A recuperação de crédito, processo composto por várias etapas cujo objetivo é fazer com que um cliente inadimplente regularize suas dívidas, pode ser a solução para as empresas que sofrem com esse tipo de problema.
Até porque a inadimplência dos consumidores pode prejudicar o capital de giro e o planejamento financeiro dos negócios. E, infelizmente, este é um cenário bem comum.
A pesquisa de endividamento e inadimplência do consumidor da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), por exemplo, apontou que, em maio de 2025, que 78,2% das famílias brasileiras tinham dívidas e 12,5% não tinham condições de pagá-las.
Porém, é preciso ter cuidado ao cobrar, já que é essencial manter o relacionamento com os clientes para não perder público.
Para facilitar o entendimento do assunto, preparamos o artigo a seguir no qual explicamos o que é recuperação de crédito e quais são as principais estratégias para adotar. Está preparado? Então, vamos lá!
Principais aprendizados deste artigo
- A recuperação de crédito é um processo com diversas etapas, cujo principal objetivo é ajudar os clientes inadimplentes a regularizarem suas finanças com o pagamento das dívidas negativadas.
- O procedimento funciona a partir da identificação das dívidas, seguida do contato inicial e de uma tentativa de negociação. As próximas etapas envolvem a terceirização das cobranças e a abertura de ações judiciais.
- Entre as principais estratégias de recuperação de crédito para empresas, podemos citar a cobrança preventiva a fim de manter os clientes cientes das datas de pagamento e de alternativas para evitar o atraso.
- Outras táticas incluem o oferecimento de parcelamento, para garantir que a empresa consiga reaver os valores, e a adoção de ferramentas de cobrança que automatizam e agilizam o processo.
- Também vale a pena adotar uma plataforma de gestão financeira, já que a ferramenta centraliza o controle das contas, gera relatórios e ainda permite fazer o planejamento financeiro com mais facilidade.
O que é recuperação de crédito?
Recuperação de crédito refere-se ao esforço para promover a regularização de dívidas que venceram, ou seja, visa resolver a situação de inadimplência.O processo envolve muitas etapas e até o oferecimento de alternativas, a fim de que os devedores consigam regularizar suas situações.
Vale destacar que a recuperação é diferente de cobrança. Na recuperação de crédito, a empresa tenta negociar as dívidas negativadas (com registro nos órgãos de proteção ao crédito, o famoso “nome sujo”). Já a cobrança é, simplesmente, a solicitação do pagamento imediato da pendência.
Para completar, existe a recuperação de crédito tributário, que é uma restituição de encargos pagos a mais pelas empresas. Outro tipo é a recuperação de crédito bancário, que ocorre quando o credor é um banco.
Posto isto, vamos aprender como funciona esse processo e, em seguida, as estratégias mais eficazes para adotar na sua empresa?
Como funciona a recuperação de crédito?
O processo de recuperação de crédito funciona a partir do conjunto de diversas etapas, a começar pela identificação dos inadimplentes e os valores devidos. Neste passo, ter uma gestão de contas a receber eficiente é de grande ajuda.
Em seguida, é feito um primeiro contato com a pessoa (ou empresa) devedora. O objetivo é avisar que os prazos de pagamento venceram e pedir que as dívidas sejam quitadas o quanto antes.
Por fim, há tentativas de negociação e a contratação de uma agência especializada em cobranças. O último recurso é a abertura de uma ação judicial.
Agora que você já sabe o que é e como funciona a recuperação de crédito, chegou o momento de conferir as principais estratégias para reaver valores de inadimplentes. Vamos lá?
Quais as principais estratégias de recuperação de crédito inadimplente?
As principais estratégias de recuperação de crédito inadimplente são:
- Cobrar preventivamente os devedores;
- Oferecer o parcelamento dos valores;
- Usar ferramentas de cobrança.
Veja mais detalhes logo abaixo!
1. Cobrar preventivamente os devedores
Uma das principais estratégias de recuperação de crédito inadimplente nas empresas é a cobrança preventiva.
Na prática, significa enviar mensagens com frequência para relembrar as datas de vencimento das dívidas e já apresentar outras formas de pagamento, como parcelar o valor antes de vencer para impedir que passe do prazo.
O objetivo é evitar o atraso ou resolver o problema logo no início. Porém, os alertas também servem em situações em que os clientes não pagaram as contas na data. Neste caso, funcionam como um aviso inicial.
2. Oferecer o parcelamento dos valores
A segunda estratégia é oferecer o parcelamento dos valores a fim de dar melhores condições de pagamento para os clientes e assegurar o recebimento dos valores devidos.
Esta tática faz parte do processo de negociação e pode envolver uma conversa sincera com os devedores para buscar uma solução que atenda a todos os envolvidos.
3. Usar ferramentas de cobrança
Por último, vale muito a pena usar ferramentas de cobrança inteligentes, que são sistemas que identificam os devedores e enviam os alertas de forma automática. Assim, você poupa tempo e esforços.
Um detalhe importante é a necessidade de sempre manter um relacionamento amigável com os clientes. Portanto, mantenha a cordialidade durante as abordagens e mostre compreensão em respeito à situação dos consumidores.
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FAQ: Principais perguntas sobre recuperação de crédito
O que é recuperação de crédito e qual sua importância?
A recuperação de crédito é o conjunto de tentativas de receber um valor em atraso, e é importante para que as empresas consigam reaver o dinheiro que lhes é devido. O processo também ajuda a manter o capital de giro e o planejamento financeiro em dia.
Como funciona a recuperação de crédito inadimplente?
A recuperação de crédito funciona com a identificação das dívidas e o primeiro contato com o inadimplente. Em seguida, acontece a tentativa de negociação, com o oferecimento de condições que incentivem o pagamento. Os últimos estágios envolvem a terceirização da cobrança e a abertura de uma ação judicial.
Quais as melhores estratégias para recuperar crédito?
A lista de melhores estratégias para recuperar crédito inadimplente inclui ações como fazer a cobrança preventiva dos valores, oferecer alternativas de pagamento, como o parcelamento das dívidas, e adotar ferramentas que permitam automatizar a cobrança.
Recuperação de crédito serve para pessoa física e jurídica?
A recuperação de crédito serve, sim, tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica, já que é apenas uma estratégia para reaver os valores devidos e que estão em atraso. Inclusive, as práticas são semelhantes e envolvem o oferecimento de acordos ou a abertura de ações judiciais, caso não ocorra a regularização do pagamento.
Ferramentas como o F360 Finanças ajudam na recuperação de crédito?
Sim, ferramentas de gestão financeira, como o F360 Finanças, ajudam na recuperação de crédito por automatizar o controle das contas a receber e das cobranças. Dessa forma, é possível identificar as contas em atraso e enviar notificações aos responsáveis pelo pagamento com mais agilidade.