos para ajudar a reduzir a tensão e beneficiar a saúde física, mental e espiritual. E mais: o franqueado pode atuar no espaço físico, em domicílios e eventos corporativos.

                Com faturamento maior que R$100 mil ao mês, o Sense SPA oferece modelos variados de franquias.

                • Quiosque: investimento total de R$ 50 mil a R$ 150 mil, sendo R$ 10 mil de taxa de franquia, com faturamento médio de R$ 50 mil por mês. A margem de lucro é de 20% e o retorno do investimento acontece entre 12 e 18 meses.
                • Lounge: o investimento total é de R$150 mil a R$ 250 mil, sendo R$ 30 mil de taxa de franquia, com faturamento médio de R$ 100 mil por mês. A margem também é de 20%, assim como o retorno de 12 a 18 meses.
                • Loja: investimento total de R$ 250 mil a R$ 350 mil, sendo R$50mil de taxa de franquia. O faturamento médio é de R$ 150 mil, a margem de lucro 20% e o retorno do investimento entre 18 e 24 meses.

                8 – Alergoshop

                  A Alergoshop é líder no mercado de produtos hipoalergênicos e tem 10 unidades espalhadas pelo país.

                  A única franquia especializada em atender a pessoas com alergia e/ou pele sensível oferece mais de 230 produtos em seu portfólios, livres de mais de 95 substâncias agressivas.

                  Sua franquia tem investimento inicial a partir de R$ 190 mil, com faturamento médio mensal de R$ 60 mil e retorno do investimento de 24 a 36 meses.

                  9 – Majô Beauty Club

                    A Majô Beauty Club, especializada em estética avançada e serviços expressos de depilação e beleza do dia a dia, como manicure e sobrancelhas, tem mais de 20 protocolos exclusivos, além de uma linha completa de produtos próprios.

                    Os mais de 130 mil atendimentos por ano acontecem com e sem hora marcada, com uso do aplicativo da Majô. A marca oferece ainda o Beauty Blue, único clube de beleza select do país, que tem vantagens e descontos exclusivos.

                    A franquia da rede tem investimento inicial a partir de R$ 207 mil, com expectativa de faturamento de até R$ 1,5 milhão por ano.

                    10 – Nails2You

                      A Nails2You é uma franquia de beleza em alta por diversos motivos, como atendimento exclusivo, espaço com design atrativo e aconchegante e a garantia do franqueado ser o único representante na sua cidade para reduzir a concorrência e elevar os ganhos.

                      Com serviços de nail designer, manicure, cabeleireiro, esteticista, entre muitos outros, oferece franquias a partir de R$ 78,9 mil, com retorno do investimento de 12 a 18 meses.

                      11 – Barbearia Dom Hélio

                        Quando falamos sobre franquias de beleza, não podemos deixar de fora o público masculino. Afinal, esse mercado está em crescimento!

                        E a Barbearia Dom Hélio é a prova da alta do segmento de beleza masculino. Com 10 unidades no Rio de Janeiro e em São Paulo, é um modelo de negócio familiar que oferece corte de cabelo adulto e infantil e barba.

                        O espaço é pensado para atender famílias, além de pessoas autistas, pois tem o certificado concedido pela Associação Nacional para Inclusão de Pessoas Autistas, o chamado selo “Todos Nós”.

                        Suas franquias se localizam em shoppings e têm de 50m² a 100m² com um espaço moderno e elegante.

                        O investimento inicial é a partir de R$ 250 mil, a taxa de franquia R$ 50 mil e o payback (retorno do investimento), de 12 a 24 meses. O faturamento médio é de R$ 1,2 milhão por ano.

                        12 – Dica extra: Bellaza

                          Calma que ainda temos uma dica extra de franquia de beleza para investir: a Bellaza.

                          Com mais de 150 unidades espalhadas pelo Brasil, a marca oferece um modelo de franquia on-line para você vender maquiagem sem precisar de estoque. É ideal para franqueados com baixo orçamento ou que desejem diversificar seus ganhos ou fazer uma renda extra.

                          O faturamento é de R$ 2 a R$ 5 mil por mês. O investimento inicial mínimo é de R$ 9 mil, com custo mensal de R$ 39 para manter o site em funcionamento.

                          Invista na tecnologia para gerenciar sua franquia de beleza!

                          Não importa o segmento da sua franquia, afinal, para ter sucesso, você deve contar com uma boa gestão financeira de suas unidades.

                          Para facilitar o gerenciamento do negócio, conte com o software F360 Finanças, que inclui recursos automatizados e integrados valiosos para o franqueado, como fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, elaboração de DRE e relatórios, planejamento orçamentário, emissão de notas fiscais e muito mais.

                          Agende uma demonstração gratuita e veja tudo o que o F360 Finanças pode fazer por você e pela sua franquia de beleza!

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                          Escrito por:

                          Henrique Carbonell

                          CEO & CoFounder at F360 - Franchisee at O Boticário. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Alvares Penteado - FAAP e pelo Ibmec Business School / IBMEC - SP.

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