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Aprender como calcular o desconto de um produto é essencial para atrair mais clientes, melhorar o relacionamento com os que já são da base, destacar sua loja dos concorrentes e gerar novas oportunidades de vendas. Afinal, quem não gostaria de pagar menos por um item que quer muito?
Pense também que o desconto é uma ótima estratégia de fidelização de consumidores, especialmente quando esse percentual é diferente para clientes antigos, para aqueles que estão sempre comprando no seu negócio ou para os que fazem compras com valores finais altos.
Porém, por mais que seja uma prática comercial interessante, vale calcular o desconto de um produto de forma que sua margem de lucro não seja comprometida. No fim das contas, o abatimento no preço da mercadoria reflete diretamente no quanto entrará no seu caixa.
Isso quer dizer que, se trabalhar com percentuais muito altos, acabará lucrando menos que o esperado, situação essa pode afetar a saúde financeira da loja. Por esse motivo, um dos segredos é encontrar o ponto de equilíbrio entre tornar seus valores interessantes para os consumidores e garantir uma boa rentabilidade para sua loja.
Para não cometer nenhuma falha, veja, neste artigo, como calcular a porcentagem de desconto de produtos de um modo vantajoso para você e seus clientes.
Como calcular o desconto de um produto? 3 principais passos!
Para fazer o cálculo de abatimento do preço de uma mercadoria, você precisa:
- considerar o preço original de venda;
- definir o percentual de desconto;
- aplicar a fórmula.
Confira os detalhes!
1. Considerar o preço original de venda
Esse é o valor que seria cobrado se não fosse dado nenhum benefício de redução de preço para o cliente. Em outras palavras, é o que você cobra quando sua loja não está em promoção, realizando queima de estoque ou qualquer estratégia semelhante.
Neste artigo, ajudamos você a chegar ao valor para suas mercadorias. Confira! “Estratégia de precificação: como escolher o melhor modelo de preços?“
2. Definir o percentual de desconto
Trata-se da porcentagem que pretende usar como base para diminuir o preço final de cada um dos produtos que vende, ou mesmo de todos os itens da loja, dependendo da abordagem que estiver adotando.
Para chegar ao número ideal, é preciso considerar um importante detalhe: seu cliente pagará apenas um percentual sobre a mercadoria, e não mais o valor cheio, digamos assim. Então, você precisa garantir que essa quantia será suficiente para cobrir os gastos com o item e gerar lucros para a loja.
Para ficar mais claro o que acabamos de dizer, usaremos um exemplo. Suponhamos que o produto sobre o qual dará desconto custa R$ 100 e que esteja considerando oferecer um abatimento de 20%.
Em uma conta rápida, significa que o cliente pagará R$ 80 pela mercadoria. Se esse valor cobre custos e gera lucratividade, você pode usá-lo. Caso não, deve tentar outro até chegar a um número “confortável” para o seu negócio e que não resulte em prejuízos.
3. Aplicar a fórmula
Com esses dois números definidos, basta aplicar a fórmula, que é:
preço original x (porcentagem de desconto / 100%)
Aqui vai mais um exemplo para o passo a passo de como calcular desconto de um produto ficar mais fácil de ser entendido. No caso, consideraremos:
- preço original: R$ 1.500
- porcentagem de desconto: R$ 30%.
Logo:
- 1.500 x (30/100);
- 1.500 x 0,3
- 450
Assim, o valor do desconto é de R$ 450, sendo que o cliente pagará pelo produto R$ 1.050.
Dica de leitura: “Margem de lucro: encontre a ideal para o seu negócio!“
Quais tipos de desconto podem ser dados?
Além de saber como calcular o desconto de um produto, para essa estratégia dar certo, você precisa conhecer quais modelos de abatimento de preço pode usar na sua loja.
E os três principais tipos descontos que ajudam a potencializar os resultados são:
- sobre o produto: o percentual é aplicado sobre o valor original da mercadoria;
- leve 2, pague 1: se os produtos tiverem preços diferentes, o mais barato fica de graça; se forem iguais, somente um é cobrado;
- leve 3, pague 2: para valores diferentes, o mais barato dos três é grátis; quando iguais, é cobrado o referente a dois deles.
E quando usar essa técnica de redução de preços? Você pode aplicá-la em:
- datas especiais: em comemorações como Dia das Mães, Dias dos Pais, Dia das Crianças e afins, aproveite que as pessoas estão determinadas a comprar algo e estimule aquisições extras, trabalhando com preços menores que os praticados em dias normais;
- troca de estação ou chegada de nova coleção: use como estratégia para queimar o estoque e liberar espaço para receber mercadorias novas;
- lançamento de um produto: considere uma forma de aumentar o interesse do público e incentivar a compra.
Os descontos ajudam a vender mais
Como fixar o lucro pelo preço final do produto?
Quando explicamos o passo a passo de como calcular o desconto de um produto, dissemos que esse percentual não pode afetar o lucro da sua loja, lembra-se? Uma forma de garantir isso é fixando a lucratividade que você quer alcançar com a venda.
Para chegar a esse resultado, é preciso identificar o custo da mercadoria para o negócio e considerar quanto quer lucrar com a comercialização.
Imagine que o custo do seu produto é de R$ 50 e que você quer tirar 30% sobre esse investimento. Então, o valor de venda deve ser de R$ 65, certo? Pois:
- 30% de R$ 50 = (R$ 50 * 30) / 100 = R$ 15
- R$ 50 + R$ 15 = R$ 65
Se, sobre a venda do produto incidir impostos e tributos, é preciso colocá-los na conta também.
Aqui, consideraremos uma tributação de 20%, o que nos dá o seguinte resultado:
- R$ 65 x 20% = (R$ 65 * 20) / 100 = R$ 13
- R$ 65 + R$ 13 = R$ 78
Finalizando essa linha de pensamento: o produto deve ser vendido por R$ 78 para que sua loja tenha lucro. Qualquer abatimento de valor que der aos clientes não pode resultar em um preço final menor que esse. Do contrário, não chegará à margem de lucratividade pretendida.
Agora que você sabe como calcular o desconto de um produto e não ter perdas financeiras com essa estratégia, que tal ver outras dicas e orientações que melhoram a gestão do seu negócio?
Aproveite que está aqui, no blog da F360, e leia agora mesmo o artigo: “Como calcular ticket médio? Fórmula + 10 dicas para aumentá-lo!“