A precificação dinâmica ajuda a resolver problemas já conhecidos por muitos varejistas, como baixa margem de lucro e perda de mercado para a concorrência.
Afinal, definir os preços de venda de um mix de produtos envolve diversos aspectos, como custos de produção, concorrência, mão de obra, despesas fixas e variáveis, impostos e taxas. Além disso, é preciso pensar no valor agregado do item para o cliente.
Nesse contexto, existem também fatores externos que os varejistas não controlam, como mudança no comportamento do cliente, oscilações econômicas do mercado e aumento dos custos de materiais e insumos de operações.
Sendo assim, o caminho é usar um método mais dinâmico para precificar as mercadorias e, ao mesmo tempo, ajustar os valores para manter a vantagem competitiva e elevar a lucratividade.
E é sobre essa metodologia que falaremos neste texto. Leia até o final e confira o que é precificação dinâmica, seus principais tipos, como funciona e como implementar na sua franquia. Acompanhe!
Principais aprendizados deste artigo:
- A precificação dinâmica considera determinados fatores para ajustar os preços de produtos e serviços em tempo real. As variáveis podem ser valores praticados pelos concorrentes, sazonalidade, custos operacionais, localização e demanda.
- Os três tipos de precificação dinâmica são: preço de pico, que eleva o valor durante alta demanda; a segmentada, que adapta os preços conforme aspectos dos clientes, e a baseada em tempo, que segue um cronograma predeterminado.
- Usar a estratégia de preços dinâmicos ajuda a loja a maximizar a receita e a margem de lucro, se adaptar rápido às mudanças do mercado, elevar sua vantagem competitiva e controlar melhor o giro de estoque.
- Para implementar o método de precificação, analise dados dos aspectos relevantes para definir os preços, estude o comportamento do cliente e use a tecnologia para integrar informações em tempo real e monitorar os resultados das vendas.
O que é precificação dinâmica?
A precificação dinâmica é uma estratégia que calcula preços de produtos com base em variáveis de mercado, como concorrência, sazonalidade, demanda de consumidores e custos operacionais. Assim, o ajuste dos valores acontece em tempo real e ajuda a manter a boa saúde financeira do negócio.
Portanto, esse método de pricing (precificação) tem o objetivo de potencializar a margem de lucro da franquia e garantir uma rápida e eficiente adaptação às mudanças externas.
3 tipos de precificação dinâmica
Conheça os principais tipos de precificação dinâmica para avaliar quais combinam mais com seu modelo de franchising e objetivos.
- Preço de pico: ajuste de preços conforme o aumento da demanda. Negócios com produtos/serviços limitados por épocas de mais procura aplicam esse modelo, como venda de sorvetes, cadeiras de praia e roupas de inverno.
- Precificação dinâmica segmentada: adapta os preços de acordo com variáveis focadas no cliente, como idade, localização ou comportamento de compra. É indicado para negócios com públicos distintos que pagam por valores diferentes pelo mesmo produto.
- Precificação baseada em tempo: altera os preços com base em um cronograma. O objetivo é incentivar as compras durante períodos de baixa procura ou para gerenciar melhor o estoque. Varejistas que trabalham com itens com prazo de validade podem se beneficiar bastante com esse modelo.
É claro que você não precisa ficar preso apenas a um tipo de precificação, mas é fundamental alinhar suas estratégias financeiras e institucionais com os métodos escolhidos para lucrar mais.
Se o mix de produtos da sua loja não for sazonal, não adianta, por exemplo, optar pelo preço de pico.
Leia também: Estratégia de precificação: como escolher o melhor modelo de preços?
Como funciona a precificação dinâmica?
A precificação dinâmica funciona por meio de um sistema de gestão que integra todos os dados de vendas em um só local.
Além dele, é possível investir em plataformas que verificam os concorrentes e quais promoções estão disponíveis aos consumidores. Quem cria as regras e estipula os fatores que influenciam os preços é o próprio varejista.
Quer um exemplo de negócios que usam preços dinâmicos? As empresas aéreas. Quando um evento ou acontecimento natural ocorre em determinada região, os preços das passagens sobem devido à alta demanda.
Se você já tentou viajar à Bahia no verão ou a Nova Iorque durante o Natal, sabe do que estamos falando.
Precificação dinâmica x Precificação inteligente
A principal diferença entre esses modelos de pricing é que a precificação dinâmica contempla as variações do mercado, e a inteligente se baseia em uma maior quantidade de dados e é mais complexa.
Isso porque considera análises estatísticas e uso de algoritmos com inteligência artificial para coletar e integrar informações de fontes variadas.
Assim, indica-se usar a precificação dinâmica para ajustes de preços em tempo real e em curto prazo, e a inteligente, para ações de longo prazo.
Principais vantagens da precificação dinâmica
Essa técnica de precificar produtos e serviços é ótima para maximizar a lucratividade durante as diferentes épocas do ano. Assim, o varejista atinge seus resultados sem prejudicar o caixa com margens de lucro menores.
As consequências da otimização de preços são bastante positivas, como:
- maximização da lucratividade;
- rápida adaptação às mudanças de mercado;
- aumento da vantagem competitiva;
- melhora no controle de estoque;
- planejamento financeiro mais assertivo.
Cabe destacar que a precificação dinâmica pode aumentar ou reduzir o valor de um produto conforme os fatores avaliados e a elasticidade de preço.
Entretanto, preços mais baixos não significam uma prática ruim, pois o varejista ganha no aumento da quantidade de conversões, ou seja, do volume de vendas.
Pode-se aplicar essa estratégia, por exemplo, para acelerar a venda de itens parados no estoque. Afinal, você também utiliza a precificação dinâmica para definir promoções.
Como aplicar a precificação dinâmica em franquias?
Para implementar essa estratégia de otimização de preços em tempo real, siga os passos:
- colete e avalie todos os dados para precificação: comportamento de compra do cliente, custos de produção, preços da concorrência e fatores externos;
- estude o comportamento do consumidor: identifique os produtos mais e menos vendidos, sazonalidades, resultados de promoções e a sensibilidade dos clientes a preços;
- determine um objetivo para otimizar os preços: por exemplo, aumentar a receita, expandir a presença no mercado ou melhorar a rotatividade do estoque;
- use um sistema automatizado: a tecnologia é peça-chave para automatizar processos, integrar dados de diversas fontes e analisar fatores que envolvem a precificação, além de permitir monitorar resultados e ajustar estratégias.
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FAQ – Perguntas frequentes sobre precificação dinâmica
O que é precificação dinâmica e como funciona?
A precificação dinâmica é uma estratégia para calcular preços de produtos em tempo real com base em determinados fatores do mercado, como concorrência, sazonalidade, demanda e custos de produção. Funciona por meio da análise de variáveis que estipulam se é preciso aumentar ou reduzir o valor de uma mercadoria.
Quais são os benefícios da precificação dinâmica para os negócios?
Os principais benefícios da precificação dinâmica para negócios varejistas são: maximização do lucro; rápida adaptação às mudanças; aumento da vantagem competitiva sobre a concorrência; melhora da gestão de estoque; elaboração de um planejamento financeiro mais assertivo; possibilidade de expandir a presença no mercado e atrair novos clientes.
Quais fatores influenciam a precificação dinâmica?
Diversos fatores influenciam os preços dinâmicos, especialmente o volume da demanda; preços praticados pelos concorrentes; custos do produto; localização da loja; período sazonais; despesas fixas e variáveis e lucro desejado.
Como implementar a precificação dinâmica no meu negócio?
Os primeiros passos para implementar a estratégia de preços dinâmicos são: coletar e analisar os dados para a precificação, estudar a fundo o comportamento e as preferências do consumidor.
Adicionalmente, deve-se definir um objetivo para o método e usar a tecnologia para armazenar e integrar informações relevantes sobre as vendas e os clientes.
Quais ferramentas podem ajudar a gestão da precificação dinâmica?
Muitos e-commerces usam ferramentas especializadas em precificação dinâmica com atualização de preços em tempo real.
Porém, você pode aplicar essa estratégia acompanhando dados das vendas em sistemas de gestão financeira, de controle do estoque e CRM (Gestão do Relacionamento com os Clientes).